Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

HoverCraft

Fazendo uma Air Coupler (TL p/ Graves!)

Recommended Posts

Postado em
Olá HoverCraft!

Já vi algum modelo de caixa, mas esse não tinha visto ainda;

No caso dessa aí parece estar havendo cancelamentos, uma vez q só frequencias bem baixas tocam;

dá uma conferida no tamanho do duto e compara com a com a frequencia que represente 1/4 do comprimento de onda que deve ser onde toca havendo cancelamentos nas demais frequencias.

Interessante olhar:

The waweguide path to deep bass / G.R. Koonce

O sistema correto seria usar o falante entre um duto do comprimento de onda da freq mais baixa a ser reproduzida, onde o falante ficaria na posição distante 1/4 de uma lado e 3/4 distante do outro lado.

O autor preferia agora(na época) usar a articulação dos graves de falantes de 6,5" e 8", quando no passado usava multiplos de 15" em caixas convencionais para ouvir "deep bass".

Saudações,

Paulo Duto.

Obrigado pela contribuição Paulo... Você mexe com várias caixas mesmo eim!! Parabéns!

Eu tentei com este projeto me dar a oportunidade de conhecer um pouco das TLs e servir de cobaia pra testar esta caixa que ao que parecia, ninguem conhecia tocando...

Ocorrem cancelamentos sim... Em diversas frequencias, tanto que indica-se pra utiliza-la cortada até no máximo 4x a frequencia da caixa.

No carro utilizo ela em passa baixa em 100hz, visto que o pico máximo ficou em 50hz. Mas, mesmo assim o spl é baixo se a música nao tiver uma compressão muito alta. :huh:

Estou seriamente pensando em corta-la retirando a área de acoplamento frontal visando melhoramentos pra o trio, sendo estes, a tentativa de subir a Fb pra 30/35hz e melhor a diretividade do som...

Esta caixa que vc indicou seria uma TL com um duto na frente e um na trazeira do falante de forma que o da proa teria 1/4 da Fb e o da popa teria 3/4, ou vice versa. É isso?

Sobre TLs em trio eu gostaria de saber se faria tanto sentido. Eu estou visando o máximo de rendimento com os Road apenas em frequencias abaixo de 100hz ao ar livre...

Aguardo novas contribuições! :legal:

Postado em
Olá HoverCraft!

Já vi algum modelo de caixa, mas esse não tinha visto ainda;

No caso dessa aí parece estar havendo cancelamentos, uma vez q só frequencias bem baixas tocam;

dá uma conferida no tamanho do duto e compara com a com a frequencia que represente 1/4 do comprimento de onda que deve ser onde toca havendo cancelamentos nas demais frequencias.

Interessante olhar:

The waweguide path to deep bass / G.R. Koonce

O sistema correto seria usar o falante entre um duto do comprimento de onda da freq mais baixa a ser reproduzida, onde o falante ficaria na posição distante 1/4 de uma lado e 3/4 distante do outro lado.

O autor preferia agora(na época) usar a articulação dos graves de falantes de 6,5" e 8", quando no passado usava multiplos de 15" em caixas convencionais para ouvir "deep bass".

Saudações,

Paulo Duto.

Obrigado pela contribuição Paulo... Você mexe com várias caixas mesmo eim!! Parabéns!

Eu tentei com este projeto me dar a oportunidade de conhecer um pouco das TLs e servir de cobaia pra testar esta caixa que ao que parecia, ninguem conhecia tocando...

Ocorrem cancelamentos sim... Em diversas frequencias, tanto que indica-se pra utiliza-la cortada até no máximo 4x a frequencia da caixa.

No carro utilizo ela em passa baixa em 100hz, visto que o pico máximo ficou em 50hz. Mas, mesmo assim o spl é baixo se a música nao tiver uma compressão muito alta. :huh:

Estou seriamente pensando em corta-la retirando a área de acoplamento frontal visando melhoramentos pra o trio, sendo estes, a tentativa de subir a Fb pra 30/35hz e melhor a diretividade do som...

Esta caixa que vc indicou seria uma TL com um duto na frente e um na trazeira do falante de forma que o da proa teria 1/4 da Fb e o da popa teria 3/4, ou vice versa. É isso?

Sobre TLs em trio eu gostaria de saber se faria tanto sentido. Eu estou visando o máximo de rendimento com os Road apenas em frequencias abaixo de 100hz ao ar livre...

