Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

prkj

Aumentando a tensão...

Recommended Posts

Dae pessoal! blz!

Seguinte, tava pensando aki, se eu mandar enrolar um trnsformador com entrada de 12V e saída de 14V, e liga-lo invertido no porta-malas, vou ter uma tensão de 14V certo??? claro, o transformador tem que aguentar a potencia dos módulos, quem sabe uns 80 amperes... acho que deve guentar meus amps tranquilamente... mais uns capacitores pra tensão de ripple... e um mega-capacitor pra guentar as batidas do sub... o que acham... ta parecendo muito simples não??? caso desse certo, ganharia mais uns rms com esse aumento de tensão... e dae??? da pra fazer???

Valeu!!

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

oi amigo, não é possível pois para a conversão de tensões num transformador é preciso campos que alternem a polaridade com o tempo (corrente alternada).

foi o motivo da escolha da CA em detrimento da CC nas distribuicoes de energia, vitoria do Tesla sobre o Tomas Edson.

Compartilhar este post

Link para o post
oi amigo, não é possível pois para a conversão de tensões num transformador é preciso campos que alternem a polaridade com o tempo (corrente alternada).

foi o motivo da escolha da CA em detrimento da CC nas distribuicoes de energia, vitoria do Tesla sobre o Tomas Edson.

Estou estudando isto em física.

Compartilhar este post

Link para o post

Cebola, agora pode, mas nao deve...

O alternador é um gerador trifásico, as tensoes de linha (fase com fase) são cerca de 17Vrms, teoricamente ok mas na prática utilizar um alternador dedicado mais um trafo trifásico com enrolamentos enormes e depois disso retificar só valeria a pena para projetos muito especiais, como competições em SPL, por exemplo, ou seja, coisa de doido.

Compartilhar este post

Link para o post
Cebola, agora pode, mas nao deve...

O alternador é um gerador trifásico, as tensoes de linha (fase com fase) são cerca de 17Vrms, teoricamente ok mas na prática utilizar um alternador dedicado mais um trafo trifásico com enrolamentos enormes e depois disso retificar só valeria a pena para projetos muito especiais, como competições em SPL, por exemplo, ou seja, coisa de doido.

Que tal uma fonte chaveada com entrada 12,6V e saída 16V? :vts

16V exatos vai ser difícil de conseguir por causa da relação do número de voltas do primário com o secundário, mas se pensar em 5 voltas no primário e 6 no secundário já dá para tirar 15,12V. Pensando no ganho "absurdo" de potência que os módulos tem quando a tensão na entrada é maior e que a corrente de consumo cai de maneira considerável, dá para pensar em "brincar" com isso. É proibido o uso de algum equipamento semelhante em campeonatos?

Compartilhar este post

Link para o post

hellmind, isso não taxaria ainda mais a corrente máxima sustentável pelo sistema elétrico? além disso, com certeza geraria perdas, o que provavelmente diminuiria o aproveitamento dessa energia em relação aos 12,6V.

Compartilhar este post

Link para o post

Fazendo isso no alternador vc ia aumentar ainda mais o consumo de corrente do sistema, já que a potencia é constante num transformador IDEAL...A potência no primário é igual à potência no secundário. Logo, como

P=U*I

Se vc aumentar a tensão, a corrente diminui inevitavelmente.

Isso falando de livro... De fisíca na teoria... Na prática com um ótimo transformador duvido um pouco que vc consiga eficiência mt maior do que 60~70%.

Pra vc ter uma idéia do problema que vc teria com o consumo, usando um transformador que eleve a tensão de 12V pra 14V, com eficiência de 70% (um bom transformador), vc vai precisar de cerca de 2/3 de corrente extra. Então se vc colocar um equipamento que consuma 60A de corrente do secundário a 14V, o primário estará sugando 100A do sistema elétrico em 12V.

Compartilhar este post

Link para o post

além de perca de corrente pois a potencia do alternador seria limitada....

vc teria um grande trafo no seu carro imenso e pesado....além de caro....

compensa mais vc levar seu alternador num cara q manja ou até mesmo vc fazer mas da mto trabalho....

desmontar o rotor e o estator....depois vc desenrola td e ve qual a relação de transformação entre eles tipow....trafo 110/11 = 10X

vc teria que contar quantas voltas vc tem nos 2 e fazer o seguinte calculo

n1 v2

__ = __

n2 v1

onde v2 seria os 14volts do alternador(teria que ver qto ele manda alternada antes da retificação se não me engano é só multiplicar por 1.4142

n1 seria as espiras do rotor e n2 do estator

v1 é uma incognita

ai vc acharia seu valor e conseguiria o fator de transformação dele

desse jeito vc poderia fazer a conta e descobri quantas voltas vc teria que ter no estator pra elevar a tensão dele pra só Deus sabe qto vc vai quere(issu é limitado)

assim como a corrente tbm da pra se elevar

:pirou: hasuhasas

ou se não se num tive afim de faze tddddddddddd issu :P

se contenta com 13.8 volts mesmo do seu alternador e seja feliz com alternadores mais potentes rssss :vts

flow t+

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta aumentar a tensão do alternador se o regulador de tensão manda sempre a mesma tensão.

Os sistemas com 12V ja caem para menos de 10V com um bom consumo de corrente, imagina pra quanto vai cair se puder aumentar a energia para os amplificadores que vão consumir mais ainda. Sem contar que a eficiência de uma fonte para elevar a tensão vai baixa.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu particularmente acho que vale mais a pena comprar um amp mais potente, trocar bateria, instalar megacapacitor, vaso auxiliar... Pode sair mais barato e ainda ter um resultado melhor do que colocar o transformador...

Um monstrinho desses que faça esse tipo de transformação e aguente tanta corrente vai custar BEM caro.

Mas como eu sempre defendo as soluções criativas, quero mais é que alguém faça pra gente saber como que fica!! heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...