Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JG 206

Fiberglass?

Recommended Posts

Pessoal

Antes de mais nada quero agradecer o esforço e pelas dicas sobre equipos que me deram semana passada.

O pessoal aqui além de majar muito é prestativo ao extremo! Show de bola isso.

Comprei - Clean SPX - R$1050

Kit Visteon 6" R$ 350

P1Y - R$ 1050

SW - MTX T4512-04 - R$200

TOTAL - R$2650

Não gastei com frete, comprei tudo em Curitiba (sou de Joinville SC) e um amigo vai retirar pra mim. Acredito que pra quem está começando do ZERO não foi um investimento tão alto, tudo com nota fiscal!

Sei que quanto ao player e o sub não segui as dicas do pessoal e explico o pq da compra dos dois ultimos ítens:

P1Y - Não é o ideal, mas me deixará satisfeito por um bom tempo, não comprei um clarion ou alpine pelo preço dos mesmos, pois um que faça o mesmo que o P1Y tá no mínimo 50% mais caro. O sub tb não é o ideal, mas me deixará satisfeito e foi barato.

Comprei estes ítens a fim de troca-los mais adiante e sei que são de fácil venda, tenho amigos que comprariam os dois ítens na hora. Então qndo resolver pegar um clarion e um JL posso vende-los rapidamentee por um bom preço.

Só falta chegar as encomendas... :vts

No proximo Post vão as dúvidas...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dúvidas

Tenho um 206, a mala é pequena e preciso dela, pois viajo e vou ao mercado!

Tendo em vista esse problema, resolvi usar uma caixa de fibra, moldada na lateral da mala. Sei que caixas em fibra não são o ideal para um som com qualidade, mas tenho que me render à economia de espaço proporcionada por elas. Nem precisa dizer que vai ser selada né?

Então:

No "manuel" do T4512-04 é preconizado uma selada de 35 lts. Mas o WinISD indica uma de 100 lts!!! :banghead Será que alguem pode calcular isso pra mim? Indicando cortes etc... ahh nã entendo bem sobre o assunto então o WinISD em alguns aspectos ficou complexo.

Queria saber se há algum artigo que eu possa ler pra ficar atento às caracteristicas de uma caixa desse material visando qualidade na hora de sua construção. Não achei nada no Google além de diquinhas superficiais.

Já ouvi dizer em construir uma parede interna, para reforçar a caixa, usando pequenas tiras de mdf coladas lado a lado. Isso tornará as paredes mais espessas, mas será que não influenciará no som?

O que devo estar atendo na hora de mandar fazer uma caixa dessas?

Devo usar material fonoabsorvente? Se sim qual?

aí vão as specs do sub:

MTX - T4512-04

Fs: 29.90 Hz

Qms: 8.07

Cms: 0.242 mm/N

Mms: 117.08 g

Rms: 2.73 kg/s

Vas: 3.541 ft³ (100.25 liters)

Xmax: 0.370 in (9.40 mm)

D: 10.350 in (262.90 mm)

Sd: 84.14 in² (542.84 cm²)

Vd: 31.14 in³ (0.51 liters)

Qes: 0.53

Re: 3.20 Ω

Bl: 11.52 Tm

Prms: 225 Watts

Qts: 0.500

ηο: 0.487 %

SPLo: 89.08 dB

SPL 2.83V/1m: 92.97 dB

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

O fato da lateral da mala do 206 ser reta (a caixa de roda fica embaixo do banco traseiro, e não no porta-malas, como na maioria dos carros) dispensa o uso de fibra de vidro. No seu caso, pode ser de MDF mesmo. Um instalador bom acerta fazer a caixa perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post

O 4412-04 é um falante com EBP para caixas ventiladas, vai descer muito pouco em caixas seladas..

Para uma selada , usaria algo entre 35,12l e 47,23 L (sendo essa minha escolha

Entretanto o Ideal seria trabalhar em uma caixa dutada de 65 litros livres com 1 duto de 4 polegadas por 27 á 30 cm (comece com 30 CM)

Não estão descontados dutos e falantes dos volumes....

Teria feito melhor negócio num UXP.. esse sub é bem agressivo..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
O fato da lateral da mala do 206 ser reta (a caixa de roda fica embaixo do banco traseiro, e não no porta-malas, como na maioria dos carros) dispensa o uso de fibra de vidro. No seu caso, pode ser de MDF mesmo. Um instalador bom acerta fazer a caixa perfeitamente.

Realmente... dá pra fazer em MDF mesmo...90° certinho :)

Tenho até um certo dote com madeira (nada demais), se bobear eu mesmo monto a caixinha... Só não saberia "encapar ela" para o acabamento, mas isso dá pra mandar fazer.

O AlanPK tem um tópico que mostra ele fazendo uma caixa mais complexa do que eu preciso, acho que vou meter a mão na massa e fazer uma p mim!

O único problema é achar as chapas de 20mm aqui, pois só tem as grandes cerca de 4x4m pra vender. :(

Se fizer o que devo levar em conta na hora de monta-la?

Tem algum artigo bom pra aprender a fazer isso?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente... dá pra fazer em MDF mesmo...90° certinho :)

Tenho até um certo dote com madeira (nada demais), se bobear eu mesmo monto a caixinha... Só não saberia "encapar ela" para o acabamento, mas isso dá pra mandar fazer.

O AlanPK tem um tópico que mostra ele fazendo uma caixa mais complexa do que eu preciso, acho que vou meter a mão na massa e fazer uma p mim!

O único problema é achar as chapas de 20mm aqui, pois só tem as grandes cerca de 4x4m pra vender. :(

Se fizer o que devo levar em conta na hora de monta-la?

Tem algum artigo bom pra aprender a fazer isso?

Abs

Bom... vc mesmo pode fazer, basta tomar cuidado pros cantos não ficarem projetados demais pra fora e impedir o encaixe... mas com pequenos macetes é manha... vc pode fazer curvas usando várias tiras de madeira, lado a lado, depois manda massa por cima e lixa. Fica esperto com as medidas e não tem erro.

As chapas vc pode tentar comprar em retalhos (em lojas que façam corte, por exemplo, as lojas MASISA (em brasília, é a Placacentro... eles estão espalhados pelo país). Ou então, compra o que vc precisa de um marceneiro ou de um instalador de som.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e o cálculo do volume, como fica? Acho q a lateral do 206 deve bater uns 30L no máximo..

Dá pra botar um UXP de 12" ali??

vlw!

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Mas e o cálculo do volume, como fica? Acho q a lateral do 206 deve bater uns 30L no máximo..

Bom... se botar em pratica suas aulas de geometria dá pra montar uma caixinha bem legal, calculando o volume de forma racionalizada e fasciculada.

Ex. Entre o encosto do banco e a lateral do carro vc tem angulos faceis, é um trapezio. Dá pra calcular na boa, a parte que dá para a tampa da mala é um prisma. Então vc pode dividir os calculos por regiões, partes e formas, fazendo de conta que são varias caixas pequenas formando uma só. Dai soma tudo e vc tem o volume.

Fique atento para o volume do sub que vc deve subtrair, leve-o em conta na hora de calcular e tb é bom ter em vista que vc deve calcular o volume interno!

Vale lembrar ainda que tudo deve ser projetado no papel antes, depois faça moldes com papelão pra tirar as formas, daí é só partir pro abraço!

Ainda não fiz meus calculos pq estou esperando mais instruções do pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...