Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
luizinho

Uso de cabo de rede no som!!

Recommended Posts

Gente... to acessando um tempinhu já um site de HT... para minha surpresa na parte DIY encontrei os verdadeiros entendidos de lá comentando sobre o uso do bendito cabo de rede para ligação entre o POWER e a CAIXA de SOM.....

naum sei como, eles conseguiram notar diferença... mas eles exaltaram bem, dizendo que foi GRANDEEEE comparando ao nossos cristais e aos flamenguinhus....

O que eu falei até aki já basta para quem curte ir até lá dar uma lida no tópico, que eu falo... vou adotar na minha próxima instalação CONCERTEZA.....

endereço

HT FORUM - DIY - LAN

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante

nao parece ser muito complexo e as diferenças sao perceptiveis facilmente, até pelo fato do cara ter notado novas vibraçoes...

mas o esquema de montagem necessita de atençao e to muito dispercivo agora hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Hauhau...

imagino a cena de desprezo de alguém que naum entende mer** nenhuma ver um cabo de rede no seu som... vai falar que é gambiarra concerteza.....

sites com texto

http://www.tnt-audio.com/clinica/diycables.html

http://www.mrweb.com.br/fvm/cat6/

a... tem o cat 6 que é melhor que o 5... transmite dados mais rápidos....

Compartilhar este post

Link para o post

ja vi q eu vo te que me dedicar um pouco mais a isso hehehe

estudando sobre som enquanto devia ta estudando pras provas

buniiiito hein rafael!! uhahuahua

Compartilhar este post

Link para o post

hauhau.. to vendo que naum vai ser só o cabo de energia que vai ficar grosso naum!!!

deu vontade de faze-lo......

Compartilhar este post

Link para o post

hauhau.. to vendo que naum vai ser só o cabo de energia que vai ficar grosso naum!!!

deu vontade de faze-lo......

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Luizinho!

O grande segredo do uso de cabos de rede não é mistério.

A enorme qualidade empregada nos condutores utilizados para dados é responsável pela quase inexistente perda de sinal (que é vital para redes Gigabit).

Isso em matéria de áudio é responsável pela "não-perda" (e fique claro que nao é ganho) de harmônicos e transientes que em 90% dos casos são perdidos nas diversas etapas da geração/amplificação e reprodução.

Utilizando diversos pares, como fora visto no artigo, vc além de exceder a bitola total máxima necessária, consegue virtualmente eliminar perdas.

E pq então os Monster Cable ou Van Den Hul da vida são tão caros?

Pq eles fazem o mesmo serviço mas também permitem niveis altos de tensão e corrente...que é o diferencial em relação aos cabos de rede.

Outra vantagem, salientada pelo autor do artigo e que na minha opinião é o principal detalhe..é o fato dos pares estarem trançados. Esse simples detalhe pode cancelar praticamente todas as interferências eletro-magnéticas entre os pólos...evitando "vibrações" elétricas indesejadas, e que de fato...podem reduzir enormemente a largura/profundidade do palco, bem como a disperção de determinadas notas mais ricas em detalhes.

É uma somatória de detalhes, que não necessariamente sejam complexos...Nem tão pouco é mágica do cabo de rede ou ganância da Van Den Hul (por exemplo).

Mas gostaria de lembrar que o ouvido tem que estar muito treinado e educado...caso contrário pode-se usar qualquer cabo e não se perceberá nada.

[]s

Ri7

Compartilhar este post

Link para o post

E quanto as bitolas?

seria o caso de ao inves do cabo com 4 pares pegar um com mais pares p/ cada canal? Ou p/ stereo seria suficiente 2pares p/ positivo e 2pares p/ negativo?

Compartilhar este post

Link para o post

nao entendi direito...

é pra ligar os falantes, usando cabos de rede?

dois pares pro positivo e dois pares pro negativo?

dai nas pontas junta 4 a 4, e faz uma trança?

:blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Uhm.....intendi..

Acabei de ver o cabo que esta no meu modem da ADSL..."CAT5"

Mas sera se é tao bom quanto os cabos importados de som mesmo, akeles com varios fios fininhos de cobre e prata junto, poh, eles sao carinhos tbm....10 pal o metro! :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

tem o cat6 que é próprio para rede de até 350Mbps... intaum ele é melhor e mais caro (obvio)!!

quando eu for fazer eu vou usar um cabo (8pares) para casa polo de cada falante....assim, num kit duas vias eu terei utilizado 4 cabos totalizando 32 pares de fiozinus....

