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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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agm2112

[DIY] - Manutenção do freio traseiro

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Eu sempre gosto de dizer que se você quer algo bem feito, faça você mesmo. Agora que eu finalmente comprei uma camera digital, vou documentar todas as manutenções que eu faço no meu carro durante os fins de semana.

 

Os freios traseiros a tambor precisam de pouca manutenção, e são relativamente simples de desmontar, sem precisar de ferramentas especiais (salvo algumas exceções). O carro utilizado foi o meu Apollo 92, mas o processo é exatamente igual nos Escort/Verona antigos e similar na faímília BX da VW (Gol, Voyage, Parati, Saveiro). Infelizmente não pude postar todas as fotos... parece que há um limite por post.

 

Pra começar, deixe o carro engrenado e com o freio de mão solto, lembrando de calçar bem as rodas. Apoie o carro no macaco (eu utilizei um macaco tipo jacaré pra subir o carro e um cavalete pequeno pra apoiar o carro.

 

Remova a roda e a capa que protege a porca do tambor (utilize um martelo e chave de fenda pra tirar a tampa).

 

dsc001769hn.th.jpg

 

Limpe a graxa com uma estopa e remova a porca e sua arruela.

dsc00177.th.jpg

Remova o tambor do freio, puxando igualmente pelos dois lados.

dsc00179.th.jpg

 

Com o auxilio de um alicate, remova as duas travas das sapatas do freio, bastando empurra-las para dentro e girar 90°.

 

dsc00180.th.jpg

 

Se você quiser aproveitar o retentor do tambor do freio, remova-o com muito cuidado, um lado cada vez, utilizando uma chave de fenda grande (o correto é troca-lo a cada desmontagem, mas eu não sou rico).

 

dsc00184.th.jpg

 

Remova as sapatas de freio, e verifique vazamentos de fluido no cilindro de roda. caso exista qualquer sinal de fluido de freio, o cilindro de roda deverá ser trocado (custa uns 25 reais). Limpe tudo com estopa. Os rolamentos, molas, retentor, etc devem ser limpos com pincel e solvente, depois lavados com muita água e completamente secos.

 

dsc00185.th.jpg

 

Remova as 3 molas das sapatas antigas para separá-las da guia central. Lave a guia, e monte as sapatas novas evitando botar a mão suja no material de atrito.

 

dsc00192.th.jpg

 

Lubrifique todas as articulações das novas sapatas com uma mínima quantidade de graxa a base de grafite, principalmente na alavanca de acionamento do freio de mão, para evitar aquele irritante rangido quando se tira o pé do pedal do freio.

 

dsc00193.th.jpg

 

Lubrifique também as guias de apoio das sapatas no conjunto do freio.

 

dsc00194.th.jpg

 

Lave muito bem o tambor do freio, e passe uma estopa com algum solvente volátil (thinner) na área de contato com a lona do freio (Na foto eu utilizei desengraxante), para remover qualquer sinal de óleo ou graxa.

 

(tive que tirar esta foto ... :angry: )

 

Recoloque as travas das sapatas seguindo o processo inverso ao de desmontagem. Recoloque o rolamento interno (o maior) no tambor, lubrificando com graxa a base de lítio (na foto acima eu utilizei GraxaAzul, especial para rolamentos. Lembre-se que os rolamentos devem estar absolutamente limpos e secos. Coloque o retentor empurrando cuidadosamente um lado de cada vez, utilizando apenas as mãos. Cuidado para não amassa-lo. Coloque o tambor na roda, e em seguida coloque o rolamento externo (menor), sem economizar na graxa.

 

Monte a roda, e vá girando a mesmo e apertando a porca do rolamento. Segure nos pneus e movimente a roda para os lados para verificar a existência de folga. Se existir, aperte mais um pouco a porca. Lembre-se que no final do ajunste, a roda deve girar livremente. Se para que a roda gire livremente fôr necessário deixar um pouco de folga no rolamento, faça isto ao invés de prender o rolamento.

 

dsc00199.th.jpg

 

(Rolamento muito preso tende a esquentar e desgastar mais rápido. Com o excesso de calor (acima de 80°) as graxas a base de lítio perdem suas propriedades lubrificante)

 

(foto removida..)

 

Recoloque o falso castelo na porca e trave o mesmo, de preferência com uma trava nova. (Como eu não tinha uma trava nova, reaproveitei a antiga, o que não é muito bonito de se fazer).

 

(foto removida...)

 

Desca o carro do macaco, coloque a capa do rolamento, verifique o aperto dos parafusos....

 

(foto removida...)