Aguardo novas contribuições! :legal:

Eu acho que se vc for pela teoria do CCDB, usando a caixa com 1/4 do comprimento do onda em 2x a Fs, sem qq preenchimento, é bem provável vc conseguir ótimos resultados, como os que ele conseguiu... aprovaita q vc já tá na chuva, tira umas paredes da sua, e testa.

Postado em

Paulo Duto

Seria muito melhor ultilizar 3/4 + 1/4 em vez de somente 1/4 para evitar o cancelamento mas compensa? citando o caso do HoverCraft (fb: 30hz) seriam necessarios 11 metros de "duto" (2,75m para 1/4 da onda mais 8,25m para 3/4) ficando invialvel um projeto desse nivel.

abraços

Postado em

Paulo Duto

No meu caso eu faria a LT para fins domesticos mesmo, conheço o ditado sim e a boa e velha dutada no carro continua muito satisfatoria, você se referiu a "corneta longa" tem algum projeto que me indique para um caminho com uma resposta mais ampla e maior spl do que a dutada convecional, excluindo as "caixas de uma nota só", sendo viavel ao som automotivo?

HoverCraft

O usuario Kicker construiu uma tambem e segundo ele esta tocando muito, pelo que vi na foto que postou é a "verdadeira" LT e não Air Coupler como a sua, como o Kleberlpa idicou, retiraria a parede de cima deixando ele como "radiação direta".

abraços

Postado em

Bom dia paulo, não tenho muito tempo então vou ser breve, OK?

Comecei a fazer testes com a TL "verdadeira" hoje, a caixa é semelhante a do renato do Htforum, porém bastante diferente..heheh. Usei valores da area do "duto" bem maiores, um comprimento maior e a disposição dos falantes diferente!

Não achei a caixa com baixa sensibilidade não, estou utilizando no momento um canal do gradiente HA-II em 8 ohms (170W) e ela está tocando muito forte, os vizinhos estão reclamando. O grave em volumes altos está muito "boomy", porém em volume moderado o grave está do meu agrado, está descendo bastante com um otimo SPL. Acredito que ajustando ela com material fono absorvente consiga chegar aonde eu espero.Lembrando que os subs ainda não amaciaram!

De uma olhada no topico sobre TL no subforum de som residencial que vou postar uma outra foto dela.

Abraços

Postado em

Bom, esse lance de TL ou não TL é uma discussão igual a religião e futebol... tem gnte que gosta, gente que não gosta. Eu montei, e tô gostando. Muita gente fez e não troca mais... o Paulo Pórtico-aero-sintonizado montou e não gostou...

E olha que a minah tá num ambiente ingrato, o porta-malas do carro.

Hoje eu resolvi botar um 36mafia pra tocar, baixinho mesmo... surpreendeu... tive que abaixar muito o volume pois o nakamichi não gosta de mídia vagabunda e começou a pular... muito interessante, mesmo baixinho, o grave não havia sumido.

Postado em

Paulo Duto ! Vc é intendido mesmo , acho que vc déve ter milhares de esqueletos de caixas acusticas jogadas por ae né ??? hahaha

Olha vc não está errado mesmo não !

Tem gente que curte dar uma de professor Pardal e tal !

Mais acho que seria mais legal os caras estudarem pra DIMINUIR o tamanho das caixas , não almentar , e ter que deitar um banco do carro pra caixa entrar ...

é bonito de se ver a caixa pronta e tal , mais fica um trambolho né ???

Poxa , vamo estuda pra conseguir bastante qualidade com pouco volume de caixa e tal !

paulo duto , vc é o cara hahahaha !

Postado em
Olá Kleberlpa!

Aqui no sul tinha um ditado assim:

O que seria do Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) se todo mundo gostasse do Roberto Carlos.

Se eu consigo fazer melhor com uma dutada por que me preocuparia em fazer uma TL pra som automotivo? Se o papo for som residencial e eu tiver em mãos falantes tipo Lownter aí é outro departamento, e vou me preocupar em obter qualidade extrema;

Isso, óbvio, não invalida teu esforço em procurar alternativas que te satisfaçam.

Mas ao mesmo tempo temos exemplos de caixas q foram tentadas onde o resultado aparentemente não compensou os contratempos; exemplo claro são as MTL-2, entre outros, que apesar das maravilhas q foram alardeadas pelos fabricantes, estão sendo todas vendidas a preço q não retorna o investimento em material (madeira) como vemos nos classificados desse forum falando por si.

Assim, quando tento alertar o geral do forum a não se aventurar por esse caminho o objetivo não é criticar aqueles q o fazem, mas evitar q o novato, logo sem experiência, viva a frustração de não ver sua expectativa no DIY recompensada, começando logo pelo mais difícil que são essas caixas exóticas.

