Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]Novo Hyundai HB20 2027 ficará maior e terá base global para virar híbrido

Recommended Posts

Postado em

A nova geração do Hyundai HB20, que deve chegar até 2027, foi flagrada novamente com disfarces no Brasil. As imagens foram registradas pelo leitor Allan Vitti. No vídeo, o hatch roda tranquilamente por Piracicaba (SP).

A confirmação veio por meio de novos flagras enviados pelo leitor Allan Vitti, que encontrou o modelo rodando camuflado no interior de São Paulo. As imagens revelam detalhes importantes da nova identidade do hatch, aproximando-se do seu primo europeu i20.

Apesar da camuflagem pesada, típica de protótipos em uma fase intermediária de desenvolvimento, a silhueta não esconde as origens. O formato das portas e o recorte das janelas são idênticos aos da nova geração do Hyundai i20, que também passa por testes na Europa e na Coreia do Sul.

Imagens anteriores mostraram o interior, com o bordado “i20” estampado nos bancos dianteiros confirma o parentesco entre os modelos. Além disso, as imagens do habitáculo indicam um avanço em conforto, com a presença inédita de saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, item ainda pouco comum no segmento de hatches compactos.

Continua após a publicidade

Externamente, o novo Hyundai HB20 adota assinaturas luminosas mais elaboradas. Os faróis trazem leds diurnos integrados que alteram a cor ao acionar a seta. Na traseira, as lanternas devem contar com filetes de led interligados por uma barra iluminada funcional atravessando a tampa do porta-malas.

Hyundai HB20 2027 em testes<span class="hidden">–</span>Allan Vitti/Quatro Rodas

A adoção da plataforma do i20 também trará reflexos diretos nas dimensões. O modelo europeu atual tem 2,58 m de entre-eixos, o que representa um ganho de 5 cm em relação ao HB20 vendido hoje no Brasil, que mede 2,53 m.

Continua após a publicidade

Esse aumento é estratégico para enfrentar concorrentes como o Volkswagen Polo, que oferece 2,56 m de entre-eixos. Na prática, o crescimento tende a se traduzir em mais espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro, corrigindo uma das principais críticas ao modelo atual diante de rivais mais recentes.

Na parte mecânica, o hatch não deve mudar muito. O HB20 já utiliza a família global de motores Kappa, o que facilita a continuidade do conjunto mecânico. A expectativa é manter o motor 1.0 aspirado de 80 cv nas versões de entrada e o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm nas configurações mais caras.

Hyundai HB20 2027<span class="hidden">–</span>ShortsCar/Reprodução
Continua após a publicidade

A grande novidade técnica está no potencial de eletrificação. A nova plataforma permite a adoção de sistemas híbridos leves (MHEV) de 48V, tecnologia já utilizada pela Hyundai em outros mercados.

Há, porém, um desafio técnico e financeiro. No exterior, o sistema MHEV da marca costuma ser associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) de sete marchas ou ao manual inteligente (iMT). No Brasil, onde a preferência recai sobre o câmbio automático convencional de seis marchas, será necessária uma adaptação de engenharia local.

O hatch sulcoreano terá outro papel importante, servindo de base para a nova geração do Chevrolet Onix. Após uma longa negociação, a Hyundai e a General Motors selaram uma parceria global para o desenvolvimento conjunto de veículos. O acordo prevê atuação em cinco segmentos, quatro deles diretamente relevantes para o Brasil: hatches compactos, SUVs compactos, picapes compactas e picapes médias.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

A Hyundai ficou responsável por criar o hatch e o SUV, enquanto a GM assumirá o projeto das picapes compacta e média. Isto resolve um problema para a Chevrolet que surgiu com o fim do Onix e Tracker na China, onde foram co-desenvolvidos. Ter um parceiro local para compartilhar os custos de desenvolvimento e produção é a solução para manter o Onix vivo sem gastar muito.

O fato da plataforma estar pronta para receber sistemas híbridos permitirá que a Chevrolet eletrifique a sua linha. A empresa trabalha em uma tecnologia híbrida leve ainda em 2026 para os carros atuais, mas a arquitetura nova permitirá um passo extra rumo aos híbridos plenos (HEV).

Embora o HB20 possa dar as caras até o ano que vem, o novo Onix deve ficar apenas para 2028.

Publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...