Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
STET

Subwoofer para caixa BOB com ESX608+220Ti

Recommended Posts

Bom dia a todos,

    Vou fazer uma caixa BOB para ouvir música no quintal de casa na parte da piscina. A área não é muito grande, deve ter uns 130m². A intenção é não ocupar muito espaço com a caixa, ela tem que ser de fácil transporte pq ficará guardada num depósito quando não estiver em uso (comprei rodas para ela).
Quero aproveitar algumas coisas que já tenho:
-  SNAKE ESX 608
-  Corneta 1125
-  D220Ti
-  SD400.4 (4 OHMS)
-  processador PX2 limiter

Pesquisando no fórum achei algumas sugestões de caixa para o ESX (9 litros brutos em 95hz), porém estou sem norte para escolha do subwoofer, pesquisei bastante no fórum, mas não saí do lugar. Pelo que pensei em tamanho de caixa, teria no máximo 46/47 litros totais para um subwoofer.
Vou comprar uma fonte e mais um amplificador (pensei num SD1200.2 tocando o sub e o ESX 608).
A ideia é um som com uma qualidade razoável em ambiente externo, ouvimos todos os tipos de música.

Dúvida

Qual subwoofer para "tentar" acompanhar o ESX + D220Ti em caixa de no máximo 47 litros?
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão que dou é o UXP 12. Não pede muito volume de caixa, nem muita potência (500w)... e você pode fazer um fixo na bob, e um "auxiliar", pra caso role alguma festinha mais caprichada, vc coloca os dois!

Daí se tu pegar o UXP 4+4 (fechadno em 2 ohms), vc pode pegar o amp de 1 ohm... que já tocaria os dois juntos, ou um só! 

EDIT: esqueci de falar.. o uxp 12, dos subs baratinhos, é o melhor que toca pra fora! Acima dele, só pegando algo acima de 1k

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, blOom disse:

Uma sugestão que dou é o UXP 12. Não pede muito volume de caixa, nem muita potência (500w)... e você pode fazer um fixo na bob, e um "auxiliar", pra caso role alguma festinha mais caprichada, vc coloca os dois!

Daí se tu pegar o UXP 4+4 (fechadno em 2 ohms), vc pode pegar o amp de 1 ohm... que já tocaria os dois juntos, ou um só! 

EDIT: esqueci de falar.. o uxp 12, dos subs baratinhos, é o melhor que toca pra fora! Acima dele, só pegando algo acima de 1k

Valeu bloom, eu li em tópicos tu sugerindo ele, mas não falava em volume de caixa. Eu já tive a primeira versão do power, mas a caixa era grande e sintonizada baixo, não rendia nada pra fora.

Pensei em comprar algum que fechasse 4 ohms pq o esx 608 é 8 ohms. Se eu precisar de reforço tenho um par de upgrade 12 com painel ativador ASW KLM 15 que uso na sala, pra fazer mais barulho serviria. 

Uns 45 litros brutos sintonizado em quanto?

A caixa do esx 608 tu acha que vai casar legal com o uxp?

Editado por STET
Ortografia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo a bravox: 

 

Modelo: UXP  12-D2 / UXP 12-D4

Volume (L):  45

Duto:

  • Altura: 35
  • Largura: 3,1
  • Comprimento: 35

Altura x Largura x Profundidade: 35 x 37 x 37

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites



Esse rapaz simulou certin... 45 litros!

Já esse, parece render tiquin mais, porém ficou com 60 litros:
 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que é importante.. é não fazer uma caixa única! Digo.. separar a camara do sub das demais! E sim, tem tudo pra dar uma bela sonzeira!

Só montar certin.. depois alinhar com algum RTA (de celular mesmo, ou se conseguir, smaart no pc)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, blOom disse:

Segundo a bravox: 

 

Modelo: UXP  12-D2 / UXP 12-D4

Volume (L):  45

Duto:

  • Altura: 35
  • Largura: 3,1
  • Comprimento: 35

Altura x Largura x Profundidade: 35 x 37 x 37

Eu peguei um manual no site da Bravox que sugeria 56 litros, por isso fiquei desconfiado de dar certo. Vou comprar agora esse bendito.

 

6 horas atrás, blOom disse:

Uma coisa que é importante.. é não fazer uma caixa única! Digo.. separar a camara do sub das demais! E sim, tem tudo pra dar uma bela sonzeira!