Assim também leio o post do Kicker, e vejo lá: -O grave em volumes altos está meio boomy...

Logo em volume baixo será a mesma coisa! Talvez por isso mesmo, os picos, são aqueles que incomodam os vizinhos, disparam alarmes e etc, ao invés de tocarem somente a música como ela foi gravada n vezes com tanto esmero no estúdio, até q ficasse bom.

Saudações,

Paulo Duto.

Sim... sem dúvida... o que seria do teixeirinha... :lol:

Bem, o que me atraiu nas LTs foram suas vantagens em relação a resposta. É notável que ela se destaca. Uma dutada pode fazer igual? Pode, mas também não será superior a uma LT, a uma selada, a uma band pass, ou até mesmo a um radiador passivo em todos os aspectos... pelos prós e contras, vale o risco. É claro, não dá pra qq um chegar e tentar, todo mundo desaconselha pelas dificuldades envolvidas... Eu, como não sou bobo nem nada, pesquisei, fui atrás, montei... sabendo q poderia dar completamente errado... Mas meu caso é outro, gosto de tentar, pois é aí que aprendo... nesse caso, tem mais é que tentar mesmo.

Sinceramente, não me arrependo e duvido muito que uma dutada daria resultados semelhantes em termos de resposta, pelo que já vi da minha descalibrada LT. Pelo menos, não uma dutada de proporções normais. Não me refiro a rendimento... sei o que preciso de SPL, não posso passar muito disso por conta de problemas auditivos, então com certeza, após os acertos, estarei planemanete satisfeito.

Pra quem gosta de tentar, tem mais é que tentar mesmo... LTs, MTLs, e o que for mais... Espaço é problema quando falta... se há disponível, use-o. Se ninguém tentasse, iríamos estar na época da galena ainda, e olhe lá... talvez nem luz elétrica teríamos...

Postado em
Paulo Duto ! Vc é intendido mesmo , acho que vc déve ter milhares de esqueletos de caixas acusticas jogadas por ae né ??? hahaha

Mais acho que seria mais legal os caras estudarem pra DIMINUIR o tamanho das caixas , não almentar , e ter que deitar um banco do carro pra caixa entrar ...

Poxa , vamo estuda pra conseguir bastante qualidade com pouco volume de caixa e tal !

Vixe, se esse for o único objetivo, tô fora de contribuir pra isso, prefiro dar uma de professor pardal só pra minha satisfação pessoal e nada mais... Quando as dutadas tiverem 1 litro apenas, eu ainda vou estar mais feliz com minhas traquitanas.

Postado em

Não esquecam que há uma GRANDE diferença entre caixas para SPL e caixas para Hi-FI. Kleber, eu to com você... é testando que a gente aprende, mesmo que dê errado. E por mais que digam que é impossível.

Postado em

Cara tem uma coisa estranha aqui. Acho que a air couple está sintonizada muuuito baixa.

Fiz uma Lt sem material fonoabsorvente em uma tosca caixa de cano para esgoto, sem respeitar o Sd (usei 0,8 sd inicial e 0,8 final) e tocou muuuuito mais que uma dutada. Usei um mid de 5 pol.

Coloquei esta LT do lado de uma dutada normal, recebendo a mesma potência, com o mesmo mid, e na minha air couple a diferença foi muito grande. Dava um pico de uns 8 db em 80 Hz.

Não entendo como não pode estar tocando bem para fora a air couple do Hover.

Tava esquecendo, a minha air couple vibrava horrores, perdia muito spl e mesmo assim tinha muito mais spl que a dutada normal.

Postado em
Cara tem uma coisa estranha aqui. Acho que a air couple está sintonizada muuuito baixa.

Fiz uma Lt sem material fonoabsorvente em uma tosca caixa de cano para esgoto, sem respeitar o Sd (usei 0,8 sd inicial e 0,8 final) e tocou muuuuito mais que uma dutada. Usei um mid de 5 pol.

Coloquei esta LT do lado de uma dutada normal, recebendo a mesma potência, com o mesmo mid, e na minha air couple a diferença foi muito grande. Dava um pico de uns 8 db em 80 Hz.

Não entendo como não pode estar tocando bem para fora a air couple do Hover.

Tava esquecendo, a minha air couple vibrava horrores, perdia muito spl e mesmo assim tinha muito mais spl que a dutada normal.

Bom... então vc seguiu a teoria do CCBB... daquele artigo, vc pode ir e montar sem medo, pq o cara ia lá, fazia, traçava suas muitas sábias linhas a respeito...

