Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Duke

Turbo : Blow-Thru x Draw-Thru

Recommended Posts

Postado em

Sei que tem haver com o posicionamento da turbina, em relação ao carburador.Mas não entendi muito bem.Li que uma a turbina fica antes do carburador e outra depois.

Alguém poderia explicar?

Postado em

Se não me engano

Blow-Thru é o sistema normal que a gente conhece

Turbocompressor - Carburador - Coletor - Cabeçote

Draw-Thru é o carburador na boca da admissão da turbina, invés do turbão insano empurrar o ar pelo carburador, ele puxa o ar pelo carburador

Carburador - Turbocompressor - Coletor - Cabeçote

Postado em

antes de qualquer coisa.. tu não entro no Google copiou e colou aqui né?!

:lol: :lol:

falando sério agora..

Isso mesmo agora faz sentido.

Eu não tava conseguindo visualizar como seria esse tal de Draw-Thru

Tava muito confuso e não dava para entender.

Diz que o Draw-Thru não da para usar intercooler pq fica com combustivel dentro dele :blink: ...

e aí??

Postado em

Descobriu meu segredo, eu sou fã do cm racing :lol:

Draw-thru é mais pra bonito/diferente

Ando rolando umas fotos de um fusca assim aqui no fórum

Mas não só pode ficar combustível no intercooler como pode mandar a turbina pro saco por atrapalhar a lubrificação

Postado em

Há seríssimos problemas com o Draw...

Por a mistura ser aspirada "antes" da turbina, o sistema em certa parte "condensa" parte dessa mistura no rotor do compressor, na carcaça da turbina e por consequência, nos dutos do coletor... Há muitas perdas nisso.

Nunca andei em um carro com essa configuração, apesar de, a MUUUUITOS ANOS ( início da década de 90 - qnd eu male-male sabia o que era um turbo ) eu ter visto um Corcel II com uma configuração assim, eu acredito que deve ser um "parto" ter um motor "agradável", uma vez que, os dutos de admissão ficam extremamente longos, e a mistura acaba por "condensar" nas paredes dos coletores/tubos.

Acredito que seja "diferente" visualmente falando. Mecanicamente, acredito que não seja lá essas coisas não...

:legal:

Postado em

bom pelo que fiquei sabendo

antigamente se usava isso pela falta de bombas eletricas, as bombas mecanicas nao davam tanta pressao pra mandar combustivel no carburador ja pressurizado. faz sentido isso ne...

Postado em

Eu tmb já ouvi isso... Mas acredito ser "lorota" isso, pois bombas nunca foi nenhum "monstro" da engenharia.

Mas, vai saber, né???

:pasmafaute:

Postado em

Pois eu já tive dos dois, o primeiro em 1990, um kit com turbina feito pela Ishikavagima, que era Draw Thru, era um Santana convertido para álcool, tinha um carburador do Uno Rs de corpo duplo se não me engano, daí a turbina depois dela e antes do coletor de admissão tinha uma caixa equalizadora que mandava para o coletor de admissão, ele era meio lerdo na saída fazia um barulho de aspirador de pó sugando o ar tipo uooshhh, até 3000 giros daí em diante era um canhão, a vantagem deste sistema é a simplicidade pois na parte fria era realmente fria tipo gelada mesmo, sendo que ao lado ficava incandescente(na parte quente da turbina), muito interessante, daí além de não precisar de bombas elétricas não precisava de intrecooler pois a mistura já era fria, a turbina funcionava com umas 800 gramas, foram 70.000 km de alegria, e alguns discos de embreagem trocados, até que achei um de Passat de competição, meio áspero mas segurava o tranco, daí quebrou o câmbio, a segunda e arvore principal, fora isto mmuuiittoo bom, o segundo Blow Thru, uma Blazer 2.2, com míseras 300 gramas, andei com ela 4 anos mas quando esquentava apagava e ficava falhando, não dava para confiar era fraquinha mesmo.

Antigamente se usava o Draw Thru porque nem todos os carburadores eram vedados e daí quando se pressurizava eles vazavam pelos elementos de movimentação tipo no encaixe da borboleta, só alguns eram vedados e não tinham para todas as preparações.

Hoje uma Scenic 2.0 16v 138cv com uns 50cv de nitro a mais, muito confiável para quem não gosta de dar pau toda hora. rsrs :mac1

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...