Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Allanpk

Discussão sobre crossover ativo e passivo

Recommended Posts

Seguinte galera, acho que seria interessante discutir mais um pouco sobre esse assunto (aí o moti também terá mais conteudo para escrever seu artigo).

 

Nas minhas últimas pesquisas descobri as seguintes vantagens e desvantagens dos crossovers

 

CROSSOVER ATIVO

- Preço final mais barato do que os passivos

- Dependendo do circuito, não há inversão de fase no sinal

- Projetos de 6db/8a 12db/8a 24db/8a tem praticamente o mesmo custo

- Circuito compacto

- Geralmente fácil de mudar a frequencia de corte (troca de alguns componentes)

- GRANDE desvantagem de precisar de um amplificador para cada canal

 

 

CROSSOVER PASSIVO

- Preço final caro

- Ocorrência de inversão de fase em alguns casos

- Projeto de 6db/8a relativamente barato, 12bdb/8a bem mais caro, 24db/8a muito caro

- Ocupa muito espaço

- Muito dificil de mudar a frequencia de corte

- GRANDE vantagem de usar apenas um canal do amplificador

 

 

 

Alguem tem mais alguma informação para se acrescentar ??

 

Levando em conta um bom projeto de crossover ativo (crossover de Linkwitz Riley) e um cross passivo com bons componentes (bobina de nucleo a ar, capacitores de filme) qual dos dois tem um resultado sonoro melhor?? Alguém se arrisca??

 

Mais alguns links interresantes de projetos de crossovers ativos

http://sound.westhost.com/projects-3.htm

http://users.otenet.gr/~athsam/#Audio_Preamplifier

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só para quem não manja nada do assunto se situar, um cross over ativo é ligado entre o player e o amplificador, e o passivo entre o amplificador e o auto falante.

 

num sistema com cross ativo, o amplificador amplifica um sinal já com o corte

num sistema passivo, o amplificador amplifica todas as frequencias e o sinal é filtrado no cross podendo ser dividido tem todas as faixas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Levando em conta um bom projeto de crossover ativo (crossover de Linkwitz Riley) e um cross passivo com bons componentes (bobina de nucleo a ar, capacitores de filme) qual dos dois tem um resultado sonoro melhor?? Alguém se arrisca??

 

 

O cross passivo do kit diamond hex eh melhor que o corte ativo do alpine 7998.... o som fica mais detalhado e o timbre fica mais natural no passivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois eh cada um tem as suas vantagens....não existe melhor ou pior..você consegue desempenho exelente com ambos bem introduzidos no sistema....o ativo você consegue fazer bi-amp e tem um flexblidade muito maior nos cortes..cada amp trabalha com uma frequencia especifica...

e se vc for fazer o passivo ai...haja tempo...

O pessoal eh muito cetico aqui quando ao setup ativo mas eh muito comum lah fora (acho q eles nao podem estar tao enganados assim...japao, europa e eua...eh a mesma coisa olhar e falar q o sistema deles eh ruim pq nao tem pezinho...nos aqui q fizemos errado os falantes sao feitos para funcionar assim...soh q lah tem dynamat e muito...ai o pesinho acaba sendo uma boa)....

 

Meu sistema vai ser completamente ativo e com um amp pra cada driver....

 

Uma leitura legal em ingles

http://www.hometheaterhifi.com/volume_9_4/...rs-12-2002.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ser realmente algo MUITO melhor que um ativo do alpine 7998 pra compensar, pq fazer um passivo melhor que o do kit diamond hex eh tranquilo (apesar de ser o kit com crossover mais bem feito que jah vi).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquisando sobre crossovers passivos e ativos HI-END de verdade, ou seja, um caseiro montado com componentes TOP e melhor do que QUALQUER crossover de kit automotivo, vi que vai muito do ouvido e gosto pessoal mesmo. Pq um projeto desses, tanto ativo como passivo, sai mais ou menos no mesmo preço (bem caros). Veja bem, eu não estou falando de crossover ativo de DSP/processador! Estou falando de ativo caseiro, montado com capacitores e amp op, assim como o da Nautilus caracol q é ativo!

