Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kmionero

Ajuda em quebra de motor

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, é o seguinte: estourei o motor do carro. Tava a 160, 170 no máximo, em 4 marcha, 5000-6000rpm, voyage ap600 álcool bem taxado. O carro estava falhando bastante nos ultimos dias. Ele começava a engasgar horrores em giro baixo. Hoje, a descargo de consciência, mas sem muita esperança, fui ver se não era alguma vela. Não. O que aconteceu é que o manco está em 3cilindros. O 1º ta mortinho mortinho.

Então algumas hipóteses: O que pode ter ocasionado a quebra do motor??? (Acho que foi falta de combustível) Quais as causas para um motor ficar em 3 cilindros??? (Só conheço a queima da junta do cabeçote, mas a junta é daquelas de metal, me disseram que agüentava bem o tranco...) ---Uma vez estourou a junta do cabeçote, comum, bem na junção de dois cilindros. Olhei na Lit técnica VW, e penso que para ficar em 3cilindros, deve ter estourado uma parte que seja particular desse cilindro, não na junção por exemplo, mas a área de metal ao redor do 1 cilindro é bastante grande. Será que pode ter estourado um pedaço tão grande de junta???--- Li num livro de mecânica e pela net: Fundição dos cilindros (Putz!!!), válvulas queimadas/empenadas, anéis quebrados, pistão furado....

Tipo, pra não queimar ou é problema elétrico, ou é mecânico, certo? O elétrico eu até imagino, mas o mecânico não caiu a ficha ainda. O que acontece??? No caso de queima da junta do cabeçote, não há compressão suficiente para explosão pois o ar vaza pela junta, certo??? No caso mecânico: Pode um pistão simplesmente parar de gira r e os outros continuarem??? Ah, o carro ,faz pouco, tinha estourado um tucho. Tem alguma relação????

Postado em

Tem certeza de q não queimou uma vela ? Motores com anéis de segmento estourados tendem a queimar a vela do cilindro em questão em poucos minutos, devido ao aumento da condutividade elétrica da mistura (com vapor de óleo).

Se vc ainda está andando com o carro (o motor não explodiu !), outra hipótese é que uma das válvulas deste cilindro não está abrindo. O sintoma clássico é motor balancando muito enquanto gira. Se vc estava a 170 por hora, as chances de destruição de tucho/válvula são maiores. Antes de consertar, verifique se não há borra de óleo atrapalhando a lubrificação das válvulas. Uma limpeza química é o ideal.

Postado em
Tem certeza de q não queimou uma vela ? Motores com anéis de segmento estourados tendem a queimar a vela do cilindro em questão em poucos minutos, devido ao aumento da condutividade elétrica da mistura (com vapor de óleo).

Se vc ainda está andando com o carro (o motor não explodiu !), outra hipótese é que uma das válvulas deste cilindro não está abrindo. O sintoma clássico é motor balancando muito enquanto gira. Se vc estava a 170 por hora, as chances de destruição de tucho/válvula são maiores. Antes de consertar, verifique se não há borra de óleo atrapalhando a lubrificação das válvulas. Uma limpeza química é o ideal.

Valeu a dica cara! Hoje fui no mecânico e e falou que é problema no cabeçote. Falou em quebra de válvula ou queima. Tipo, segundo ele, o motor tá girando mas tá escapando ar pelo cabeçote no primeiro cilindro, tipo, daí não consegue compressão suficiente e a centelha não consegue inflamar a mistura. Agora o bruto vai ficar parada alguns meses, numa campanha de arrecadação de verbas junto às entidades mantenedoras da instituição (pais/trabalho). :ol

Postado em

Queimou válvula mesmo ....

O conserto num é caro não ....

Mas aproveite a desmontagem e dê uma boa limpeza no cabeçote, q deve estar cheio de borra.

Vc costuma usar óleo de qualidade e trocar dentro da km correta ?

Postado em
Queimou válvula mesmo ....

O conserto num é caro não ....

Mas aproveite a desmontagem e dê uma boa limpeza no cabeçote, q deve estar cheio de borra.

Vc costuma usar óleo de qualidade e trocar dentro da km correta ?

