Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]VW Santana Sport reforçava o caráter esportivo com motor do GTi e boa dirigibilidade

Recommended Posts

Postado em

rssImage-6e95de9e0b56e0fa0ce217f904d7f801.jpeg

Na edição de novembro de 1988, QUATRO RODAS definiu o Santana Sport como “com força de jovem”. Na ocasião, o modelo mais sofisticado produzido pela Volkswagen no Brasil passava a contar com motor 2.0, movimento que reforçava sua posição no segmento dos sedãs médios.

Com 112 cv e 17,3 mkgf, o novo propulsor estava alinhado ao conjunto formado pela direção hidráulica progressiva, suspensões bem calibradas e carroceria de duas portas — exclusiva para o mercado brasileiro. A adoção do 2.0 também era uma resposta à General Motors, que havia lançado o Monza com motor de mesma cilindrada no ano anterior.

O torque generoso em baixas rotações e o câmbio de relações curtas garantiam vantagem nas retomadas. A dirigibilidade equilibrada podia se tornar mais agressiva conforme a pressão no acelerador.

Entre as versões, a intermediária GL assumia o papel mais esportivo. Posicionada entre a CL (de entrada) e a GLS (topo de linha), trazia rodas do Passat GTS Pointer com acabamento diamantado, pneus de perfil 60 e podia receber opcionais como ar-condicionado, vidros e travas elétricas e teto solar importado.

Nascida no túnel de vento, segunda geração era 11% mais aerodinâmicaNascida no Nascida no túnel de vento, segunda geração era 11% mais aerodinâmica

A saída do Passat de linha consolidou o Santana GL como esportivo familiar, ainda que de forma discreta.

Continua após a publicidade

Essa sobriedade foi rompida na linha 1990, com o lançamento do Santana Sport. Disponível nas cores vermelho, branco e preto, o modelo se diferenciava pelos frisos vermelhos nos para-choques, lanternas fumê, faixas laterais, retrovisores pintados na cor da carroceria e ponteira de escape oval. Os faróis eram os mesmos da versão GLS.

O acabamento das rodas era o detalhe mais marcante: podiam ter face diamantada com fundo prata, acabamento totalmente prata ou face diamantada com fundo branco, sempre em combinação com a cor da carroceria. No interior, o vermelho aparecia nos frisos do painel, nas laterais de porta, na instrumentação e na padronagem dos bancos Recaro.

O sucesso da carroceria de duas portas levou a Volkswagen a escolhê-la para a estreia da segunda geração, em 1991. Completamente remodelado, o Santana incorporava elementos de estilo vistos em modelos da Volkswagen e da Audi na Alemanha.

Volante revestido de couro e bancos Recaro eram de sérieVolante revestido de couro e bancos Recaro eram de série

Continua após a publicidade

Desenvolvida em túnel de vento, a nova carroceria era 11% mais aerodinâmica que a anterior. O ganho era perceptível no desenho arredondado e na eliminação das calhas de teto.

A segunda geração evoluiu com a adoção de injeção eletrônica e freios ABS, numa tentativa de acompanhar a concorrência representada por Monza, modelos importados e novos rivais como Fiat Tempra e Ford Versailles.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Apesar da linha mais completa, faltava o apelo esportivo do antecessor. Em 1993, o Santana Sport voltou ao catálogo. A cor vermelha foi retirada, mantendo-se o preto Gótico e o branco Star. As rodas de liga leve vinham do Gol GTS (as conhecidas Orbital), e o porta-malas recebia aerofólio discreto com terceira luz de freio integrada.

Continua após a publicidade

O modelo já conta com rádio com display digitalO modelo contava com rádio com display digital

Na traseira, as inscrições “Sport” e “2000i” indicavam o motor 2.0 com injeção eletrônica Bosch LE-Jetronic. Seus 112 cv e 17,5 kgfm ainda garantiam desempenho adequado, mas já não colocavam o modelo em pé de igualdade com Fiat Tempra 16V e Chevrolet Vectra.

A lista de equipamentos de série era ampla: ar-condicionado, vidros, travas e espelhos elétricos, moldura da placa traseira com extensão das lanternas, faróis de neblina, volante e manopla de câmbio revestidos em couro, bancos Recaro, para-choques na cor da carroceria, antena no teto e chave com iluminação. Apenas o ABS era opcional.

Poucas unidades do Santana Sport de segunda geração foram produzidas. Uma delas é o exemplar das fotos, pertencente ao colecionador Kauê de Carvalho. Com menor aceitação comercial, o Santana de duas portas seguiu até 1995 na versão denominada Série Única, que mantinha acabamento semelhante ao GLi e o mesmo aerofólio do Sport, mas sem o mesmo apelo esportivo.

Continua após a publicidade

Ficha técnica – VW Santana Sport 1993

  • Motor: longitudinal, 4 cilindros em linha, 1.984 cm³, comando de válvulas simples no cabeçote, 112 cv a 5.600 rpm, 17,5 mkgf a 3.400 rpm, injeção eletrônica
  • Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
  • Dimensões: comprimento, 457 cm; largura, 142 cm; altura, 168 cm; entre-eixos, 255 cm; peso, 1.160 kg
  • Pneus: 195/60 HR 14

Teste QUATRO RODAS – abril de 1991

  • Aceleração 0 a 100 km/h: 11,4 segundos
  • Velocidade máxima: 170 km/h
  • Consumo: 9 km/l (urbano), 13,1 km/l (estrada)
  • Preço: n/d
Publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...