Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Crasher

Analógico!

Recommended Posts

Pessoalmente quanto aos sistemas de gravação de ponta analogica e digital estão pau a pau hj em dia....o que acontecia era que existiam eng muito mais competentes na epoca...e na virada do cd para o LP muitos ainda pensavam analogicamente (e ouve muitos avanços) o que fez termos tantos CD ruins do começo dos noventa...e hj em dia temos muito mais ferramentas para maquiarem e inventarem o que quizerem no som....deixando o instrumento e a voz modificados...

Tenho um LP no quarto para ouvir algumas velharias...eh bom.

Mas acho que o futuro eh CD/SACD ou DVD-A pela sua qualidade e praticidade...ateh tenho comprado SACD de CDs que possuo...amanha chega alguns vou comparar...

E a propria comparação entre um disco LP com CD como disse o Kleberlpa vai depender de quem masterizou....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, jah ouvi sacd gravado pela opus3 (que mesmo frente a outras gravadoras audiofilas dah pau no resto, com excecao da proprius), e o que eu ouvi num vinil comercial, dah pra afirmar tranquilamente que o vinil toca mais.

claro que se vc for chato quanto aos ruidos de fundo de um vinil, o sacd eh bem superior quanto a isso, mas o timbre dos instrumentos, especialmente piano e metais, eh de cair o queixo depois que vc escuta o vinil.... o sacd impressiona frente ao cd, mas perde pro vinil.

claro que o sacd eh muito mais pratico que vinil, e o vinil eh mto chato pra fazer tocar legal, mas quando vc consegue um bom disco e tem um bom toca discos, acabou...

agora, o engracado eh como um sistema teoricamente com velocidade limitada por ser um sistema mecanico consegue ter um som tao veloz, com ataque e articulacao que nunca ouvi aquele pioneer fazendo, e mantendo separacao de timbre entre instrumentos de uma big band ! coisa que gente com setup hi-end sua pra fazer com cd...

Meu sonho eh pegar um vinil opus 3 180g (a opus3 como produz todo seu material em masters analogicos, tem vinil disponivel para todas as suas gravacoes, sem contar o fato de que eles soh usam 1 microfone estereo e o minimo de estagios possivel entre o microfone e o gravador analogico), um sacd da mesma obra, num setup hi-end e botar lado a lado.... Quem jah ouviu vinil bem gravado em setup hi-end, diz que eh de cair de costas de tao bom.

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoalmente quanto aos sistemas de gravação de ponta analogica e digital estão pau a pau hj em dia....

Ah, mas não tão mesmo...

O Vinil surra de uma forma assustadora.

E olha que ainda nem consegui levar as coisas prum lado mais Hi-End hein, pois não deu p/ botar as mãos em algo audiófilo até agora.

Imagina a hora que tiver um setup analógico dos bons...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho alguns SACD uso o NS-900ES da Sony um belo player (otimo CD player tmb). Estou atualizando alguns CDs prediletos (com remasterizações ruins e alguns boas) por SACD(comerciais) em muitos casos eh uma grande diferença..alguns nem tanto..exemplo George Harrison Live in Japan a captação foi terrivel..aconselho a todos ouvir em bons aparelhos e tirar suas proprias conclusões..acho ser o futuro

Não posso discordar que o vinil tem um belo desmpenho. Soh uma coisa que ñ concordo eh alimentarem a ideia que tudo que eh digital eh ruim...muito pelo contrario...CD são aprova de erro na reproduçao (0 e 1) ñ tem chiados...mesmo se aplica as valvulas, tocam bem tocam sim,mas jah existe a tempo coisa que toca igual ou melhor...

No mundo do audio existe muito Hype quanto a alguns equip,cabos, bicablagem, a "energia limpa"...e isso pode acabar nos induzindo...nossa cabeça pode fazer truques sem mesmo sabermos...diferenças as vezes de 1db podem criar a ilusão de maior qualidade..por isso deve se ter muito cuidado em comparações ABX..repito ñ sou contra a nada analogico mas existem exelentes opções em ambos...devemos estar aberto para as novidades boas...claro talvez aquele LP que vc tanto ama ñ teve uma masterização merecida no CD ou SACD...

e achei muito legal que o amigo descobriu esse LP antigo e esta lhe trazendo tanto prazer..e lhe abriu a ideia pq muitos amam os seus LP...e o melhor ñ custou nada (ateh agora)

Compartilhar este post

Link para o post

Cds são aprova de erros nas reprodução? Tem som limpo? Sem ruidos?

