Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Duke

Teste :Filtro Esportivo : local na admissão

Recommended Posts

Postado em

Decidiu-se testar vários comprimentos de conduta de admissão desde o filtro de ar até ao corpo da borboleta do acelerador. À partida podemos pensar, que variação de potência obteremos por simplesmente mudar o comprimento de um tubo? Não será essa variação tão pequena que será impossível de medir?

 

Vamos ver então?

testeadmi1.jpg

 

testeadmi1.jpg

 

No tipo de admissão da foto 1 (a foto é meramente a titulo de exemplo) , é usado um filtro de espuma , montado directamente no corpo da borboleta do acelerador . A distancia entre o filtro e o acelerador é de apenas alguns centímetros . Na admissão da foto2, usou-se um filtro KN e um tubo de alumínio com uma curvatura de 90º e 36 cm de comprimento. Posteriormente , foram usados outros tubos exactamente iguais, variando apenas o seu comprimento , 60 , 80 , 90 , 100 & 110 Cm .

 

amos então aos resultados?

 

Após a instalação dos filtros acima , os veículos foram levados a um banco de potência e os resultados foram :

 

testeadmi2.jpg

 

Este é o gráfico de potência da comparação entre o filtro KN ( 2ª foto ) com o curto tubo de 36Cm e o longo tubo de 110 Cm . O mesmo filtro , o mesmo desenho de admissão , apenas muda o comprimento do tubo. Facilmente se pode notar as diferenças entre ambas as curvas de potência . A linha vermelha representa o tubo de 110Cm e a azul a de 36 Cm. A baixas rotações, o tubo curto consegue resultar em mais potência , mas a partir desse rotação , a vantagem é clara para o tubo comprido. A diferença entre ambos chega a ser de 7% .

 

Vejamos agora a comparação entre o filtro KN com 36cm de comprimento e o filtro de espuma , encaixado directamente no corpo do acelerador .

 

testeadmi3.jpg

 

É de notar que no final da faixa de rotações, a diferença entre ambos é praticamente inexistente. Por isto se depreende, que a diferente fluidez do ar nos respectivos filtros não altera assim tanto a performance do motor . É o comprimento das condutas de ar que realmente faz a verdadeira diferença .

 

E o que dizer sobre as outras medidas de tubos usados no teste?

 

testeadmi4.jpg

 

Neste gráfico está representada a conduta com 60cm ( linha verde) e a linha vermelha representa o filtro de espuma (foto 1). De todas estas medidas de tubo a de 60 Cm foi a que permitiu melhores resultados . Reparem na subida da curva de potência , principalmente acima das 3200 rpm. E tudo isto, devido apenas a um barato tubo. Em conclusão, assim se mostra que alterar o comprimento do tubo de admissão origina uma grande diferença nas performances do motor. Neste caso, os melhores resultados foram obtido com um tubos não menores nem maiores que 60 Cm. Agora é uma questão de experimentar de carro para carro. Este teste serve como matriz, pois certamente que existirão diferenças no comprimento ideal, de modelo para modelo. Poder-se-á fazer também algumas experiências não só com o comprimento mas também com o diâmetro do tubo , o que neste caso não foi feito.

 

 

Fonte : www.tuning.online.pt

Postado em

afu! preciso fazer esses testes no escort!!!

 

franzoni eh um que insiste que, em carro carburado, eh melhor deixar o filtro esportivo o mais perto possivel do carburador..... eu discordo...... mas pra falar a verdade, nunca notei diferença entre ele perto do bura e na posição atual.

Postado em

Auhauhauhauha, se não tivesse sido retirado de um forum português, seria um ótimo teste!

 

Kkkkkkkkkk... Brincadeira galera...

Ótimo teste.

 

Abraços.



AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...