Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

igorpiedade

Como curvar MDF?

Recommended Posts

Postado em

Galera ... to pensando em fazer uma Caixa dutada para meu Corsa Sedan em a frente da caixa fazendo uma curva..... level .....mas fezendo ....

to pensando em eu mesmo fazer a caixa... queria perguntar se alguem sabe como fazer uma folha de 20 MM MDF curvar ... ehehehehehhe

outra coisa .. os encaixes entre uma madeira e outra tem q ser fento na diagonal ou posso simplesmente sobrepor uma folha na outra???

abraços ...

Postado em
Galera ... to pensando em fazer uma Caixa dutada para meu Corsa Sedan em a frente da caixa fazendo uma curva..... level .....mas fezendo ....

to pensando em eu mesmo fazer a caixa... queria perguntar se alguem sabe como fazer uma folha de 20 MM MDF curvar ... ehehehehehhe

outra coisa .. os encaixes entre uma madeira e outra tem q ser fento na diagonal ou posso simplesmente sobrepor uma folha na outra???

abraços ...

Fazer MDF curvar???? Cê tá é doido! MDF é laminado, s evc forçar demais ele "desfolha" todo no meio, e quebra.

O que vc pode fazer é:

1 - fibra de vidro

2 - Cortar várias tiras finas, e fazer a curva com elas... depois lixar bem pra tirar os cantinhos e deixar liso... depois massa por cima de tudo... lixa de novo... e pronto.

3 - Na face em curva, usar eucatex (tipo uma placa fina de "madeira", que se compra em casas material de artes), por exemplo... por trás dele, vc pode fazer uma caixa com várias faces formando a curva... o eucatex é só pra esconder estas faces, deixando tudo redondinho.

4 - Pagar um bom marceneiro e mandar ele se virar.

Postado em

Hehehe... to fazendo minha caixa pro JL 10W0, e que tem uma baita curva... assim que der posto fotos... fiz assim: fui cortando pedaços pequenos e fixando pra formar a curva, os corte na madeira, fiz em diagonal... pra quase encaixar...

Esta semana estou colando aos poucos... este final se semana vou lixar, passar massa... lixar de novo... vai dar trabalho... espero que fique bom... tive esta ideia depois de ver o golf da DLS... o kra fez um esquema parecido, só que bem melhor que o meu... ehehehe... ele tem bem mais ferramentas... mas um dia chego lá!

Se der posto fotos este fim de semana...

Valeu!

Postado em
Hehehe... to fazendo minha caixa pro JL 10W0, e que tem uma baita curva... assim que der posto fotos... fiz assim: fui cortando pedaços pequenos e fixando pra formar a curva, os corte na madeira, fiz em diagonal... pra quase encaixar...

Esta semana estou colando aos poucos... este final se semana vou lixar, passar massa... lixar de novo... vai dar trabalho... espero que fique bom... tive esta ideia depois de ver o golf da DLS... o kra fez um esquema parecido, só que bem melhor que o meu... ehehehe... ele tem bem mais ferramentas... mas um dia chego lá!

Se der posto fotos este fim de semana...

Valeu!

dá pra fazer, faça pequenos cortes no lado de fora da curva evai dobrando, mas depois tem que meter massa por cima.

[]

Sandro

Postado em

compre MDF 6mm e faça curvo... esse dobra com certa facilidade, mas se forçar demais estraga, como ja disseram

Faça varias camadas e cole uma na outra com cola de madeira... 4 camadas deve dar um resultado legal e mais confiavel do que fazer segmentado... :legal:

Postado em

3mm é mais maleável ainda, e é baratinho na Leroy. faz a curva e sarrafeia por dentro com tiras de MDF mais grosso (ou por fora, depende de pra que lado vc quer que fique o acabamento), depois besunta de resina de fibra de vidro e acerta na massa plástica.

Postado em

abraços ...

Fazer MDF curvar???? Cê tá é doido! MDF é laminado, s evc forçar demais ele "desfolha" todo no meio, e quebra.

O que vc pode fazer é:

1 - fibra de vidro

2 - Cortar várias tiras finas, e fazer a curva com elas... depois lixar bem pra tirar os cantinhos e deixar liso... depois massa por cima de tudo... lixa de novo... e pronto.

3 - Na face em curva, usar eucatex (tipo uma placa fina de "madeira", que se compra em casas material de artes), por exemplo... por trás dele, vc pode fazer uma caixa com várias faces formando a curva... o eucatex é só pra esconder estas faces, deixando tudo redondinho.

MDF é lâminado?? Pensei que era pó prensado... lâminado não é o compensado?? :huh:

Postado em

abraços ...

