Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]Hyundai desiste da picape Santa Cruz e trabalha em rival para a Ranger

Recommended Posts

Postado em

A Hyundai desistiu do segmento de picapes intermediárias nos Estados Unidos. Segundo o site Automotive News, a Hyundai Santa Cruz 2026 será a última representante dessa linhagem. A fabricante sul-coreana encerrará a produção da rival da Ford Maverick para concentrar esforços no desenvolvimento de uma picape média global, com chassi de longarinas, pensada para enfrentar rivais consolidadas como Ford Ranger e Toyota Tacoma.

Lançada em 2021, a Hyundai Santa Cruz utiliza uma estrutura monobloco derivada do SUV Tucson. Apesar da proposta de design diferenciada, o modelo sofreu com a concorrência direta da Ford Maverick, que chegou a vender seis vezes mais em 2025. O elevado volume de unidades em estoque e a queda de 20% nas vendas no último ano anteciparam o fim do ciclo de vida do produto, inicialmente previsto para meados de 2027.

Hyundai Santa Cruz 2025

Diferente da proposta atual, voltada ao uso recreativo e urbano, a futura picape da marca abandonará a base de SUV em favor de uma arquitetura dedicada ao trabalho e ao off-road mais pesado. A nova plataforma permitirá capacidades de carga e reboque superiores aos atuais 2.268 kg da Santa Cruz. A mudança busca responder à principal crítica do público: a percepção de baixa robustez e a caçamba de apenas 1,21 m, considerada pequena para o segmento.

Na parte mecânica, a atual Hyundai Santa Cruz 2026 é oferecida com motores 2.5 aspirado e 2.5 turbo. O conjunto turbinado entrega 285 cv e 43,0 kgfm, ligeiro aumento em relação aos 42,1 kgfm do projeto original. Ainda assim, a ausência de uma versão híbrida contou negativamente para o desempenho comercial do modelo. A nova geração de picapes da Hyundai deve estrear em 2029.

Continua após a publicidade
Painel da nova Hyundai Santa CruzPainel da nova Hyundai Santa CruzReprodução/Hyundai

A substituta da Hyundai Santa Cruz 2026 também crescerá em tamanho. Enquanto o modelo atual mede 4,97 m de comprimento, a futura picape média deve ultrapassar os 5,30 m, acréscimo de cerca de 33 cm para se alinhar ao padrão do segmento. O entre-eixos maior ajudará a melhorar o espaço interno e a estabilidade em velocidades mais altas, compensando o aumento de peso do chassi de aço de alta resistência.

Por dentro, a Hyundai Santa Cruz 2026 ainda reflete o padrão mais moderno da linha Tucson, com telas curvas integradas e pacote atualizado de sistemas de assistência ao condutor. Já o desenho externo com colunas “C” inclinadas, que criam o efeito visual conhecido como flying buttress, será abandonado no próximo projeto. A nova picape adotará uma silhueta mais vertical e funcional, favorecendo o acesso lateral à caçamba.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

A mudança estratégica também libera capacidade produtiva na fábrica de Montgomery, no Alabama, permitindo ampliar a produção do Tucson, atualmente o modelo mais vendido da marca nos Estados Unidos.

No caso do Brasil, o cenário é bem diferente e positivo: a Hyundai firmou uma parceria com a General Motors que dará origem a cinco modelos. Dois deles serão picapes desenvolvidas pela GM, possivelmente uma intermediária e uma média, servindo de nova geração para Montana e S10. A marca sulcoreana terá suas próprias versões destas caminhonetes, compartilhando plataforma e peças para reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado sul-americano.

Publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...