Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Andamos na Riddara RD6, picape elétrica contra Rampage e Hilux; veja preço

Recommended Posts

Uma picape elétrica monobloco como Fiat Toro e Ford Maverick, mas com porte da Toyota Hilux e plataforma e motor de Volvo. Em resumo, a Riddara RD6 é isso. Essa picape está em fase final do processo de homologação no Brasil e tem lançamento previsto para setembro, mas já dirigimos e descobrimos tudo sobre ela, até os preços, em primeira mão.

Antes, a apresentação: a Riddara pertence ao Grupo Geely, conglomerado chinês que ganhou notoriedade ao reestruturar a Volvo, comprada da Ford em 2010. Hoje controla marcas como Lotus, Smart e Zeekr – que também está chegando ao Brasil. Na verdade, chama-se Radar na China, mas, para evitar problemas com a Radar Tyres, de Cingapura, escolheram o nome Riddara para exportação.

Riddara RD6 LuxuryVisual da traseira remete ao conceito Volkswagen Tarok, de 2018Riddara RD6 Luxury/Quatro Rodas

Primeiro (e ainda único) produto da marca, a Riddara RD6 é baseada na plataforma SEA, mesma do Volvo EX30. Estas primeiras unidades usam até o mesmo motor traseiro de 272 cv, mas com 39,2 kgfm de torque máximo. Versões com tração integral têm 428 cv e 60 kgfm, e chegarão nos próximos meses com nome Riddara estilizado na grade.

Preços da Riddara RD6 no Brasil

A RD6 Standard é mais básica (veja quadro ao lado) e terá opção de baterias de 63 kWh e 86 kWh, para 385 e 517 km de autonomia (ciclo chinês CLTC). Seu preço começará em R$ 249.900 – mais barata que a Ram Rampage de entrada.

Riddara RD6 LuxurySão 3,12 m de entre-eixos, medida de picape médiaRiddara RD6 Luxury/Quatro Rodas

Completa, a Riddara RD6 Luxury custará R$ 309.900 (abaixo das picapes diesel nacionais completas) e sempre terá a bateria maior e itens exclusivos. Alguns são reconhecidos facilmente, como os faróis de leds matriciais, a barra iluminada atravessando a grade e o teto solar panorâmico.

Continua após a publicidade
Riddara RD6 LuxuryPainel da versão mais cara é todo emborrachado, até nas quatro portasRiddara RD6 Luxury/Quatro RodasRiddara RD6 LuxuryQuadro de instrumentos é de TFT e só tem tela colorida no meioRiddara RD6 Luxury/Quatro Rodas

Outros itens importantes são os assistentes eletrônicos, como o piloto automático adaptativo, e o sistema iBooster da Bosch e comum aos Tesla: um atuador eletrônico que substitui o servofreio e gerencia o freio regenerativo e o freio a disco sem que o motorista perceba diferença no comportamento, aumentando a autonomia em até 15%. Também reduz a distância de frenagem, segundo a fábrica.

Riddara RD6 LuxuryCentral multimídia tem 12,3 polegadas na versão com tração traseira e chegará aos 14,6 na versão com tração integralRiddara RD6 Luxury/Quatro Rodas

Se a frente com barra iluminada lembra o VW Taos, a traseira parece inspirada na VW Tarok, picape-conceito da VW, de 2018, que ainda não saiu do papel. A Riddara também tem lanternas interligadas, placa bem no meio da tampa e para-choque semelhante. Mas é bem maior.

Riddara RD6 LuxuryNa frente, bancos com ajuste elétricoRiddara RD6 Luxury/Quatro RodasRiddara RD6 LuxuryAtrás, espaço de SUV, saídas de ar-condicionado e duas USBRiddara RD6 Luxury/Quatro Rodas

São 5,26 m de comprimento (3 cm a mais que uma Hilux), 1,90 m de largura, 1,83 m de altura e 3,12 m de entre-eixos, ou 13 cm a mais que uma Fiat Toro ou Ram Rampage. A capacidade de carga é de 755 kg: menos que os 1.000 kg de uma picape a diesel, mas 5 kg a mais que Toro e Rampage.

Riddara RD6 LuxurySó a versão Luxury tem teto solar panorâmicoRiddara RD6 Luxury/Quatro Rodas

Por dentro, é praticamente um SUV no aspecto (painel e portas têm plásticos macios ao toque) e no espaço, bem acima da média na fila traseira. O motorista tem botões para o ar-condicionado e modos de condução, que também podem ser operados pela central de 12,3 polegadas.

Riddara RD6 Luxury<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

A Riddara RD6 parece ter nascido pronta para o Brasil. Não houve ajustes específicos e, mesmo assim, a calibração da suspensão McPherson dianteira e multink traseira é boa. A picape é confortável e estável, não sofre com buracos ou lombadas e sua direção tem boas respostas e peso. Não deve nada às demais picapes monobloco e é mais confortável que as médias com chassi de longarinas.

