Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

RobôAutoforum

[4r]Carros elétricos podem ter a ré acionada em movimento?

Recommended Posts

Postado em

rssImage-44b2e83f8f92c6b8b3915005628aac02.jpeg

Com um carro elétrico, existe algum risco de selecionar a ré quando ele está se movimentando à frente? – Bernardo Ribeiro, Porto alegre (RS)

Não é possível selecionar a ré quando um carro elétrico está acelerando à frente, mas há uma explicação para isso. “Como os carros elétricos não possuem uma caixa de câmbio convencional, alguns motoristas acreditam ser possível trocar do Drive ou Dirigir (D) para Reverse ou Ré (R) com o veículo ainda em movimento.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

Na prática, a maioria dos carros elétricos possui um sistema eletrônico que impede justamente essa troca brusca. Se o carro estiver se movimentando para a frente e o motorista acionar o comando de ré, o sistema simplesmente ignora a solicitação e o veículo continua seguindo em frente normalmente”, explica a mecânica Luciana Félix.

ID.4 2024Alavanca de câmbio teve a posição alterada, mas continua no volanteDivulgação/Volkswagen
Continua após a publicidade

A troca ocorre somente quando o carro está completamente parado. E completa: “Essa é uma lógica de proteção pensada para trazer mais segurança ao motorista, evitando danos ao motor elétrico e ao sistema de transmissão, além de proteger os ocupantes de um movimento súbito e inesperado.

Por isso, o correto é acionar a seletora para Drive (D) ou Reverse (R) somente quando o carro estiver totalmente parado. Vale lembrar que esse comportamento pode variar um pouco de marca para marca, mas a lógica de segurança é praticamente universal”.

Publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...