De que adianta, se o som é morto?

Nada...

Vc se refere as coisas antigas como boas, que despertam paixões e etc, mas que já foram superadas.

Bom, me baseando em relatos(é claro, pq quem aqui pode comprar o que há de melhor em Hi-End?), amps e prés valvulados continuam arrancando suspiros, e no topo da lista.

Quanto a vinil, esse felizmente eu nem precisei levar p/ o Hi-End, e muito menos depender de relatos, p/ descobrir que surra CD e SACD...

Não tem o que falar.

É simplesmente ''tchau cd da FIM, oi LP comercial de jazz!''

Ilusão(já foi mto discutido, e p/ falar bem a verdade, eu desconsidero. Isso é meio que imagem de quem tá distante da realidade da parada em questão, seja ela qual for, quando relacionada a áudio)?

Olha, acredito que isso deveria acontecer(e acontace) é com SACDs, cabos ultra hi-techs, player com multiplos DACs, CDs de referencia no mundo todo, amps com ops poderosos e etc.... e não com um trambolho cheio de poeira, funcionando, basicamente, por meio de uma agulha correndo em cima de um pedaço de vinil.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu repito ñ estou falando que eh ruim....soh acho que estão levando muito para o lado que o LP eh a grande maravilha e o resto eh resto....e ñ ver que existem coisas boas nos dois lados...

Talvez vc seja uma pessoa que realmente se identifica com o som analogico tem mais gosto por ele(ou talvez tenha descoberto isso agora)....respeito isso e acho que vai lhe proporcionar grandes prazeres e estara ouvindo um som bom de qualidade....vai achar discos baratos mas outros proibitivos...

A maioria das gravadoras audiofilas usa todo o pretexto do analogico pq seu grande mercado esta lá....se ela falar que vai usar mesmo que seja a melhor mesa do mundo digitial o publico vai reclamar.....e antes de mais nada eles dominam o processo analogico com perfeição entao pra que mudar...

Mas você tmb ñ pode pegar a sua experiencia pessoal (claro que eh valida) e usala como regra....devo jogar fora todos meus cd pois eles são uma bosta? ñ eh por ai....

Compartilhar este post

Link para o post
....o que acontecia era que existiam eng muito mais competentes na epoca...e na virada do cd para o LP muitos ainda pensavam analogicamente (e ouve muitos avanços) o que fez termos tantos CD ruins do começo dos noventa...e hj em dia temos muito mais ferramentas para maquiarem e inventarem o que quizerem no som....deixando o instrumento e a voz modificados...

Assino embaixo !!!!

Com o advento dos softwares de correcao os NOVOS engenheiros de som nao estao tao preocupados assim com o fundamento acustico da COISA, como posicionamento de microfones, tempo de reverberacao das salas de gravacao, etc...........

Por tudo isto, que as Antigas Gravacoes como as feitas pelo Engenheiro Lewis Layton (MITO da decada de 60), sao insuperaveis e pode ter certeza que se continuarao sendo por um bom tempo !!!!

Abracos,

Giovanni

Compartilhar este post

Link para o post
amps e prés valvulados continuam arrancando suspiros, e no topo da lista.

Jah ouvi amps transistorizados que tocavam mais que qualquer valvulado (um era um amp gigante da Krell, que estava no stand da Wilson Audio na hi-fi e outro era um monoblock jeff rowland), soh que esses amps custam o preco de um apartamento de 3 dormitorios em SP dependendo da regiao....

Realmente, aqueles amplificadores que ouvi hi-end sao espetaculares, mas um amp valvulado artesanal, que com 1500 reais vc monta, dah pau em muito transistorizado que custa 10x esse preco.

quanto a questao do lp versus cd e sacd, claro que existem gravacoes e gravacoes, mas estamos falando de gravacao top versus gravacao top. esquece cd comercial, a hora que vc ouve um bem gravado de verdade, o resto vira lixo, ateh cds que eu achava legais como de Dianna Krall e Norah Jones parecem porcaria perto de um cd bem gravado.