Continua após a publicidade
Riddara RD6 LuxuryTomadas na caçamba somam 21 kW de potência, de acordo com a marcaRiddara RD6 Luxury/Quatro RodasRiddara RD6 Luxury<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O motor traseiro dá conta, até por entregar os mesmos números de uma Rampage 2.0 Hurricane. Também é interessante a progressividade do acelerador em modo normal, que dosa bem a entrega de força nas rodas. Em modo Sport, sim, a entrega é mais instantânea e faz grudar no banco. Já em modo Eco, poupa tanto a energia da bateria que a picape parece simular sua condição totalmente carregada.

Fotos da Riddara RD6 Luxury

Quem está por trás da importação é a Timber, empresa da Rodoparaná que vende máquinas e veículos pesados, e viu uma oportunidade para atender clientes preocupados com o meio ambiente, no âmbito de ESG. O plano é estrear com uma concessionária em Curitiba (PR) e expandir para outros estados em seguida.

Riddara-RD6-Luxury-86-8.jpg?quality=70&sRiddara RD6 Luxury 86 (8) Fernando PiresQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-9.jpg?quality=70&sRiddara RD6 Luxury 86 (9) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-15-e1719870035298.Riddara RD6 Luxury 86 (15) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-16-e1719869756460.Riddara RD6 Luxury 86 (16) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-12-e1719872080733.Riddara RD6 Luxury 86 (12) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-11.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (11) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-10.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (10) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-13.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (13) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-5.jpg?quality=70&sRiddara RD6 Luxury 86 (5) Riddara RD6 LuxuryQuatro Rodas909_RIDDARA_TOP_2FLP5468-e1719870900624.909_RIDDARA_TOP_2FLP5468 Fernando PiresQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-23.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (23) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-4.jpg?quality=70&sRiddara RD6 Luxury 86 (4) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-20.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (20) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-18.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (18) Riddara RD6 LuxuryQuatro Rodas313_RIDDARA_TOP_2FLP5505.jpeg?quality=70313_RIDDARA_TOP_2FLP5505 Fernando PiresQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-19.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (19) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-17.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (17) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-14.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (14) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-3.jpg?quality=70&sRiddara RD6 Luxury 86 (3) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-24.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (24) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-21.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (21) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-1.jpg?quality=70&sRiddara RD6 Luxury 86 (1) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-6.jpg?quality=70&sRiddara RD6 Luxury 86 (6) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-2.jpg?quality=70&sRiddara RD6 Luxury 86 (2) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-22.jpg?quality=70&Riddara RD6 Luxury 86 (22) Riddara RD6 LuxuryQuatro Rodas

A meta é vender 200 picapes Riddara no Brasil até o fim de 2024. É uma operação modesta, é verdade, mas que já começa com um bom produto, uma sorte que outras operações de importação de carros chineses não tiveram.

Como é a Riddara RD6 Standard

Além de grade e faróis mais simples (mas ainda de leds), a versão de entrada tem plásticos rígidos no painel e abre mão de botões para o ar-condicionado e para os modos de condução, comandados apenas pela central multimídia. Não há cromados ao redor das janelas, desembaçador traseiro ou os sistemas de condução semiautônoma. O sistema de freio é convencional e comum à maioria dos EVs: usa uma bomba de vácuo para comandar o servofreio, mas mantém os freios a disco. A bateria menor é de LFP e a de maior capacidade, NCM.

Continua após a publicidade

Fotos da Riddara RD6 Standard

Riddara-RD6-Standard-1.jpg?quality=70&stRiddara RD6 Standard (1) Fernando PiresQuatro RodasRiddara-RD6-Standard-6.jpg?quality=70&stRiddara RD6 Standard (6) Fernando PiresQuatro RodasRiddara-RD6-Luxury-86-7.jpg?quality=70&sRiddara RD6 Luxury 86 (7) Riddara RD6 LuxuryQuatro RodasRiddara-RD6-Standard-2.jpg?quality=70&stRiddara RD6 Standard (2) Fernando PiresQuatro RodasRiddara-RD6-Standard-4.jpg?quality=70&stRiddara RD6 Standard (4) Fernando PiresQuatro RodasRiddara-RD6-Standard-3.jpg?quality=70&stRiddara RD6 Standard (3) Fernando PiresQuatro RodasRiddara-RD6-Standard-5.jpg?quality=70&stRiddara RD6 Standard (5) Fernando PiresQuatro Rodas

Ficha técnica – Riddara RD6

Preço: R$ 249.900 a R$ 309.900
Motor: elétrico, traseiro, 272 cv, 39,2 kgfm
Bateria: 63 kWh LFP (fosfato, ferro-lítio) ou 86 kWh NCM (níquel, manganês, cobalto)
Câmbio: 1 m., tração traseira
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
Pneus: 225/55 R18
Dimensões: comprimento, 526 cm; largura, 190 cm; altura, 183 cm; entre-eixos, 312 cm; peso, 2.090 kg; caçamba, 1.200 l ; carga, 755 kg
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 7,3 s, veloc. máx. 180 km/h. Pot. máx. de carga: AC (6,6 kW), DC (120 kW) – 30 a 80% em 32 min
*Dados de fábrica

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...