Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Testamos: Ford Territory 2024 anda mais que Compass, Taos e Tiggo 7 Pro?

Recommended Posts

O Ford Territory mudou completamente na nova geração. Ainda é um SUV médio chinês, mas agora, enfim, pode considerar Caoa Chery Tiggo 7 Pro, Jeep Compass e VW Taos seus rivais diretos, mesmo que seja maior e tenha apenas uma versão, a Titanium, por R$ 209.990 (R$ 10.000 mais barato que o antecessor, na tabela).

Assim como o antecessor, o novo Territory também foi criado pela joint venture entre a Ford e a JMC (Jiangling Motor Corporation), parceiras há quase 30 anos. Mas houve uma grande evolução de uma geração a outra. O antigo visual inspirado no Range Rover Evoque ficou para trás, assim como grande parte dos exageros que cometia no acabamento, com plásticos brilhantes e muitos botões.

Ford Territory 2024Régua onde vai o nome do carro é de plástico pintadoFernando Pires/Quatro Rodas

Por fora, o novo Territory segue o estilo dos Ford Kuga e Escape, com grade dianteira hexagonal interligando as luzes diurnas e setas. Os faróis de facho alto, baixo e de neblina ficam em blocos logo abaixo. A traseira traz lanternas com o mesmo formato do Kuga. E o nome do carro entre elas.

Quatro Rodas está nos Canais do WhatsApp; clique e participe!

No geral, a carroceria tem o típico perfil de SUV. Tão típico que a comparação com os Caoa Chery Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 é inevitável. Mesmo sendo vendido apenas com cinco lugares, o novo Territory conta com entre-eixos 1 cm maior que o do Tiggo 8 e 5 cm maior que o do Tiggo 7 Pro, totalizando 2,72 m. O comprimento total é de 4,63 m.

Ford Territory 2024Acabamento tem superfícies macias, mas faltou um arremate melhor na coluna de direçãoFernando Pires/Quatro Rodas

O porta-malas tem 448 litros, o que é um ganho frente aos 420 litros do antecessor, mas menor que os 475 litros do Tiggo 7 Pro ou, principalmente, com os 498 litros do Taos. Só supera os 420 litros do Jeep Compass. E como a turma dos SUV médios topo de linha, o Territory tem tampa do porta-malas com abertura elétrica.

Continua após a publicidade
Ford Territory 2024<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasFord Territory 2024Telas: a exibição é mais funcional e intuitiva do que no modelo anteriorFernando Pires/Quatro Rodas

Na cabine, a primeira coisa que chama atenção é o tom azul predominante, presente até nas colunas. Há partes pretas e mantiveram algumas peças imitando madeira. O novo painel segue o estilo da Mercedes e destaca as duas telas de 12,3” integradas em uma mesma moldura. Elas exibem melhor as informações.

A central ganhou Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas a operação da tela é dificultada pela distância: o motorista, relaxado pela direção com ajuste de profundidade e com os bancos dianteiros elétricos e ventilados, precisa se esticar para tocar na tela.

Ford Territory 2024<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasFord Territory 2024Console tem botões de acesso rápido para a central multimídia e funções do carroFernando Pires/Quatro Rodas

Mesmo os maiores passageiros têm espaço para cruzar as pernas no banco traseiro sem raspar no dianteiro. O assoalho é plano e o console central com saídas de ar e uma porta USB não rouba espaço. A cabine larga permite que três ocupantes viajem ali atrás com algum conforto.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O Ford Territory traz motor 1.5 turbo com injeção direta a gasolina. É o mesmo bloco do modelo antigo, mas funcionando em ciclo Otto (em vez de Miller, que prioriza a eficiência). Com isso, seus números passaram de 150 cv e 22,9 kgfm para 169 cv e 25,5 kgfm às mesmas 1.500 rpm.

Ford Territory 2024<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasFord Territory 2024Na frente, bancos elétricos e ventilados. Atrás, espaço de sobra para todosFernando Pires/Quatro Rodas

O câmbio CVT com simulação de oito marchas deu lugar a um de dupla embreagem com sete marchas. É uma caixa banhada a óleo, fornecida pela Getrag-Magna (fabricante dos Powershift) e é da mesma família da caixa usada pelos Chery.

