Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

benvenuti

Dutada para UXP 12D 2 - Tudo certo!?

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal. Como alguns sabem estou empenhado na difícil missão de construir uma dutada para o golzinho bola, utilizando o alto falante da Bravox, o UXP 12D 2. Tem muito tempo que estou lendo tópicos e tópicos e fazendo alterações no BassBox. Falar nisso, alguém tem algum projeto pronto pra esse falante pra esse programa? Bem, tirei uma foto de como montei a caixa... Peço a galera mais acostumada na montagem de caixas que sugiram as modificações que eu posso fazer, não sei se seria o ideal trazer o freq de corte pra tipo 56hz, que é do Gol. Quero disparar uns alarmes por aí também... Hehehe... O módulo vai ser um Power One e CS60D na frente.

projetosom.gif

Quanto as frequencias e tal, o que acham?

E quanto as dimensões, será que cabe legal no porta malas do golzin?

Litragem tá boa?

E aí, tá muito ruim esse projeto? Hehehe...

Por favor sugiram aí modificações. Daí eu vou postar os resultados blz?

Tenho certeza que este tópico também vai ajudar muito nego por aí com esse tipo de dúvida!

Quem quiser baixar esse projeto, clique abaixo:

Projeto UXP12D2 em Dutada

Quando eu acertar o projeto certinho vou atualizando o link para outros que quiserem baixar também.

valeuz!

Postado em

Acabei de baixar o projeto..mas não entendi..como que vc pegou esse gráfico..

No projeto para download não tem nenhuma specs do UXP!!!

Preenche os parâmetros lá de acordo com o site da bravox e bota de novo para download...

Postado em

Preenche os parâmetros lá de acordo com o site da bravox e bota de novo para download...

Você se enganou cara... Tem sim. Você tá usando o BassBox PRO 6.0.15 ??

Talvez tenha havido algum erro no envio. Estou enviando de novo. Dá uma olhada agora.

Postado em

Talvez tenha havido algum erro no envio. Estou enviando de novo. Dá uma olhada agora.

Ja sei ....vc tem que hospedar zipado..pq o windows desconfigura o bb6.....

Zipa aí e faz o upload...

Postado em

Ja sei ....vc tem que hospedar zipado..pq o windows desconfigura o bb6.....

Zipa aí e faz o upload...

Clica lá agora que botei em zip. Se ainda não aparecer as especs do sub, é porque tem alguma diferença do seu BassBox pro meu, só pode.

De qualquer forma as specs da uxp usadas são essas:

Driver Properties

Name: UXP 12D 2

Type: Standard one-way driver

Company: Bravox

No. of Drivers = 1

Fs = 32, Hz

Qms = 5,29

Vas = 61, liters

Xmax = 80, mm

Qes = 0,51

Re = 0,9 ohm

Le = 0,62 mH

Z = 1, ohm

Pe = 400, watts

Postado em

Para que sintonizar na frequencia de ressonancia do carro? Vc vai participar de algum campeonato de SPL? Essa caixa vai ficar bem ruizinha pra se escutar no dia-a-dia.

Sintonia pro dia a dia sem perder muita força fica na casa dos 30Hz a 35Hz no máximo.

Postado em
Para que sintonizar na frequencia de ressonancia do carro? Vc vai participar de algum campeonato de SPL? Essa caixa vai ficar bem ruizinha pra se escutar no dia-a-dia.

Sintonia pro dia a dia sem perder muita força fica na casa dos 30Hz a 35Hz no máximo.

Ruinzinho em que sentido?

Vi o pessoal daqui comentando que era interessante deixar entre 70 e 80hz... Ou tou enganado não é a frequencia de ressonancia que tou falando!?

Postado em

benvenuti.. comot e dissi nu msn a caixa pra um som interno tem q ficar an faixa dus 30 a 40 hz nu maximo .. se deixar entre 70 e 80 vai ficar mto alta a sintonia vai toca nada pra dentro

Postado em
benvenuti.. comot e dissi nu msn a caixa pra um som interno tem q ficar an faixa dus 30 a 40 hz nu maximo .. se deixar entre 70 e 80 vai ficar mto alta a sintonia vai toca nada pra dentro

Fiz umas modificações no gráfico, o que achou? Ficou melhor assim? (veja gráfico do primeiro post mesmo, mudei ele).

Postado em

Agora tá melhor!

Se vc sintoniza o sub muito alto, ele fica com um pico muito forte na casa dos 60Hz, dando a impressão que não está tocando nada abaixo disso. Fica desigual. Sub de uma nota só.

Além disso, pode provocar problemas no seu sub se vc não utilizar um filtro subsonico.

Postado em

Poxa o meu é bassbox 6.0.6.....deve ser por isso..te adicionei para vc me passar esse aí..

se alguém tiver o 6.0.20 melhor..

Postado em

Poxa o meu é bassbox 6.0.6.....deve ser por isso..te adicionei para vc me passar esse aí..

melhor ainda:

http://www.ht-audio.com/b-update.htm

Postado em

melhor ainda:

http://www.ht-audio.com/b-update.htm

Conseguiu abrir com o 6.0.20?? Tou atualizando o meu também.

Postado em

Melhor do que o melhor ainda. Esse é o database dos drivers.

http://www.ht-audio.com/downloads/htdb0605.exe

Agora melhorou com o DB do BassBOX....

E quanto a minha caixa, ninguém vai falar nada não!?

Consegui abrir....vou simular hoje à noite e te falo pelo msn...

Poxa Viruhal....que legal tem BRAVOX..aleluia..mas não tem UXP, nem os mid dos kit comp....sniff....

Postado em
Aff hoje não deu tempo..mas já vou te falando...vc não colocou bobina dupla e o pico aí tá numa freq alta.....

Hehe... Eu não sabia que "DUAL VOICE COIL" significava bobina dupla. Mas enfim, analisando alguns projetos percebi que não é normal a linha do gráfico descer tanto depois do pico, em outras palavras, o que está fazendo isso acontecer? A linha deveria se aplanar no 0DB depois do pico, não?

O que eu posso alterar eu dados lá pra normalizar isso!?

Postado em
Aff hoje não deu tempo..mas já vou te falando...vc não colocou bobina dupla e o pico aí tá numa freq alta.....

Opa cara! Agora a coisa tá melhorando... Só me diz uma coisa. A bobina dupla desse falante é em série ou paralela?

Postado em

Ow VINI (e outros que estejam vendo), botei bobina dupla que não tava e mudei alguns dados. O que achou agora do gráfico!? Tá bão num tá não?

Novas configs usadas (veja lá o gráfico do post 1):

Driver Properties

Name: UXP 12D 2

Type: Standard one-way driver

Company: Bravox

No. of Drivers = 1

Dual voice coils = parallel

Fs = 32, Hz

Qms = 5,29

Vas = 61, liters

Xmax = 80, mm

-----------------------------------------

Box Properties

Name: BravoxBOX

Type: Vented Box

Shape: Prism, slanted front

Vb = 50, liters

Fb = 48,61 Hz

QL = 7,

F3 = 45,04 Hz

Fill = normal

No. of Vents = 1

Vent shape = round

Vent ends = one flush

Dv = 100, mm

Lv = 100, mm

Que achou do F3 em torno de 45hz? Sei que o ideal seria em torno de 30hz-40hz, será que vai fazer muita diferença?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...