Compartilhar este post

Link para o post
Jah ouvi amps transistorizados que tocavam mais que qualquer valvulado (um era um amp gigante da Krell, que estava no stand da Wilson Audio na hi-fi e outro era um monoblock jeff rowland), soh que esses amps custam o preco de um apartamento de 3 dormitorios em SP dependendo da regiao....

Realmente, aqueles amplificadores que ouvi hi-end sao espetaculares, mas um amp valvulado artesanal, que com 1500 reais vc monta, dah pau em muito transistorizado que custa 10x esse preco.

quanto a questao do lp versus cd e sacd, claro que existem gravacoes e gravacoes, mas estamos falando de gravacao top versus gravacao top. esquece cd comercial, a hora que vc ouve um bem gravado de verdade, o resto vira lixo, ateh cds que eu achava legais como de Dianna Krall e Norah Jones parecem porcaria perto de um cd bem gravado.

Bom, ai vc tá na vantagem, pq vc conseguiu escutar o tal transistorizado.

É provável que seja TOP mesmo.

Como eu não fui na Hi-Fi e não escutei, fico limitado(a coisa mais comum por aqui aliás...) a relatos de figurões do cenário audiófilo gringo. E ali o que dá de valvulado ultra super exclusivo sendo considerado TOP, não tá escrito...

Ou seja, se for levar p/ o Hi-End extremo mesmo, eu aposto no valvulado.

Mas ai tb é outro papo, o assunto aqui é vinil.

Quanto ao que vc disse de esquecer CD comercial e etc(isso chamando Norah Jones de comercial hein, imagine um nacionalzinho...), é engraçado que isso não se aplica ao vinil!

É até engraçado, pq p/ ficar justa a comparação, tem que pegar um vinil comercial(bem gravado, mas nada demais MESMO) num sistema de entrada(TD de 150/500 reais) e botar p/ ralar com player dos bons($$$$$$$$) e um CD audiófilo, aliás, não qualquer audiófilo, mas o melhor que vc dispor.

E mesmo assim, é coro no CD.

É muito brutal, não tem como ficar impassivel diante de tal situação.

E a 1a coisa que vem a cabeça de todo mundo, pelo menos acredito eu que venha, é o pensamento que anda me tirando o sono esses dia: se um TD nacional da déc. de 70 com LP comercial faz isso, imagine um TD Top atual com um LP audiófilo?

É nessas e outras que estou repensando sériamente na necessidade de gastar dinheiro num bom player.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal

Em ehpocas passadas eu estava pensando em construir minha propria VITROLA (hehe) e andei pesquisando bastante sobre a contrucao destes objetos NOSTALGICOS, mas a coisa parou por ai, principalmente porque eu mesmo nao tinha um sistema de som montado !!!

Mas digo, que eh possivel sim construir algo TOP por aqui (afinal o apoio da MEKAL nestas horas ajuda !!!- hehe)

Agora para os affcionados nestas OBRAS de ARTE segue um site do que existe de TOP no mundo

http://www.transrotor.com/

Procurem pelo modelo Gravita, eh uma VITROLINHA top deste fabricante que pesa algo em torno de 150 kgf a um custo de ca. EU$ 70.000,00

Mas quem sabe nao reatamos um projeto aqui no Brasil !!!!

Abracos,

Giovanni

Compartilhar este post

Link para o post

realmente, eu não acreditava nessa diferença...

até que um dia meu pai tava com um toca-discos sony e pegou um LP pra tocar nele, e depois me mostrou a mesma música só que numa gravaçao de cd..

por incrível que pareça o cd tomou um pal, agora, não me perguntem pq, só sei que a música no LP estava soando muito mais real do que no cd...

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal

Em ehpocas passadas eu estava pensando em construir minha propria VITROLA (hehe) e andei pesquisando bastante sobre a contrucao destes objetos NOSTALGICOS, mas a coisa parou por ai, principalmente porque eu mesmo nao tinha um sistema de som montado !!!

Mas digo, que eh possivel sim construir algo TOP por aqui (afinal o apoio da MEKAL nestas horas ajuda !!!- hehe)

Agora para os affcionados nestas OBRAS de ARTE segue um site do que existe de TOP no mundo

http://www.transrotor.com/

Procurem pelo modelo Gravita, eh uma VITROLINHA top deste fabricante que pesa algo em torno de 150 kgf a um custo de ca. EU$ 70.000,00

Mas quem sabe nao reatamos um projeto aqui no Brasil !!!!

