Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ManoSouza

Amaciar Os Subs!

Recommended Posts

Gente!

Essa história de amaciar sub, é mitou ou verdade? Já vi muita gente debatendo sobre isso, mas nunca vi ninguém chegar a uma conclusão firme. Afinal, amaciar um sub pode realmente trazer algum benefício ou não? Se sim, como fazer isso.

Postem também suas experiências para podermos esclarescer esse assunto! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa , pra mim é verdade ...

tanto que tô amassiando meu woofer do kit CSD de 6" , fazem 24 horas já !

Eu estou fazendo por etapas, agora está no estágio de 20Hz sem caixa , free , mandando 30Wrms pro bichinho

vc vai perseber que ele fica mais molinho , dá mais grave !

coisa mais macia !

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebi que os meus graves melhoraram depois de uns 4 dias...ficaram mais fortes e extendidos

Compartilhar este post

Link para o post

fiz mais ou menos isso também....agora pus a caixa correta e o bichinho pra bater!!

ps.: upgrade 12"

Compartilhar este post

Link para o post

Blz kra?

Eu particularmente acho que amaciar o sub é uma boa... por que ai qnd vc instalar o som, o sub ja vai poder tocar tudo que pode.... sem ter que esperar algum tempo p/ ele dar uma amolecida nas partes móveis do sub.

Amigo, da uma procurada que vc vai achar alguma coisa sobre esse tema. Esses tempo atras teve uns tópicos.

:legal:

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelos posts pessoal! Eu também andei lendo alguns artigos do forum, e por isso mesmo postei esse aqui, pra ficar tipo definitivo sabe?! Pelo menos pra mim.

E pelo que tão falando é mesmo uma boa idéia então, agora diga-me. Isso funciona com TODOS os subs?

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu pelos posts pessoal! Eu também andei lendo alguns artigos do forum, e por isso mesmo postei esse aqui, pra ficar tipo definitivo sabe?! Pelo menos pra mim.

E pelo que tão falando é mesmo uma boa idéia então, agora diga-me. Isso funciona com TODOS os subs?

teoricamente sim !hahaha :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Cara essa questão de amaciar é verdade, inclusive para o fabricante retira os parametros T.S. tem que ser tocado durante X horas até o sub estabelecer-se... tipo... amaciar a centrage, bordas e etc.

Eu recomendo sempre que assim que compra o seu sub que utilizem ele no maximo 60% da potencia total suportada... ou então ao ponto da bobina começar a aquecer... após 10 a 15 hora tocando vc faz a regulagem fina...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
o q vou amassiar agora são meus 2 NAR de 10"... deixar eles calejados !

A intenção principal em amaciar os subs é fazer a fs cair. Mas tudo tem um limite, chega uma hora que a fs estaciona e não desce mais (ou desce muito pouco).

20Hz para um mid? :blink:

É que o tópico que eu tinha aberto para falar sobre isso foi apagado (com o backup do servidor), mas o Giovanni tinha dados vários toques de como fazer esse procedimento corretamente. Ele disse que é para usar a frequência igual á fs, mas como isso varia muito e vc tem que interromper toda hora, disse para mim usar uma frequência um pouco abaixo do que ele achava que o sub iria estacionar.

Qual o motivo de eu ter feito isso?

Simples, a caixa está sintonizada em 30Hz enquanto o sub tem fs=29Hz, não duvido nada que ele venha de fabrica com fs acima dos 30Hz, não queria arriscar em danificar os subs colocando eles em uma caixa que está sintonizada mais baixo do que a fs.

Compartilhar este post

Link para o post
20Hz para um mid? :blink:

é hahaha ... ele tocava até 80 Hz legal ... pra baixo disso era MITO !

agora tô arriscando até 50Hz em -3 BD viu !

acho que ele acordou pra vida agora hahaha

O bichinho tá MOLIIIN que só vendo hahaha !

e Nada de bater bobina hahaha tá lindão !

pronto pra ir pro dorpod !

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho verdadeiro isso, sim...........o meu E2K eu amaciei muito bem.....aos poucos...agora o bichim tah parecendo uma folha de papel...auhauah

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho meio perigoso esse negócio de ficar amolecendo... :lol:

E há algum risco de dar algum problema sério com o sub caso ele fique uma gelatina? To pensando em amaciar meu XRC... To na dúvida se dexo ele tocando em 30hz por um tempo ou se deixo o volume baixo agora no começo mesmo! :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

sei la... funcionar funciona....mas...

os fabricantes não testam o amplificador antes de embalar com pink noise durante 24 horas???

Compartilhar este post

Link para o post
os fabricantes não testam o amplificador antes de embalar com pink noise durante 24 horas???

não acredito que eles façam isso... se fizerem, deve ser por amostragem, com poucas unidades.

Compartilhar este post

Link para o post
não acredito que eles façam isso... se fizerem, deve ser por amostragem, com poucas unidades.

é... acho que vc esta certo... imagina uma sala com mais de 300 falantes tocando pink noise hehehehhe

eles pegam uma amostra por lote ou algo parecido né.

Compartilhar este post

Link para o post

vs ligam aond os falantes pra tocar 24horas?? n vo dexa tocandu nu carro né?? hehehe

qual o metodo utilizado ?? no som residencial??

Compartilhar este post

Link para o post

Tanto funciona que até o FS abaixa depois de um tempo de uso.

É ñ é mto tempo Ñ.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, mas alguém pode colocar aqui o procedimento?

- Como vcs geram as frequências?

- Como vcs medem a potência que está sendo aplicada?

- Se não amaciar antes de instalar, ele amacia sozinho depois de um tempo ouvindo o som normalmente, com os AF instalados?

Compartilhar este post

Link para o post

Fica 1 semana com som pelo volume na metade, sem esguelar no volume.

Ou se preferir a maneira correta, leia o artigo que temos em www.autosom.net

Compartilhar este post

Link para o post

os extremes aki amaciaram na base do volume max !

ate hj num estrago nao !

e indabem q amaciei assim, pq dei azar de pegar 2 subs com a borda com a cola ressecada, se eu fosse fikar com freskurinhas de nao.. vo usar baixinho, eu so ia descobrir q tava ressecada depois q acabasse meu periodo de troca ( 7 dias ) ai provavelmente teria q mandar pra assistencia pros cara colar... e ia fikar akela mer** ne !

Compartilhar este post

Link para o post

Eu aprovo isso meus sub´s em 1 semana estavam super duros nem meche.

PRE-AMACIAMENTO:

Utilize musica de teste de som. nao utilize forro/axe/funk/rock e outros. para melhor amaciamento:

musica sem voz de cantores

musica utilizada: bass_bass - grave total

2 horas po dia tocando

5 PRIMEIROS DIAS:

Volume: 5

Grave: Ajusta pelo volume da 1200d ( aquela q vem o controle)

Cornetas e super: desligado

Apos isso + 5 dias

volume 10

e prestando atencao no grave

apos isso

volume 15

em processo

e nao para por ae.. cada sub tem seu jeito de amaciar.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...