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[AutoMotivo]Citröen c3 Aircross ou Chevrolet Spin: qual o melhor de 7 lugares?

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comparativo direto entre as duas minivans surpreende pelas propostas distintas

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Entre a nova Chevrolet Spin e o Citroën C3 Aircross qual você compraria? Depois de dez anos poucos iriam apostar que o segmento das minivans voltaria a ficar aquecido em 2024? Isso porque a Stellantis lançou no fim do ano passado o C3 Aircross e a Chevrolet que já estava trabalhando na renovação do líder de segmento, o Spin, justamente de olho no comprador de perfil familiar. 

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Hoje na revista Automotivo comparar as duas versões topo de linha do Spin (Premier) e do C3 Aircross (Shine) na faixa dos R$ 140 mil. 

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A versão mais cara do Aircross é a Shine que custa R$ 137,9 mil enquanto a Premier do Spin custa R$ 144,9 mil, uma distância de R$ 7 mil entre os dois produtos. Qual deles levará a melhor neste comparativo?

Linha 2025 Spin e C3 Aircross

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A Chevrolet anunciou a Spin 2025 em quatro versões com nomenclaturas já conhecidas: LT MT6, LT AT6, LTZ AT6 e Premier AT6 enquanto a Activ deixa de ser oferecida. A Spin ganhou mais itens de série especialmente segurança e entretenimento e o tradicional motor 1.8 aspirado. O visual, contudo foi renovado ficando mais alinhado a produtos como a Montana, a S10 e a Silverado. 

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A Citroën lançou ano passado do C3 Aircross dentro de um contexto de produtos mais acessíveis no preço. A ideia de um carro amplo por dentro e compacto por fora sem ser um  SUV é justamente a ideia da Stellantis. São 3 versões: Feel turbo, Feel Pack turbo e Shine Turbo a novidade da Citroën vem sempre com motor 1.0 turbo T200.

Análise interna

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Uma análise crítica leva a uma conclusão bem clara: a Spin foi redesenhada de dentro para fora e o C3 Aircross de fora para dentro. Enquanto na Spin o painel é novo, com novos porta objetos, partida por botão, carregador de celular sem fio, ar digital, cluster digital e multimídia multimídia MyLink de 11 polegadas, OnStar com Wi-Fi, OTA e App com boa câmera de ré, os bancos só ganharam uma nova padronagem e as soluções de rebatimento são as mesmas já conhecidas com uma “fita” de rebatimento para a terceira fila além do acesso corrediço da segunda fileira. A impressão de qualidade é superior. 

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Já o Citroën C3 Aircross foi desenhado de fora para dentro. Tem porte mais elevado, traseira que parece mais larga e impressão de ser um carro maior. Por dentro, porém, o padrão de montagem é bem simples com painel digital e multimídia flutuante de 10 polegadas embora com conexão sem fio de celulares tem câmera de baixa resolução. A partida é por chave comum, há ar condicionado manual, carregador de celular sem fio mas que parece mais um acessório e o padrão como um todo é o mesmo do C3, um dos carros mais baratos do Brasil. 

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A posição de dirigir de ambos é parecida, típica de uma minivan de perfil “superior” em relação ao painel. Porém, no Spin, essa sensação é mais presente e em ambos há ausência de ajuste de altura dos cintos e menor acerto de posição.

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No C3 Aircross a posição também é destacada mas é mais fácil se encontrar especialmente para quem tem mais de 1,80m de altura. Vale lembrar que embora mais frugal no acabamento o espaço do C3 Aircross é bom com seus 2,67m de entre eixos enquanto o Spin traz espaço menor com 2,62m porém com acesso à terceira fila por trilho, bem fácil de usar. No Citroën os bancos se erguem por auxílio de uma mola, mecanismo mais simples. 

Segurança: Spin leva clara vantagem

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O C3 Aircross Shine embora seja uma versão topo de linha economiza em alguns itens. Tem quatro airbags e não há itens de segurança ativa como alerta de frenagem automática, alerta de ponto cego entre outros trazendo apenas o essencial dos controles de tração e estabilidade e freios ABS. 

