Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DandareBR

Ajuda - Amplificador para SD em um Haval H6 GT

Recommended Posts

Pessoal bom dia.

   Quero uma ajuda para fazer o upgrade do som o Haval H6 GT.

  O som original vem com falantes de 4x25W marca generica, 4 tweeters de 10W genericos, e com um Sub JBL SW68A-MS instado abaixo do piso do porta malas.

 

Tenho/quero instalar 4 falantes Hertz C165L + Tweeters e a minha duvida é qual Amplificador escolher. Tenho dois amplificadores antigos que eu poderia utilizar (Audiophonic Club 800.4 v1 e Groundzero GZIA 4115HPX) mas eu acredito que não vou ter espaço para eles. Quero deixar o carro e os cabos o mais original possível, então estou procurando um aplificador pequeno o suficiente para ser instalado dentro do painel. Assim posso fazer apenas uma conexão da HU para o amplificador e depois usar a fiação original.

Então preciso de uma recomendação de um modulo/amplificador de qualidade pequeno (então provavelmente será digital) e que empurre esses 4 falantes de 100W RMS cada a 4Ohm.

Também colocarei manta acustica em todas as portas. Uma das coisas que me incomoda no som de hoje é que ele não gera "presença". Não importa a regulagem parece um som longe e fraco. Então acho que o tratamento acustico deve ajudar bastante.

Com relação ao Sub, voces acham que vale a pena trocar? Como vou aumentar 4x a potencia dos falantes, pensei em aumentar se não ele vai ser "enterrado" pelo resto dos falantes. Acham que o modelo ativo da JBL de 8" funcionaria? Tem outra recomendação de sub ativo que possa ajudar nesse conjunto?

 

Obrigado

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara de amp pra o estereo ligando com o cross over do kit (ligacao em passivo) eu usaria um sd 800.4m, eh pequeno, consumo baixo.

de sub eu irira num upgrade de 10" em selada, acho que pega uns 20l em selada, e pra empurrar ele um sd400.2

usaria tambem aros de fixacao para os mids na porta, famosos " baffle".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há mais de uma forma de fazer esse set. Pode ser com SD800.4 para o kit e SD400.2 para um subwoofer Audison APS10 numa caixa selada no estepe. Para esse set, usaria também um conversor EATECH de 4 canais e 1 de 2 canais com bass control (para o subwoofer).

Mas pode simplificar isso e usar apenas um SD800.4 para o kit dianteiro com conversor EATECH de 4 canais e bass  control, e o subwoofer APS10S4s.

Nesse caso, o kit traseiro pode continuar ligado originalmente (para ficar atenuado e ser usado eventualmente, controlando pelo FADER).

Seguindo esse pensamento, também pode transformar os 2 kits em apenas 1 só (e melhor) e deixar os traseiros originais.

Tenho tido bons resultados com os SD, mas há também os amplificadores Banda, que tenho visto bons comentários, ou pode fazer como esta instalação que fiz num Creta, usando um Audison SR4.500:

https://www.instagram.com/p/Crg2NvXO4Ud/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Nesse set, foi usado ainda um processador Pioneer DEQ-S1000A para o kit (de forma ativa), que é mais outra forma de montagem.

Costumo dizer que cada carro é um caso, mas se realmente não for possível usar o Audison APS10 (mesmo com sua caixa minúscula), pode partir para a versão APS8.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal, obrigado pelas dicas.

Estou pensando em usar o SD800.4 então para os kits. Nesse carro os traseiros também tem local especifico para os Tweeters por isso pensei em ligar cada conjunto em um canal (ou seja canais separados FD, FE, TD, TE) até por que o carro é grande (SUV) e pensei em garantir mais potencia para os falantes traseiros. Além disso ja tenho os 4 falantes e os 4 tweeters Hertz. 

Qual seria a diferença entre conectar todos os falantes no SD800.4 cada um em seu canal, ou deixar os traseiros sem amplificador, conectados no som original? 

Quanto ao conversor estava pensando em sar o Falcon Fc4x ou Stetsom St6100 e sinceramente, não sabia dizer se existe muita diferença de qualidade entre eles.  A recomendação é usar o conversor da EATECH?

Obrigado

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando você amplifica os falantes traseiros, você como motorista vai notar na verdade uma "perturbação" de palco - falantes atrás são interessantes quando se usa o carro cheio de passageiros, caso contrario, você sempre vai ter que atenua-los para que não perturbem o seu palco, que deve soar aparentemente da frente.

Como seu carro não vai possuir um processador, pra você conseguir uma regulagem bacana que fique com um som legal atrás e que não perturbe o som do kit da frente, vai ser bem difícil.... Neste caso, eu te indicaria usar um processador, pode ser dos mais caros como o bit ten( que ja vi muita gente reclamando), como pode ser dos mais simples, tipo px8 ou um intermediário, como o da pioner.

Com um processador em mãos, você vai ficar mais tranquilo para optar por qual modo de ligação o kit ou os kit's terão, fora a quantidade de ajustes que serão possíveis e antes impossíveis, com a central original. 

Por isso acho bem valido você pensar num processador de áudio. 

1- Optando por uma ligação em passivo, você vai precisar de 2 canais de amplificação para cada kit 2 vias - neste caso um sd800.4 resolve todo o problema dos kit's 2 vias, caso você sinta realmente necessidade de amplificar os falantes traseiros.
2- Na hipótese em que não haja necessidade de amplificar os falantes traseiros, você pode deixa-los ligados no player original e usar somente um sd800.4 para empurrar o kit 2 vias da dianteira e o subwoofer - que nessa indicação de sub acho que a do Alves eh bem melhor que a minha.