Abracos,

Giovanni

Digamos que não é nada complicado... a complicação maior está apenas no conjunto mecânico, mas um direct drive num prato de massa considerável já é um avanço... posicionamento do braço pode ser copiado de um toca discos de linha... o resto? É o pré... e só (ah, tá... tem o chaveamento do motor, controle de velocidade, ou pitch.... agora sim, é só).

Compartilhar este post

Link para o post
realmente, eu não acreditava nessa diferença...

até que um dia meu pai tava com um toca-discos sony e pegou um LP pra tocar nele, e depois me mostrou a mesma música só que numa gravaçao de cd..

por incrível que pareça o cd tomou um pal, agora, não me perguntem pq, só sei que a música no LP estava soando muito mais real do que no cd...

Provavelmente quem fez a remasterização para CD ñ era tão competente quanto o que fez para o LP...

Mas como o dito a acima são gravações e gravações....

Quanto ao valvulado como o mogar falou....realmente ai concordo...se bem feito mesmo tem grande chances de soar muito bem e talvez mais que coisa mais cara...tanto com transistor quanto com valvula...e tenho certeza que nos extremos HI-END com engenheiros competentes mesmo os dois podem tocar o iguamente..a ñ ser que o eng coloque algo por gosto(alguma coloraçao) para que soe "como valvulado"...agora ai o trans ganha com sua maior confiabilidade, longevidade e praticidade(puta esquentar para ouvir acho pra matar)...no quesito charme o valvula faz muito mais...

Soh queria dizer que ambos tem o mesmo pontencial...com seus pros e contras...mesmo vale para o LP.

Assumo que no quesito CDxLP o LP tem uma vantagem pelas inumeras masterizações superiores.....mas o CD nos ultimos tempos conseguiu chegar muito perto em termos de audio...nos outros quesitos nem se leva em conta a facilidade e confiabilidade de manuseio do CD...mas falando em capas e encartes LP!

Jah no caso do SACDxLP....ai fica bem mais dificil para o LP....e vale lembrar que também esta ocorrendo um aprendizado quanto a mixagem 5.1 e stereo no formato que tem muito a evoluir junto com o DVD-A...pena ñ ter caido no gosto do publico ainda...(lah fora que eh barato)

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que li, o que faz o valvulado soar bem eh que apesar da thd alta, essa distorcao esta na 2a e 3a harmonicas, e nosso ouvido interpreta como timbre daquele instrumento especifico (por exemplo, em vez de um piano soar como piano de marca X, soa como o de marca Y, mas eh som de piano). jah no transistorizado, a distorcao harmonica se espalha por todo o espectro, e nosso ouvido interpreta como falta de naturalidade do som, mesmo que seja baixa.

outra coisa eh a linearidade da valvula, que eh bem superior e tem uma distorcao por intermodulacao muito menor que a do transistor, e nosso ouvido eh muito sensivel a distorcao por intermodulacao e linearidade.

eh aquela questao, o sinal da valvula nao eh perfeito, soh que suas imperfeicoes passam meio que batido pelo nosso ouvido pq elas ficam justamente onde nosso ouvido eh pouco sensivel, e onde nosso ouvido eh chato eh onde a valvula tem suas melhores caracteristicas... pro transistorizado tocar melhor, ele tem que ser MUITO bom. alguns dos amps hi-end usam componentes fabricados sob encomenda, que nao eh possivel de se conseguir pra montar um DIY.

Jah no caso do SACDxLP....ai fica bem mais dificil para o LP....e vale lembrar que também esta ocorrendo um aprendizado quanto a mixagem 5.1 e stereo no formato que tem muito a evoluir junto com o DVD-A...pena ñ ter caido no gosto do publico ainda...(lah fora que eh barato)

Nas boas gravacoes, nao existe mixagem, compressao, ou mesmo controle de volume entre os instrumentos pq tudo eh feito com um unico microfone estereo, com tecnicas de captacao que visam chegar o mais proximo possivel do timbre e do palco originais. Esse tipo de gravacao eh o que as grandes gravadoras audiofilas exploram, e isso as faz soarem especiais.

