Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Allanpk

Crossover ativo

Recommended Posts

Seguinte galera, estou projetando meu sistema residencial... irei fazer crossovers passivos de boa qualidade, e como irei gastar uma certa grana pra fazê-los eu preciso saber exatamente quais cortes vou fazer...

alguma alma bondoza me empresta ou aluga um cross desses??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Seguinte galera, estou projetando meu sistema residencial... irei fazer crossovers passivos de boa qualidade, e como irei gastar uma certa grana pra fazê-los eu preciso saber exatamente quais cortes vou fazer...

Eu acho mais negócio vc alugar um ativo profissional.... Ou seja, um processador. Só não sei onde aluga, mas com certeza dá pra alugar! Aliás, eu acho legal esperar os falantes amaciarem antes de fazer o acerto final do crossover.

Compartilhar este post

Link para o post

mas a resposta do falante na presenca de um cross ativo e um passivo nao eh a mesma coisa... nao soh no timbre, mas no rta tb...

Compartilhar este post

Link para o post
mas a resposta do falante na presenca de um cross ativo e um passivo nao eh a mesma coisa... nao soh no timbre, mas no rta tb...

Mesmo o ponto de corte, não dá pra definir com o cross ativo e depois mandar bala no passivo? Esperar amaciar os drivers com o ativo, depois projetar o passivo? Pq eu to com essa ideia! Por mais que a resposta do driver seja diferente, o "melhor ponto de corte" vai ser o mesmo tanto pro ativo ou passivo não é?

Compartilhar este post

Link para o post
Mesmo o ponto de corte, não dá pra definir com o cross ativo e depois mandar bala no passivo? Esperar amaciar os drivers com o ativo, depois projetar o passivo? Pq eu to com essa ideia! Por mais que a resposta do driver seja diferente, o "melhor ponto de corte" vai ser o mesmo tanto pro ativo ou passivo não é?

nao da, ao introduzir componentes passivos, mechesse com outros aspectos como fase, curva de impedancia, o buraco é mais embaixo... acho q o mogar pode explicar mais a fundo.

Compartilhar este post

Link para o post

é essa ideia que tenho em mente guijs

que tipo de musica eh bom colocar para amaciar?? pinknoise?

Compartilhar este post

Link para o post
é essa ideia que tenho em mente guijs

que tipo de musica eh bom colocar para amaciar?? pinknoise?

Não tenho certeza absoluta mas acredito que seja o pink noise sim. Só que demora para o falante amaciar... não é só deixar algumas horas ligado e pronto. A minha ideia, agora que eu estou fazendo upgrade no stereo, é usar um canal de amplificador para cada falante, cortando INICIALMENTE pelo DRZ para definir os pontos de corte e a Slope. Na verdade o ponto de corte eu já sei, só preciso me certificar da Slope. Quanto eu definir tudo, e o falante estiver amaciado, eu parto para a construção do crossover passivo.

Naquele site do Golf da DLS, www.bilstereo.just.nu o tem uma foto de um "tone generator" que o cara usa para amaciar os falantes.

pre_inspelning.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Existe esse aparelho aqui fabricado pela Helix/Brax. Sai por uns 200 dolares(ateh quem sabe se der uma louca nao compro). Alem de ajudar a achar os cortes corretos ele faz burn-in nas caixas.

xjust.jpg

Expensive measurement equipments and extensive work to set up the exact frequencies of active crossovers belong to the past. The Helix X-just from Audiotec Fischer is a newly designed and innovative measurement instrument that saves a lot of time and efforts. Potentiometer tolerances that normally complicate the adjustment are irrelevant when using the X-just. The integrated sinus generator (frequency range 20-20.000 Hz) makes the exact set-up of any desired frequency possible. The Helix X-just can also be used to burn-in loudspeakers. Try for yourself!

* Significant sound improvement due to exact adjustment

* accurate determination of the crossover point

* integrated frequency generator

* solid aluminium housing

* comfortable handling due to compact size

* easy to use

* developed and made in Germany

* measuring cables included

Compartilhar este post

Link para o post

<_< nao

Compartilhar este post

Link para o post

<_< nao

ae rodizi! me arranja um ae!!!!

voce vende uns tops que eu to ligado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

<_< nao

vender e uma coisa pq e assim vc usando ele muita gente ira ver pq vc ira tirar fotos correto?? entao o produto nao sera mais novo sera usado certo??? ai vc sera obrigado a comprar de mim , certo e vc nao quer certo so quer fazer teste certo?? entao fica dificil emprestar um novo pq usadonao tenho nenhum

Compartilhar este post

Link para o post

<_< nao

vender e uma coisa pq e assim vc usando ele muita gente ira ver pq vc ira tirar fotos correto?? entao o produto nao sera mais novo sera usado certo??? ai vc sera obrigado a comprar de mim , certo e vc nao quer certo so quer fazer teste certo?? entao fica dificil emprestar um novo pq usadonao tenho nenhum

:lol: :lol:

ahuahuahau esse rodizio é froids

Compartilhar este post

Link para o post

<_< nao

Affe...

Empresta logo a muamba pro mininu!

Compartilhar este post

Link para o post

<_< nao

certo!

Compartilhar este post

Link para o post

CEERTOOO....o Rodizzi..para de amarrar para os amigos..empresta para o Allanpk!! Certo?

hehe

abraços

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um x-over ativo Nakamichi EC-302, 2/3 vias!! 18dB/Oct. Se quiser, dependendo do que vc for testar e aonde for testar eu posso disponibilizar p/ vc.

Tem corte em 10, 20, 40, 80, 160 Hz, e X 10 tbm isto é, 100, 200, 400, 800, 1600Hz!!! passa alta/baixa.

Em passa alta pode ser 500Hz, 1, 2, 4, 8kHz. Não sei se vai servir p/ vc, já que vc pretende fazer um passivo, é melhor vc calcular e fazer e tentar acertar com um RTA.

Compartilhar este post

Link para o post

OOOOOOOOOOOOPPPPAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!

nakamichi!! uou!!!

entao irei testar

um midbass sony em lowpass de 300 até uns 800

um mid pro carbon nos mesmo cortes

um full range sony 4ohm high pass 300 até uns 1600

tweeter da nar HP de 4000 até uns 8000

tweeter de energy da arlen nos mesmo cortes

irei testar com a bateria do carro e um o meu player kenwood tocando musicas, faixas de frequencias e pink noise

Ae estrangeiro, vale mais testar com um cross no ouvido ou num rta?

ou no dois?

Quais seriam as condições para disponibilizar?

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc confia no seu ouvido, vai de ouvido, se não é melhor ir de rta!!! Eu não conheço ninguém que confie tanto assim no ouvido. hehe..

Para vc cortar três vias, vai precisar de seis canais distintos de potência. Vc tem disponível?? Qualquer coisa mande mp!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Se vc confia no seu ouvido, vai de ouvido, se não é melhor ir de rta!!! Eu não conheço ninguém que confie tanto assim no ouvido. hehe..

Para vc cortar três vias, vai precisar de seis canais distintos de potência. Vc tem disponível?? Qualquer coisa mande mp!!!

Estrangeiro, vc não morava fora do Brasil? Voltou para a terra natal? Ou era apenas ilusão..?

Abraços

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...