Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

daniloalexandre

Você Enxerga Detalhes?

Recommended Posts

Ta ae galera, mais uma matéria bacana do Sandro Pacheco.... vale a pena a leitura....

==========================================

Prosseguindo com o conceito de saber se ouvimos com os olhos ou com os ouvidos, pergunto: Você enxerga detalhes? Qual a marca e a especificação do cabo que liga seu amplificador ao seu falante da porta dianteira direita? Qual a bitola do cabo que sai da bateria e alimenta seu amplificador no porta-malas? Qual a espessura da madeira usada na caixa do seu subwoofer?

Se conseguir responder a essas perguntas parabéns! Você começou a notar com os detalhes têm importância grande num sistema, e se preocupa com eles. Vamos a outro teste:

Dois amplificadores: o primeiro é uma caixa de metal quadrada toda branca (feia mesmo) com uma pequena serigrafia, rende 2 x 150 watts RMS, não tem crossover embutido, bass boost, não trabalha em bridge e nem sequer tem um led na carcaça. Mas possui amplificadores operacionais de alto desempenho, cabos de compostos de prata para as ligações internas de áudio, resistores de filme metálico e transistores de saída lateral MOS-FET.

O segundo é enorme e pesado, tem uma carcaça toda cromada, com um cooler no centro da tampa frontal, iluminado em azul brilhante com uma chapa de acrílico que o ladeia; bass boost, crossover variável, VU Meter de leds que acompanham o ritmo da música, medidor digital de tensão da bateria e fornece 4 x 150 watts RMS em 2 ohms, mas... usa transistores bipolares na saída, conectores niquelados e placa de fenolite.

Digamos que você precisa amplificar seu kit componente da frente e os dois amplificadores custam a mesma coisa. Qual dos dois você leva pra casa, ou melhor, pro carro?

Aonde eu quero chegar com essa história toda? Quero alertar que as peças mais importantes para desempenho, potência e qualidade do seu sistema não estão ao alcance dos olhos, são detalhes.

O formato do cavalete de um violino não está ligado tão intimamente com a qualidade do som que ele emite, quanto como ele foi construído. Salvo que algum luthier ou reparador de instrumentos esteja lendo, quantos já viram a alma de um instrumento eletrificado dissecada? Um captador de baixo ou guitarra, por exemplo, é tão melhor quanto maior for à qualidade do alnico ou ferrite do núcleo e do cobre do enrolamento. O formato até tem alguma influência, mas não tem formato que faça um captador soar bem se não for bem projetado e executado com bons materiais.

Fazendo paralelo a isso, lembro da dura vida dos instaladores sérios. Queimar os neurônios para procurar as melhores rotas de cabo na tempestade eletromagnética do cofre do motor e da cabine; calos nas mãos de amarrar e fixar os cabos, para que não fiquem fazendo barulho ou se soltem com o tempo; ajustar minuciosa e manualmente para conseguir um melhor acoplamento do falante com a superficie de instalação; e tudo isso fica escondido no forro, sob o carpete e o acabamento do carro. E ainda ouvir do cliente: "tudo isso pela instalação? Você cobrou os fios? Credo, que fios caros"!

Sinceramente, entre um instalador que "joga" cabos de baixa qualidade embaixo de seu carpete e cobra a metade do preço cobrado pelo instalador sério que descrivi acima, com quem você quer instalar?

Conclusão: um sistema é feito de pequenos detalhes que somados podem transformar-se numa grande alegria ou numa grande decepção. Para evitar uma "cara" decepção (não adianta comprar coisas caras pensando que irão funcionar por si só), mantenha-se informado, procure pelos detalhes das coisas, aquilo que ninguém repara pode ser o grande segredo.

Acredite, gastar um pouco num cabo RCA de boa qualidade vai fazer MUITO mais por seus ouvidos que gastar o mesmo dinheiro na iluminação do porta-malas. Mas o cabo vai ficar debaixo do carpete não é? Ou seja, ele é um detalhe. Abraço!

