Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tiago_pimenta

[INSTRUMENTOS] Para aspro

Recommended Posts

Quais relógios um carro aspro vc's acham ke ele deveria ter .... ???

- Hallmeter

- Pressão de Combustivel ( Carros sem bomba eletrica podem por ? )

- Conta Giros ( Caso naum tenha no painel )

- Temperatura Agua ( Caso naum tenha no painel )

Alguem mais ???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um moster da ODG e se tivesse dinda eu montava uma coluna com esses instrumentos, mas tava na duvida entre o branco e o preto e fiz essa imagem para comparar.

InstrumentosODGBrancoxPreto.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

o q nao pode faltar seria pressao de oleo , combustivel , temperatura da agua (caso nao tenha no painel e claro). e conta giros (pra mim caso nao tenha no painel tb)

bom para acertar o carro seria hallmeter e pirometro

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o maresca

Mas usaria pirometro e hallmeter não só pra acertar, mas pra ter idéia de como vão as coisas durante a puxada

De preferência uma sonda lambda wide-band :P

Compartilhar este post

Link para o post

Para ver até que ponto o cara tá pirado uahauah :P

Falando sério

Serve para medir a temperatura do escapamento.

Segundo o Rodrigo,mistura Gorda menor temperatura dos gases e mais magra a mistura maior a temp dos gases no escape.

Compartilhar este post

Link para o post

-hallmeter

-pressão do combustivel

-temperatura da agua

-temperatura do oleo

-contagiros

tendo o hallmeter não precisa de pirometro não...

Compartilhar este post

Link para o post
tendo o hallmeter não precisa de pirometro não...

pirômetro e hallmeter são complementos

mas se for pra escolher entre o pirômetro e hallmeter, eu fico com o pirômetro

Compartilhar este post

Link para o post

O pirômetro da odg já vem com o hallmeter. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

pra mim instalar um hallmeter tem que colocar a sonda lambda eh issu ? os carros ja vem com essa sonda ???

kal a diferença do hallmeter pro pirometro ???

pois pelo que eu intendi, os 2 medem a mistura... eh issu ?

Compartilhar este post

Link para o post
nt{a}' date='Aug 6 2005, 09:51 PM'] pra mim instalar um hallmeter tem que colocar a sonda lambda eh issu ? os carros ja vem com essa sonda ???

kal a diferença do hallmeter pro pirometro ???

pois pelo que eu intendi, os 2 medem a mistura... eh issu ?

os 2 medem a mistura mas por meios diferente, o hallmeter mede por teor de oxigênio nos gases do escape e o pirômetro mede por temperatura dos gases

Compartilhar este post

Link para o post

em geral, carros com injeção tem a sonda lambda e carros carburados não.

Compartilhar este post

Link para o post

a sonda lambda vc pode comprar por fora....

outra vantagem do hallmeter é q ele indica a proporção da mistura e o pirometro a temperatura.... portanto o hallmeter é bem mais util pra leigos....

Compartilhar este post

Link para o post
nt{a},Aug 5 2005, 06:13 PM]Quais relógios um carro aspro vc's acham ke ele deveria ter .... ???

- Hallmeter

- Pressão de Combustivel ( Carros sem bomba eletrica podem por ? )

- Conta Giros ( Caso naum tenha no painel )

- Temperatura Agua ( Caso naum tenha no painel )

Alguem mais ???

Pirômetro e hallmeter sem sombra de dúvidas!!!

Vamos por partes...

Pirômetro e hallmeter: Pq QUALQUER anomalia, seja na mistura ou seja no PONTO de ignição, os gases já não sairão "nos conformes". Motivo para ABORTAR a condição de pé-em-baixo!!! Ou o risco de perder o motor é eminente.

Temperatura de água: Uma luz espia resolve. Se ela passar de determinado nível, acende-se a luz no painel e vc já saberá que o limite de quebra pode estar próximo. Mas sobre-aquecimento só acontece por "k gada". Ou quebra de uma correia, ou quebra da bomba, ou uma válvula termostática "travada" ( muuuito difícil pois geralmente travam abertas ), ou falta de líquido, etc... Geralmente os sistemas de refrigeração suportam muito bem as preps.

Pressão e temperatura de óleo: Outra vez uma luz espia resolve. Se a pressão ficar baixa, liga-se uma luz e vc saberá que o limite está próximo... Temperatura de óleo é burrice ao meu ver... TODA VEZ que o óleo esquenta ele "afina" e faz o circuito perder pressão... Tmb não vejo pq.

Pressão de combustível: Ao meu ver só serve para saber se a bomba está "pedindo as contas"... Pois se ela falhar, o manco rapidamente falhará e deixará de funcionar por pane seca, obviamente. Carros com bombas mecânicas podem por sim... Medirá uma pressão relativamente baixa. Vc terá que intercalar ele entre a bomba e o carb, normalmente como faria com uma bomba elétrica. Não tem segredo. Se ela estiver fraca simplesmente, a mistura começará a ficar "pobre" em alta carga... Condição tmb identificável pelo Hall/Pir...

