Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

everton

Pezinhos No Santana

Recommended Posts

Postado em

Preciso de ajuda com um sedã, é um santana CL1.8 96 basicão .

Tenho somente +/- 70 litros pra caixa de grave

To entre 2 Uxp ou 2 key bass. Alimentados por um lanzar 600D 800Wrms a 14.4 volts.O player por enquanto vai der um Pioneer 450mp.mais pra frente ($$) pretendo comprar um Clarion.Vou trovcando aos poquinho , cansei de carregar um monte de peso extra no carro

Quero algo com um pouco de qualidade, e com algum spl , enfim um sistema agradavel e equilibrado.

O porta malas é meio que "selado" , no lugar do tampão tem uma chapa de aço com apenas dois buracos pros auto faantes originais.Não quero fazer nenhuma alteração fisica no porta malas.

Alguem tem alguma dica , ja viu um sistema parecido que ficou bom ?

Abraços

Evertom

Postado em
Preciso de ajuda com um sedã, é um santana CL1.8 96 basicão .

Tenho somente +/- 70 litros pra caixa de grave

To entre 2 Uxp ou 2 key bass. Alimentados por um lanzar 600D 800Wrms a 14.4 volts.O player por enquanto vai der um Pioneer 450mp.mais pra frente ($$) pretendo comprar um Clarion.Vou trovcando aos poquinho , cansei de carregar um monte de peso extra no carro

Quero algo com um pouco de qualidade, e com algum spl , enfim um sistema agradavel e equilibrado.

O porta malas é meio que "selado" , no lugar do tampão tem uma chapa de aço com apenas dois buracos pros auto faantes originais.Não quero fazer nenhuma alteração fisica no porta malas.

Alguem tem alguma dica , ja viu um sistema parecido que ficou bom ?

Abraços

Evertom

Blz Etto!!

Já pensou em 2 uxp 10" em dutada, tomando toda a área do fundo do porta-malas? Alí é fácil tirar 80 litros até o começo da caixa do estepe, sem atrapalhar nada... no meu santana eu usava até a borda do estepe, tirava ele na boa.

No tampão, eu montei umas telinhas "genéricas" da Bravox, menos restritivas que aquelas originais em plástico da VW. Vinha um grave até razoável pra dentro do carro, com um e2k 10" equilibrava bem com os falantes dianteiros. Com um e2k 12" bem alimentado os graves atropelavam o estéreo, apesar de estar em um sedan... é mais isolado que em um hatch sim, mas não é esse terror todo que se prega não. E pra montar som o Santana é bem tranquilo, portas, espaço, fixação, etc... só ficar esperto com os acabamentos em plásticos (quebram à toa, tem de ir com muito cuidado) que o carro é bem amigo para quem está instalando.

Quanto ao lugar para o módulo, é fácil tbem - eu peguei os acabamentos em papelão da lateral, usei como molde para as placas de MDF. Aparafusei no lugar e boa, rack para amps pronto....

Tem algo que eu não podia deixar de avisar, já que vc. está montando som nele: cuidado com infiltrações de água no porta-malas (borracha de vedação da tampa ok, lanternas bem fixadas, e se a borracha do vidro traseiro estiver danificada só compre a original VW, ok? a paralela não presta, perdi dinheiro com ela e quase perco meus equipamentos, sorte que descobri a tempo). Meu santana deu algum trabalho para retirar estes vazamentos, mas depois ficou 100%... verifique antes de instalar em definitivo seus equipamentos para não passar por um apuro destes.

[]s, e qqer coisa, posta aí pra gente!!!

Postado em

Eu pus uma selada de 35L no fundo do porta-malas e ela fica sumida, tem espaço de monte! O amp eu parafusei no banco traseiro mesmo, numa chapa de madeira pintada de preto.

Eu tinha 2 6x9 no tampão, e depois que vendi elas e ficaram os buracos, realmente o grave "entra" mais. Mas pode crer que o porta-malas engole o som sim... E de quebra embola 50Hz pra baixo!

Segundo Edson da Advance daqui de SP, ideal é band-pass com os dutos pra dentro do carro.

E mais: se tiver paciencia, desmonta a porta, pega o plastico porta-trecos + tela do falante, e refaz 1 por 1 os 300 furinhos da grade com furadeira e broca 2,5mm. O som saiu MUITO MUITO melhor, impressionante!