O que ele usou nos testes foi Sd inicial igual ao Sd final, e sem material nenhum. A descrição de ganhos em SPL com certeza são reais.... tanto que ele fez um artigo inteiro a respeito. Pra SPL, aquela teoria funciona perfeitamente, desde que se ache um falante adequado. Mas como ele disse, a banda de uso é curtíssima, 1 oitava apenas.

Como aquele Air Coupler tá muito longo, o mais provável é que ele não casou com o falante mesmo. Encurtando ele deve casar legal... mas acho que pra trio, o melhor é calcular o dobro da Fs, pra se trabalhar com a caixa mais forte e numa feixa mais útil (se for de 35Hz a Fs, dá pra ter o pico nos 70Hz).

Postado em

Vixe, se esse for o único objetivo, tô fora de contribuir pra isso, prefiro dar uma de professor pardal só pra minha satisfação pessoal e nada mais... Quando as dutadas tiverem 1 litro apenas, eu ainda vou estar mais feliz com minhas traquitanas.

isso pra mim não é evolução e sim amostragem !

querer dizer que uma PUTA CAIXA de 100Kg , tóca muuuuuuuuito !

Poxa , sou bem mais chegar com uma caixinha que tenha 30 Kg com falante de 12" e tocar bem mais legal e eficiente que uma trabolho cheio de madeira e massa !

Poxa meu , essas caixas que vc fazem ae 'são tudo releitura de caixas ANTIGAS pra caramba em sistema P.A. que já foi ultrapassado a tempos !

Poxa vamo muda né ???

Postado em

Poxa , sou bem mais chegar com uma caixinha que tenha 30 Kg com falante de 12" e tocar bem mais legal e eficiente que uma trabolho cheio de madeira e massa !

Poxa meu , essas caixas que vc fazem ae 'são tudo releitura de caixas ANTIGAS pra caramba em sistema P.A. que já foi ultrapassado a tempos !

Poxa vamo muda né ???

Guto, desculpa cara, mas eu acho que vc tá viajando muito...

Vc faz idéia quando surgiu a caixa tipo bass reflex (dutada)??? Não é nada novinho não... Na verdade, só deve ser mais nova que as seladas e o baffles... Ela não é a caixa evoluída, a palavra final... é apenas mais uma caixa... cheia de problemas, como todas as outras. Há um mundo inteiro além do que você tá querendo exergar... as caixas de P.A. ultrapassadas como vc disse, na verdade incluem tecnologias que até hoje são empregadas nas suas sucessoras... que são caixas muito melhores que um caixote de madeira com um buraco na frente.

Mas tudo bem, se as pessoas se contentassem apenas com as dutadas, não haveriam grandes evoluções em termos de caixas... ou vc anda pensando que a Nautilus é uma dutadinha besta??? Bem, é o que há de melhor no mundo por mais de 10 anos, cadê as dutadinhas nessas horas?

No meu caso, tô usando uma caixa que nem superada foi... é um conceito diferente, que tem suas vantagens, desvantagens... optei por ela independente do tamanho. Uso o porta malas do carro sim, com regularidade, por isto fui atrás de estudar pra chegar numa caixa que me atendesse... Se o menor tamanho pra vc é vantagem, pra mim não é, pq os subs vão responder sempre melhor com mais espaço, quando o que é levado em conta é a resposta em frequência, e não o SPL.

Agora, tô pra ver a dutada que toque com ataque decente... todo mundo sabe que a maior deficiência delas tá neste ponto... É nesse ponto que a LT espanca a dutada, e por conta disto, é que eu optei pela LT... mas pra mim, há um objetivo maior que ver o retrovisor balançando... tudo tem seu custo... se vc quer 1000W, tem que ter como alimentar... se vc quer um grave decente, tem que arcar com as consequências... Quem não quer arcar, tem que ficar no arroz e feijão mesmo, pq o camarão custa caro pra kct.

Postado em

Poxa vamo muda né ???

Guto, desculpa cara, mas eu acho que vc tá viajando muito...

Vc faz idéia quando surgiu a caixa tipo bass reflex (dutada)??? Não é nada novinho não... Na verdade, só deve ser mais nova que as seladas e o baffles... Ela não é a caixa evoluída, a palavra final... é apenas mais uma caixa... cheia de problemas, como todas as outras. Há um mundo inteiro além do que você tá querendo exergar... as caixas de P.A. ultrapassadas como vc disse, na verdade incluem tecnologias que até hoje são empregadas nas suas sucessoras... que são caixas muito melhores que um caixote de madeira com um buraco na frente.

