Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]Projeto de lei propõe multas proporcionais à renda e fim de radares ocultos

Recommended Posts

Postado em

rssImage-304b767dd7226455ad20a265296de6e6.jpeg

O Projeto de Lei 1558/2026, apresentado pelo deputado federal Kim Kataguiri (MISSÃO-SP) em 31 de março de 2026, propõe alterações no Código de Trânsito Brasileiro. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados e ainda passará pela análise das comissões responsáveis antes de avançar no Congresso Nacional.

A proposta prevê a aplicação de descontos no valor das multas de trânsito de acordo com a renda do condutor. Motoristas com renda de até dois salários mínimos poderão ter redução de até 50%. Para quem recebe entre dois e três salários mínimos, o desconto previsto é de 40%. Já condutores com renda entre três e quatro salários mínimos poderão ter abatimento de até 30%.

Radar desligado<span class="hidden">–</span>Jô Folha/A Hora do Sul/Reprodução

A medida busca tornar as penalidades mais proporcionais à condição financeira dos motoristas, alterando a lógica atual, que aplica valores fixos independentemente da renda.

O projeto também estabelece mudanças na fiscalização por radares de velocidade. De acordo com o texto, os equipamentos não poderão ser utilizados de forma oculta ou sem visibilidade adequada. A exigência vale tanto para radares fixos quanto para os móveis.

Continua após a publicidade

Caso a regra não seja cumprida, o auto de infração poderá ser considerado inválido, assim como as penalidades aplicadas.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Segundo o autor, o objetivo é tornar a fiscalização mais transparente e as punições mais equilibradas, enquanto o modelo atual não cumpre o resultado prático de educação no trânsito. O deputado argumenta que, para quem ganha até dois salários mínimos, uma multa agravada por um fator multiplicador pode ser o suficiente para que o cidadão não consiga pagar a infração e passe a dirigir na clandestinidade.

O projeto ainda deverá passar por etapas de análise, possíveis alterações e votação antes de qualquer mudança nas regras de trânsito entrar em vigor.

Publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...