Postado em

esse mes vou mandar fazer uns pequenos detalhes na lata , ta infiltrando agua no porta malas entre a gaxeta do vidro e a lata :( . Vou verificar os detalhes que o Riquati mencinou tb , pra eliminar esse problema de vez. pra poder fazer a lateral pro modulo , pois é bem ali que a agua infiltra

É o que eu estava pensando duas seladas ou dutadas de +/- 35 litros livres , pra não ficar em cima do estepe.

E quanto aqueles falantes em cima do painel , será que vale apena colocar alguma coisa ali ?

Postado em

Eu tb tenho problemas de inflitração de água SÉRIOS na porta do motorista. Esses dias choveu forte em São Paulo e de manhã tinha poça d'água no meu tapete!! Tenho que ver isso tb...

Eu acho que cabe sim 2 das minhas caixas uma ao lado da outra no fundo do porta-malas. É gigante aquilo!

Quanto a no painel, tb cogitei, mas mais uma vez me disseram que é fria pq não tá direcionado, fica apontando pro vidro.

To indo na porta e futuramente um tw direcionado!

Postado em
Quanto a no painel, tb cogitei, mas mais uma vez me disseram que é fria pq não tá direcionado, fica apontando pro vidro.

To indo na porta e futuramente um tw direcionado!

hehe... tava lendo o tópico, e pensando sobre o painel do Santana. Ô Matias, já pensou em algo à là Earl Zausmer (acho que é este o nome do hómi da BMW vermelha, campeão sq IASCA eua) ??

Pegar aquela telinha do fullrange original do painel, tirar e projetar duas caixinhas alí, "subindo" um pouco do painel e direcionadas para o motorista, redondinhas como a tela, um "meio-peitinho"??? Um bom midrange 3" (acho que 4" já extrapola demais em altura), um bom acabamento, e direcionamento certinho (acerto).

Se alguém for partir pra fullranges o santanão já dá uma ajuda, nem tem que montar coluna A, detonar painel, nada... só montar as caixinhas que se encaixem no lugar da tela original... o dia que for vender, desaparafusa e o painel está inteirinho, zero.

[]s,

Postado em

Fala rapaz ... é sempre bom ver que tem gente que gosta do santanão e de por som nele !

Tenho varias dúvidas tambem ... estava conversando com o Matias e ele me disse que cabe um falante de 6" nas portas , mas o meu não cabe não !! sobra falante ... teria q adaptar algo ali .. ou pegar um de 5" ou montar algo no painel ...

DESCULPE POR USAR ESTE ESPAÇO , POIS NÃO QUERO CRIAR OUTRO TOPICO APENAS PARA PERGUNTAR SOBRE O CARRO ( MESMO ASSUNTO )

Estou pra montar um sonzinho basico de tudo pra fazer barulho mesmo ... estava pensando em por os de 6" nas portas os 6x9" no tampão um sub de 12" e um booster pra ligar eles ... e ainda tem os do painel ... sera que fica muito ruim ligar os de 6" e 6x9" no booster e ligar os do painel direto ? sera que da pra fazer isso ??

Tenho apenas essas duvidas , espero que alguem de uma ajuda ai , pois seria util para todos que possuem esse sedã de " tiozão " :lol:

Desculpas ao ETTO por usar este espaço para postar minhas dúvidas.

Abraços.

Postado em
Fala rapaz ... é sempre bom ver que tem gente que gosta do santanão e de por som nele !

Tenho varias dúvidas tambem ... estava conversando com o Matias e ele me disse que cabe um falante de 6" nas portas , mas o meu não cabe não !! sobra falante ... teria q adaptar algo ali .. ou pegar um de 5" ou montar algo no painel ...

DESCULPE POR USAR ESTE ESPAÇO , POIS NÃO QUERO CRIAR OUTRO TOPICO APENAS PARA PERGUNTAR SOBRE O CARRO ( MESMO ASSUNTO )

Estou pra montar um sonzinho basico de tudo pra fazer barulho mesmo ... estava pensando em por os de 6" nas portas os 6x9" no tampão um sub de 12" e um booster pra ligar eles ... e ainda tem os do painel ... sera que fica muito ruim ligar os de 6" e 6x9" no booster e ligar os do painel direto ? sera que da pra fazer isso ??