Conta-giros: Eu acredito que seria ítem OBRIGATÓRIO de série nos mancos... E para quem curte uma "esticadinha", eles "dedam" se estivermos extrapolando os limites. Esse eu recomendo!

Vacuômetro: Só se vc for andar de modo econômico. Com o pé em baixo, a pressão sempre será próxima a externa. Tmb não vejo um pq lógico deles, SENÃO para testes de bancada/regulagens...

Pressão do turbo: Tmb não vejo "vantagem". Uma vez que, depois de acertada a válvula, dificilmente ela se altera. Se acontecer da válvula "travar", simplesmente o carro pode começar a andar mais ( maior pressão ) e a mistura poderá ficar pobre... Facilmente identificável pelo hall/pirômetro.

Tem outros, mas creio que são seriam o caso para monitorar o motor... ( Voltímetro, Amperímetro, Temperatura do óleo do câmbio, Nitro, etc... )

É isso...

Vai uma "ilustraçãozinha" de um cara que perde mais hora que o Kikker... Huehuehuehue...

tunning.jpg

Ridículo... [o_]

Acredito que nego muitas vezes não sabe nem pra que realmente serve cada "relógio" desses... :(

Só serve para chamar a atenção dos "homi" e de ladrão FDP!!! :angry:

Compartilhar este post

Link para o post
Pirômetro e hallmeter: Pq QUALQUER anomalia, seja na mistura ou seja no PONTO de ignição, os gases já não sairão "nos conformes". Motivo para ABORTAR a condição de pé-em-baixo!!! Ou o risco de perder o motor é eminente.

issae q eu tava querendo tira a dúvida, eu sabia q o pirômetro indicava problema com o ponto de ignição mas todo mundo me dizia q era besteira

quando tem tilt com a ignição da mistura o pirômetro acusa isso por um pico de temperatura, isso é verdade? isso tb acontece com o hallmeter? como ele indica?

Compartilhar este post

Link para o post

Não é besteira naum... Muito pelo contrário!!!

Acontece que, nas preps, geralmente não nos importamos muito com o ponto de ignição. Trava-se em um valor "conhecido" e que se dane cargas parciais, marcha-lenta, partida, etc e talz...

Um modo "razoável" para acertar o ponto do manco é tendo por base a sonda e o pirômetro...

Se o sinal da sonda estiver bom, com a mistura tendendo a gorda em alta com o pé-em-baixo ( cuidado ao ver o sinal de sonda... Se é que é verdade o que já escutei sobre, a sonda não é lá muito confiável com o pé-em-baixo... Mas serve como referência ) o pirômetro deve marcar uma temperatura "mais baixa" até o ponto de "batida de pino/detonação".

ANTES de deixar o ponto adiantado pra carajo e bater pino ( e o manco "amarrar", obviamente... ) e num "mínimo" de temp dos gases de escape, esse será um "ponto ótimo" de ignição. Avanço máximo SEM BATER PINO/AMARRAR e temperatura dos gases de escape mais baixa é o ponto em que o MÁXIMO DE ENERGIA está sendo absorvido da combustão! ;)

Ganha-se em economia, em emissões de poluentes em torque e potência.

Bons preps ajustam o ponto dos mancos mais ou menos dessa forma, e olhando as condições das velas! ;)

Com recursos eletrônicos, dá para chegar ainda mais próximo desse ponto "ideal". O "knock sensor" ou sensor de batida de pino, é/pode ser um dos "sensores" nisso... Mas aqui já vamos para aqueles "pentelhinhos" de ganhos... Mas que em uma competição, podem ser decisivos. ;)

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu iria de hallmeter( carro carburado naõ tem sonda) press de oleo e comb e um monster de preferencia pra conta girus

Compartilhar este post

Link para o post

bem lembrado kikker .... carros sem sonda lambda tem como colocar hallmeter ??? essa sonda tem ke ser comprada a parte ???

Compartilhar este post

Link para o post
nt{a}' date='Aug 12 2005, 06:21 PM'] bem lembrado kikker .... carros sem sonda lambda tem como colocar hallmeter ??? essa sonda tem ke ser comprada a parte ???

Tem sim. Só comprar a sonda e instalar.

Compartilhar este post

Link para o post
nt{a}' date='Aug 12 2005, 06:21 PM'] bem lembrado kikker .... carros sem sonda lambda tem como colocar hallmeter ??? essa sonda tem ke ser comprada a parte ???

Precisa da sonda... então sai uns 100 reias uma.. só colocar e depois colocar o hall

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...