Por Sandro Eduardo Pacheco

E-mail: sepacheco@yahoo.com

Fonte: Revista Som & Carro - Agosto 2005

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 coisas:

1 - sepacheco esta de parabens! muito bom ler um texto desse (e ver que ele anda frequentando mais ativamente o forum)

2 - daniloalexandre, você tem permissão do sepa pra postar isso? (sem reclamações, claro :P adorei ler!)

Compartilhar este post

Link para o post
2 coisas:

1 - sepacheco esta de parabens! muito bom ler um texto desse (e ver que ele anda frequentando mais ativamente o forum)

2 - daniloalexandre, você tem permissão do sepa pra postar isso? (sem reclamações, claro :P adorei ler!)

Cara, permissão eu não cheguei a pedir não....

Mas eu publiquei a matéria anterior e ele não reclamou... na minha opinião eu acharia até legal se fosse ele pois é uma divulgação a mais do trabalho dele e da revista. E divulgação gratuita e positiva.

E como eu estou sempre colocando o autor, a fonte e etc, imagino que não tenha problema....

E como as matérias são muito interessantes, eu posto nos fóruns para quem não teve acesso a revista possa ler tb...

Mas se tiver problema a gente deleta...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

HEHE.. quem vai reclamar é o Heverton :)

Não tem problema nenhum.. mas podia publicar depois do dia 15 né :)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
HEHE.. quem vai reclamar é o Heverton :)

Não tem problema nenhum.. mas podia publicar depois do dia 15 né :)

[]

Sandro

Heheh...

É mesmo né... na próxima eu publico só depois do dia 15...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

melhor ceis pararem de puxar, pq o saco do Sandro tá esticado de Curitiba a Ribeirão Preto depois que ele veio de Brasília ;)

zueira sandrão, continue incutindo juízo nas cabeças do meu Brasil varonil, quem sabe assim a gente consegue criar uma cultura mais condizente na molecada

Compartilhar este post

Link para o post

Adorei, acho que sempre que alguem estiver se vangloriando de equipamentos deveria comessar pelas marcas dos equipamentos tipo cabos e fios !!! []

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, soh por esse texto ja vale a pena comprar a revista!!! E o bom eh que um texto assim faz voce parar para pensar... muito bom mesmo!

[]`s

Compartilhar este post

Link para o post
melhor ceis pararem de puxar, pq o saco do Sandro tá esticado de Curitiba a Ribeirão Preto depois que ele veio de Brasília ;)

zueira sandrão, continue incutindo juízo nas cabeças do meu Brasil varonil, quem sabe assim a gente consegue criar uma cultura mais condizente na molecada

:lol: :lol: :vts

[]

Sandro [^]

Compartilhar este post

Link para o post

Bem legal a materia, parabens Sandro!

Só achei que ficou faltando abordar a questão dos conectores x remendos com fite crepe e coisas do gênero, pq o que mais denuncia uma instalação porca, na minha humilde opinião, são os remendos de cabos... mas de resto ficou bem legal...

Compartilhar este post

Link para o post

so achei fo** do amp 1 n ter crossover embutido, isso eh ruim n eh???

bom eu tenho um aki q eh igual o descrito como o primeiro... alias comprei d alguem daqui :lol: :lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro mandando bem como sempre.

Danilo, xará, da outra vez eu ROUBEI a matéria que você digitou e postou no bareta. hauhauhauhauhuha

Mandou bem mesmo em fazer o serviço pra gente.

Flws

Compartilhar este post

Link para o post

Showww Sandro!

Né possível que os matutos depois que lerem não se conscientizem! OXI! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Além de MANJAR muito o Sandro tem uma boa vontade INCRÍVEL na hora de ajudar os outros...

Incomodei demais o cara com dúvidas, e ele sempre prestativo e rápido respondeu tudo com a melhor das intenções!!

[] [] []

Show de bola a matéria!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...