O consumo melhorou um pouco, de 9,3 km/l para 9,6 km/l no ciclo urbano e de 11,5 km/l para 11,8 km/l no rodoviário, enquanto o tempo de 0 a 100 km/h caiu de 10,8 s para 10,3 s.

A seguir você confere uma comparação entre os números de desempenho do novo Ford Territory com Caoa Chery Tiggo 7 Pro, Jeep Compass e VW Taos:

Teste Quatro Rodas, gasolina Ford Territory Titanium VW Taos Highline 1.4T Jeep Compass Limited 1.3T Caoa Chery Tiggo 7 1.6T
Aceleração
0 a 100 km/h 10,3 s 10,2 s 10,3 s 8,8 s
0 a 1.000 m 31,7 s – 168,2 km/h 31,2 s – 169,6 km/h 31,7 s – 165,1 km/h n/d
Velocidade máxima* 180 km/h 194 km/h 205 km/h n/d
Retomadas
D 40 a 80 km/h 4,4 s 4,3 s 4,4 s 3,4 s
D 60 a 100 km/h 5,4 s 5,6 s 5,7 s 4,1 s
D 80 a 120 km/h 7,6 s 4,3 s 7,1 s 5,5 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14/25/58,2 13,6/25,2/54,5 m 14,8/26,9/61,3 m 15,5/27,6/61,5 m
Consumo
Urbano 9,6 km/l 11,4 km/l 9,3 km/l 9,9 km/l
Rodoviário 11,8 km/l 14,3 km/l 13 km/l 14,4 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 40,5/60,2 dBA 38,3/63,6 dBA 46,2/65,7 dBA 38,8/67,7 dBA
80/120 km/h 62,9/69,8 dBA 62,9/67 dBA 63,8/67,7 dBA 54,3/69,1 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 95 km/h 98 km/h 97 km/h 95 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em D 1.900 rpm 1.750 rpm 1.800 rpm 1.700 rpm
Preço R$ 209.990 R$ 212.480 R$ 215.890 R$ 179.990

Como anda o Territory 2024?

O comportamento letárgico, de fato, ficou para trás. O centro de desenvolvimento da Ford no Brasil cuidou de calibrar a mecânica, os freios e a suspensão para o Brasil e
isso fez diferença.

Ford Territory 2024O motor 1.5 ganhou potência ao abandonar ciclo millerFernando Pires/Quatro Rodas

Motor e câmbio têm ajuste exclusivo para a forma como os brasileiros dirigem e ainda podem variar entre quatro modos: Eco, Normal, Serra e Sport. Conjuntos de suspensão e direção também foram devidamente calibrados para o Brasil. A troca dos modos é feita apenas pela central multimídia.

Continua após a publicidade

O motor responde melhor, o ganho parece superar os 19 cv, e faz o SUV da Ford ser ágil enquanto o câmbio faz trocas suaves e imperceptíveis na condução normal e reduz rápido quando é exigido.

Ford Territory 2024Porta-malas tem abertura elétrica e 448 litros de capacidadeFernando Pires/Quatro Rodas

Mas o conjunto ainda não está perfeito: acoplamento da embreagem ainda hesita um pouco nas saídas e o motor poderia ser mais vigoroso em retomadas na estrada. Mas o que realmente ainda faz falta, porém, é a opção de trocas sequenciais – não tem borboletas ou botões. O peso da direção até aumenta conforme a velocidade, mas ainda é um pouco leve.

A suspensão é confortável e confere uma dinâmica interessante, quase neutra. Contudo, segue transmitindo as pequenas imperfeições do piso sem cerimônia. A grande diferença agora é que desavisados serão pegos de surpresa pelo isolamento acústico da cabine, a falta de ruído e vibração do motor e também pelo fato de ser um Ford feito na China. Quem diria.

Ficha técnica – Ford Territory Titanium 2024

Preço: R$ 209.990
Motor:
gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, turbo injeção direta, 16V, 1.490 cm³, 169 cv a 5.500 rpm, 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático, dupla embreagem, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.) / multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) / disco sólido (tras.)
Pneus: 235/50 R19
Peso:
1.740 kg
Dimensões: comprimento, 463 cm; largura, 193,5 cm; altura, 170,6 cm; entre-eixos, 272,6 cm; porta-malas, 448 l; tanque de combustível, 60 l

Continua após a publicidade
Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...