Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ejfrederico

[artigo] Ajuste de ganho de amplificadores

Recommended Posts

Boa tarde

 

Hoje um camarada do meu trampo comprou para ele um carro e perguntou se eu instala-se o som do carro do pai dele no seu novo carro e testar uma caixa que ia comprar de um outro cara do meu trampo, fui la instalei a caixa que ele ia comprar só que ficou bom mais não da maneira que pensou (caixa o cara matou na hora de fazer o furo do sub e fora que o mesmo ficou muito grande para o sub e o mesmo tbem estava bem caro 500 conto e estava bem zuadinha).

Então voltei o som da maneira que estava antes então o pai do rapaz perguntou porque quando mudava o som do 0 para o 1 ficava um ruido de fundo (famoso hiss) e som estava distorcendo fui dar uma olhada no ganho da potencia e o ganho no talo :pirou: , porque o pessoal faz isso e fora que o instalado [o_] teve a cara de pau de ligar os dois 6x9 em paralelo juntamente com os falantes da frente em paralelo tbem; vc mudava o balanço e mudava frente e fundo <_<

 

Abs Frederico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando o tópico em questão...

 

meu amp tem ganho de 0,3 até 5V, sem indicação no knob, apenas MIN e MAX

foto da net http://www.maxrev.de/files/2010/06/jd800003.jpg

ele dá 60WRMS por canal (4ch), ou 2x60WRMS + 1x190WRMS em bridge, sendo tudo a 4Ohm

 

meu player é 4V

 

pois então, pro kit, estou com o ganho na metade, exatamente naquele risco vertical

pro sub, atualmente está no máximo, sendo que o sub suporta 200RWMS

 

fiz esta regulagem considerando o volume do player em 40 (vai até 60, ou seja, está a praticamente 70% do máximo)

 

quanto seria o esperado de potência aplicada sobre o kit e o sub, pra esta configuração?

tem alguma forma de fazer cálculo disso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando o tópico em questão...

 

meu amp tem ganho de 0,3 até 5V, sem indicação no knob, apenas MIN e MAX

foto da net http://www.maxrev.de/files/2010/06/jd800003.jpg

ele dá 60WRMS por canal (4ch), ou 2x60WRMS + 1x190WRMS em bridge, sendo tudo a 4Ohm

 

meu player é 4V

 

pois então, pro kit, estou com o ganho na metade, exatamente naquele risco vertical

pro sub, atualmente está no máximo, sendo que o sub suporta 200RWMS

 

fiz esta regulagem considerando o volume do player em 40 (vai até 60, ou seja, está a praticamente 70% do máximo)

 

quanto seria o esperado de potência aplicada sobre o kit e o sub, pra esta configuração?

tem alguma forma de fazer cálculo disso?

 

alguém???

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguém???

:rolleyes:

creio eu q do geito q vc falou esteja dando o maximo do amp... faz o esquema da resistencia e poe na saida do amp e mede a tensao com o multimetro tocando 60hz por exemplo: se nao me engano eh assim: deu 40v no multimetro a 4ohms a conta eh T= tensao O=ohms TxT/O 40x40/4=400

40x40=1600

1600/4=400

 

ME corrijam se falei besteira...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem pode me ajudar a regular o ganho do meu amp.?

Ainda sou bastante leigo no assun...

 

H Buster HB9200

Taramps T400x4 = Bridge Unlike 160w RMS / Stereo 2x 10" + 2x ST + 2x D200.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguém???

:rolleyes:

sim, eu! eu colocaria no osciloscopio q um amigo teu tem no rca para saber qual o maximo q pode chegar no player sem distorção, então iria pra saida dos canais do amp sem alto falantes e regularia no maximo sem distorção no amp. então ligaria os alto falantes e com o osciloscopio identificaria se precisa reduzir o ganho ou não, visto q dá pra identificar se os alto falantes estão com excesso de potencia ou não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

teoricamente, a clipagem do sinal é na entrada, e não na saída.

por isso o amplificador não necessitaria de carga.

