Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Spor

Como um Kit 3 vias deve ficar

Recommended Posts

Postado em

muito boa noite!

primeiro gostaria de agradecer a todos que postam aqui por tentar manter o nivel deste forum alto! ja aprendi muito com vocês!

agora tenho uma duvida e preciso de certa ajuda de vocês! se puderem, agradeço!

estarei comprando pelos proximos dias um kit 3 vias. (optei por este tipo de kit por descer bem, ter bastante medios e agudos) MAS não sei como posiciona-lo no carro, de modo a ter alguma qualidade na reprodução do som. Alguem pode ajudar?

inicialmente pensei em pezinhos, portas e retrovisor, mas acho que terei 2 palcos: um dos mids e um do tweeter.

Alguem pode ajudar nisso? o carro é um Palio 4 portas, geração 2, 2004/2004

Postado em
muito boa noite!

primeiro gostaria de agradecer a todos que postam aqui por tentar manter o nivel deste forum alto! ja aprendi muito com vocês!

agora tenho uma duvida e preciso de certa ajuda de vocês! se puderem, agradeço!

estarei comprando pelos proximos dias um kit 3 vias. (optei por este tipo de kit por descer bem, ter bastante medios e agudos) MAS não sei como posiciona-lo no carro, de modo a ter alguma qualidade na reprodução do som. Alguem pode ajudar?

inicialmente pensei em pezinhos, portas e retrovisor, mas acho que terei 2 palcos: um dos mids e um do tweeter.

Alguem pode ajudar nisso? o carro é um Palio 4 portas, geração 2, 2004/2004

Spor, vc. tem as características dos falantes (T/S), sensibilidade, e as frequências de corte/atenuação dos crossovers???

Já fiz um 3 vias tabajara (aliás, fiz uns 4, em 2 carros diferentes) e sempre cortava entre 200/300 12db/oct o midbass pro midrange. A parte mais enjoada nem era tanto o posicionamento, já que o midbass atuava apenas como reforço - no meu caso, ele não influenciava tanto na imagem - o mais chato era regular o equilíbrio entre o mb/mr. Eu apelei para um ampli 4 canais, usando 2 para o conjunto mr+tw e outros 2 para os mb. Se o mb aguenta, e o conjunto dos cross permitir, dá para pensar em tri-mode ou bridge tbem. Pode ser a saída para os exagerados.

Acredito (achismo) que estes kits 3 vias prontos tenham um midbass preparado para free-air (porta), beem sensível (senão nem "aparece"), e mr/tw mais atenuados. Pelos parâmetros do kit, fica mais fácil descobrir se era esta a idéia do fabricante, ou não.

Se for deste jeito que descrevi acima, eu iria de MB na porta (bem feito, anel de MDF ultra-fixado, borracha ou massa de calafetar ou EVA dos dois lados - porta, anel e falante) e midrange/tweeter juntos no pezinho. Se o carro permitir, midrange+tw no painel pode ser legal tbem - tive assim no Santana e na Parati e era show de bola, midbass forte na porta+midrange no painel (horizontal) e tw nas colunas A "se olhando".

[]s,

Postado em

eu vou fabricar meu proprio kit 3 vias! será composto de:

um 6" sony que vocês falaram muito bem para os graves (ele tem a borracha em volta do cone toda rajada, como se tivessem cortado partes dela),

um full range para tocar os medios

e um tweeter da selenium, o 1tw-1, para tocar as frequencias acima de 8000Hz

os crossovers vão ser encomendados da nenis

creio que os cortes serão 400Hz, 8000Hz, sem limite

qualquer ajuda é bem vinda! tenho apenas os tweeters 1tw-1

Postado em

Sobre como instalar 3 vias...

"There's an easy way to simplify the process of chosing a spot for the mids.

If you want your car to image properly from both seats (with a defined center image and located in the correct location), the midrange drivers MUST go as far away from your ears as possible. So, sit in your car with a tape measure, and measure the distances from the possible locations available for mounting the mids, and your ears. Try all combhinations that are in front of you. In most cars, the kick panel is the furthest away. In some wierd instances, the dashboard is equidistant, but rarely father away than the kick panels. So, the answer the question, put them as far away from you as possible, even to the point of cutting metal and welding enclosures and whatnot into place.

Now, if you want a car that images good from only one seat, put them at eye level on the a-pillars. Then use time alignment to bring it all together. This is what we are doing in Brett's Rodeo. He will compete in Pro Street, which is only judged from one seat. So, we will be placing the mids and tweeters at near eye level, and using electrical manipulation to make the imaging right."

fonte: http://www.buwaldahybrids.com/phpBB/viewtopic.php?t=33

Tem mais coisa lá..como esse topico tmb

http://www.buwaldahybrids.com/phpBB/viewtopic.php?t=70

"If you want to have a sound stage and imaging character that's designed for one-seat only (in other words, idealized for the driver'ss seat without paying any attention at all to the passenger seat). I'd say mount a 3" or 4" midrange and tweeter on the pillars or top of the dash, and use time alignment to perfect the imaging. If you want it to sound reasonably good from both seats, the drivers (particularly midbass and midrange) must go as far forward from you as possible to equalize pathlength differences.

So, if you want good staging and imaging from both seats, sit in your car and have a friend use a tape measure to locate the area as far away from the head as possible. This is usually the kick panels. Because treble frequencies have a wavelength much smaller than that of midrange frequencies, and because of the way our ears are made, and the geometry of the outer ear, you can get away with putting the tweeters a little closer to you, provided they're crossed oveer a bit higher (so, you could put the tweeters on the a-pillars). Treble is not pathlength difference dependent, but predominantly intensity dependent. But the midrange and midass need to be as far forward as posisble.

I have also found that adding seat rails helps to get you away from your speakers. This might help in your case.

Basically, the rule of thumb is to separate yourself from your speakers as much as posisble, and minimize their pathlength difference.

Scott"

Boa sorte espero ter ajudado....tenho pesquisado pois tmb vou instalar um três vias...a dica do RiQuati é boa

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...