Só montar certin.. depois alinhar com algum RTA (de celular mesmo, ou se conseguir, smaart no pc)

Pensei em alinhar com o celular mesmo, se não ficar muito bom, está cheio de aluno do Renan Lopes aqui por perto. Alguém terá um preço razoável para alinhar ela de verdade.
Vou fazer um modelo no Sketchup e colocar aqui, na sequência vou postando as fotos dos equipamentos e da caixa. 

Por enquanto, OBRIGADO blOom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem tudo pra dar um belo som! Conforme for rolando, se puder, vai postando os resultados! Valeu! []-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, blOom disse:

Tem tudo pra dar um belo som! Conforme for rolando, se puder, vai postando os resultados! Valeu! []-[]

UXP e USINA BOB120A comprados.

Está faltando só o SD 1200 e um player para tocar tudo, estou na dúvida entre o player bluetooth AJK e esses receptores de longo alcance de bluetooth.

Sei que não é o convencional, mas tem problema eu deixar corneta (1125 de alumínio) e driver na mesma câmara do subwoofer? Dessa forma eu consegui reduzir a altura total da caixa, tomei o cuidado de deixar o esx 308 com o centro alinhado com a corneta . Se não tiver grandes problemas já vou orçar e mandar fazer a caixa.

20231112023157BOB vorax 10_ snake 8_ (2).png

20231112024001BOB vorax 10_ snake 8_ (4).png20231112023335BOB vorax 10_ snake 8_ (3).png

Editado por STET

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema nenhum! A bronca seria o sub e 8" na mesma camara.. a pressão do sub ia acabar fazendo o 8" agir como um radiador passivo, podendo até danificar o mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, blOom disse:

Problema nenhum! A bronca seria o sub e 8" na mesma camara.. a pressão do sub ia acabar fazendo o 8" agir como um radiador passivo, podendo até danificar o mesmo!

Imaginei, já mandei orçar a caixa, assim se que vier o preço avalio, não conheço  muita gente que faça caixa aqui na cidade.

Chegou a fonte Usina BOB 120A e o UXP. Falta só um player e o SD 1200

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O player, tem mesa de som que já tem player e processamento! Mas nunca testei, não sei se é realmente top! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, blOom disse:

O player, tem mesa de som que já tem player e processamento! Mas nunca testei, não sei se é realmente top! 

Como eu tenho um processador PX2, vou acabar pegando um player ajk que é simples e compacto mesmo. Se não tivesse um processador pegaria a mesa da expert com processador  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim sim.. vai dar bom! Vai postando o andamento aqui! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

20231221_182444.thumb.jpg.2db54b5e59a09209bee9158197cf8fce.jpg

20231221_182434.jpg

20231221_182408.jpg

 

20231221_182345.jpg

Caixa ficou pronta. Amanhã eu tento colocar a fiação,  fonte, processador e amplificadores. Espero que caixa tudo, esqueci que teriam os pés,  eles ocuparam muito espaço na largura inferior. 

Editado por STET
Adicionar texto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se puder, passa um RTA pra alinhar.. e depois posta o resultado aqui! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
27 minutos atrás, blOom disse:

Se puder, passa um RTA pra alinhar.. e depois posta o resultado aqui! 

Primeiro vou ter que colocar uns reforços internos na caixa. Com o uxp tocando perto do limite parece que as paredes da caixa vão excursionar junto com ele. 

Não ficou bom. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa vibração acaba tirando SPL do sistema! Sugiro tentar fazer reforços tipo as "fulltrap".. eles usam um reforço ligando cada parede ao fundo da caixa:

caixa Full Trap 12

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Levei a caixa para reforçar,  o marceneiro optou por sarrafos cruzados no interior da caixa. Mudou da água para o vinho. Agora posso colocar o sub para tocar sem parecer que vai desmanchar a caixa.

Ainda preciso substituir meus RCA, comprei uns na corrida para quebrar galho. O do agudo tive que trocar por um que tinha no som de casa. O que coloquei estava sintonizando a ventoinha da fonte e muito alto. Esse outro está bem silencioso. Vou substituir de todas as vias por uns melhores. 

Médios e agudos eu tenho para uns 5 UXP, a dupla ESX608 + 220ti é muito forte.

Por enquanto, muito obrigado pela ajuda @blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu tinha um par de HPX 2120 + SD375 snake... e acompanhava 8x 18" com folga.. os snake são cavalos mesmo!  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...