 

se alguem puder me provar tecnicamente que necessita de carga, atualizo o artigo com o maior prazer....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oLha, ta ai um bom tema pra debater. Sabemos que o ceifamento de ondas, gerando uma senóide "defeituosa" ocorre por excesso de ganho ou level no amplificador. Para deixar mais verídica a minha opinião, vou fazer este teste, vou pegar um ampli que tenha led indicador de clip sem carga e vou dar ganho, pra ver se o led da sinal de vida. É uma coisa que na verdade não paramos no dia a dia pra analisar, mas regulamos o som pelo indicado de clip, o que nos leva a uma falsa impressão que estamos aumentando o "poder" na saída, quando na verdade estamos variando o nível de entrada de sinal; e se o sinal de entrada tem distorção, consequentemente esta vai ser amplificada e pode vir a causar danos nos falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como assim? que parte você não entendeu?

 

"Com todo o material em mãos:

- configure a sensibilidade do amplificador no mínimo;

- ajuste o volume do player 2/3 ou mesmo no máximo caso você não escute CDs de música clássica;

- vá aumentando a sensibilidade do amplificador até visualizar distorção no computador

- retorne um pouco o ganho e pronto

Eeste canal está regulado, repita este procedimento para todos os canais do amplificador com isso você garante que não vai ter sinal distorcido queimando seus falantes."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não se pode generalisar. Eu faria uma alteração: Marque com uma caneta no módulo a posição onde ficou o controle de ganho pois vc sabe que este é o ponto máximo até onde vc pode ir. Zére novamente o controle de ganho. Faça as conexões dos falantes nas saídas um de cada vez e regule novamente o ganho respeitando a marca que vc fez no módulo que é o máximo onde vc pode ir. Veja se o falante não distorce antes de vc chegar neste nível, pois se esse for o caso, ele também vai queimar. Cada caso é um caso. O fato de regular o nível de ganho antes da distorção, não garante que os falantes não serão danificados. Quando trabalhamos em sistemas de alta potencia, "despejamos" sobre o falante 3 vezes mais potencia do que ele possui. Nesse caso, regular só pelo computador pode causar um prejuíso considerável ao seu bolso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho Player kenwood excelon

Módulo Audiobank 4100

2 vias Helix E62c

Coaxiais B5x Helix

Sub Fosgate P1 150w

 

 

O Kenwood tem saída 4v, e deixo o ganho do audiobank sempre entre o mínimo e o meio. O volume bom de ouvir fica entre 32 e 36 (vai até 60). O problema é que o coaxial da porta traseira (ligado direto no player) toca mais alto do que o 2 vias ligado no módulo. Eu corrijo isso com o fader, deixando o front +8 (vai até 15).

 

Já tentei ajustar o módulo para que o 2 vias toque no mesmo volume do coaxial, deixando o fader em 0, mas aí no volume 25 já fica insuportavelmente alto, e o som perde qualidade (me pareceu assim). Ficou como um mp3 de baixo bitrate tocando alto, um som forçado, sem "corpo".

 

Estou fazendo alguma coisa errada? deixo em front +8 e nem penso mais nisso? não tenho experiência, mas gostaria de aprender a fazer essas regulagens. Obs. Não me preocupo com palco sonoro.

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Preciso de ajuda, espero estar postando no local correto.

 

Montei um sistema.

 

CD Player Pioneer DEH-P4180SD provisório até chegar o Kenwood KDC-X996

Amplificador Alpine PDX-V9 5 canais

Front - Kit 2 vias Focal Access 165 a1

Rear - Coaxial Focal Access 165 ca1

Subwoofer - Jlaudio 12w3v3-2

RCA - Stinger 4000

 

O problema foi o seguinte, o som já estava bom com o player Pioneer DEH-P4180SD saída 2v, o ganho do módulo estava regulado em 40% stereo e mono, ao instalar o novo player kenwood KDC-X996 saída 4v a qualidade do Stereo sumiu, o som está abafado, o player possui diversas regulagens, porém não consegui melhoras, o ganho do módulo também já alterei, para mais e para menos e também não houve melhoras, o Mono está tocando bem, o volume do player vai de 0 a 35, porém não há diferença por Ex. do volume 20 ao máximo 35, seria somente o ganho o problema ?