Compartilhar este post

Link para o post
tem o cat6 que é próprio para rede de até 350Mbps... intaum ele é melhor e mais caro (obvio)!!

quando eu for fazer eu vou usar um cabo (8pares) para casa polo de cada falante....assim, num kit duas vias eu terei utilizado 4 cabos totalizando 32 pares de fiozinus....

Bom, até onde eu sei, um cat5 tem apenas 4 pares de fios...totalizando 8 fios...esses cat6 eu nem sabia que existia...c já viu eles???

Eu sei que o cat5 da furukawa, vc encontra por no máximo R$1,00 o metro...portanto...vale mto a pena...

O coaxial tb pode ser usado pra som automotivo, só que como RCA...não sei exatamente como funciona...mais me falaram sobre isso uma vez...e o custo/benefício é bem alto tb...

Luizinho, vc vai montar com o tal do CAT6???dá uma olhada no preço...pq provavelmente eu tb vá usar esse tipo de cabo no meu próximo sistema...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso assim 4 cabos um para cada polo, lembre de comprar furukawa ou se vc achar os cabos da belden são melhores(pois possuem teflon em sua volta) e tambem do sentido da escrita furukawa na direção do ampli para o falante e o cabo tem que ser blindado, o blindado deve estar na faixa de R$1,40, para cabos rca vc pode usar cabos de antena de celular(coaxial) furukawa tambem com conectores hurricane ou santo angelo. Tem tembem os cabos pirelli cardplast 3X2.5, que tambem são otimos e custam R$2,50 o metro.

Compartilhar este post

Link para o post
E quanto as bitolas?

seria o caso de ao inves do cabo com 4 pares pegar um com mais pares p/ cada canal? Ou p/ stereo seria suficiente 2pares p/ positivo e 2pares p/ negativo?

FAzendo dois pares para negativo e dois para positivo vai ficar melhor ainda, vc vai diminuir a capacitancia e a resistencia, mas acho que naum seria necessario.

Compartilhar este post

Link para o post
E quanto as bitolas?

FAzendo dois pares para negativo e dois para positivo vai ficar melhor ainda, vc vai diminuir a capacitancia e a resistencia, mas acho que naum seria necessario.

mas e a bitola?

tive olhando, e no meu caso, uso 2x1,5mm2 e no caso do CAT5, ficariam 4x0.20 p/ positivo 0.8mm2 e 0.8mm2 p/ negativo, nao iria faltar secção?

Compartilhar este post

Link para o post
E quanto as bitolas?

mas e a bitola?

tive olhando, e no meu caso, uso 2x1,5mm2 e no caso do CAT5, ficariam 4x0.20 p/ positivo 0.8mm2 e 0.8mm2 p/ negativo, nao iria faltar secção?

Vc iria usar um cat5(8 fios) para cada polo, caso contrario vc vai ter um bitola muito fina. Cada cat5 tem 4 pares(8fios).

Compartilhar este post

Link para o post

:( desculpem mas sou novo no forum e tenho algumas duvidas com som automotivo!!

a respeito de um topico anterior que dizia que os cabos de rede são bons para som automotivo!!

eles são usados para fazer o rca ou a ligação do modulo au sub?

muito obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

saquei diana,

seria um cat5 p/ negativo e 1cat5 p/ positivo de cada canal.

a passagem desses cabos pelo carro deve ser pelo meio (junto dos rca) ou pela lateral inversa aos de força?

tem diferença perceptivel o comprimento do cabao do canal direito ser maior que o do canal esquerdo?

Compartilhar este post

Link para o post

Duvida!!!!

Soh desfia a ponta dos fio q serao ligados...Nao é para desfiar o cabo todo e juntar tudo e fazer uma blindagem nao .néh?! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Duvida!!!!

Soh desfia a ponta dos fio q serao ligados...Nao é para desfiar o cabo todo e juntar tudo e fazer uma blindagem nao .néh?! :rolleyes:

Vc só desfia a ponta, usa um cabo para cada polo do falante.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...