Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dj_vini

Alguém aí me ajuda a fazer um xover passivo?

Recommended Posts

Qto a capacitores de Polipropileno Metalizado, eu achei estes, qual será que serve?

1 - http://www.alfan.com.br/cotacao/index.html

digite: Polipropileno Metalizado

2 - http://www.ipcnet.com.br/pt/products.asp

http://www.ipcnet.com.br/pt/products.asp?shw=tables

Alguém aí sabe se esses podem? Esses de ventilador é fácil de achar!! São eletrolíticos?

abraços

dj_vini

caraca, achei milhares desses para vender, olhem aqui: Será que serve?

http://www.atwb.com.br/Shopping/Departamen...Chave=&univ=001

Hum parece que sim:

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=35947

"Os capacitores de propileno metalizado conseguem atingir mais de 30uF com tensão de ruptura nunca interior aos 250V. E, além disso, eles são bipolares."

;) ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aê vini... vou começar a enrolar duas bobininhas de 430mH pra testar nos neopoints... vamos ver como eles se comportam sem a porcaria do polyswitch q a Bravox insiste em usar...

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da maquininha! hehe

Estes dias eu peguei o cobre de um indutor com núcleo de ferrite (1,44 mH) e fiquei brincando com diversos moldes para fazer um núcleo a ar.

O resultado em quase todos os testes foram a mesma indutância e resistência. A título de curiosidade, sem o ferrite, a bobina ficou com 0,54 mH.

Não liguem pra aparência pois eu montei rapidinho enquanto assistia tv e meus dedos já estavam doendo! hehe

20051028017ha.th.jpg

Meu próximo passo agora é comprar fio esmaltado, montar uma máquina parecida com essa que vc postou e mandar bala.

Compartilhar este post

Link para o post
Gostei da maquininha! hehe

Estes dias eu peguei o cobre de um indutor com núcleo de ferrite (1,44 mH) e  fiquei brincando com diversos moldes para fazer um núcleo a ar.

O resultado em quase todos os testes foram a mesma indutância e resistência. A título de curiosidade, sem o ferrite, a bobina ficou com 0,54 mH.

Não liguem pra aparência pois eu montei rapidinho enquanto assistia tv e meus dedos já estavam doendo! hehe

20051028017ha.th.jpg

Meu próximo passo agora é comprar fio esmaltado, montar uma máquina parecida com essa que vc postou e mandar bala.

Sério, vixi, então o q será que deve mudar então o diâmetro da bobina e tudo mais é um mistério....

Pq se fosse através da metragem do fio de cobre seria bem mais fácil...imagine: ah para x mH tem que enrolar 3 metros...enrolava e pronto..hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... vão as fotos do cross que eu fiz pros neopoints, em plena sexta chuvosa no Saara... que bosta, dá nem pra sair de casa. Bom... vamos ver se existe uma alma de tweeter lá dentro do neopoint... :lol:

p10100773fj.th.jpg p10100786ky.th.jpg p10100798fu.th.jpg

p10100809be.th.jpg p10100813jh.th.jpg

É isso aí... crossover HP 12dB/8a, Bessel, em 5KHz. Resolvi arriscar um bessel pra ver de qualé... :P . Amanhã eu ligo no carro pra testar.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom... vão as fotos do cross que eu fiz pros neopoints, em plena sexta chuvosa no Saara... que bosta, dá nem pra sair de casa. Bom... vamos ver se existe uma alma de tweeter lá dentro do neopoint... :lol:

p10100773fj.th.jpg p10100786ky.th.jpg p10100798fu.th.jpg

p10100809be.th.jpg p10100813jh.th.jpg

É isso aí... crossover HP 12dB/8a, Bessel, em 5KHz. Resolvi arriscar um bessel pra ver de qualé... :P . Amanhã eu ligo no carro pra testar.

Me fala depois do resultado que dependendo eu enrolo alguns indutores aqui tb. Não vai fazer LP para o mid?

Compartilhar este post

Link para o post
Bom... vão as fotos do cross que eu fiz pros neopoints, em plena sexta chuvosa no Saara... que bosta, dá nem pra sair de casa. Bom... vamos ver se existe uma alma de tweeter lá dentro do neopoint...  :lol:

p10100773fj.th.jpg  p10100786ky.th.jpg  p10100798fu.th.jpg

p10100809be.th.jpg  p10100813jh.th.jpg

É isso aí... crossover HP 12dB/8a, Bessel, em 5KHz. Resolvi arriscar um bessel pra ver de qualé...  :P . Amanhã eu ligo no carro pra testar.

Me fala depois do resultado que dependendo eu enrolo alguns indutores aqui tb. Não vai fazer LP para o mid?

Por enquanto não... esse tw vai sair do carro dentro em breve. Muito breve, espero eu, pq já tô de saco cheio... :lol:

Eu tinha feito todo o cross ativo, mas nem chegeui a botar no carro. Só vou usar ativo no subsônico do sub, e olhe lá. Fiz um subsônico aqui de 6dB/8a pra ver se ele sozinho segura a onda do sub. É um capacitor de 1603uF :P Tem 2 capacitores de 2200uF em contrafase (equivalendo a um de 1100 desp.), 2 de 1000uF e um de poliéster de 3uF... o de poliéster entrou só pra tentar diminuir perdas do conjunto.