 

Segue abaixo as especificações do Player e Amplificador.

 

 

CD Player Kenwood KDC - X996

 

 

- Digital Filter(D/A) 8 Times OverSampling

- Frequency Response 20-20kHz(±1dB)

- Total Harmonic Distortion 0.008%(1kHz)

- Signal/Noise Ratio (dB) 110dB(1kHz)

- Dynamic Range 93dB

- MP3 Decode Compliant with MPEG-1/2 Audio Layer-3

- WMA Decode Compliant with Windows Media Audio

- AAC Decode AAC-LC ".m4a" Files

- WAV Decode

- USB I/F

- Compatibility USB 1.1 & 2.0 Full Speed

- File System FAT16/32

- Maximum Supply Current 1000mA

- Decode MP3/WMA/AAC

- Preout Level(mV)/Load - Unbalanced 4000mV/10kΩ(CD/CD-CH)

- Preout Impedance(Ω) Under 600Ω

- Speaker Impedance(Ω) 4-8Ω

General

- Operating Voltage 14.4V (11 - 16 V allowable)

- Maximum Current Consumption 10A

 

 

Amplificador Alpine PDX-V9

 

SPECIFICATIONS

 

 

CEA-2006 Power Ratings

  • CEA-2006 Power Rating: 100W RMS x 4 + 500W RMS x 1 (4-ohm/2-ohm, 14.4V at <1% THD+N)

Max Power Output Ratings

  • Max Power: 1600W

RMS Power Ratings

  • Per channel into 4 Ohms: 100W RMS x 4 + 500W RMS (4-ohm, 14.4V <1%THD+N)
  • Per channel into 2 Ohms: 100W RMS x 4 + 500W RMS (2-ohm, 14.4V <1%THD+N)
  • Bridged 4 Ohms: 200W RMS x 2 (4-ohm, 14.4V <1%THD+N)

Sound Tuning

  • Crossover Frequency (CH1/2, HPF): 30 - 600 Hz (x1), 300 - 6k Hz (x10), -12 dB/oct.
  • Crossover Frequency (CH3/4, HPF): 30 - 600 Hz (x1), -12 dB/oct.
  • Crossover Frequency (CH3/4, BPF): 30 - 600 Hz (HPF), 300 - 6k Hz (LPF), -12 dB/oct.
  • Crossover Frequency (Subwoofer): 50 - 600 Hz, -24 dB/oct.
  • Subsonic Filter: 3 - 30 Hz, -24 dB/oct.

General

  • Power Requirements: 14.4 V.DC (11-16 V allowable)
  • Input Sensitivity (RCA Input): 0.2 - 4 V (CH1/2, CH3/4), 0.1 - 4 V (Subwoofer)
  • Input Impedance: >10k ohms
  • Frequency Response (+0, -3dB: 1W into 4 Ohms) for CH-1/2/3/4: 3 - 100k Hz
  • Frequency Response (+0, -3dB: 1W into 4 Ohms) for Subwoofer: 3 - 600 Hz
  • THD+N (10W into 4 Ohms) for CH-1/2/3/4: <0.005 %
  • THD+N (10W into 4 Ohms) for Subwoofer: <0.006 %
  • THD+N (Rated Power into 4 Ohms) for CH-1/2/3/4: <0.03 %
  • THD+N (Rated Power into 4 Ohms) for Subwoofer: <0.05 %
  • Damping Factor for CH-1/2/3/4: >500 into 4 ohms at 100Hz
  • Damping Factor for Subwoofer: >1000 into 4 ohms at 100Hz
  • Signal to Noise (Rated Power into 4 Ohms) for CH-1/2/3/4: 112 dB
  • Signal to Noise (Rated Power into 4 Ohms) for Subwoofer: 119 dB

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, preciso de ajuda para regulagem pelo pc... Não entendi o que seria o potenciometro, e tambem tenho duvidas de qual cabo utilizar...

 

Alguem poderia me dar uma ajudinha? Não estendo muuuuito dessa parte de eletronica mais especifica...

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...