O que vc pode fazer é:

1 - fibra de vidro

MDF é lâminado?? Pensei que era pó prensado... lâminado não é o compensado?? :huh:

Pó prensado é uam outra parada aí... custa caro, tem entrada proibida no brasil (só por contrabando) e vem da colômbia... :lol:

Mas ae... só que já fez cagada em folha de mdf sabe quantas lâminas tem numa chapa... :lol:

Postado em
Ué, o pessoal não estava usando saque para moldar aqueles cones de madeira? Usa na chapa de MDF, deve ficar baratinho! :lol:

Mas sake era pra uma madeira boa... coisa fina... pra MDF vc pode mandar uma cachaça PITÚ mesmo! Na pior das hipóteses, vc toma um pouco, pra ficar torto também!

Postado em
Ou quem sabe um Ypioca né Kleber, PITU é fabricada aqui pertinho da minha city

Ypioca não... já tomei umas uma vez ae, num churrasco... pode-se dizer que a torta da sobremesa virou arma de guerra... muito, mas muito trash...

Postado em

Dá prá dobras sim. Eu já usei MDF de 6mm prá fazer bazuca. Dá trabalho, mas tem como fazer.

Primeiro você corta o pedaço de madeira do tamanho que vai usar. Depois pega uma mangueira e encharca a madeira de água. Pode molhar bem mesmo...

Depois pega um tambor desses grandes, enche d'água e coloca a madeira lá dentro. Deixa de um dia pro outro...

Prá fazer a bazuca eu cortei dois arcos de madeira prá colocar nas extremidades. Aí no outro dia, tirei a madeira do tambor, fui enrolando (sem a menor força) e parafusando a cada 5cm na borda de madeira. Depois posto fotos da bazuca pronta pro pessoal ver como ficou...

No seu caso, dá prá cortar três pedaços de madeira de 6mm e sobrepor prá ficar com 18mm... Passa bastante cola entre um e outro e vai parafusando na borda da madeira onde você vai fazer o encaixe. Se precisar, dá um acabamento com massa que fica show.

[]s.

Postado em
Dá prá dobras sim. Eu já usei MDF de 6mm prá fazer bazuca. Dá trabalho, mas tem como fazer.

Primeiro você corta o pedaço de madeira do tamanho que vai usar. Depois pega uma mangueira e encharca a madeira de água. Pode molhar bem mesmo...

Depois pega um tambor desses grandes, enche d'água e coloca a madeira lá dentro. Deixa de um dia pro outro...

Prá fazer a bazuca eu cortei dois arcos de madeira prá colocar nas extremidades. Aí no outro dia, tirei a madeira do tambor, fui enrolando (sem a menor força) e parafusando a cada 5cm na borda de madeira. Depois posto fotos da bazuca pronta pro pessoal ver como ficou...

No seu caso, dá prá cortar três pedaços de madeira de 6mm e sobrepor prá ficar com 18mm... Passa bastante cola entre um e outro e vai parafusando na borda da madeira onde você vai fazer o encaixe. Se precisar, dá um acabamento com massa que fica show.

[]s.

Caraca e eu que pensava que MDF não podia nem ver água!

Pois é, mais um achismo, literalmente, por água abaixo!!!

Postado em

[]s.

Cara, como voce fez para o mdf nao inchar ?

Se com pouca agua ja vi mdf 15 virar 20, imagina mergulhando!!!

Postado em

Molhando o MDF vc vai comprometer seriamente a rigidez da madeira... não acho aconselhavel usar esse metodo... As camadas internas ficam descoladas (mas nao no sentido de metidas a bacana :P). Quem ja teve a infelicidade de deixar a borda de uma folha de MDF pegar umidade deve saber do que estou falando...

Postado em

e se vc fizer algo assim

curva5xo.jpg

ai ela fica flexivel... mas vai comprometer a rigidez dela...ai vc teria q preencher esses espacos com algo (ex. resina)

Eu nao faria isso...soh se alguem for cobaia e ver q deu certo :rolleyes:

Postado em
e se vc fizer algo assim

curva5xo.jpg

ai ela fica flexivel... mas vai comprometer a rigidez dela...ai vc teria q preencher esses espacos com algo (ex. resina)

Eu nao faria isso...soh se alguem for cobaia e ver q deu certo :rolleyes:

nao foi isso que o sepacheco sugeriu??? :huh:

Postado em

i ae ! eu ja fiz isso em um carro de spl (fusca) que na epoca da usac foi recorde da categoria de 501 a 1000 pro , eu fiz os cortes com a circular e preenchi os vaos com massa plastica ficou com uma estrutura muito boua bem rigida

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...