Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

VirtuHal

Ganho de cabine

Recommended Posts

Ae galera,

é possível medir o ganho (ou perda) da cabine utilizando um mic comum, notebook e o SpectraRTA? Sei que pra medição de SPL é necessário a calibração e uso de equipamentos mais específicos mas para uma análise comparativa (fora do carro x dentro do carro) os resultados com esse setup são válidos?

Valeu ae!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

geralmente o mic de eletreto comum serve pois apresenta uma faixa bem larga para esta aplicação. Precisa de uma calibração para poder ter pouca incerteza na medição.

Como pretente fazer o teste?

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer uma comparação entre um ambiente e outro da para usar sem problemas. Ele não vai mostrar o SPL real, mas vai mostrar a real difrerença (ou muito próxima disso) de um para o outro. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
geralmente o mic de eletreto comum serve pois apresenta uma faixa bem larga para esta aplicação. Precisa de uma calibração para poder ter pouca incerteza na medição.

Como pretente fazer o teste?

Mic de eletreto? :huh: Como que eu identifico isso aqui? Aqui eu devo ter um microfone de computador (aqueles vagabundos que vendem no camelo), mic de um headset, mic de videode e um mic bem antigo que nem lembro a marca.

Sobre a calibraçao, aqui não tem ninguém com um RTA calibrado. Acho que nem o Inmetro da cidade vizinha tem (no max vai ter um decibelimetro).

O teste que eu estava pensando era medir um white noise com um sub nar que possuo parado aqui. Fora do carro, iria colocar o mic a 1 metro do sub e medir. Dentro, colocaria o mic no banco do motorista e mediria. Isso procede?

Compartilhar este post

Link para o post
Ae galera,

é possível medir o ganho (ou perda) da cabine utilizando um mic comum, notebook e o SpectraRTA? Sei que pra medição de SPL é necessário a calibração e uso de equipamentos mais específicos mas para uma análise comparativa (fora do carro x dentro do carro) os resultados com esse setup são válidos?

Valeu ae!

Bom... há de se considerar, antes de mais nada, que não apenas a leitura precisa ser calibrada, mas também a resposta dos transdutores utilizados, deverá ser bem conhecida, e de preferência, essa leitura deve ser feita em câmara anecóica, ou num ambiente conhecido...

Depois disto, só a comparação entre os gráficos de resposta do transdutor e de leitura poderia determinar a influência do ambiente. Há a possibilidade de cruzar a resposta do mic e do transdutor num único gráfico de calibragem do RTA. Aí o resultado mostrado seria apenas a influência (ganhos e perdas) do meio... Isto seria deveras interessante.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom... há de se considerar, antes de mais nada, que não apenas a leitura precisa ser calibrada, mas também a resposta dos transdutores utilizados, deverá ser bem conhecida, e de preferência, essa leitura deve ser feita em câmara anecóica, ou num ambiente conhecido...

Logo, se eu não conseguir calibrar o mic, os resultados não tem validade nenhuma?

Compartilhar este post

Link para o post

Logo, se eu não conseguir calibrar o mic, os resultados não tem validade nenhuma?

Não mesmo!

O ideal é trabalhar com um mic calibrado (nisto vc pode se basear numa leitura em RTA no seu carro com um RTA e uma leitura usando seu rta exxperimental. Com base na diferença de gráficos, vc pega as diferenças e iguala a resposta) e um transdutor (no caso, uma caixa full range... teria que ter um sub, um médio e um tweeter), cuja resposta terá que ser analisada com RTA também, só que em campo aberto ou em câmara anecóica. Aí com base nos gráficos obtidos é que vc vai ter confiabilidade na medição.

Compartilhar este post

Link para o post

vc pode calibrar o mic, depois toque um sub ou algo do genero num ambiente aberto e guarde a curva de resposta,

depois vc toca o mesmo falante com a mesma caixa dentro da mala do carro e com o mic dentro da cabine vc guarda a resposta do carro.

compara ambas e ve onde teve oscilaçao +xdb e -xdb e num software como o bassbox vc consegue inserir esses dados e ter uma resposta mais fiel do resultado no carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... já vi que sem calibração do mic, o resultado não vale nada mesmo.

Como aqui é impossível achar um RTA calibrado, vou desencanar. Valeu pelas informações ae.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom... já vi que sem calibração do mic, o resultado não vale nada mesmo.

Como aqui é impossível achar um RTA calibrado, vou desencanar. Valeu pelas informações ae.

Virtuhal, tem um jeito "métrico" de pegar a frequência de ressonância do carro... tem a ver com a distâmncia entre a frente e o fundo da cabine, e o comprimento de onda... quem sabe certinho como funfa esse "trem" é o sepacheco.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha intenção nem era tanto descobrir a frequencia de ressonancia e sim a perda da cabine do Corolla (que tem um porta-malas lacrado). Iria testar também num fox e gol, que tem uma acustica muito melhor que do sedan.

Compartilhar este post

Link para o post
A minha intenção nem era tanto descobrir a frequencia de ressonancia e sim a perda da cabine do Corolla (que tem um porta-malas lacrado). Iria testar também num fox e gol, que tem uma acustica muito melhor que do sedan.

Pow... se vc tiver disposto a gastar um pouco, leva tua caixa numa loja das "miózinha" e faz uma seção RTA... mede sua caixa (dentro da loja mesmo, deixa o mic perto da caixa, e não abusa do volume), depois mede com a caixa dentro de cada carro.

Compartilhar este post

Link para o post

kleber,

se ele medir com o microfone sem calibrar nao da na mesma??

mesm pq p mic vae ter a mesma resposta em ambas mediçoes....creio eu.

Compartilhar este post

Link para o post
kleber,

se ele medir com o microfone sem calibrar nao da na mesma??

mesm pq p mic vae ter a mesma resposta em ambas mediçoes....creio eu.

Sim... realmente... o que vai importar é a diferená entre a resposta fora e dentro... dá pra fazer uma calibragem a partir do falante... pega a curva, zera tudo, pra ficar reto com ele... aí dentro do carro vc pega os pontos discordantes...

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que loja ¨miórzinha¨ aqui em Presidente Prudente nem vai ter RTA calibrado também.

Pro meu objetivo eu posso utilizar o mic vagabundo então? De qualquer maneira, quando sobrar um tempinho vou fazer as medições com 1 Nar de 10 numa dutada alimentado por 1 canal do Clean.

Compartilhar este post

Link para o post

creio q pode sim, uma vez q se ele medir nao linearmente o primeiro , ele nao fara na 2.a vez entende?

Compartilhar este post

Link para o post
creio q pode sim, uma vez q se ele medir nao linearmente o primeiro , ele nao fara na 2.a vez entende?

Quando iniciei o tópico, eu também pensava assim e queria confirmar se era correto. ;)

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...