O LP do sub e o HP do midbass vai ser nos Xcards do fosgate... acabei de refazer os dois cards dele ainda agora... troquei os resístores por 56k, pra baixar o corte pra 60Hz. O LP pro mid provavelmente vai ser em 2Khz 1a ordem (estou pensando em fazer um esquema de bobina com múltiplas derivações, pra eu poder escolher entre 4 valores de corte), e selecioná-las por relês. Pro tw, 1a ordem tb.

Como meu palco ficou bem alto, vou usar corte mais baixo e de 1a ordem nos novos tws... assim ele ficará finalmente constante... ainda dá uma baixadinha nos médios.

Hoje fiz mta coisa até... xcards, cross do tw, e até um macarrão com calabresa, cebola e tomate seco, já q não deu pra botar a cara na rua.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom... vão as fotos do cross que eu fiz pros neopoints, em plena sexta chuvosa no Saara... que bosta, dá nem pra sair de casa. Bom... vamos ver se existe uma alma de tweeter lá dentro do neopoint...  :lol:

p10100773fj.th.jpg  p10100786ky.th.jpg  p10100798fu.th.jpg

p10100809be.th.jpg  p10100813jh.th.jpg

É isso aí... crossover HP 12dB/8a, Bessel, em 5KHz. Resolvi arriscar um bessel pra ver de qualé...  :P . Amanhã eu ligo no carro pra testar.

Por enquanto não... esse tw vai sair do carro dentro em breve. Muito breve, espero eu, pq já tô de saco cheio... :lol:

Eu tinha feito todo o cross ativo, mas nem chegeui a botar no carro. Só vou usar ativo no subsônico do sub, e olhe lá. Fiz um subsônico aqui de 6dB/8a pra ver se ele sozinho segura a onda do sub. É um capacitor de 1603uF :P Tem 2 capacitores de 2200uF em contrafase (equivalendo a um de 1100 desp.), 2 de 1000uF e um de poliéster de 3uF... o de poliéster entrou só pra tentar diminuir perdas do conjunto.

O LP do sub e o HP do midbass vai ser nos Xcards do fosgate... acabei de refazer os dois cards dele ainda agora... troquei os resístores por 56k, pra baixar o corte pra 60Hz. O LP pro mid provavelmente vai ser em 2Khz 1a ordem (estou pensando em fazer um esquema de bobina com múltiplas derivações, pra eu poder escolher entre 4 valores de corte), e selecioná-las por relês. Pro tw, 1a ordem tb.

Como meu palco ficou bem alto, vou usar corte mais baixo e de 1a ordem nos novos tws... assim ele ficará finalmente constante... ainda dá uma baixadinha nos médios.

Hoje fiz mta coisa até... xcards, cross do tw, e até um macarrão com calabresa, cebola e tomate seco, já q não deu pra botar a cara na rua.

Ae pessoal hq ... nunca postei aqui mas acho q essa pagina pode ajudar um pouco:

http://www.audioespresso.com.br/cursos/div/div.htm

muito bom pessoal e dica pra bobina .... :rolo de esparadrapo medio...

espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

p10100773fj.th.jpg   p10100786ky.th.jpg   p10100798fu.th.jpg

p10100809be.th.jpg   p10100813jh.th.jpg

Ae pessoal hq ... nunca postei aqui mas acho q essa pagina pode ajudar um pouco:

http://www.audioespresso.com.br/cursos/div/div.htm

muito bom pessoal e dica pra bobina .... :rolo de esparadrapo medio...

espero ter ajudado!

O ruim desses carretéis é que eles não abrem... aí é um pra cada bobina. Conseguir 4 deles, por exemplo, é tarefa complicada...

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns hein kleberlpa!!

Estou indeciso se eu falo pro Rafasom fazer para mim ou se eu faço, mas 80% que agora que eu faço, depois que pega as manhas fica fácil parece...parece!!

O ruim desses carretéis é que eles não abrem... aí é um pra cada bobina. Conseguir 4 deles, por exemplo, é tarefa complicada...

Onde vc viu carretel?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou indeciso se eu falo pro Rafasom fazer para mim ou se eu faço, mas 80% que agora que eu faço, depois que pega as manhas fica fácil parece...parece!!

Onde vc viu carretel?

O esparadrapo vem enrolado num carrtel azul... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Estou indeciso se eu falo pro Rafasom fazer para mim ou se eu faço, mas 80% que agora que  eu faço, depois que pega as manhas fica fácil parece...parece!!

Onde vc viu carretel?

Não é perigoso esse esparadrapo pegar fogo não? E não tem que ter ventilação mínima não? Isso pq tanto o induto como o capacitor devem aquecer..

