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Asclus

Cornetada para medio 10" piora a qualidade do som ? muda algo além do ganho em SPL ?

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Olá amigos, tenho uma caixa para som em casa estilo trio desde 2018, fiz alguns upgrades e hoje estou com 

2x Eros SDS 18" 2700 1350rms 4ohms em dutada de me parece 95litros
1x 10pw3 8ohms modelo de 2008 me parece. selada de 10 litros
1x Driver Ti Eros 7169 8ohms

Soundigital Evo 3000.1 2ohms
Soundigital Evo 5 800.4
Player DEH7880BT
Processador Stx2436BT
4x fontes de DVR adquiridas com 10a ou 20a ,não lembro.

Tudo instalado no modo gambiarra, mas funciona

O som é OK toca razoavelmente, já adquiri por mais de 5x vezes fonte de 200a para instalação mas optei por não instalar já que o gole me faz ficar muito surdo

e acabo levando o som até o desarme do amplicador em algumas poucas vezes, o que me garante uma durabilidade dos alto falantes que ainda são originais, prefiro assim do que ter mais volume com mais risco de queima.


****** Minha duvida é , uso o som para musicas de todos os tipos, gosto de volume, as vezes fazemos bagunça para duzias de pessoas
Possuo 2x 10pw3 8ohms, li em diversos lugares que a corneta para médio de 10" aumenta o spl do som, vi que há picos que variam conforme o falante e tipo da corneta

Pergunta 1: a que ponto a corneta deixa o som estranho, "poc poc" ou nasalado ? 
Pergunta 2: O som fica mais direcional que a selada que já uso ? 

Pergunta 3: Poderei continuar "tocando" o medio de 10" de 200~5500hz ? (meu drive ti costumo deixar de 5500~22000hz)

Já comprei o material e tenho facilidade em fazer a caixa Gostaria de mudar um pouco o som
gostaria de fazer uma nova caixa, colocar meus 2x 10pw3 em cornetada com os equipamentos na mesma caixa como já faço

abaixo o projeto da cornetada que vi e algumas fotos do meu som.
2024112610492910pw3 projeto cornetada.jpeg




 

IMG_20241126_082549.jpg

IMG_20241126_082621.jpg

IMG_20241126_082629.jpg

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Editado por Asclus

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Perdão a demora! Sou o que mais comenta aqui, mas passei 1 mês fora, curtindo umas férias! Enfim, estou de volta! Vamos ao comentado! 

1) Eu tomaria cuidado com essas fontes! Elas podem dar curto de uma hora pra outra! Já perdi equipamento bom por conta delas.

2) Eu tomaria cuidado ao usar esse tipo de fonte, pois esse lance de "desarmar o amp", uma hora vai queimar a fonte dos amps! ELas não foram feitas pra ficar sendo desarmadas. É igual a corte de giro de motor! Não foi feito pra ficar cortando... força e uma hora queima!

Eu sendo você, tentaria algumas fontes de qualidade. Se for preciso, várias (e vai ligando aos poucos, conforme precisar). Mas evitaria esse tipo de fonte!

3) Essa sua caixa de graves tá subdimensionada! Meu vizinho tinha uma da mesma da minha.. SDS 2.7k 18". Mas a minha tava numa caixa de 90 litros, a dele numa caixa de uns 120~150 litros, não lembro! O som dele tocava fácil uns 30~40% a mais que o meu! E olha que era 1x1

4) Esses falantes do grave estão subdimensionados! Eu usei maior parte da vida uma SDS 2.7 18" 4 ohms tocando num SD5k 2 ohms... recebendo pra mais de 4kw... e NUNCA queimou. A diferença é que o amp tocava frio e só clipava de relance. Com menos potência, PRECISA tocar clipando! Prum par de falante desses, eu usaria um amp 8k 2 ohms SEM MEDO! 

Sobre isso: 

5) Última sugestão minha: Se puder, pinta de batida de pedra essas caixas! MDF estraga sozinha com o tempo, com o mínimo sinal de umidade! Batida de pedra é baratinho, e as caixas ficam legais. Se quiser, pode jogar um verniz ou spray por cima, fica bonitona! Mas se curte o jeito amadeirado, bota um verniz pelo menos! (Não parece estar envernizada).


