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tiago_pimenta

[INSTRUMENTOS] Para aspro

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Quais relógios um carro aspro vc's acham ke ele deveria ter .... ???

 

- Hallmeter

- Pressão de Combustivel ( Carros sem bomba eletrica podem por ? )

- Conta Giros ( Caso naum tenha no painel )

- Temperatura Agua ( Caso naum tenha no painel )

 

Alguem mais ???

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Tenho um moster da ODG e se tivesse dinda eu montava uma coluna com esses instrumentos, mas tava na duvida entre o branco e o preto e fiz essa imagem para comparar.

 

InstrumentosODGBrancoxPreto.jpg

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o q nao pode faltar seria pressao de oleo , combustivel , temperatura da agua (caso nao tenha no painel e claro). e conta giros (pra mim caso nao tenha no painel tb)

 

bom para acertar o carro seria hallmeter e pirometro

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Concordo com o maresca

Mas usaria pirometro e hallmeter não só pra acertar, mas pra ter idéia de como vão as coisas durante a puxada

De preferência uma sonda lambda wide-band :P

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Para ver até que ponto o cara tá pirado uahauah :P

 

Falando sério

 

Serve para medir a temperatura do escapamento.

Segundo o Rodrigo,mistura Gorda menor temperatura dos gases e mais magra a mistura maior a temp dos gases no escape.

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-hallmeter

-pressão do combustivel

-temperatura da agua

-temperatura do oleo

-contagiros

 

tendo o hallmeter não precisa de pirometro não...

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tendo o hallmeter não precisa de pirometro não...

pirômetro e hallmeter são complementos

 

mas se for pra escolher entre o pirômetro e hallmeter, eu fico com o pirômetro

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O pirômetro da odg já vem com o hallmeter. ;)

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pra mim instalar um hallmeter tem que colocar a sonda lambda eh issu ? os carros ja vem com essa sonda ???

 

kal a diferença do hallmeter pro pirometro ???

 

pois pelo que eu intendi, os 2 medem a mistura... eh issu ?

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nt{a}' date='Aug 6 2005, 09:51 PM'] pra mim instalar um hallmeter tem que colocar a sonda lambda eh issu ? os carros ja vem com essa sonda ???

 

kal a diferença do hallmeter pro pirometro ???

 

pois pelo que eu intendi, os 2 medem a mistura... eh issu ?

os 2 medem a mistura mas por meios diferente, o hallmeter mede por teor de oxigênio nos gases do escape e o pirômetro mede por temperatura dos gases

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em geral, carros com injeção tem a sonda lambda e carros carburados não.

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a sonda lambda vc pode comprar por fora....

 

outra vantagem do hallmeter é q ele indica a proporção da mistura e o pirometro a temperatura.... portanto o hallmeter é bem mais util pra leigos....

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nt{a},Aug 5 2005, 06:13 PM]Quais relógios um carro aspro vc's acham ke ele deveria ter .... ???

 

- Hallmeter

- Pressão de Combustivel ( Carros sem bomba eletrica podem por ? )

- Conta Giros ( Caso naum tenha no painel )

- Temperatura Agua ( Caso naum tenha no painel )

 

Alguem mais ???

 

 

Pirômetro e hallmeter sem sombra de dúvidas!!!

 

Vamos por partes...

 

Pirômetro e hallmeter: Pq QUALQUER anomalia, seja na mistura ou seja no PONTO de ignição, os gases já não sairão "nos conformes". Motivo para ABORTAR a condição de pé-em-baixo!!! Ou o risco de perder o motor é eminente.

 

Temperatura de água: Uma luz espia resolve. Se ela passar de determinado nível, acende-se a luz no painel e vc já saberá que o limite de quebra pode estar próximo. Mas sobre-aquecimento só acontece por "k gada". Ou quebra de uma correia, ou quebra da bomba, ou uma válvula termostática "travada" ( muuuito difícil pois geralmente travam abertas ), ou falta de líquido, etc... Geralmente os sistemas de refrigeração suportam muito bem as preps.

 

Pressão e temperatura de óleo: Outra vez uma luz espia resolve. Se a pressão ficar baixa, liga-se uma luz e vc saberá que o limite está próximo... Temperatura de óleo é burrice ao meu ver... TODA VEZ que o óleo esquenta ele "afina" e faz o circuito perder pressão... Tmb não vejo pq.

 

Pressão de combustível: Ao meu ver só serve para saber se a bomba está "pedindo as contas"... Pois se ela falhar, o manco rapidamente falhará e deixará de funcionar por pane seca, obviamente. Carros com bombas mecânicas podem por sim... Medirá uma pressão relativamente baixa. Vc terá que intercalar ele entre a bomba e o carb, normalmente como faria com uma bomba elétrica. Não tem segredo. Se ela estiver fraca simplesmente, a mistura começará a ficar "pobre" em alta carga... Condição tmb identificável pelo Hall/Pir...