Quando vc pega uma gravacao que foi feita desta forma citada e pega uma outra gravacao destinada ao publico audiofilo mas onde foi usado mais de um microfone, vc nota na hora que o som perde aquela riqueza, mesmo que nao sejam usados outros artificios.

Como dizem os engenheiros de gravacao dessas gravadoras, ao vc usar qualquer estagio para somar diferentes microfones, as rotacoes de fase e distorcoes introduzidas por esses dispositivos jah estragam o som. E quanto ao uso de 1 microfone, ele geralmente eh um microfone especial, que eh colocado no que seria equivalente a primeira fila da plateia, e dessa forma, nao ha perdas de timbre e interacao entre os instrumentos, e o palco chega o mais proximo do real possivel.

e uma lida em http://www.opus3records.com/phil.html

quando estamos falando que vinil eh melhor que cd e super audio, estamos falando em relacao a gravacao desse porte, pq sabemos que o processo de gravacao nao limitou o timbre do negocio... o ponto onde o sacd chega realmente impressiona e eh bem mais fiel que cd, mas o vinil tem um algo mais, tem uma naturalidade extra. em termos de naturalidade do som, o vinil me parece ser o melhor, mesmo que tenha ruido de fundo, menor dinamica e menos extensao de graves.

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse o Mogar, quanto melhor(mais pura, mais fiél) a gravação, mais simples é o tratamento dado ao áudio. As vezes, não tem nenhum... e são essas que vc escuta e se emociona. São as que estão um nivel acima.

Não mudou muito ao longo do tempo.

Antes eram 2 mics e um Rotex.

Hoje é 1 mic geralmente, e sei lá o que p/ gravação, mas ñ me espantaria se fosse os mesmo gravadores de rolo...

Ou seja, tivemos que esperar meia decada(pq tem gravação da déc de 50 que é TOP, ainda mais em vinil) p/ a coisa chegar no mesmo ponto de antes?

Praticamente 50 anos no lixo então p/ a maioria das gravadoras(pq as TOP continuam gravando quase do mesmo jeito...)?

E falo em chegar no mesmo ponto, mas p/ mim o SACD ñ chega no LP ainda não(no msm sitema que escutei o LP, escutei SACD audiófilo tb, então dá p/ comparar tranquilamente).

Compartilhar este post

Link para o post

ah mas pensa bem na engenharia p/ fazer algo como britney spears parecer que canta?

essa é a evoluçao... risos

Compartilhar este post

Link para o post

Vou contar uma história: sempre tive vontade de ter um toca discos que tocasse em um bom nível de qualidade, mas sempre ouvia dizer que para o TD tocar bem, teria que ter braço revestido com pêlo de saco de cobra, prato de 100kg de pedra esculpida por virgens camponesas da Dinamarca, etc... fora que a regulagem do braço do TD teria que ser feita pela Nasa... desculpe a brincadeira, mas isso não passa de pura besteira, é claro que em TD mais sofisticados o som é melhor, mas com um TD razoavelmente simples e um bom pré com curva de Riaa ou AES, já vai funcionar bem, vai tocar melhor que um Opus3...

Já ouvi dois comparativos de Vinil x CD, em dois sistemas High End, e nos dois o Vinil foi muito superior ao CD, coisa de espantar...

Um sistema foi com pré/power/caixas Burmester e TD Clear Audio Master Reference, o outro foi com pré/power Jeff Rowland, caixas Nautilus 801 e TD Oracle...

Qto as regulagens do braço, não é nenhum bicho de sete cabeças, a regulagem do angulo da capsula é feita atraves de um calculo para minimizar a distorção...

Compartilhar este post

Link para o post
Vou contar uma história: sempre tive vontade de ter um toca discos que tocasse em um bom nível de qualidade, mas sempre ouvia dizer que para o TD tocar bem, teria que ter braço revestido com pêlo de saco de cobra, prato de 100kg de pedra esculpida por virgens camponesas da Dinamarca, etc... fora que a regulagem do braço do TD teria que ser feita pela Nasa...

:lol: :lol:

Essa foi ótima, sakata!

Agora começo a me lembrar dos discos do Guns que ouvia no TD antigo de casa. Acho que soava uma bosta pq as caixas eram uma mer**. Vou ver se consigo ouvir um TD num sistema de amp e falantes bons...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...