 

 

Mesmo que seja algo mais middle-end, acho difícil opinar... um ativo bem feito pode soar tão bem quanto um passivo. Sobre os preços eu já não sei, tem que pesquisar o preço de cada componente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois eh eu nao sei entao...mas leio tanta coisa falando bem de ativo...

vc testou em outros sistemas que não o 7998? Sera q talvez esse xover nao inclua algo no sinal q acabe com o HEX soando melhor?(ou falei uma asneira)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o ativo de DSP não ta na jogada né? Esse sim, para ser bom, vai custar muito caro! No meu setup novo (stereo) eu vou cortar ativo inicialmente, já que vai ter um canal de amplificador para cada falantes, até amaciar. Assim eu posso definir os cortes (que eu já praticamente sei) e experimentar o xover do DRZ9255. Por melhor que fique, o set final vai ser passivo. Isso pq eu já conversei com quem tem experiência com os drivers que eu vou usar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pois eh eu nao sei entao...mas leio tanta coisa falando bem de ativo...

vc testou em outros sistemas que não o 7998? Sera q talvez esse xover nao inclua algo no sinal q acabe com o HEX soando melhor?(ou falei uma asneira)

Eu não me baseio no crossover do 7998 pq por melhor que seja, não é um player Hi-end. O Estrangeiro tb vai usar ativo no setup dele, quando ele montar. Só que o CD player e processador dele são Sony Hi-end.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é pelo jeito não existe um melhor ou pior...

Passivo, em qualidade de som, destrói.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Passivo, em qualidade de som, destrói.

pronto

chegou no ponto que eu queria

 

alguem mais concorda?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, ativo tem a vantagem de ser muito mais flexivel que os passivos, assim seria mais fácil de acertar novamente o crossover na troca de um driver por exemplo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Passivo, em qualidade de som, destrói.

Não conheço tanto sobre som automotivo, mas se a Nautilus usa crossover ativo para a caracol, então acho que sua afirmação é um pouco exagerada. Acho que crossover ativo da pyramid não deve ser bom, porém crossover ativo bem feito deve sair com uma ótima qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não conheço tanto sobre som automotivo, mas se a Nautilus usa crossover ativo para a caracol, então acho que sua afirmação é um pouco exagerada. Acho que crossover ativo da pyramid não deve ser bom, porém crossover ativo bem feito deve sair com uma ótima qualidade.

 

 

Eh, soh que aquele crossover tem muita engenharia em cima, alem dos drivers operarem todos nas faixas de frequencia ideais... e sao drivers bem longe do normal.

 

 

Se ativo fosse tao bom assim, a signature 800 (que eh a caixa logo abaixo da Nautilus caracol e deve chegar aqui nuns 30.000 dolares) usava cross ativo tb, pq quem tem grana pra botar 30.000 em caixa, tem grana pra 3 canais de amplificacao hi-end pra cada caixa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não conheço tanto sobre som automotivo, mas se a Nautilus usa crossover ativo para a caracol, então acho que sua afirmação é um pouco exagerada. Acho que crossover ativo da pyramid não deve ser bom, porém crossover ativo bem feito deve sair com uma ótima qualidade.

Vc consegue fazer um ativo igual ao da Nautilus? Eu não.

Começando pelo simples fato deu nem saber o que tem lá, e ñ deve ser pouca coisa, pq engenharia absurda é o lema da B&W.

 

Logo, para nós mortais que não temos um crossover ativo no nivel Nautilus, o passivo domina.

0% exagerada a afirmação. Me dá o ativo comercial que vc quiser, a gente escuta e fala que tá legalzinho. Depois eu vou lá enrolar meia hora de cobre, ponho uns capacitores meia boca e te faço redescobrir seu setup.

