Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AndreBSb

Ajuste De Ganho...dúvidas Intrigantes

Recommended Posts

Boa noite pessoal. Meu dilema é sobre o ajuste de ganho ou ajuste de sensibilidade. Tenho diversas dúvidas nessa área e gostaria que as mesmas fossem sanadas se possível.

- Ajuste de ganho consiste no "casamento" da saída RCA do player com o módulo, certo? Pois é, então porque aconselham em artigos inclusive, ir aumentando o ganho e ver em qual momento o som distorce e voltar um pouco o ganho? Distorção que queima a maioria dos falantes não é audível.

- EU já tentei "casar" na teoria o player com o módulo, mas infelizmente o som fico fraco demais... existe mesmo uma regra para ajuste de sensibilidade ou cada sistema é um sistema?

- O player em volume alto gera distorção, correto? Se eu diminuir o "ganho" e aumentar no player para compensar, estarei obtendo distorção do mesmo jeito, correto? O mesmo acontece no contrário certamente... acho intrigante isso.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq depende da musica...tu tem q regular com a musica de bass mais fudida q tiver...ae fica melhorzim

Compartilhar este post

Link para o post

Como diria o Jack Estripador, vamos por partes:

Ajuste de ganho consiste no "casamento" da saída RCA do player com o módulo, certo?

Certo!

Pois é, então porque aconselham em artigos inclusive, ir aumentando o ganho e ver em qual momento o som distorce e voltar um pouco o ganho? Distorção que queima a maioria dos falantes não é audível.

Vc vai aumentando até que chega no ponto da distorção audível. Agora vc volta um pouco para evitar a distorção audível e mais um pouco para evitar a não audível.

EU já tentei "casar" na teoria o player com o módulo, mas infelizmente o som fico fraco demais... existe mesmo uma regra para ajuste de sensibilidade ou cada sistema é um sistema?

Como vc mesmo disse, cada sistema é um sistema. Como vc regulou o ganho?

Lembrando que pelo método do osciloscópio vc vai ter sempre uma atenuação de -3dB, pois a música é dinâmica e estes -3dB sempre estarão embutidos na música (isso se vc regulou com a senoide 0dB). Mais uma coisa, -3dB = metade da potência. :(

O player em volume alto gera distorção, correto?

Alguns acham que tem, outros que não, cada um acha uma coisa. Eu "acho" que as saídas RCAs não distorcem em volume máximo. Não seria sensato por parte do fabricante fazer uma saída que dirtoce no volume máximo sendo que esse sinal vai ser amplificado e poderá danificar um falante (ainda mais que o volume máximo seria referência para o ajuste do ganho).

Se eu diminuir o "ganho" e aumentar no player para compensar, estarei obtendo distorção do mesmo jeito, correto? O mesmo acontece no contrário certamente... acho intrigante isso.

Depende de como vc regulou o ganho. Se vc regulou o ganho com o volume máximo é óbvio que vc não tem mais o que vc aumentar, agora se vc regulou com o player no volume em 2/3 vc esta enquadrado na resposta anterior.

Agora vamos a conclusão.

Pq seria ideal utilizar um módulo que forneça o dobro de potência que um sub aguenta por exemplo?

Simples! Com o dobro de potência vc regula o ganho com o sinal 0dB e caso a música tenha picos maiores do que -3dB vc estará mandando apenas potência a mais por uma fração de segundos.

Caso vc utilize um amplificador que tenha potência igual ao que o sub aguenta o correto seria ajustar o ganho com o sinal em -3dB para que vc tenha potência máxima, mas corre o risco que em um desses picos maiores do que -3dB aqueça de mais a bobina e queime o sub. Caso não faça isso vai ter que conviver com metade da potência do seu módulo apenas.

Deu para esclarecer?

Compartilhar este post

Link para o post
Como diria o Jack Estripador, vamos por partes:

Certo!

Vc vai aumentando até que chega no ponto da distorção audível. Agora vc volta um pouco para evitar a distorção audível e mais um pouco para evitar a não audível.

Como vc mesmo disse, cada sistema é um sistema. Como vc regulou o ganho?

Lembrando que pelo método do osciloscópio vc vai ter sempre uma atenuação de -3dB, pois a música é dinâmica e estes -3dB sempre estarão embutidos na música (isso se vc regulou com a senoide 0dB). Mais uma coisa, -3dB = metade da potência. :(

Alguns acham que tem, outros que não, cada um acha uma coisa. Eu "acho" que as saídas RCAs não distorcem em volume máximo. Não seria sensato por parte do fabricante fazer uma saída que dirtoce no volume máximo sendo que esse sinal vai ser amplificado e poderá danificar um falante (ainda mais que o volume máximo seria referência para o ajuste do ganho).

