Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eddie

Ampli de maior Slew Rate...??

Recommended Posts

Postado em

estava pensando o seguinte....

o slew rate.. eh como se fosse a velocidade do ampli...

esntaum quanto mais alto o slew rate melhor???

quais seriam os amplis com maiores slew rates???

sei q o flat eh 40V/us e o Mcintosh????

alguem conhece os modulos da orion e lanzar???

vlw :legal::legal:

Postado em

eh a taxa de excursão de tensão na saída do amplificador.

quanto maior a frequencia e potencia, maior deve ser o slew rate para reproduzir um determinado transiente. Dos que eu vi de perto, o maior foi um zapco Z600, 75V/uS.

Postado em

vixe, até peguei o manuel mas nao tem escrito no meu mcintosh nem no zapco nao...

mas o do meu zapco diz q o damping é >400 :o

krai... tem coisa q só lendo o manual mesmo kkk... a resp de freq do mc427 é +0db -0.3db 10hz-40khz

Postado em

agora uma pergunta meio de newbie...

o q seria damping factor...

do q eu li em alguns sites gringos de HT....

nos receivers Hi-fi... tem uns slew rates absurdos....

como calcula esse valor???

jah entendi oq eh.. mas naum entendi como eh medido.....

e o damping... oq seria???

influencia ond????

Postado em

fator de amortecimento, procure pelo forum para info mais detalhada, mostra basicamente a capacidade do amp em controlar uma carga reativa (alto-falante). Imagine uma carga reativa como uma pedra amarrada num elástico, ao fazer um movimento de sobe e desce com a mão, se tiveres um baixo FA, a pedra dificilmente vai acompanhar o movimento manual.

papillon

o Z600 tem >1000 em 4 ons hehe

Postado em

Fala Pessoal!

O Slew-rate, como já foi explicado aqui é a relação entre o tempo e o aumento de tensão que o amplificador consegue produzir.

Ou seja...quanto maior, teoricamente mais rápido seria. Porém nem todos os fabricantes divulgam o valor real. Muitos utilizam o valor divulgado pelos fabricantes dos componentes, mas isso não quer dizer que o amplificador de fato consiga manter tal valor.

há amplificadores nacionais que divulgam mais de 100V/µs ... Restaria saber se referem-se aos componentes ou não.

Quanto ao damping, a explicação do Murilo, como sempre, foi ótima. Não podemos esquecer que esse fator também é muito influenciado pelo tipo de alto-falante, tipo e características dos cabos/conectores e também com a frequência em que é medido e a impedância. Ou seja...não adianta o número ser enorme, o conjunto precisa permitir que se faça proveito.

[]s

Ri7

Postado em

Isso aí Ri7 (ricardo?), o certo "IMO" seria divulgar apenas a impedancia interna do amp, para então o candango calcular o FA do seu sistema. Se não me engano a Labgruppen é uma que faz isto.

Postado em

Como encontrar o FA, texto do Yamane:

) Pegue 2 amplificadores (1 para ser o excitador e outro a ser testado)

2) Utilize o amplificador a ser testado como sendo a CARGA do amplificador que se comportará como excitador (ou seja, ligue as saídas de ambos os amplificadores - um no outro)

3) Coloque um resistor entre eles (somente no positivo)! Por exemplo: 10R

4) Encontre a corrente que circula pelo circuito (I = U/R)

5) Meça a tensão nos bornes do amplificador a ser testado

6) Como você já tem a corrente (que foi calculada no item 4) e tem a tensão medida nos bornes do amplificador, então encontre a resistência interna dele pela equação

R = U/I

7) O Fator de Amortecimento é a razão entre impedância da carga pela impedância interna do amplificador.

FA = Zout/Zin

Supondo que você tenha encontrado uma impedância interna de 0,1 Ohms e deseje saber o Fator de Amortecimento em 4 Ohms, então:

FA = 4 / 0,1 = 40

Bom divertimento!

Postado em

Estou impressionado com o Fórum!

Nos meses que estive fora, parece que o nível subiu pakas! :D

Murilo, não é Ricardo hehehe e sim Eduardo. ;)

[]s

Ri7

(ri7 é meu sobrenome Ricetti ;) que pronuncia-se Ri-sete, com sotaque paulista E com som de I)

Postado em
Estou impressionado com o Fórum!

