Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
diegocdp

Sub UXP pra trio

Recommended Posts

Galera

Possuo um UXP 12 2+2

tenho um sistema pra tocar misto, mas mais pra fora que pra dentro... Minha caixa sinto que perde rendimento pra fora embora toque bem. A caixa é trapezoidal com uns 60 litros livres e duto redondo de 4 " por 20cm de profundidade. 

O que posso melhorar pra render um bom sub grave pra fora, sei que não dá pra comprar com woofers, mas dá pra melhorar???

Hj utilizo de 35-100hz. Já emendo com um 550w12 de 100-1000hz e tenho uma d200 e um st400.

Nem sei a sintonia dessa caixa, peguei pensando que meu sub era igual aos 4+4, mas vi no site que a FS e outras coisinhas são diferentes nesse modelo. Pouca coisa mas é. Alguém que pra dar uma dica? Aumentar o duto, aumentar a caixa??? Dicas são bem vindas 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Subgrave PRA FORA, só com muitos cones ou caixas tipo BP6, etc.. pra aumentar o rendimento, tente diminuir o duto! Vai subir a sintonia da caixa, perde um pouco de sub mas o SPL sobe bastante! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 18/02/2024 at 22:32, blOom disse:

Subgrave PRA FORA, só com muitos cones ou caixas tipo BP6, etc.. pra aumentar o rendimento, tente diminuir o duto! Vai subir a sintonia da caixa, perde um pouco de sub mas o SPL sobe bastante! 

SIm eu pensei nisso, mas ai perco aquele subgrave né? A fs do uxp 2+2 é 52hz... tô cortando em 40hz hpf... pequei uma caixa ate grande uns 60litros brutos, o duto tinha  4" por 10cm.... mas achava o grave xoxo, meti um de 20cm e senti mais "firmeza"... não pretendo grave de 15" pra fora e competir com ninguem com som maior, ate pq não tem como kkkkkkkkkkkkk mas eu queria um pouco mais de rendimento, nem que eu perdesse um pouco, mas não queria perder tanto sub assim.

obs.. To procurando um wpu 1505 ou 1509 pra substituir, mas ta dificil achar por onde moro, então tô tentando ver como faço pra melhorar meu UXP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas não tem milagres, é física! Ou você tem subgraves, ou tem SPL! Se quer alto SPL com subgraves, só aumentando a quantidade. 

Uma alternativa interessante é o sub usado nessa caixa: https://www.studioxpro.com.br/caixa-ativa-sub-grave-compact-bass-12-220v-700w-studiox-pro

Que é o 12sub600 da over... mas o projeto dele tem que ser bem feitinho! De preferência, BP6.. a pressão fica assustadora! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o projeto dessa caixa no estúdio de um amigo, amanhã te mando! Te arrisco SEM MEDO: foi o melhor sub que já ouvi em pequena quantidade em minha vida! Um de 12" desses toca fácil pra 200 pessoas com gravão forte! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema é adequar o UXP numa caixa dessas.

14 horas atrás, blOom disse:

Mas não tem milagres, é física! Ou você tem subgraves, ou tem SPL! Se quer alto SPL com subgraves, só aumentando a quantidade. 

Uma alternativa interessante é o sub usado nessa caixa: https://www.studioxpro.com.br/caixa-ativa-sub-grave-compact-bass-12-220v-700w-studiox-pro

Que é o 12sub600 da over... mas o projeto dele tem que ser bem feitinho! De preferência, BP6.. a pressão fica assustadora! 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem precisa tanto focar no subgrave... eu não perdendo aquela pegada top entre 40-45hz pra mim tava bom... Hoje eu uso ele cortado de 40-100/110hz... mesmo que o pico viesse ali nos 55-70hz, mas não perdendo a pegada do sub (nem precisa ser 30hz não ate pq esse 12" 2+2 tem fs mais alta) pra mim tava bom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, diegocdp disse:

Problema é adequar o UXP numa caixa dessas.

 

PRECISA ser o UXP?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, blOom disse:

PRECISA ser o UXP?

sim, pq eu já tenho ele... me desfiz dos meus 2 pioneer por motivo de espaço. Montei uma trio 1 UXP 12  1 550w12 1 d200 1 st400

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrando que o som não ta ruim, mas eu queria mais rendimento, acho que vou mexer na caixa do médio (hoje é selada com uns 30litros)... to pensando em fazer um duto nela, mesmo ela tocando bem, mas não vou esquentar com ela. Eu to quebrando a cabeça é com o SUB. Pq acho que se não conseguir melhorar o que tenho, vou ter que refazer do zero. E se não ficar tão melhor? ai o cara perde dinheiro kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom.. eu dei uma alternativa que eu garanto que fica boa! Tanto q tenho 3 desses (uso pra aluguel) e quero fazer mais 2...  quando tiver uns 10 deles, eu "me aquieto", pq sei que terei sub pra trocentas pessoas em local aberto, tocando forte a partir de 38hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, blOom disse:

Bom.. eu dei uma alternativa que eu garanto que fica boa! Tanto q tenho 3 desses (uso pra aluguel) e quero fazer mais 2...  quando tiver uns 10 deles, eu "me aquieto", pq sei que terei sub pra trocentas pessoas em local aberto, tocando forte a partir de 38hz

opa tranquilo... por enquanto vou tentar algo com meu sub valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 20/02/2024 at 18:14, blOom disse:

Eu tenho o projeto dessa caixa no estúdio de um amigo, amanhã te mando! Te arrisco SEM MEDO: foi o melhor sub que já ouvi em pequena quantidade em minha vida! Um de 12" desses toca fácil pra 200 pessoas com gravão forte! 