E agora, às suas perguntas!

1) Depende do projeto da corneta. Muita gente gosta de projetar corneta + caixa picuda. O que conta é projeto da caixa + projeto da corneta. Mas no geral, se bem feita, não interfere TANTO!
2) Exatamente. Quanto mais "fechada" a corneta, mais longe joga, mas ela "capa" a resposta de quem tá perto. Já uma corneta mais aberta, responde melhor pra quem tá perto mas joga um pouco menos pra longe!
3) O corte superior independe da corneta. É mais pra casar com o driver. Só o inferior que muda. Isso depende diretamente do projeto da corneta!

Uma coisa que eu faria nas suas altas, se elas fossem minhas, é configuração d'apolitto: Woofer - Driver - Woofer. Dessa forma você cria um coaxial gigante, deixando a resposta mais uniforme, com mais qualidade. Se tá tendo necessidade de fazer o som ser mais ouvido quando junta uma turma, suspenda as altas. O segredo tá mais nisso do que no SPL!

Sobre isso: 

 

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Beleza blOom ?

1) Eu tomaria cuidado com essas fontes! Elas podem dar curto de uma hora pra outra! Já perdi equipamento bom por conta delas.

Vou pensar na substituição definitiva, ja tive em mãos as Jfa 200a, 120a, mas nunca tive coragem de por no som, antes não tinha o processador que ao menos tem um limiter que pode ajudar a proteger o falante.

2) Eu tomaria cuidado ao usar esse tipo de fonte, pois esse lance de "desarmar o amp", uma hora vai queimar a fonte dos amps! ELas não foram feitas pra ficar sendo desarmadas. É igual a corte de giro de motor! Não foi feito pra ficar cortando... força e uma hora queima!

O desarmar é por falta de energia, sei que os amps não foram feitos para isso, mas acontece pouquíssimo, normalmente eu percebo a joselitagem acontecendo e baixo um pouco o som.

Eu sendo você, tentaria algumas fontes de qualidade. Se for preciso, várias (e vai ligando aos poucos, conforme precisar). Mas evitaria esse tipo de fonte!

:legal:

3) Essa sua caixa de graves tá subdimensionada! Meu vizinho tinha uma da mesma da minha.. SDS 2.7k 18". Mas a minha tava numa caixa de 90 litros, a dele numa caixa de uns 120~150 litros, não lembro! O som dele tocava fácil uns 30~40% a mais que o meu! E olha que era 1x1

Sei que é pequena para o alto falante, acho que o tamanho me bassei em um tópico que você comenta que tinha um desses eros na mala de seu carro com aproximadamente 95litros,
fiz para ser mais facil de carregar mesmo não rendendo que deveria, talvez um dia faça caixas maiores, onde moro tem uma escada complicada o já me atrapalha na hora de levar a caixa para qq lugar, se fizer uma maior vai ficar fixa.


4) Esses falantes do grave estão subdimensionados! Eu usei maior parte da vida uma SDS 2.7 18" 4 ohms tocando num SD5k 2 ohms... recebendo pra mais de 4kw... e NUNCA queimou. A diferença é que o amp tocava frio e só clipava de relance. Com menos potência, PRECISA tocar clipando! Prum par de falante desses, eu usaria um amp 8k 2 ohms SEM MEDO! 

Normalmente o clip não acende no meu uso, upgrade de amp não seria uma prioridade pois nem fonte boa para ele eu tenho rsrs


5) Última sugestão minha: Se puder, pinta de batida de pedra essas caixas! MDF estraga sozinha com o tempo, com o mínimo sinal de umidade! Batida de pedra é baratinho, e as caixas ficam legais. Se quiser, pode jogar um verniz ou spray por cima, fica bonitona! Mas se curte o jeito amadeirado, bota um verniz pelo menos! (Não parece estar envernizada).