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Já a Spin traz seis airbags, faróis e lanternas de LED, alerta de colisão e frenagem autônoma (embora precise de um ajuste fino neste item que dispara facilmente), alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência, indicado e de distância do carro à frente no painel digital. 

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De frente com as versões topo: Shine ou Premier?

O Citroën C3 Aircross adiciona na versão topo as 2 portas USB de recarga rápida para a terceira fileira, rodas de liga-leve de 17” e pneus 215/60, faróis de neblina, câmera de ré, bancos e volante com forração premium (couro sintético) além do controlador de velocidade com limitador, skid plate e acabamento exclusivo.

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Além disso tem teto biton e acabamento extra nos pára-choques modificando um pouco seu visual. 

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Já no Spin há os itens de segurança ativa já citados que são o seu grande diferencial. O carregador por indução é eficiente, bancos com revestimento premium tem padrão novo, grade frontal com detalhes em cromados são itens de série, as rodas ganham acabamento usinado e há rack de teto preto.

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Não há itens esperados como acendimento automático dos faróis, um retrovisor fotocrômico ou partida por botão e no lugar há uma chave simples. 

Acessórios Spin e C3

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A linha de acessórios dos dois veículos também é bem completa. No caso da Spin há cerca de 50 itens como bolsa para objetos atrás do terceiro banco, luzes internas, projeção de celular na tela da multimídia com itens de entretenimento, tapetes, frisos e porta objetos externo.

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Já no C3 Aircross há uma lista mais enxuta como tapetes, frisos, acabamento externo, pontos de carga de celular entre uma lista de 39 acessórios da linha Mopar nas concessionárias. 

Motorização 

IMG_0105-620x348.jpegMotor T200 1.0 turbo de 130cv

No Citroën C3 o motor é o T200 turbo 1,0 litro com 125/130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio CVT que simula sete marchas. Já a GM equipa a Spin com o motor 1.8 aspirado SPE/4 ECO, que entrega até 111 cv com torque de 17,7 kgfm. Oportunamente vamos avaliar frente a frente os dois veículos e tratar de desempenho, dimensões entre outros quesitos. 

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A bordo do C3 fica evidente a esperteza do motor de giro rápido e nível adequado de respostas de um câmbio CVT. A suspensão tem curso mais longo e “mole” nas manobras e desvios de buracos e valetas. Já no Spin o desempenho é mais linear, adequado na cidade porém fraco na estrada com seus 111cv. A suspensão é um pouco mais firme mas não muito e as respostas do carro são as mesmas já conhecidas. 

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No consumo o C3 Aircross na cidade o Inmetro informa 10,4 km/litro e na estrada: 12,5 km/litro (gasolina). Já o Spin informa 10,5km/l na cidade e 13,4km/l na estrada também com gasolina. Nossa média com o Citroën ficou em 10,4km/l e com o Spin 9,8km/l rodando com ambos apenas com gasolina e em percurso urbano. 

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Qual a melhor minivan de 7 lugares? Spin ou C3

Embora tenham a mesma proposta e o Citroën C3 seja um projeto mais novo que o do Chevrolet Spin, a GM respondeu melhor aos anseios da família.

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É melhor acabada, tem mais comodidade e principalmente mais segura a bordo. A Chevrolet recebe ou a Spin com boa oferta de airbags, nova tela multimídia maior, painel e porta objetos mas não investiu quase nada na motorização com um propulsor bem antigo com 111cv. Mas se a proposta for “familiar” não há reclamação. 

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O Citroën C3 Aircross é muito mais simples no acabamento, multimídia e itens de série são restritos e há pecados como menos airbags e nada de segurança ativa. Porém tem como trunfo o motor T200 de 130cv e 20kgfm de torque que é um ponto a favor com respostas ágeis e espaço interno um pouco melhor. Quem quer comodidade e segurança vai de Spin Premier pagando R$ 7 mil a mais e quem quer desempenho e mais espaço interno mas abre mao de itens de série poderá optar pelo C3 Aircross Shine. 


Matéria Citröen c3 Aircross ou Chevrolet Spin: qual o melhor de 7 lugares? publicada no Portal Revista AutoMOTIVO.

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