Depende de como vc regulou o ganho. Se vc regulou o ganho com o volume máximo é óbvio que vc não tem mais o que vc aumentar, agora se vc regulou com o player no volume em 2/3 vc esta enquadrado na resposta anterior.

Agora vamos a conclusão.

Pq seria ideal utilizar um módulo que forneça o dobro de potência que um sub aguenta por exemplo?

Simples! Com o dobro de potência vc regula o ganho com o sinal 0dB e caso a música tenha picos maiores do que -3dB vc estará mandando apenas potência a mais por uma fração de segundos.

Caso vc utilize um amplificador que tenha potência igual ao que o sub aguenta o correto seria ajustar o ganho com o sinal em -3dB para que vc tenha potência máxima, mas corre o risco que em um desses picos maiores do que -3dB aqueça de mais a bobina e queime o sub. Caso não faça isso vai ter que conviver com metade da potência do seu módulo apenas.

Deu para esclarecer?

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

diz a lenda q nas saidas rca não ha distorção somente se for nas saidas amplificadas <_<

qto aos 2/3 eu digo issu

Compartilhar este post

Link para o post

- EU já tentei "casar" na teoria o player com o módulo, mas infelizmente o som fico fraco demais... existe mesmo uma regra para ajuste de sensibilidade ou cada sistema é um sistema?

O aumento do volume e do ganho não são gráficos retos, mas sim exponenciais, ou seja, aumentar o volume de 05 para 06 por exemplo, irá aumentar uma voltagem nos RCAs bem menor do que aumentar o volume 55 para 56. Tentar regular sem osciloscópio ou osciloscópio de computador é muito difícil dar certo. Então como os gráficos são exponenciais, usar a lógica, nunca dá certo. Por exemplo, faz de contar que tenho um cd-player que vá de 0 a 2V e um amplificador que vá de 0 a 4. É só colocar o ganho no meio e o volume do cd-player no máximo que estarei com "potência" máxima e sem distorção? Não! Porque o gráfico é exponencial.

Compartilhar este post

Link para o post

é isso ai andre! e perguntando que se aprende. tem coisas que realmente não sei e uma das que tenho duvida é essa, vou ficar de olho para ver se aprendoalgo mas o meu modo de regular é com os ouvidos. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... é aquele esquema... não se ouve distorção até que ela esteja realmente alta. Aí q a porca torce o rabo, pois quando se pensa que se está ganhando SPL "limpo", na realidade vc está aumentando a potência "média", mas está matando os picos mais altos, portanto, gerando distoção não audível.

O esquema de acertar com o osciloscópio... é preciso usar a faixa correta. Sine wave, normalizado em 0dB (o sinal máximo admissível sem distorção). Vai muito da pessoa, eu prefiro usar volume em 100%, mas algumas pessoas preferem em 80%, o que te dá uma reserva pra músicas de sinal mais baixo... é como se de 1 a 10, vc tivesse o 11 no controle de volume.

É necessário usar de critério e estar com o aparelho bem regulado, no caso de osciloscópio no PC, já que a distorção q aparece na tela pode ser culpa da placa de som.

De resto, é tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom... é aquele esquema... não se ouve distorção até que ela esteja realmente alta. Aí q a porca torce o rabo, pois quando se pensa que se está ganhando SPL "limpo", na realidade vc está aumentando a potência "média", mas está matando os picos mais altos, portanto, gerando distoção não audível.

O esquema de acertar com o osciloscópio... é preciso usar a faixa correta. Sine wave, normalizado em 0dB (o sinal máximo admissível sem distorção). Vai muito da pessoa, eu prefiro usar volume em 100%, mas algumas pessoas preferem em 80%, o que te dá uma reserva pra músicas de sinal mais baixo... é como se de 1 a 10, vc tivesse o 11 no controle de volume.

É necessário usar de critério e estar com o aparelho bem regulado, no caso de osciloscópio no PC, já que a distorção q aparece na tela pode ser culpa da placa de som.

De resto, é tranquilo.

Kebler, onde consigo onda 0db de 60 hz por 30 segundos ou mais? Acho que a minha pode estar gravada em -3.

Compartilhar este post

Link para o post

Tomara que seje o que vc falou kleber, por emquanto vou usar o bom senso e me comtrolar com o botão do vol.Até arranjar um jeito de regular com um osciloscopio de verdade

Compartilhar este post

Link para o post

De resto, é tranquilo.

Kebler, onde consigo onda 0db de 60 hz por 30 segundos ou mais? Acho que a minha pode estar gravada em -3.