Mas tudo bem, se as pessoas se contentassem apenas com as dutadas, não haveriam grandes evoluções em termos de caixas... ou vc anda pensando que a Nautilus é uma dutadinha besta??? Bem, é o que há de melhor no mundo por mais de 10 anos, cadê as dutadinhas nessas horas?

No meu caso, tô usando uma caixa que nem superada foi... é um conceito diferente, que tem suas vantagens, desvantagens... optei por ela independente do tamanho. Uso o porta malas do carro sim, com regularidade, por isto fui atrás de estudar pra chegar numa caixa que me atendesse... Se o menor tamanho pra vc é vantagem, pra mim não é, pq os subs vão responder sempre melhor com mais espaço, quando o que é levado em conta é a resposta em frequência, e não o SPL.

Agora, tô pra ver a dutada que toque com ataque decente... todo mundo sabe que a maior deficiência delas tá neste ponto... É nesse ponto que a LT espanca a dutada, e por conta disto, é que eu optei pela LT... mas pra mim, há um objetivo maior que ver o retrovisor balançando... tudo tem seu custo... se vc quer 1000W, tem que ter como alimentar... se vc quer um grave decente, tem que arcar com as consequências... Quem não quer arcar, tem que ficar no arroz e feijão mesmo, pq o camarão custa caro pra kct.

:rever1::rever1::rever1:

"Quem não quer arcar, tem que ficar no arroz e feijão mesmo, pq o camarão custa caro pra kct."

hahahaha essa frase fechou com chave de ouro...

Guto,

Você precisa rever seus conceitos, lembra daquela propaganda? Quem constroi uma LT com sucesso, não quer mais voltar para a bass reflex. Isso é fato. Pesquise um pouco na internet e você descobrirá pq não há LT's comerciais vendidas, apenas algumas caixas Hi-end.

Aliás, a Nautilus caracol é uma LT selada. É como se fosse um cone, mas usa-se 1/2 do comprimento de onda ao invez de 1/4 como na TL convencional. E o formato da linha enrolada igual a um caracol é patenteado pela B&W.

Postado em

Bom, o que falar depois da biblia do kleber? :rolleyes:

Guto, continue com a caixa dutada de tamanho reduzido que enquanto você nao ouvir outro principio de construção você gostará dela.

Paulo Duto, PICOS? Só se for em 40hz, o grave se alastra de maneira brutal, isso com boa potencia aplicada, incomoda qualquer pessoa! E sobre o teixeirinha, ele é daqui de Passo Fundo...que roberto carlos que nada! :legal:

Quando me referi ao grave boomy em altos volumes, acredito que seja caracteristica da minha sala que está quase sem móveis, o grave se concentra muito em alguns cantos da sala!

Mas ainda é cedo para tirar qualquer conclusao definitiva, falta ainda posicionar o sub, travar bem a caixa, apoiar sobre spikes ou algo do genero, amaciar os AF´s, trocar os cabos de energia do amplificador que estão ressecados por se tratar de um vintage, e o principal que é fazer o preenchimento interno!

Postado em
Bom, o que falar depois da biblia do kleber? :rolleyes:

Guto, continue com a caixa dutada de tamanho reduzido que enquanto você nao ouvir outro principio de construção você gostará dela.

Paulo Duto, PICOS? Só se for em 40hz, o grave se alastra de maneira brutal, isso com boa potencia aplicada, incomoda qualquer pessoa! E sobre o teixeirinha, ele é daqui de Passo Fundo...que roberto carlos que nada! :legal:

Deve-se considerar que sua caixa ainda tá sem tratamento... com o tratamento, é só alegria! ;) Nem há pq pensar em problemas.

Postado em

Comcerteza pessoal, o preenchimento vai ficar para depois, vou me ausentar uns 15 dias de casa e a TL vai ficar parada la....

Só quis passar para vocês as primeiras impressões dela, que sem preenchimento está melhor que o esperado, imagina depois de ajusta-la.

E ai Guijs, quando sai a sua?

Abraços

Postado em
Comcerteza pessoal, o preenchimento vai ficar para depois, vou me ausentar uns 15 dias de casa e a TL vai ficar parada la....

Só quis passar para vocês as primeiras impressões dela, que sem preenchimento está melhor que o esperado, imagina depois de ajusta-la.

E ai Guijs, quando sai a sua?

Abraços

A minha só quando o falante chegar. Mas o projeto já ta pronto, a oficina quase, só falta botar a mão na massa.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...