Tenho apenas essas duvidas , espero que alguem de uma ajuda ai , pois seria util para todos que possuem esse sedã de " tiozão " :lol:

Abraços.

O santana era do meu pai que falesceu :(

Só vou colocar som nele porque ele esta alienado ao inventario e não pode ser vendido , e minha irmã vai ficar com meu carro por enquanto.

**poior que estou gostando do carro de tiozão , motor bom e um ótimo comforto , mesmo sendo basico.Só não me agrada o cosumo 7 com um litro.

Pode ficar a vontade pra usar o topico. :legal:

Postado em

então rapaz , o santanão daqui tambem é do pai ... mas como vou tirar carta no inicio do ano que vem , ja quero ir " ajeitando " ele pra dar uma volta no fim de semana :vts

eu acho que esse é O carro de tiozão ( alem do motor que é uma bala , a manutenção é barata , não gasta muito , gosto do conforto dele ( se tivesse um banco de couro dai sim ! O.O ) é um carro BBB como dizem ) ... que dizem ser de ladrão tambem :lol:

Vamo ve o que da pra fazer nele sem gastar muito ... dicas serão bem vindas !!

Abraços.

edit* erros de smile !! :lol: :lol:

Postado em

Abraços.

Opa, beleza AnjuSr!!!

Tem que ver o ano do seu Santana... os que eu tenho certeza de que recebem o 6" numa boa são os 91-97 (e alguns 98 com quebra-ventos). Estes vc. vai ver no forro de porta um espaço de 5" na chapa (eucatex, a madeira)... mas ainda não é a furação msm. Depois dela vem a bolsa plástica, atrás da bolsa plástica tem uma fixação prontinha para um 6" - os quatro pontos de fixação estão lá, assim como a borda... o falante vai aparafusado na bolsa mesmo, por dentro. Pra isso vc. tem de desmontar o forro E a bolsa, e montar o falante por trás da bolsa. Para falantes leves, a fixação original (esta da bolsa) dá conta do recado.

Agora, se vc. quiser fazer algo que dê um midbass forte (ou usa um falante pesado tipo e2k, endurance roxo, destroyer, etc), pode fazer o seguinte: abre o espaço na eucatex atrás da bolsa, monta uma chapa de MDF 10" presa na chapa da porta, e nela um anel de MDF 15 voltado para fora (forro de porta). Aparafusa tudo mto bem e monta o midbass neste anel. Pra ter uma idéia, eu usava um e2kmb6 (endurance e2k 6") e mandava 120w rms para ele nesta configuração... :P

O que o Matias falou da tela original é verdade, aquilo alí detona o som. Pode furar ela certinho, que deve melhorar bastante... eu tirei estas telinhas e apenas dei um acabamento no espaço original, ficou até razoável. Com os e2k ficou bem bonito o fundo, mostrava apenas um pedaço da borda da carcaça deles e o cone + borda com a inscrição "endurance".

Sobre som no tampão, no Santana eu acho meio perda de tempo. Deixa só as telinhas para passar os graves, se colocar falantes alí perde mto. E recortar um Santana... sei lá, eu não tenho esse sangue-frio todo.. :unsure: . Deixa ele originalzim... num chama a atenção da malandragem, é + fácil vender depois, etc.

um abraço, boa sorte com o Santana, e qqer coisa, posta aí pra gente!!!

Postado em

opa ! belas dicas []

O santana que tenho aqui é um 97 com quebra vento ( completo - ar <_< ) ...

Pra tirar toda aquela bolsa ... montar com anel ... vai dar trabalho !! mas essa é a graça de montar o som não é mesmo ?? :P

quando tiver tempo vou me arriscar tirar tudo e ver o espaço que se esconde por ali [^]

Abraços.

Postado em

quantos santanas com som :blink:

logo logo vai ter mais um :)

e vi que este problema de infiltração é carma de santanas heim? só troca as borrachas da porta malas e esta beleza? reparei que em 2 santanas que andei vendo, o carpete do porta malas estava molhado....

edit.: de tiozão <_< heheheheheheh roda 16 e chão ja resolve o problema, fica "de patrão" :P

Postado em

e vi que este problema de infiltração é carma de santanas heim? só troca as borrachas da porta malas e esta beleza? reparei que em 2 santanas que andei vendo, o carpete do porta malas estava molhado....

edit.: de tiozão <_< heheheheheheh roda 16 e chão ja resolve o problema, fica "de patrão" :P

ops.. beleza V & F!!!