 

E agora é só passar o resto da semana tentando tirar a imundice das unhas ....

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Pow... Um tópico desses bem que poderia ter todas as fotos!!!

 

Isso é muuuito interessante saber e passar para os outros!

 

Excelente tópico AGM!!!

 

:legal:

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Valeu, loko ! Agora que comprei a camera irei postar vários tópicos como este.... díficil é pegar a camera novinha com a mão imunda !

 

Provavelmente o próximo tópico será a remoção do meu cabeçote para envio à uma retífica. Mas só quando eu tiver dinheiro pra comprar todas as peças, pois a câmera quebrou meu orçamento.

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Vc quer desmontar o CABEÇOTE em casa?!? :blink: :blink: :blink:

 

Corajoso heim!!! :legal:

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Na verdade eu tenho uma "mini-oficina" em casa. Já pintei o carro todo, troquei embreagem, sempre faço suspensão, conserto carbura, etc. Mas nunca desmontei motor (desmontei alguns de moto...), mesmo porque, nunca precisei. Mas decidi usar o dinheiro que pagaria de mão de obra pra comprar ferramentas (torquimetro, chave estriada 12mm, etc) e tirar o cabeçote pra dar uma geral. E se eu fizer mer** vai estar tudo documentado !

 

A única coisa que me falta é a tabela de torque correta do motor do Apollo. Tenho uma que diz ser 40nm no primeiro aperto, 60nm no segundo e 180° no terceiro, mas não especifica exatamente qual o motor.

 

A vítima:

 

dsc00161.jpg

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Parabéns agm2112!

Tópicos assim são de muito valor e importancia.

 

Merece destaque!

 

sinta-se avontade quando quiser postar + tópicos desse gênero.

 

abraços

Duke

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otimo topico .....parabens...

 

eu tb sou assim, tudo que posso e sei fazer, eu faço ...economizo uma graninha e o melhor de tudo, aprendo a fazer....

 

e que motor limpinho , impecável.....que cuidado em ...parabens... :legal:

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Muito legal a sua iniciativa.

Gostaria de achar algum tutorial sobre

 

Valeu pelo tuto!

 

Luiz Daniel

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AGM...

 

Como faço a sangria do sistema??

 

Abçs...

 

Rapha

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É um saco fazer a sangria ... vai precisar de 2 pessoas.

 

Ache o parafuso sangrador, no cilindro de roda traseiro ou na pinça dianteira (ou traseira também ...). Retire a tampa e ligue uma mangueira transparente, que sai do parafuso, até um recipiente no chão. Abra o parafuso e peça para o ajudante pisar com pouca força no freio, até o pedal chegar ao fim do curso. Feche o parafuso, e peça para o ajudante soltar o freio. Repita esta operação até sair o ar (ou renovar o fluido. Prefiro a segunda opção). A manguera servirá para vc visualizar a cor do fluido e o ar que sairá, e evitará que o ar retorne caso o ajudante solte o pedal antes de vc fechar o parafuso.

 

Comece pela roda traseira mais distante, depois pela diagonal oposta. Lembre-se de ir completando o fluido no reservatório antes dele esvaziar. É mais ou menos isso ...

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Agm... vou falar contigo no msn.... valeu?!?!

 

To precisando de umas dicas...

 

abçs...

 

Rapha

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Meu MSN tá aberto mas meu monitor morreu ... huhuahuhua to em outro PC agora ...

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Para o aperto do cabeçote não tem muita frescura !!!

 

Se for os parafusos eestriados, pode se usar uns 8kgf ou Nw tanto faz.

 

Para os parafusos mais antigos ( usados nos turbos para mais torque ) pode usar com tranquilidade uns 10kg.

 

Ja cheguei a torquear o meu com esses parafusos 12k m cag... todo mas foi na boa. Na pratica vi que não precisa de tanto quando se usa junta metalica, meu caso. Tenho um AP 1.8 turbo e volta e meia to abrindo p trocar alguma coisa que quebra, geralmente canaleta, e é bem tranquilo de desmanchar e manchar... abçs

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E ae meu blz?

Fiz isso exatamente hoje, mas encontrei um pouco de dificuldade na sequência de molas superiores. Aquelas que mantém as lonas reguladas automaticamente.

Você teria como postar as fotos em algum lugar ou mandar via email para mim?

 

Bacalino@gmail.com

 

Valeu e Abraços

 

Ps.: sinto falta de mais tutoriais da linha VW principalmente linha quadrados!

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Pessoal boa noite!

 

O que aconteceu com os tópicos?

Não consigo criar mais nenhum tópico pq?

 

ABs

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