 

E falaram em flexibilidade. Bom, no nivel ''de entrada'', o ativo vai te dar mais recursos mesmo.

Agora, quando o buraco é mais embaixo, e vc quer tirar TUDO que o falante tem a oferecer, me desculpem, mas o passivo domina mais ainda.

Praticamente não existem limites p/ o passivo. Se vc ñ conseguir acertar c/ o passivo, de duas uma:

 

1) O falante é muito ruim. Ai é melhor largar mão e nem continuar.

2) Vc tá fazendo alguma coisa errada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pronto

chegou no ponto que eu queria

 

alguem mais concorda?

Depende... não se pode afirmar nada sobre os dois mundos... há tanta coisa envolvida, que seria como dizer que a ferrari é o melhor carro do mundo... mete ela na terra, na lama, ou nas ruas de SP pra vc ver o que é um carro sofrendo...

 

Cross passivo, feito de forma muito criteriosa, sim, é muito bom, melhor que os ativos... mas e um ativo feito de forma muito criteriosa???? Então não dá pra comparar o melhor DIY com o padrão de mercado, que leva em conta o custo/benefício... Bota DIY com DIY, com componentes de igual qualidade, na fogueira, que aí sim, vai se ter um parâmetro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pro uso geral acho melhor o ativo, alguns poucos kits vem com cross passivos realmente bons, a maioria vem com bobina enrolada em ferrite e dae pra pior....

 

um bom passivo projetado p/ o kit (um hex, um focal utopia) vae trabalhar melhor q o ativo pq foi "planejado" e pensado para isso.

 

sobre os DIY já entra no campo do artesanato, e os resultados serao frutos muito mais de quem planeja o projeto e o proprio divisor do que propriamente do mesmo

 

(ou seja se vc nao saber exatamente o q estiver fazendo, a chance de dar mer** é grande).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os ingleses penasam completamente o contrario de vcs...Why Active is better?

http://www.talkaudio.co.uk/vbb/showthread.php?t=19917 o topico soh para ilustrar...

 

Pelo q vi ninguem leu o primeiro link que coloquei ali em cima(tudo bem eh em ingles e tah escrito gigante ACTIVE IS BETTER)...tecnicamente ateh agora ninguem falou nada...

soh não concordo em pensarem que passivo eh maralilha e ativo uma mer**!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Os ingleses penasam completamente o contrario de vcs...Why Active is better?

http://www.talkaudio.co.uk/vbb/showthread.php?t=19917 o topico soh para ilustrar...

 

Pelo q vi ninguem leu o primeiro link que coloquei ali em cima(tudo bem eh em ingles e tah escrito gigante ACTIVE IS BETTER)...tecnicamente ateh agora ninguem falou nada...

soh não concordo em pensarem que passivo eh maralilha e ativo uma mer**!

É mais fácil achar que é uma mer** quando a gente não sabe fazer a coisa. Eu acredito que ambos passivos e ativo, feitos dedicados para um falante expecificamente, podem soar MUITO próximos.

 

Depois eu vou ler esse link q vc passou, q agora to sem tempo hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Os ingleses penasam completamente o contrario de vcs...Why Active is better?

http://www.talkaudio.co.uk/vbb/showthread.php?t=19917 o topico soh para ilustrar...

 

Pelo q vi ninguem leu o primeiro link que coloquei ali em cima(tudo bem eh em ingles e tah escrito gigante ACTIVE IS BETTER)...tecnicamente ateh agora ninguem falou nada...

soh não concordo em pensarem que passivo eh maralilha e ativo uma mer**!

É mais fácil achar que é uma mer** quando a gente não sabe fazer a coisa. Eu acredito que ambos passivos e ativo, feitos dedicados para um falante expecificamente, podem soar MUITO próximos.

 

Depois eu vou ler esse link q vc passou, q agora to sem tempo hehe.