Cara, o óleo sempre procuro pegar o melhor possível não chegando ao preço de um sintético. Tipo, normalmente pego castrol ou ipiranga, api sl sae 20w50 com base sintética. A quilometragem não respeito muito as vezes... Uma vez fiquei uns 11.000km com o mesmo óleo... O bicho saiu preto... No manual do voyage 86, fala trocar de 7500 e 7500. Sempre, nas mecânicas, falaram pra trocar em 5000. Como a grana ta meio curta hoje em dia, tenho trocado normalmente, aos 7500km.

Postado em

Cara... Seu carro tah taxado, naum tah?

Pode ser que o avanço da ignição esteja "um pouco" adiantado ( demais ), o que está fazendo vc perder a junta e provavelmente seu carro está em algumas condições trabalhando por detonação.

Se fosse "pistão furado", por vela de grau térmico "quente", por detonação, mistura pobre, etc e talz, acredito que estaria alguma fumaça pelo escape, uma vez que o vapor de óleo poderia sair pelo "furo" do pistão e daí para o sistema de escape.

Pode ser tmb um comando "comido", um tucho travado, válvula presa, junta queimada que influenciaria na leitura da compressão.

A questão da troca de óleo é simples.

Se vc coloca um "óleo ultra-hiper-mega 1.000.000% do mais puro óleo sintético" *rs* seu motor juntará "sujeira" e formará borras da mesma maneira, pois a sujeira que não fica retida no filtro, fica em suspensão no óleo, agindo como uma lixa "fina" enquanto o motor funciona. E "lixa" não é nada legal para um manco.

Vc pode comprar óleo "barato" ( Tem um da Lubrax, que é especificação API-SF 20W50, especificação na qual consta no manual da minha Belina ) que custa 6,00 dinheiros o litro. Isso pq eu sou preguiçoso e não pesquiso preço qnd vou trocar.

Colocando óleo barato ou não, é interessante vc trocar com frequencia ele. Para um AP, 5.000km acredito estar de bom "tamanho". No meu turbo, troquei com 500km depois de retificado, com 1000km, com 1.500km, trocarei com 2000km e depois pretendo trocar a cada 1500~2000km. Mas isso é mais um preciosismo meu, uma vez que o manco está sendo bem mais exigido que o original.

Postado em

Válvula queimada/tucho travado .... 90% de chances de ser falta de lubrificação em momentos de excesso de giro. Verifique a bomba de óleo e sujeira dentro do motor.

Óleo SL mineral tá de bom tamanhho, se trocar com até 7500km. E olha que eu troco a cada 10.000, desde 1992 e meu motor tá lacrado, e fez 348.000km hoje de manhã.

Postado em
Válvula queimada/tucho travado .... 90% de chances de ser falta de lubrificação em momentos de excesso de giro. Verifique a bomba de óleo e sujeira dentro do motor.

Óleo SL mineral tá de bom tamanhho, se trocar com até 7500km. E olha que eu troco a cada 10.000, desde 1992 e meu motor tá lacrado, e fez 348.000km hoje de manhã.

Bha! E o que fazer? Tipo uma bomba de ap 2.0 é melhor, dá mais vazão/pressão??? Existem bombas de óleo importadas/nacionais para ap de competição??? Ou recondicionar/comprar uma nova original??? :ol :hug ;)

Postado em

Cara, sua bomba está funcionando, com certeza. Só verifique se há algum entupimento no pescador, ou obstrução nas passagens de óleo, mais por desencargo de conciência mesmo. Meu carro vovô ainda anda com a mesma bomba ....

Em todos os motores q eu vi onde queimou válvula, o causa foi a falta de lubrificação causada por borra de óleo, que atrapalhou a circulação de lubrificante.

Postado em
Huahuauha...

Ai que saudade da CBoza!!! :rever1:

10.500 rpm era condição "normal" ainda... Cortava a 11.000... :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

na 135 to girando 11.500 se quiser vai nos 12.000 :ol hehehe

Postado em
Huahuauha...

Ai que saudade da CBoza!!!  :rever1:

10.500 rpm era condição "normal" ainda... Cortava a 11.000...  :rolleyes:  :rolleyes:  :rolleyes:

na 135 to girando 11.500 se quiser vai nos 12.000 :ol hehehe

RD 135?

Postado em

135 nao gira isso nao... faz 11.000

mas uma CBR 900 faz 13... e uma maclarem faz 14 000 de marcha lenta... HAuHAu e 18 000 eh a potencia maxima

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...