Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucas Schneider

Testes e Testes

Recommended Posts

Bom...tava de bobera hj de manhã e medi umas coisas que me deixaram curioso...hehehe

Bom....tocando 60hz direto nos falantes, até no volume 26 dá 42,5V e depois disso o multimetro jã naum mede mais, cai a voltagem....

Dai liguei sem carga o ICE e chegou a 148v(!!!!) no volume 40(máximo) e dava uns barulho tri doido de relé acionando...heheheh

Agora eu pergunto: medindo com osciloscopio no PC cheguei até no volume 38 sem clipar a senoide visualmente.....mas pelo multimetro já naum mede mais a partir de 26(42,5v)...será que a partir dai tá distorcendo(e naum dapra ver no osciloscopio no PC) ou nuam tem nada a ver?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala ae lucas, blz?

esses testes taum fo* neh... lembra akele dia no postinhu acontecia a mesma coisa, aki tb tentei fazer isso no triozinho, pouco mais da metade do ganho no punch a tensão da saida começa a diminuir, mas ae fui ver a bateria tava c/ 10,4V (faixa de 60 Hz com 80% do volume) aí naum dah neh hehehe

e precisão mesmo soh multimetros caros no mínimo HP ou Fluke

um abração mano... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Bom...tava de bobera hj de manhã e medi umas coisas que me deixaram curioso...hehehe

Bom....tocando 60hz direto nos falantes, até no volume 26 dá 42,5V e depois disso o multimetro jã naum mede mais, cai a voltagem....

Dai liguei sem carga o ICE e chegou a 148v(!!!!) no volume 40(máximo) e dava uns barulho tri doido de relé acionando...heheheh

Agora eu pergunto: medindo com osciloscopio no PC cheguei até no volume 38 sem clipar a senoide visualmente.....mas pelo multimetro já naum mede mais a partir de 26(42,5v)...será que a partir dai tá distorcendo(e naum dapra ver no osciloscopio no PC) ou nuam tem nada a ver?

Se a tensão cai, há algo muito errado aí... monitore a alimentação, pois pode ser que pela queda de tensão, o ICE derrube a potência por não conseguir manter mais a fonte regulada.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a tensão cai, há algo muito errado aí... monitore a alimentação, pois pode ser que pela queda de tensão, o ICE derrube a potência por não conseguir manter mais a fonte regulada.

só que, em si, o volume continua aumentado...mas realmente parece que muda um pouco o grave depois que passa do volume 26....parece que a batica fica um pouco mais seca....mesmo a senoide no osciloscopio aparentemente estar perfeita até o volume 38.....

o negocio vai ser aguardar 1 ou 2 meses e catar uma MP150BD........

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que barbaridade! Estão brincando com fogo ao tentar medir alguma coisa com os alto-falantes. Ademais as componentes reativas atrapalham a medição com murtiteste true-camelô :)

(sempre um querendo estragar a festa né?)

Compartilhar este post

Link para o post
Mas que barbaridade! Estão brincando com fogo ao tentar medir alguma coisa com os alto-falantes. Ademais as componentes reativas atrapalham a medição com murtiteste true-camelô :)

(sempre um querendo estragar a festa né?)

viajando:

bom...se eu estiver utilizando uma freqüencia fixa, a impedância da da bobina naum deve de se alterar né?

e pq(e como) cheguei entaum nesses 42,5v? e depois sem carga nos 148v???

eu só to intrigado ainda do pq que deu zica na tensão do multimetro e continuou a senoide perfeita no osciloscopio no PC...será que já naum tava distorcendo e naum deu pra ver no PC???

Compartilhar este post

Link para o post
bom...se eu estiver utilizando uma freqüencia fixa, a impedância da da bobina naum deve de se alterar né?

Teoricamente sim, mas pra isso vc deve saber em qual frequencia a impedancia do falante foi calculada, pois eles fazem uns calculos tipo média para chegar ao valor de impedancia nominal

Sem carga a fonte trabalha folgada, mesma coisa pegar seu celtinha encher de gente e bagagem e ver quanto dá de final em subida :vts:vts , depois pegar ele vazio, e ver a máxima descendo

eu só to intrigado ainda do pq que deu zica na tensão do multimetro e continuou a senoide perfeita no osciloscopio no PC...será que já naum tava distorcendo e naum deu pra ver no PC???

Bem provável, vai depender da placa de som e etc, não se deve levar tão a sério esses software de simulação de scope

Compartilhar este post

Link para o post

Teoricamente sim, mas pra isso vc deve saber em qual frequencia a impedancia do falante foi calculada, pois eles fazem uns calculos tipo média para chegar ao valor de impedancia nominal

Sem carga a fonte trabalha folgada, mesma coisa pegar seu celtinha encher de gente e bagagem e ver quanto dá de final em subida :vts:vts , depois pegar ele vazio, e ver a máxima descendo

Bem provável, vai depender da placa de som e etc, não se deve levar tão a sério esses software de simulação de scope

:ol

Compartilhar este post

Link para o post

Deu zica pq o multiteste se engana com sinais provenientes do chaveamento do amplificador, se engana porque não é true-RMS.

Deu 148Vac porque a fonte do ICE sem carga fornece mais do que isto, e com carga cai pela metade.

Compartilhar este post

Link para o post
Deu zica pq o multiteste se engana com sinais provenientes do chaveamento do amplificador, se engana porque não é true-RMS.

Deu 148Vac porque a fonte do ICE sem carga fornece mais do que isto, e com carga cai pela metade.

aiq ue tá onde eu quero chegar, pq o multimetro naum se enganou tmb quando eu medi sem a carga?

Compartilhar este post

Link para o post

Impedância não é linear.

Tens que ver qual a impedância do falante na determinada frequencia que tocastes, para poder saber se a voltagem que tu encontrastes era a máxima ou não. (você quer que o Ice mande a mesma voltagem em 8Ohms, do que em 2Ohms... aí é o milagre! :P)

Agora, o porque do multimetro xing-ling não ter se enganado (ou mesmo ter)... eu imagino aqui... não falo porque não tenho certeza...

Compartilhar este post

Link para o post

aiq ue tá onde eu quero chegar, pq o multimetro naum se enganou tmb quando eu medi sem a carga?

Como sabe se esses 148Vac não são enganação?

Pode ser devido aos dois componentes (alta freq e reativos), juntos, enganarem teu murtiteste. :)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...