Nãa, sou muito pros coco, ela ta desde 2018 praticamente do mesmo jeito, cheio de marca de copo, as quinas lascadas mas é isso, não pretendo dar algum acabamento, tenho certeza que se um dia eu der acabamento no dia seguinte eu invento de fazer caixas de 150litros ai vai tudo pro lixo. ah e sim, não tem nem verniz, 


E agora, às suas perguntas!


1) Depende do projeto da corneta. Muita gente gosta de projetar corneta + caixa picuda. O que conta é projeto da caixa + projeto da corneta. Mas no geral, se bem feita, não interfere TANTO!

A corneta que coloquei o projeto ai é da Eros, não lembro qual alto falante mas é recomendação deles, eu não saberia projetar.

2) Exatamente. Quanto mais "fechada" a corneta, mais longe joga, mas ela "capa" a resposta de quem tá perto. Já uma corneta mais aberta, responde melhor pra quem tá perto mas joga um pouco menos pra longe!

O jogar longe não é uma prioridade gostaria de mais médio grave e como tenho um 10pw3 para fazer o par imaginei que seria uma forma de aproveita-lo tentando obter mais DB já que no bridge do SD 800.4 "cabe" 2x 10pw3 a 4ohms, agora ficar mais direcional seria um problema como é só 1 caixa ou torre de som não tem como espalhar no ambiente.

3) O corte superior independe da corneta. É mais pra casar com o driver. Só o inferior que muda. Isso depende diretamente do projeto da corneta!

:legal:


Uma coisa que eu faria nas suas altas, se elas fossem minhas, é configuração d'apolitto: Woofer - Driver - Woofer. Dessa forma você cria um coaxial gigante, deixando a resposta mais uniforme, com mais qualidade. Se tá tendo necessidade de fazer o som ser mais ouvido quando junta uma turma, suspenda as altas. O segredo tá mais nisso do que no SPL!

Li o topico 
Fica a dica: Levantem seus médios e agudos!  como na minha caixa de voz estão amplificador, radio, processadores e fontes é meio difícil, a caixa pesa uns 30kg facil com o upgrade vai para uns 35, não seria viável mas que é valido para um som mais profissional é com certeza.

Novas duvidas:

a) Não sei projetar a caixa, este projeto da Eros para corneta de 10" você não conhece? nunca viu/ouviu?
b) Posso fazer dutada ou selada para o par de 10pw3 mas gostaria de tentar algo novo no som, desde que não perca muita abrangência e ou qualidade do que sai dos woofers, o que acha melhor para um som para poucas pessoas?


 

Editado por Asclus

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a) Sim, mas só em sons profissionais ou paredão (daqueles com mais de 2m de altura). Só reafirmando, corneta serve pra jogar longe, e dá um pico a mais em alguma range de frequência (de acordo com as medidas da corneta). Se não pretende jogar o som longe, eu não usaria! 
b) O ideal é dutada, por conta da refrigeração de bobina. Eu uso meus hpx2120 com caixa sintonizada em 60hz. Não que eles vão reproduzir isso (são cortados em 80hz), mas pq a resposta baixa fica praticamente flat.. e por a caixa ser dutada, ele sofre menos com compressão térmica! 

Eu tentaria simular uma caixa que "desça" bem pro 10pw3, dutada e frontal mesmo.. e faria o d'apoliito.. woofer, driver, woofer... ficaria gostoso de ouvir, em tocadas pequenas daria pra usar só essa caixa (se não exigir muito, responde bem a partir de 50hz se bem projetada).... e pra tocar mais forte, cortando 80~120hz acima, consegue lidar bem com a potência nominal! 

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blOom, fiz dutada, mas como já havia adiantado não gostaria de algo maior, ou muito maior que o resto do conjunto, é um som para casa mas em poucos momentos preciso carrega-lo para eventos de familia em sitios,
Fiz a caixa do tamanho das caixas de sub (que estão pequenas para o eros sds, eu sei)
ficou com aproximadamente 60 altura x 50 largura x 40 profundidade, a caixa dos 2x woofers ficou entre 50 e 56litros, vou conferir ainda, temporariamente estão com 2x dutos de 3" por 11cm, vou corta-los ou aumenta-los para chegar na sintonia que quero, vou escutar mais tempo para ver como se comportarão 