Compartilhar este post

Link para o post

Estou indeciso se eu falo pro Rafasom fazer para mim ou se eu faço, mas 80% que agora que  eu faço, depois que pega as manhas fica fácil parece...parece!!

Onde vc viu carretel?

Não é perigoso esse esparadrapo pegar fogo não? E não tem que ter ventilação mínima não? Isso pq tanto o induto como o capacitor devem aquecer..

Se os fios estiverem corretamente dimensionados, não esquenta nada. Se esquentar vc está perdendo sinal, logo, é pq tá ruim.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei o cross no neopoint... melhorou muito mesmo. Ficou mais espertinho, sensível... tá subindo mais e mais detalhado. MAS tive que parar de usar... o gradiente entrou em proteção 3 vezes, era só subir o volume. Tô achando que a bobina ficou com indutância muito diferente... vou medir isto com calma. Acabei trazendo o cross original, vou passar fora o polyswitch e a chave de atenuação e botar de volta no carro.

Compartilhar este post

Link para o post
Testei o cross no neopoint... melhorou muito mesmo. Ficou mais espertinho, sensível... tá subindo mais e mais detalhado. MAS tive que parar de usar... o gradiente entrou em proteção 3 vezes, era só subir o volume. Tô achando que a bobina ficou com indutância muito diferente... vou medir isto com calma. Acabei trazendo o cross original, vou passar fora o polyswitch e a chave de atenuação e botar de volta no carro.

Hehe, não estaria esquentando? hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Recebi algum tempo atrás reposta do departamento técnico da Bravox. Tinha pedido a indutância, gráfico de resposta em câmara anecóica e gráfico da impedância do mid 6" e do Neo Point. Só me mandaram o gráfico de impedância do mid e do tweeter e a indutância do tweeter. <_<

Se interessar a alguém:

Indutância do mid 6" = 0.25mH

Impedância do mid 6":

csp60bz1pv.th.jpg

Impedância do Neo Point:

neopointz3ia.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Aha Hellmind, sabia que eles enviavam isso não, então vou pedir o do cs60k (do mid) para fazer outra rede zobel sem ser a original...

Valew

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post
Aha Hellmind, sabia que eles enviavam isso não, então vou pedir o do cs60k (do mid) para fazer outra rede zobel sem ser a original...

Valew

dj_vini

Respondem pela metade, enrolam para enviar mas enviaram!

Demorou cerca de 20 dias para chegar, acho que os estagiários da Bravox ficaram rebatendo esse e-mail até chegar a algum engenheiro! :lol:

E Kleber, não foi vc que contou uma história triste de um pobre menino que queria montar um sistema 3 vias para realizar o sonho de participar de um campeonato com equipamentos de baixo custo para conseguir alguns dados do CH4? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Tirando um cheirinho de queimado... hauhauhauhauhauhauhauhau.

Ola Kleber !

Nao sei se eh o caso, mas nao custa dar uma olhada na ligacao do cross e verificar no lado passa baixa se o capacitor em paralelo esta antes de bobina ! Se estiver antes (entre o ampli e a bobina), pode ser que isto esteja esquentando seu amplificador !

Abracos,

Giovanni

Compartilhar este post

Link para o post
Ola Kleber !

Nao sei se eh o caso, mas nao custa dar uma olhada na ligacao do cross e verificar no lado passa baixa se o capacitor em paralelo esta antes de bobina ! Se estiver antes (entre o ampli e a bobina), pode ser que isto esteja esquentando seu amplificador !

Abracos,

Giovanni

Pois é... pior q eu marquei a entrada antes de "embalar"... Acho que vou dar uma olhada de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

vc deve ter ligado o indutor do tweeter antes do capacitor mesmo, assim vc deixou o indutor (que eh uma resistencia no fim das contas) em paralelo com o tweeter, por isso que o amplificador entrou em protecao (na pratica em frequencias baixas isso eh quase que um curto na saida) e o indutor esquentou

Compartilhar este post

Link para o post
vc deve ter ligado o indutor do tweeter antes do capacitor mesmo, assim vc deixou o indutor (que eh uma resistencia no fim das contas) em paralelo com o tweeter, por isso que o amplificador entrou em protecao (na pratica em frequencias baixas isso eh quase que um curto na saida) e o indutor esquentou

Ele não esquentou não... falei dando prosseguimento à brincadeira...

Mas pela sua resistência interna, ele nem deixaria o amp trabalhar... e o amp só andou desligando nos agudos, por isto que desconfiei do indutor estar com valor muito mais baixo que o necessário... ou seja, ele acaba criando uma área de baixíssima impedância. Em baixos volumes não houve problemas, em volumes altos, o amp cortava nos agudos.

De qq forma, vou desmontar pra olhar, e dar uma medida...

Compartilhar este post

Link para o post

Ó os biscoitinhos aí :)

Quando marcamos o próximo, kleber?!

Compartilhar este post

Link para o post

Aff estou num sério dilema:

Se eu mesmo faço o xover passivo ou se peço para o Rafasom.....

:huh:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...