Pois é... cada um tem seus problemas... os passivos são altamente afetados pela variação de impedância da carga (e zobel não resolve não... zobel resolve apenas a curva do falante em free air, mas não compensa a caixa), funcionam como uma resistência em série com a carga, por melhores que sejam, podendo alterar o FA. Sem contar que é muito difícil ter um corte preciso (a não ser que se gaste umas horas alterando bobinas...). Capacitores maiores também tem fugas maiores... bom, há muita coisa envolvida.

 

Ativos tem acerto mais fácil, não são dependentes da impedância da carga, mas aumentam o THD do sistema, podem inserir ruídos, podem alterar o timbre... Além disto introduzem amplificação ao sinal, que se não for bem planejada, pode trazer problemas de distorção. É mais fácil encontrar ótimos componentes e a um custo mais baixo.

 

Por estas e por outras, não dá pra dizer que um é melhor ou pior do que o outro... cada um tem suas desvantagens, principalmente no qusito custoxbenefício. Um ativo, dependendo do sistema, vai trazer resultados infinitamente melhores que um passivo, a um custo igual ou menor. Agora, por exigir mais vias, pode acabar onerando. Cá entre nós, um passivo hi-end custa caro, dá trabalho... tem ótimos resultados, mas nunca vai poder servir de parâmetro de comparação a um ativo comercial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Os ingleses penasam completamente o contrario de vcs...Why Active is better?

http://www.talkaudio.co.uk/vbb/showthread.php?t=19917 o topico soh para ilustrar...

 

Pelo q vi ninguem leu o primeiro link que coloquei ali em cima(tudo bem eh em ingles e tah escrito gigante ACTIVE IS BETTER)...tecnicamente ateh agora ninguem falou nada...

soh não concordo em pensarem que passivo eh maralilha e ativo uma mer**!

eu coloquei o artigo em um arquivo texto!

irei imprimir na facu pra ler

 

ODEIO ler artigos na tela do pc!!!

 

o texto me parece bem loco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é.... um passivo Hi-end sai caro. Eu vou gastar uma grana no meu, quando for montar pro Stereo novo que eu vou fazer. Ainda mais que eu vou precisar de cortes em 18dB/8a, mais capacitores, aí já viu né.

 

 

Eu até conversei com o Silvio sobre montar um ativo. Ele gostou da ideia, mas é o tal negócio: Vc acha MUITO mais informação sobre construção de passivos, do que de ativos. Tanto em livros, como na internet. Mas eu tenho vontade de tentar um dia... quem sabe quando eu me aprofundar bastante no assunto, e arriscar uns projetos DIY residencial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui no Japão , a polêmica também é grande , eles ate dividem em duas categorias diferentes: sistema digital (carrozreriaX, alpine F1) e sistema análogo(Denon,Nakamich, Musse). Nos digitais predomina o X-over ativo e no análogo o passivo. Há tambem ,sistemas hibridos (Denon com processador Alpine PKG-H701) onde mais uma vez prevalece o ativo.

A conclusão que eu chego é que , pelo menos por aqui, o pessoal prefere os X ativos. Já ouvi os dois sistemas(alpine F1novo e Denon com amp valvulado e X-over passivo feito por encomenda)tocando a mesma música(clássica), e confesso que me senti mais atraido pelo Alpine,não sei se é pelo fato de estar tocando DVDA(em estéreo). Com relação ao timbre ,os dois foram idênticos ,a diferença que eu senti foi naquela sensação do "ao vivo"(de estar realmente presente no conserto)... Bem essa é a minha opinião.

ps.: o setup análogo acima custava quase o dobro do kit F1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, o problema de ouvir esses carros é que vc sai achando tudo uma mer**.... Deve ser um sonho.

 

 

Mas sem querer puxar saco pro lado do sistema "análogo", acho q o DVD-A ajuda sim hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...