Ficou então 2x 10pw3 em paralelo na saída em bridge do SD 800.4 Evo6, teoricos 400wrms a 4ohms o vão onde ficam os equipamentos e driver está bem apertado com as 4x fontes de 30a 12v (sei que devem ser entre 10a e 20a, mais fracas que isso não acredito)

Fiz algumas simulações com o Winisd 0.50a7 utilizando os dados do Selenion 10pw3 padrão  


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Editado por Asclus

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Iae, botou pra tocar? Chegou a fazer alinhamento? (RTA + Pink noise)

Como ficou o timbre? Mas essa proporção tem tudo pra ficar um espetáculo! É a proporção que PA usa! 

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blOom

Não fiz alinhamento estou tentando fazer funcionar um microfone externo melhor no notebook sem sucesso.

coloquei para tocar sim, o que posso dizer é, antes meu som "não tinha" medio, com a caixa selada de 12litros, praticamente não se escutava, não tinha nenhuma batida vindo do woofer de 10"

Agora esta bem diferente, agora tem presença, ainda não consegui colocar no talo mas com certeza esta falando bem mais que antes, você escuta as batidinhas vindo do medio, quando desligo a via de grave e deixo so medio e driver fica legalzinho, dá pra fazer uma festinha como você havia comentado.

Gostei bem do resultado, estou aguardando uma oportunidade de elevar bem o som, ver até onde o conjunto vai.

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Hoje em dia temos celulares excelentes! Arruma algum conhecido com um S23 pra cima ou algum iphone 13 pra cima, que já dá pra dar uma alinhada "de relance". Não fica tão perfeito quanto um RTA pro, mas fica bonito de se ouvir! 

E sim, se não for aloprar pesado, dá pra curtir um churras bom com os 10pw3 sem grave! Só cuida pra não deixar o controle na mão de alguém sem noção... e a pessoa querer descer o sarrafo sem HP! 

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IMAGENS ERRADAS, NÃO DELETAREI PARA NÃO TER QE REFAZER TUDO, APÓS PEGAR AS IMAGENS CERTAS SUBO ELAS.

 

 

Testes com TrueRta e um microfone externo Audyssey

Lembrando
Soundigital Evo 3000.1 2ohms nos 2x Eros SDS 18 2.7k 4ohms em paralelo a 2ohms
Cortado de 20~150hz


Soundigital Evo 5 800.4 um bridge com os 2x 10pw3 8ohms em paralelo a 4ohms
Cortado em 100~4000hz


Soundigital Evo 5 800.4 outro bridge com o Driver Eros 7169 8homs
Cortado em 1500~22000hz


Player DEH7880BT
Processador Stx2436BT
 

20250114115618IMG_20250113_190923.jpg20250114115618IMG_20250113_193449.jpg20250114115619IMG_20250113_193457.jpg

Não coloquei na mesma altura pois foi um teste rapido só para ver como o microfone se comportava.

20250114115739som ambiente sem nada ligado.PNG

RUIDO AMBIENTE, SOM DESLIGADO.
 

20250114115946varredura sem equalizacao.PNG

 

VARREDURA SEM EQUALIZAÇÃO

 

20250114120031ruido rosa sem equalizacao.PNG

 

RUIDO ROSA SEM EQUALIZAÇÃO

 

20250114120102primeira tentativa de equalizar no pink noise.PNG

 

TENTATIVA DE EQUALIZAR UTILIZANDO O PINK NOISE.

 

20250114120230Screenshot_20250113-191728.jpg

MODIFICAÇÕES FEITAS NO CROSSOVER


20250114120323medio e agudo , grave desligado.PNG



SÓ OS 10PW3 E DRIVERS LIGADOS.

 

Depois efetuarei mais testes e tentarei equalizar melhor.

 

Até mais


De

Editado por Asclus

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Alinhar um som leva tempo! A não ser que vc tenha componentes mega caros e complexos! (tem processador q alinha "sozinho")

Mas o resultado é MUITO satisfatório! às vezes a gente acha que tá "Ok".. até ver o sistema alinhadinho! 

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