Seguinte... tem de ver a regulagem da tampa traseira, a borracha desta tampa, e principalmente a borracha do vidro traseiro. Esta só presta a original VW, a paralela é um lixo... comprei uma e joguei fora.

Lá na frente, é mais fácil - leva em um lanterneiro/funileiro e pede para revisar/completar as junções de chapa abaixo do painel e na corta-fogo, onde vai o "KPO" - uma espécie de massa para calafetar. De resto, é o de praxe - borrachas de vidro e porta, tampõezinhos de borracha, etc... nada caro, mas tem de olhar bem.

Fora isso, o Santana não tem nenhum problema realmente sério, só alegria. Estes problemas de infiltração ficam fáceis de resolver depois que vc sabe onde procurar, mata a charada rapidão.

[]s, e boa sorte aí no Santanão!! Ah, e se colocar as 16" nele, posta umas fotinhas pra gente!!!

Postado em

valeu pela ajuda MAtias e riquati, agora vou dar um jeito nas infiltrações até final do mes e dai vou começar o projeto

2 UXP 10 (gosto de , rock, regae, punk rock , acusticos )

Kit 2 vias , na porta mas qual? Cs60D ou tem algo melhor pelo mesmo nivel de preço......250 a 350 dinheiros .....

depois vejo se consigo tirar aquele plastico da parte debaixo da porta e ali faço um door pod .

Neste caso seria melhor um kit de 5 pol , por causa do volume certo?

[] s

Postado em

16" + socado = :rever1:

para esse carrão , EU acho que mais que isso ja fica "baiano"

** nada contra os baianos !! :lol:

Postado em
Kit 2 vias , na porta mas qual? Cs60D ou tem algo melhor pelo mesmo nivel de preço......250 a 350 dinheiros .....

Depois de amanhã (sexta-feira) vou por 2 kits Visteon de 6" no Santanão.

Deixa eu acostumar durante o fds que dai te dou uma opinião em primeira mão! :legal:

Ah, custa ~R$350 o de 6", e ~R$300 o de 5".

Postado em

Aqueles falantes que tem no painel ( pelo menos este tem ) são de 5" certo ??

Como faço pra abrir aquelas gradinhas ? tem que apenas puxar elas ou tem que abrir painel e tudo ?? :huh:

Se alguem tiver mais fotos de instalação de som no santanão , poste ai !!

Logo vou por umas fotenhas que tirei do som como ficaria ... ;)

*edit* - Fotos

santana11060510305lf.th.jpg

26070512434qx.th.jpg

16080516142nr.th.jpg

16080516167np.th.jpg

16080516193fu.th.jpg

Reparem no espaço que sobra entre a caixa e o " tampão" do carro ... preciso de 2x 12" !! :P

Postado em

Anju, vc. pega uma chave de fenda fina, e vai "levantando" a tela aos poucos, com cuidado para não marcar a borda do painel. Ela é de ferro e bem grossa, presa por encaixa apenas. Não é difícil não.

O chato aí é tirar os falantes depois, originalmente são dois coaxiais de 5", e a parte plástica onde vai o tweeter é usada para fixar a telinha (ela vai no falante, não no painel...). Se vc. descartar o falante original, tem de remover esta borda plástica e serrar o tweeter do meio, e usar por cima do falante que colocar lá, de modo a poder recolocar a grade. Vai ter de usar, para tirar o falante, uma chave philips de cabo bem curto... ajuda bastante tbem se puder desmontar a parte de baixo do painel (porta-luvas e tampa abaixo da caixa de fusíveis), para passar fiação, pegar os parafusinhos que normalmente despencam dalí, etc... :-)

Outra coisa a se notar: o falante original é 5", mas não é qqer 5" que cabe lá. Vc. vai entender melhor qdo tirar os falantes e olhar o espaço, tem uma "dobra" da estrutura do carro (painel corta-fogo) logo abaixo dos falantes. O médio CH4 da bravox cabe alí de boa, eu usava; os 5" que tenho aqui (CS50D e Blaupunkt VPC54) não couberam, pois o magneto pegava nesta chapa... tem de ser falante com imã pequeno e bem rebaixado.

um abraço, boa sorte aí na "operação" e qqer coisa, posta que eu tento explicar melhor...

