Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Sign in to follow this  
RobôAutoforum

[4r]Conheça a relação histórica entre vinho, corridas e o doce tiramisu

Recommended Posts

Com pai e mãe portugueses, em minha casa sempre havia uma garrafa de vinho do Porto, que era bebido em ocasiões especiais, pelos adultos, e como fortificante, junto com ovo e açúcar, por mim e meus irmãos, quando pegávamos resfriados.

Cresci ouvindo os adultos exaltando as qualidades do Porto. E me achando privilegiado por poder desfrutar daquele líquido tão precioso, até o dia em que minha mãe (dona Natália) disse que o Adriano (era assim, intimamente, que tratava o vinho da marca Adriano Ramos Pinto) era bom, mas que o melhor era o Florio. Eu era criança, devia ter 7, 8 anos, e essa revelação me fez sentir decepcionado por nunca ter experimentado a tal bebida, essa, sim, um elixir dos deuses, que eu pensava ser o melhor vinho do Porto de todos no planeta.

Conheça a relação histórica entre vinho, corridas e o doce tiramisuBird Clemente foi convidado, mas não chegou a correr a Targa Florio.Reprodução/Quatro Rodas

Depois de adulto, voltei a ouvir a palavra Florio quando me tornei jornalista automotivo. A Targa Florio foi uma das corridas de automóveis mais famosas do mundo, disputada na Itália, entre os anos de 1906 e 1977, contando com a participação de pilotos lendários como Stirling Moss e Tazio Nuvolari. O brasileiro Bird Clemente, morto no mês passado, foi convidado a correr nessa prova, mas não chegou a competir. E em carros igualmente memoráveis: Alfa Romeo, Bugatti, Ferrari, Mercedes e Porsche. Apesar de a competição ter exatamente o mesmo nome do vinho, essa coincidência nunca me trouxe lembrança alguma.

Conheça a relação histórica entre vinho, corridas e o doce tiramisuEssa prova teve a participação de lendas do automobilismo como Stirling Moss, vencedor em 1955 ao volante de um Mercedes, e Tazio Nuvolari, que venceu em 1931 e 1932, com um Alfa Romeo (na foto, veste camiseta da equipe Auto Union)Reprodução/Quatro Rodas

Um dia, passando em frente a uma loja de vinhos, de repente, avistei um rótulo F L O R I O. Foi uma daquelas experiências que duram breves instantes, mas nos absorvem com a força de um insight. Lembrei imediatamente das palavras da minha mãe. Entrei na loja e comprei logo duas garrafas, uma para mim e outra para ela. Ansioso para saber como a dona Natália reagiria diante daquela surpresa.

Continua após a publicidade
Conheça a relação histórica entre vinho, corridas e o doce tiramisu<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

 

Para meu espanto, o Florio não era um Porto. Era vinho Marsala, italiano, que até aquele dia eu conhecia como sendo um dos ingredientes de sobremesas que eu tanto gosto, como tiramisu e zabaione. Quem diria, pensei: minha mãe era uma portuguesa ufanista que preferia o vinho italiano.

Continua após a publicidade
Conheça a relação histórica entre vinho, corridas e o doce tiramisuO calabrês Vincenzo Florio iniciou o cultivo das uvas Marsala na cidade de mesmo nome, na Sicília, Itália, e ficou rico com a produção e a venda do vinhoReprodução/Quatro Rodas

Com o tempo, porém, descobri que o Marsala e o Porto tinham muito em comum. Ambos são o que os especialistas chamam de vinhos fortificados (por conta do processo de produção que adiciona uma bebida destilada para interromper seu processo de fermentação). Nesse grupo se inclui também o espanhol Jerez.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O Marsala foi inventado em 1773 por um inglês (John Woodhouse), que viu no vinho que era produzido na cidade de Marsala, na Sicília, potencial para ter o mesmo sucesso que o Porto já fazia na Inglaterra. Muitas das caves portuguesas mais conhecidas, aliás, são controladas por empresas inglesas (Graham’s, Taylor’s, Sandeman). O Marsala conseguiu a aceitação esperada entre os ingleses, mas, ao contrário do Porto, continua sendo produzido por italianos, graças ao calabrês Vincenzo Florio, que iniciou o cultivo das uvas em 1833 e, anos depois, comprou a empresa criada por Woodhouse. Atualmente, as maiores produtoras de Marsala são Florio e Pellegrino.

Conheça a relação histórica entre vinho, corridas e o doce tiramisu<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Rico e poderoso, Vincenzo Florio era apaixonado por carros e competições, e foi ele quem criou a corrida que recebeu seu nome: Targa Florio. Targa, em italiano, é a placa do carro.

Continua após a publicidade

Bebida e direção não combinam, mas essa coincidência me fez lembrar da pista de Paul Ricard, na França, que foi construída, em 1969, pelo industrial francês Paul Louis Marius Ricard, criador da bebida Ricard, um licor de anis. Mas essa é outra história.

Por tradição familiar e prazer, hoje em dia, em minha casa, continuo tomando vinho do Porto, mas passei a acrescentar o Marsala à lista de compras, de preferência o Florio.

Conheça a relação histórica entre vinho, corridas e o doce tiramisu<span class="hidden">–</span>Acervo Pessoal/Quatro Rodas

Paulo Campo Grande

Jornalista fala sobre diferentes assuntos, reflexões e memórias que considera interessantes de compartilhar com os leitores.

Publicidade

View the full article

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...