Nos meses que estive fora, parece que o nível subiu pakas! :D

Murilo, não é Ricardo hehehe e sim Eduardo. ;)

[]s

Ri7

(ri7 é meu sobrenome Ricetti ;) que pronuncia-se Ri-sete, com sotaque paulista E com som de I)

Rissiti? :rolleyes: brincadeirinha hehehe

Nossa, to virando um flooder de forum...

Postado em

Ñ quero causar polemica somente colocar um ponto de vista diferente sobre a dita velocidade dos amps:

"How Fast Is Your Audio System?

Many years ago, Harman-Kardon began emphasizing the importance of square wave response in audio electronics. Today, the term "square wave" is no longer being used but a more obscure term called "fast" is used. Capacitors, speakers and amplifiers, etc. are referred to as being fast or perhaps slow. The implication that something might be slow in today's world of faster computers would be undesirable. Fast computer processing time is, in fact, desirable. Audio system response and hearing requirements are something entirely different....

Para ñ transformar em post gigante o resto vocês encontram em

http://web.archive.org/web/20010803013740/...uth.htm#howfast

E até leiam lá embaixo sobre subs rápidos, o pq q ñ podem ser...tão rápidos

Boa Leitura

Postado em

Realmente um bom teste, medindo o tempo de subida dos transientes. Mas creio que ele levou muito a sério o termo "sub lerdo", que as vezes pode corretamente caracterizar um sistema com baixo FA...

Postado em

Boa Leitura

Pelo que entendi , o texto diz que sub nao pode ser rapido, pois assim responderia as medias e altas frequencias, causando intermodulacao, mas na verdade, nao acredito que isto ocorra pois normalmente eh usado nos subs crossovers com frequencias baixas para que justamente nao respondam estas frequencias !!

Falo isto, por estes dias fizemos alguns testes , com uma caixa de subs montada com 12 falantes de 6 polegadas (em push-pull). Sao graves que descem tranquilamente ate os 16 Hz ! e a dinamica disto ...... quem ouviu pode falar !!!

Abracos,

Giovanni

Postado em

Boa Leitura

Pelo que entendi , o texto diz que sub nao pode ser rapido, pois assim responderia as medias e altas frequencias, causando intermodulacao, mas na verdade, nao acredito que isto ocorra pois normalmente eh usado nos subs crossovers com frequencias baixas para que justamente nao respondam estas frequencias !!

Falo isto, por estes dias fizemos alguns testes , com uma caixa de subs montada com 12 falantes de 6 polegadas (em push-pull). Sao graves que descem tranquilamente ate os 16 Hz ! e a dinamica disto ...... quem ouviu pode falar !!!

Abracos,

Giovanni

Achei a interpretação do autor do texto bem infantil e/ou leiga em relação ao termo "rápido" que o pessoal utiliza para taxar subwoofer.

Então o que seria esse termo?

Pelo menos o que entendo como subwoofer rápido é aquele que apresenta baixo delay. Claro que isso depende muito da caixa e do amplificador (Slew-rate e damping factor), mas a relação que o autor faz com o subwoofer está longe da realidade.

Postado em
Acho que o autor queria se referir a essa febre de colocar velocidade em todos os componentes...

Ele fala que o termo "rápido" esta ficando distorcido por ser utilizado para caracterizar subwoofer. Mas quando vc ouve um sistema que tem subwoofer (entenda o conjunto caixa, sub e amplificador) com baixo delay, como vc se expressa? "Nossa, como esse sub tem baixo delay!" ou "Nossa, que sub rápido!"?

Postado em
eh a taxa de excursão de tensão na saída do amplificador.

quanto maior a frequencia e potencia, maior deve ser o slew rate para reproduzir um determinado transiente. Dos que eu vi de perto, o maior foi um zapco Z600, 75V/uS.

Exato!

Mas não adianta absolutamente NADA informar o Slew Rate e o Fator de Amortecimento sem informar a frequencia com que isso foi obtido.

Ao informar o Slew Rate nós precisamos saber também em que frequencia esse valor foi obtido, assim como a potência.

Baixas Frequencias e Baixas Potências fazem com que o Slew Rate medido seja muito elevados.

Ao informar o Damping Factor nós precisamos saber a frequencia com que ele foi medido.

O Damping Factor em 50Hz é bem maior que em 1kHz.

Um abraço,

Renato

Postado em

fala Renato, o Slew Rate de um amp decente é igual na sua banda passante, o que muda é que o tempo de subida para uma onda quadrada nas frequências maiores é maior no gerador de funções, que pode ocasionar erro na medição. Claro que um bom entre 20Hz e 20kHz nao vai alterar nada.

Quanto ao DF concordo plenamente.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...