200?? Puxa vou ficar de olho nessa opção e talvez um dia trocar o UXP por ele. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse fds levei 2 subs desses meus pra uma formatura.. era um salão amplo, com mais ou menos 40 x 80m... buffet, palquinho.. tocou um artista dps DJ... tive que desligar um deles, pq o grave tava vazando, mesmo o salão tendo isolamento! Eram 2 subs desses + 2 altas RCF HD10a... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, blOom disse:

Esse fds levei 2 subs desses meus pra uma formatura.. era um salão amplo, com mais ou menos 40 x 80m... buffet, palquinho.. tocou um artista dps DJ... tive que desligar um deles, pq o grave tava vazando, mesmo o salão tendo isolamento! Eram 2 subs desses + 2 altas RCF HD10a... 

me da uma dica na minha caixa de médio

 

eu uso um 550w12 numa selada de cerca 25 litros liquidos

Quero fazer um duto nela, pra melhorar (não quero fazer do zero toda)... no winisid eu to tentando umas coisas, mas fiquei duvida no duto. ele me da um duto redondo de 6,80cm de diamnetro por 0,39cm de comprimento... caramba um duto de 0,39 é quase nada. ou to ficando doido ou isso existe mesmo?

Sintonia de 90hz e HPF de 100hz

Editado por diegocdp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

20240227081519image.png

Em azul a caixa selada que tenho
Verde uma simulação com sintonia 100hz
Vermelho simulação em 90hz (que mais me agradou)

Achei muito estranho esse duto minúsculo... acho que só cabe na caixa um duto de 2" ou menor possível que der... não quero mexer na caixa, pois fiz uma especie de gabinete, onde embuti num fundo falso os modulos e fonte

Editado por diegocdp
erro digitação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta sintonizar a caixa na FS do falante.. isso vai fazer com que o duto em conjunto com o cone haja como uma "mola", deixando o falante mais seguro.

Aí o HPF vc faz no amp/processador! 

Inclusive pico, vc pode colocar no processador tb! A não ser que vc queira algo naturalmente MUITO picudo.. aí vc pode sintonizar ali nos 60~70hz


Esse pico nos 100hz+ eu acho meio complicado de casar com o sub! Pelo menos os subs que tenho, a maioria é cortado de 80 pra 90hz! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, blOom disse:

Tenta sintonizar a caixa na FS do falante.. isso vai fazer com que o duto em conjunto com o cone haja como uma "mola", deixando o falante mais seguro.

Aí o HPF vc faz no amp/processador! 

Inclusive pico, vc pode colocar no processador tb! A não ser que vc queira algo naturalmente MUITO picudo.. aí vc pode sintonizar ali nos 60~70hz


Esse pico nos 100hz+ eu acho meio complicado de casar com o sub! Pelo menos os subs que tenho, a maioria é cortado de 80 pra 90hz! 

A FS do 550w12 é baixíssima, na casa de 50 se não me engano... eu to usando ele numa selada em 100hz de hpf... Sub ta indo de 40-100hz
não sei se consigo baixar tanto a sintonia com a mesma litragem

a intenção era deixar natural com pico ali nessa casa mesmo, uns 140-160hz, hoje pr ter um pico ali eu tenho que mexer e colocar muito ganho nessa faixa, o que eu acho meio perigoso as vezes kkkkkkk

problema que quase não vejo projetos de caixas para médio desse auto falante, maioria so selada mesmo... pessoal usa ele mais pra misto (grave e pancadão) com caixas maiores. por isso eu to na duvida

Editado por diegocdp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui eu vi user recomendando uma caixa de 25litros com 2 dutos de 3"x5cm... mas não tinha a sintonia dela... fui simular isso e deu quase o mesmo ai do grafico, mas nunca vi tocando rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria fazer uma caixa de 30 litros sintonizada na FS.. foi o melhor que já vi um fal de 12 tocar! Fica relativamente flat, se precisar de graves, consegue o máximo deles... por ser um 550w12, não vai ter muita coisa abaixo de 60hz, mas quebra um galhão! Inclusive é assim que eles usam esse falante pra máquinas de karaoke/jukebox... só que aplicando baixa potência pra não extrapolar o x-max! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, blOom disse:

Eu tentaria fazer uma caixa de 30 litros sintonizada na FS.. foi o melhor que já vi um fal de 12 tocar! Fica relativamente flat, se precisar de graves, consegue o máximo deles... por ser um 550w12, não vai ter muita coisa abaixo de 60hz, mas quebra um galhão! Inclusive é assim que eles usam esse falante pra máquinas de karaoke/jukebox... só que aplicando baixa potência pra não extrapolar o x-max! 

Mas ai ja fica meio pancadão né??? vou usar ele cortado em hpf 90hz, que é onde termina o subwoofer. 
30 litros liquidos não da.. maximo que da é 26litros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não.. pancadão já é mais alto.. 80~120hz. 60hz é o que a galera do trio costuma chamar de "subgrave". Porém, pra turma do PA, o subgrave real é 35~55hz! 


Creio que de 26 pra 30 não mude tanto assim, coisa de 5% de diferença no máximo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/03/2024 at 14:09, blOom disse:

Não.. pancadão já é mais alto.. 80~120hz. 60hz é o que a galera do trio costuma chamar de "subgrave". Porém, pra turma do PA, o subgrave real é 35~55hz! 


Creio que de 26 pra 30 não mude tanto assim, coisa de 5% de diferença no máximo! 

Acho que foi deixar a caixa selada mesmo, fui tentar olhar onde colocar o duto e não cabe, teria que refazer praticamente. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí você coloca na balança.. se o valor gasto em madeira vai compensar o resultado! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...