 

Conta-giros: Eu acredito que seria ítem OBRIGATÓRIO de série nos mancos... E para quem curte uma "esticadinha", eles "dedam" se estivermos extrapolando os limites. Esse eu recomendo!

 

Vacuômetro: Só se vc for andar de modo econômico. Com o pé em baixo, a pressão sempre será próxima a externa. Tmb não vejo um pq lógico deles, SENÃO para testes de bancada/regulagens...

 

Pressão do turbo: Tmb não vejo "vantagem". Uma vez que, depois de acertada a válvula, dificilmente ela se altera. Se acontecer da válvula "travar", simplesmente o carro pode começar a andar mais ( maior pressão ) e a mistura poderá ficar pobre... Facilmente identificável pelo hall/pirômetro.

 

Tem outros, mas creio que são seriam o caso para monitorar o motor... ( Voltímetro, Amperímetro, Temperatura do óleo do câmbio, Nitro, etc... )

 

É isso...

 

Vai uma "ilustraçãozinha" de um cara que perde mais hora que o Kikker... Huehuehuehue...

 

tunning.jpg

 

Ridículo... [o_]

 

Acredito que nego muitas vezes não sabe nem pra que realmente serve cada "relógio" desses... :(

 

Só serve para chamar a atenção dos "homi" e de ladrão FDP!!! :angry:

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Pirômetro e hallmeter: Pq QUALQUER anomalia, seja na mistura ou seja no PONTO de ignição, os gases já não sairão "nos conformes". Motivo para ABORTAR a condição de pé-em-baixo!!! Ou o risco de perder o motor é eminente.

issae q eu tava querendo tira a dúvida, eu sabia q o pirômetro indicava problema com o ponto de ignição mas todo mundo me dizia q era besteira

 

quando tem tilt com a ignição da mistura o pirômetro acusa isso por um pico de temperatura, isso é verdade? isso tb acontece com o hallmeter? como ele indica?

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Não é besteira naum... Muito pelo contrário!!!

 

Acontece que, nas preps, geralmente não nos importamos muito com o ponto de ignição. Trava-se em um valor "conhecido" e que se dane cargas parciais, marcha-lenta, partida, etc e talz...

 

Um modo "razoável" para acertar o ponto do manco é tendo por base a sonda e o pirômetro...

 

Se o sinal da sonda estiver bom, com a mistura tendendo a gorda em alta com o pé-em-baixo ( cuidado ao ver o sinal de sonda... Se é que é verdade o que já escutei sobre, a sonda não é lá muito confiável com o pé-em-baixo... Mas serve como referência ) o pirômetro deve marcar uma temperatura "mais baixa" até o ponto de "batida de pino/detonação".

 

ANTES de deixar o ponto adiantado pra carajo e bater pino ( e o manco "amarrar", obviamente... ) e num "mínimo" de temp dos gases de escape, esse será um "ponto ótimo" de ignição. Avanço máximo SEM BATER PINO/AMARRAR e temperatura dos gases de escape mais baixa é o ponto em que o MÁXIMO DE ENERGIA está sendo absorvido da combustão! ;)

 

Ganha-se em economia, em emissões de poluentes em torque e potência.

 

Bons preps ajustam o ponto dos mancos mais ou menos dessa forma, e olhando as condições das velas! ;)

 

Com recursos eletrônicos, dá para chegar ainda mais próximo desse ponto "ideal". O "knock sensor" ou sensor de batida de pino, é/pode ser um dos "sensores" nisso... Mas aqui já vamos para aqueles "pentelhinhos" de ganhos... Mas que em uma competição, podem ser decisivos. ;)

 

:legal:

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Eu iria de hallmeter( carro carburado naõ tem sonda) press de oleo e comb e um monster de preferencia pra conta girus

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bem lembrado kikker .... carros sem sonda lambda tem como colocar hallmeter ??? essa sonda tem ke ser comprada a parte ???

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nt{a}' date='Aug 12 2005, 06:21 PM'] bem lembrado kikker .... carros sem sonda lambda tem como colocar hallmeter ??? essa sonda tem ke ser comprada a parte ???

Tem sim. Só comprar a sonda e instalar.

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nt{a}' date='Aug 12 2005, 06:21 PM'] bem lembrado kikker .... carros sem sonda lambda tem como colocar hallmeter ??? essa sonda tem ke ser comprada a parte ???

Precisa da sonda... então sai uns 100 reias uma.. só colocar e depois colocar o hall

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