Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]Fiat 147 Rallye: o pequeno esportivo que marcou os anos 1970

Recommended Posts

Postado em

rssImage-9a91b36df2c81317f233067e5039fe29.jpeg

Poucos automóveis causaram tanto alvoroço no Brasil quanto o Fiat 147. Pequeno, charmoso e bem-aproveitado, o modelo derivava do italiano 127. Com estrutura monobloco, motor transversal e tração dianteira, o conceito era uma evolução do revolucionário Mini, predecessor de todos os automóveis modernos.

O modelo sagrou-se como o mais estável dos automóveis nacionais, pois tinha suspensão independente nas quatro rodas e freios eficientes. O comportamento dinâmico acima da média incentivava uma tocada esportiva, estimulada pela suavidade e pelo ronco característico do motor de 1.049 cm³ e 55 cv. A obra era de Aurelio Lampredi, engenheiro de motores egresso da Ferrari, e tinha comando de válvulas sobre um cabeçote de fluxo cruzado.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Ciente de que o conjunto admitia um motor mais possante, a Fiat decidiu oferecer um desempenho à altura na linha 1979. Assim surgiu o 147 Rallye, com cilindrada aumentada para 1.297 cm³ por meio do virabrequim de maior curso. Com o carburador Weber de corpo duplo, a potência saltava para 72 cv a 5.800 rpm, mantendo a disposição para altas rotações.

Em números absolutos, o desempenho pode parecer apenas adequado para a época, com máxima de 144,9 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 17,5 segundos. Contudo, o carrinho não fazia feio. Pesando apenas 796 kg e com uma direção precisa, ele era mais rápido que o Chevette GP e mais arisco que o Corcel II GT. O hatch esportivo acompanhava Dart, Maverick e Opala em serras sinuosas e só não era capaz de buscar o Passat TS, a referência da época.

Continua após a publicidade

Fiat 147 Rallye
O exterior destacava-se pelas faixas laterais “1300 Rallye”, para-choques pretos e ausência de cromados.
Continua após a publicidade

O exterior era diferenciado pelas faixas “1300 Rallye” nas laterais, ausência de cromados e para-choques pretos. O dianteiro trazia defletor de ar e faróis de neblina, complementados pela tomada de ar e pelo logotipo esportivo da Fiat no capô.

O interior também acompanhava a proposta esportiva. O acabamento tinha carpete, forros de porta, bancos altos reclináveis de curvim preto e cintos dianteiros de três pontos. O painel completo oferecia velocímetro, conta-giros, voltímetro e manômetro de pressão do óleo, acessíveis por trás do volante de três raios.

A confluência de estilo com o modelo italiano viria na linha 1980. Denominada Europa, a reestilização dianteira adotava capô mais baixo e grade inclinada. As lanternas e as luzes de direção mudaram para as extremidades dos faróis.

Continua após a publicidade

Os cintos de segurança dianteiros passaram a ser retráteis. Os para-choques ganharam revestimento de plástico, com as luzes de neblina abaixo da peça. O para-brisa recebeu faixa degradê e o câmbio incorporou novos sincronizadores para aliviar um dos poucos defeitos do carro, que eram os engates duros e imprecisos.


Fiat 147 Rallye

O painel de instrumentos completo com conta-giros ressaltava a vocação esportiva do modelo.

Fabricada até 1981, a versão Rallye tornou-se uma das mais disputadas pelos fãs do 147 nos dias atuais. O paulistano Leo Marchetti, dono do exemplar das fotos, comprova essa paixão: “Este Rallye está na família desde zero-quilômetro. O carro foi do meu pai e está comigo há 14 anos.”

A Fiat substituiu o Rallye pelo 147 Racing em 1982, uma versão que mantinha o desempenho, mas não entregava o mesmo apelo estético. Com uma nova reestilização no ano seguinte, o hatch foi rebatizado como Spazio. A versão esportiva TR finalmente adotou o aerofólio traseiro presente no Fiat 127 Sport, o que selou o caminho dos hatches esportivos da montadora ítalo-mineira.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA – Fiat 147 Rallye

Motor transversal, 4 cilindros em linha
Cilindrada 1.297 cm³, 2 válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote, alimentação por carburador de corpo duplo
Potência 72 cv (SAE) a 5.800 rpm
Torque 10,8 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio manual de 4 marchas, tração dianteira
Dimensões comprimento, 3,62 m; largura, 1,54 m; altura, 1,36 m; entre-eixos, 2,22 m
Peso 796 kg
Pneus 145 SR 13 radiais
Preço (fevereiro 1979) Cr$ 121.580
Preço (atualizado IGP-DI/FGV) R$ 138.400
Publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...