Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

punishertx

Tamanho do duto

Recommended Posts

Boa noite galera,

Tenho a subwoofer sony xs-l122p5 (225 rms) bobina simples de 4 ohms montada numa caixa dutada de 45 litros.

Usei o calculo do site, para tentar melhor dimensionar o cumprimento do duto para essa caixa.

Vas: 86.7 (litros)

Qts: 0.37

Fs: 24.8 (hz)

Buscando dimensionar melhor a profundidade do duto, usei o calculo de tamanho do duto no site com os seguintes param

FB (hz): 27.09 (resultado da caixa ideal que seria 65 litros, não consegui recalcular este valor para caixa de 45 litros que tenho)

Vb (volume interno da caixa em litros): 45

dia (diametro do duto em cm): 10.3

O Sistema respondeu que o duto necessario deve ter 68.15 cm de profundidade, coisa que eu achei absurda pois nunca vai caber na caixa, onde sera que estou errando ?? qual seria o melhor comprimento de duto para acertar essa caixa ?? Eu geralmente ouço mais som dentro do carro, focado mais pra quality.

Valeu pela ajuda técnica ai galera,

eheh

falou !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa noite galera,

Tenho a subwoofer sony xs-l122p5 (225 rms) bobina simples de 4 ohms montada numa caixa dutada de 45 litros.

Usei o calculo do site, para tentar melhor dimensionar o cumprimento do duto para essa caixa.

Vas: 86.7 (litros)

Qts: 0.37

Fs: 24.8 (hz)

Buscando dimensionar melhor a profundidade do duto, usei o calculo de tamanho do duto no site com os seguintes param

FB (hz): 27.09 (resultado da caixa ideal que seria 65 litros, não consegui recalcular este valor para caixa de 45 litros que tenho)

Vb (volume interno da caixa em litros): 45

dia (diametro do duto em cm): 10.3

O Sistema respondeu que o duto necessario deve ter 68.15 cm de profundidade, coisa que eu achei absurda pois nunca vai caber na caixa, onde sera que estou errando ?? qual seria o melhor comprimento de duto para acertar essa caixa ?? Eu geralmente ouço mais som dentro do carro, focado mais pra quality.

Valeu pela ajuda técnica ai galera,

eheh

falou !

Faça curvas, utilize cotovelos

Compartilhar este post

Link para o post

acho complicado, mesmo com cotovelos acho mto grande..

se for colocar cotovelo, ignoro a medida deles ??

Não eh mto grande 68 cm??? lembro de caixa minha que vinha 11, 12 no manual .. ehheh

po achei coisa demais mesmo..

sera que não fiz nada errado ??

Compartilhar este post

Link para o post
acho complicado, mesmo com cotovelos acho mto grande..

se for colocar cotovelo, ignoro a medida deles ??

Não eh mto grande 68 cm??? lembro de caixa minha que vinha 11, 12 no manual .. ehheh

po achei coisa demais mesmo..

sera que não fiz nada errado ??

calcule mais uma vez

só p/ confirmar

Compartilhar este post

Link para o post

cara, eu fiz e refiz varias vezes..

usei o sistema para calcular a caixa, e ele deu que a litragem ideal seria 65 litros... porem por propia recomendação do site, você deve ir acertando o tamanho até que fique num tamanho aceitavel e numa regulagem boa..

o que é estranho eh q o FB da caixa não mudou quando fiz o calculo para 45 litros .... ficou o mesmo de 65...

eh muita coisa o tamanho desse duto acho, sera que alguem podia calcular e me passar algo mais correto ??

se quiserem mais parametros TS do sub, eh soh falar..

valeu !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

tenta baixar o winisd.... nao que ele seja grande coisa, mas confio mais nele do que em applets pela internet.

quanto ao duto, experimente calcular com duto de 3" de diametro, vai diminuir o comprimento dele, mas sintonia baixa em caixa pequena, o duto fica comprido mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

calculei com o winisd e deu a mesma coisa .. não sei oq fazer...

68 cm eu acho mta coisa pra botar numa caixa de 45 litros..

como eu faço com os cotovelos.???

a tuning freq dela esta em 27.09, sera que mexo nisso ???

Compartilhar este post

Link para o post
calculei com o winisd e deu a mesma coisa .. não sei oq fazer...

68 cm eu acho mta coisa pra botar numa caixa de 45 litros..

como eu faço com os cotovelos.???

a tuning freq dela esta em 27.09, sera que mexo nisso ???

eu acho q vc pode por 30hz!!! mas p/ ver se vai ficar bom só vendo os graficos

Compartilhar este post

Link para o post

fiz uma medição na caixa.. e acho q vai caber, vou fazer um teste final de semana..

soh gostaria de saber qual medida considerar um cotovelo 90 graus.. tem como medir sera ??

li tbm que devo deixar 7,62 cm do final do tudo ateh a parede da caixa...

68 cm.... essa eu quero ver.. eheheehehhe

valeu !

Compartilhar este post

Link para o post

Só assim cara, se tu colocar o duto dentro da caixa, nao esqueça que ele ocupa um certo volume também!

Com um duto de 68cm dentro da caixa, mais o volume ocupado pelo falante, tua caixa vai acabar tendo uns 20 litro livres só.....

Essa tua caixa tá muuito pequena pra uma sintonia tão baixa. Ou vc faz outra e o duto ficará menor, ou faz esse duto de 68cm externo.

Compartilhar este post

Link para o post

qual seria a sintonia ideal então?? tipo eu vi que se eu trabalhar com uma sintonia maior, esse tamanho diminui... tem algum segredo, tipo, sintonia X eh legal para o carro X (astra hatch 2p no meu caso)??

e pelo que vi o volume ocupado eh significativo.. porem não tão grande assim...

agora externo funciona, mais eh fo**, fica feio pra chuchu..

Compartilhar este post

Link para o post
qual seria a sintonia ideal então?? tipo eu vi que se eu trabalhar com uma sintonia maior, esse tamanho diminui... tem algum segredo, tipo, sintonia X eh legal para o carro X (astra hatch 2p no meu caso)??

e pelo que vi o volume ocupado eh significativo.. porem não tão grande assim...

agora externo funciona, mais eh fo**, fica feio pra chuchu..

no one ??

Compartilhar este post

Link para o post

fiz o esquema, fico bem legal... show de bola.. mesmo não descontando a litragem, o duto de 65 cm deu uma qualidade melhor pro grave.. e parece mais encorpado e menos soprado..

Compartilhar este post

Link para o post
fiz o esquema, fico bem legal... show de bola.. mesmo não descontando a litragem, o duto de 65 cm deu uma qualidade melhor pro grave.. e parece mais encorpado e menos soprado..

como fez então!? usou os 3 cotovelos no duto gigante!? :vts

Compartilhar este post

Link para o post

pois eh cara, ateh q o grande não era tão grande assim... fui ateh o fundo da caixa, coloquei um cotovelo bala, legal que ainda sobrou mais que o espaço necessário pro duto respirar (cerca de 8cm) ..

resumindo.. ficou show :D

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...