O dream_man me passou um link e diz ser de comfiaça ai esta http://www.realmofexcursion.com/downloads.htm , o link do topico

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=46996&st=0&

Compartilhar este post

Link para o post

Olá golo,

O link abaixo tem algumas pra voce escolher :P

Senoides

Utilizo senoides a 0db e mais baixas entre 50hz e 30hz para regular o modulo, pois escuto musica com muito conteudo nessa faixa.

Compartilhar este post

Link para o post

ETTO,

Voce foi mais rapido, hehehe analisei elas com o Sound Forge e são a 0db mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

De resto, é tranquilo.

http://www.kleberlpa.com.br/autosom/60hz.mp3

Tem uma aí... eu mesmo gerei.

Compartilhar este post

Link para o post

Compra um Soundigital com led anticliping. hauhauhauhauha

Agora quanto ao assunto o tópico, se existisse um LED anticliping remoto tipo aqueles controle de grave dos Lanzar e Roadstar da vida seria uma mão na roda pra saber quando o amplificador tá clipando.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora quanto ao assunto o tópico, se existisse um LED anticliping remoto tipo aqueles controle de grave dos Lanzar e Roadstar da vida seria uma mão na roda pra saber quando o amplificador tá clipando.

Bom... to terminando um projetinho assim... essa semana eu tento montar (tem uns 3 meses q eu tô pra fazer isso).

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... to terminando um projetinho assim... essa semana eu tento montar (tem uns 3 meses q eu tô pra fazer isso).

Dá pra explicar mais ou menos como esse cicuito vai funcionar??? Tipo, você vai vender avulso depois apra quem tiver interesse??? :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra explicar mais ou menos como esse cicuito vai funcionar??? Tipo, você vai vender avulso depois apra quem tiver interesse??? :vts

É o princípio clássico... compara entrada e saída... se por acaso, em algum momento a entrada tiver nível superior à saída, ele acende o LED.

Sim, se fizer, vou vender avulso. Monitora 4 saídas, então dá pra monitorar sub e kit, por exemplo, e de quebra, ajudar no acerto de ganho, já que bastaria regular o aparelho, e ir subindo o ganho até ele começar a acender.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, se fizer, vou vender avulso.

Quando e quanto?

Bom, talvez a partir da semana q vem, a cerca de 30 reais (valor a confirmar)

Compartilhar este post

Link para o post

Quando fui regular o ganho do meu amp eu fiz o teste de distorção nas RCA e constatei que sim, elas distorcem...

Coloquei o ganho bem baixinho e fui aumentando o volume no player. chegou uma hora que o sinal era totalmente distorcido... quase uma onda triangular...

Não sei se é caso isolado (meu player ta bem velhinho já) ou se é regra, mas lá pro volume 22 já começava a deformar a onda, eo volume vai até 30. regulei pra dar potencia maxima no 20

Isso tudo eu fiz usando o pc como osciloscópio...

Compartilhar este post

Link para o post
Quando fui regular o ganho do meu amp eu fiz o teste de distorção nas RCA e constatei que sim, elas distorcem...

Coloquei o ganho bem baixinho e fui aumentando o volume no player. chegou uma hora que o sinal era totalmente distorcido... quase uma onda triangular...

Não sei se é caso isolado (meu player ta bem velhinho já) ou se é regra, mas lá pro volume 22 já começava a deformar a onda, eo volume vai até 30. regulei pra dar potencia maxima no 20

Se vc deixar os controles tonais zerados, loud desligado, DSO, tudo off, não distorce não. Agora, se subir alguma coisa, em volume máximo distorce sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc deixar os controles tonais zerados, loud desligado, DSO, tudo off, não distorce não. Agora, se subir alguma coisa, em volume máximo distorce sim.

Mas tava! EQ em Flat, fader no 0, balance no 0 e Loud off!! :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Então akele led do 1200D serve pra isso? Po... to até pensando em instalar akele controle se realmente for isso.

Esses lances de "ganho" são fo**, pq eu não sei se meu som pode render mais do que rende atualmente sem prejudicar o sistema.

Atualmente uso o ganho do 1200D em uns 45% e o player aumento até uns 44 (vai até 60), se eu aumentar mais talvez nem dá nada, mas não vou fazer isso. O lance é que do jeito que estou usando tá mais forte que meu sistema antigo 2 BP de 15'' 550rms + Pile 4.1N. Estou usando apenas 1 BP 15'' 800rms com caixa grande.

Som depois que estabiliza, acho difícil dar problema, vc usando sempre os mesmos volumes nas mesmas configurações.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...