Postado em
Anju, vc. pega uma chave de fenda fina, e vai "levantando" a tela aos poucos, com cuidado para não marcar a borda do painel. Ela é de ferro e bem grossa, presa por encaixa apenas. Não é difícil não.

O chato aí é tirar os falantes depois, originalmente são dois coaxiais de 5", e a parte plástica onde vai o tweeter é usada para fixar a telinha (ela vai no falante, não no painel...). Se vc. descartar o falante original, tem de remover esta borda plástica e serrar o tweeter do meio, e usar por cima do falante que colocar lá, de modo a poder recolocar a grade. Vai ter de usar, para tirar o falante, uma chave philips de cabo bem curto... ajuda bastante tbem se puder desmontar a parte de baixo do painel (porta-luvas e tampa abaixo da caixa de fusíveis), para passar fiação, pegar os parafusinhos que normalmente despencam dalí, etc... :-)

Outra coisa a se notar: o falante original é 5", mas não é qqer 5" que cabe lá. Vc. vai entender melhor qdo tirar os falantes e olhar o espaço, tem uma "dobra" da estrutura do carro (painel corta-fogo) logo abaixo dos falantes. O médio CH4 da bravox cabe alí de boa, eu usava; os 5" que tenho aqui (CS50D e Blaupunkt VPC54) não couberam, pois o magneto pegava nesta chapa... tem de ser falante com imã pequeno e bem rebaixado.

um abraço, boa sorte aí na "operação" e qqer coisa, posta que eu tento explicar melhor...

opa valeu pelas dicas ai !! vou dar uma olhada nesse painel e ver oque da pra fazer ... mas o mais provavel é que ponha os de 6" na porta ... mais facil de mexer :P

Abraços.

Postado em

Opa to começando a montar , mas a falata de $$$ me impede , não consegui nem mandar arrumar a podre que deixa emfiltrar agua no porta malas :(

O negocio vai se o seguinte ,

2 bicho papão 15 + 2 lanzar 600D

KIt cs50d em pézinhos , amp mtx2.150x

player 450mp

O volume da caixa vai mudar , quero Subgraves, se não me engano o volume reconmendado é 65 litros livres , vou procurar.

Obrigado pelas dicas , vou tentar aproveitalas ao maximo

Postado em
Tb procuro onde se arrume as infiltrações.

Tem cheiro de MOFO no meu carro :(

O pior é que aqui em joinville , ja chove ha quase 3 meses , só da sol de vez em quando , e de manha horario em que durmo , hoje saiu um solzinho , mas de hora em hora chove, <_< ...o meu ta com cheiro de cachorro molhado :(

Postado em
O pior é que aqui em joinville , ja chove ha quase 3 meses , só da sol de vez em quando , e de manha horario em que durmo , hoje saiu um solzinho , mas de hora em hora chove,  ...o meu ta com cheiro de cachorro molhado 

pode cre soh chove nessa mer** :(:(

e quando sai o sol chove junto.....hj ta assim :blink:

ei everton nao se espante se os bp nao renderem tanto quanto rendiam no fiesta,

vai dar uma grande diferença. eu que sei <_<

o ruim de carro sedan eh que o grave soh se escuta quando o carro tah vindo

quando o carro passa soh se escuta a lata tremendo.......

Postado em

Comecei a brincar com fibra , e digo que coça muito hehehe,

Ai vai umas fotos de como esta ficando a base , na da esquerda ja tem tres camadas , e na da direita esta com tres até uma parte , amanha eu completo o resto , é que acabou o material.Vai ser umas 5 camadas , acho que com esse tanto fica bem rigido ;)

Material usado até agora

500gramas de fibra de vidro ...R$12,50

1 litro de resina R$15,00

1 rolo de fita 50mm x 50 m R$6,00

Com mais 2 litro de resina e 1 kg de fibra eu acho que termino , no começo eu emcharquei demais a fibra e desperdicie resina , Tb ficaram algumas bolhas , não consegui de jeito nenhum tiralas , amanha eu as recorto e preencho o lugar novamente .

A vitima

pezinhos0030eo.jpg

Lado esquerdo

pezinhos0015sy.jpg

lado direito

pezinhos0029xn.jpg

Sugesto~es e criticas são bem vndas

[]

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...