Porém acho um desperdício enorme você deixar esse kit hertz ligado na central original... pense bem a respeito disso, se fosse pra ligar eles na central original, eu os venderia e deixaria os falantes OEM mesmo.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, DandareBR disse:

Qual seria a diferença entre conectar todos os falantes no SD800.4 cada um em seu canal, ou deixar os traseiros sem amplificador, conectados no som original? 

Esse tipo de ligação eh o famoso "ATIVO", nela você pode controlar o falante de forma independente, como ajustes de nível, cortes de frequência, alinhamento de tempo.

De fato eh uma ligação que vai te garantir um ajuste muito mais fino.

Porém como nem tudo são flores, é um tipo de ligação que requer bom conhecimento de quem esteja fazendo o ajuste para que no final o som fique melhor do que ligando em passivo ( mid bass + tweeter + cross over) em 1 canal.

Sinceramente, eu testei bastante com alguns kits que eu tive, kits de amigos, e a ligacao em passivo sempre soou mais natural do que em ativo, fora que a dor de cabeça eh muito menor em termos de ajustes.

Mas caso voce va em um profissional gabaritado, a ligacao em ativo é sim uma opcao bem interessante para extrair o maximo que esses falantes podem oferecer.

1- entao pra ativo com os 2 kits amplificados + subwoofer voce vai precisar de : 2 sd800.4 e 1 sd400.2

2-pra ativo so com o kit dianteiro amplificado + subwoofer : 1 sd800.4 + sd 400.2


3- para passivo usando os 2 kits, sendo somente o dianteiro amplificado, + subwoofer : 1 sd800.4 ja resolve tudo, 2 canais para o kit 2 vias dianteiro e bridge para o subwoofer. ou voce pode isolar cada amp para uma funcao, usando 2 sd400.2, 1 400.2 para o kit 2 vias e o outro 400.2 para o subwoofer.
4- para passivo usando os 2 kits amplificados + subwoofer : 1 sd800.4 + 1sd400.2


 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, so tenho a agradecer por todas as dicas.

 

Realmente trocar o multimidia eu não vou pois ele é todo integrado e daria inumeros problemas de garantia, mas não tenho problema algum em incluir um processador no projeto. Acho barato o custo perto do benefício. 



Então, pensando em qualidade e pelo que voces falaram, estou considerando fazer o seguinte:

OPCAO 1

1) Trocar os falantes das portas dianteiras Hertz

      Duvida: Trocar os Falantes de tras pelos Hertz ou Manter os OEM

2) Usar um Sd800.4 conectando 2 canais para os falantes dianteiros

3) Usar os outros dois canais em Bridge para o Subwoofer

 

OPCAO 2

1) Trocar todos os falantes das portas dianteiras pelo Hertz

      Duvida: Trocar os Falantes de tras pelos Hertz ou Manter os OEM

2) Usar um Processador de 6 ou 8 canais para separar as frequencias dos falantes dianteiros;

3) Usar um Sd800.4 conectando 4 canais para os falantes dianteiros (Woofer direito, Woofer esquerdo, Tweeter direito e Tweeter esquerdo)

4) Conectar um SD400.1 extra para o canal do Subwoofer

 

 

PERGUNTAS QUE AINDA FICARAM:

a) Voce acha que vale a pena usar o Hertz apenas nos falantes dianteiros e deixar o kit original na porta traseira para uma ligação em passivo? Eu também tenho um Kit 2 Vias Nar Audio 650-cs-3 que eu posso utilizar nas portas dianteiras,. Lembrando que vou manter o multimidia original, com ou sem processador?

b) Qual processador voce recomendaria? Pensei no X8 Air pois é compacto, e pode funcionar para minha ideia de colocar tudo abaixo do painel do carro. Por outro lado, o PX-8.2Hi ja tem as entradas de alta, dispensando um conversor. Qual voce acha que teria melhor qualidade de som: o X8 + Conversor, PX8.2Hi ou independente?

c) Como deveria, neste caso, fazer conexão para o Subwoofer? Vou utilizar os 4 pares RCA, separando grave medio e alto dos falantes dianteiros esquerdos e direitos certo? Para conetcar a saida do Sub eu puxaria uma derivação das saidas de alta dos falantes traseiros?

d) Nessas instalações (acho que em todos os casos acima) terei que deixar o player em full range para que o processador faça a separação das frequencias. Porém o kit traseiro estará conectado diretamente no player, sem passar pelo processador e receberá o sinal full range. Devo utilizar algum tipo de filtro ou crossover também para esses falantes? Um PX1?

Editado por DandareBR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agrupado no post acima

 

Editado por DandareBR
Agrupando 2 postagens

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, DandareBR disse:

Duvida: Trocar os Falantes de tras pelos Hertz ou Manter os OEM

Se nao for amplificar os traseiros, melhor ligar os OEM no player original mesmo.

O nivel de distorcao desses players de fabrica, em geral, sao muito altos, quando voce aumentar o volume do seu som, voce vai estar aumentando tudo, inclusive o falante traseiro, e nesse caso o pobre hertz que eh um puta falante vai ta trabalhando com uns 30/40w com uma distorcao altissima, consequentemente gerando onda quadrada, que a depender do seu uso pode vir a queimar o falante - É mais facil voce queimar um falante aplicando pouca potencia do que o contrario.

Por isso sou da opiniao de que se for amplificar somente a dianteira e o sub, melhor manter os falantes OEM da traseira direto no player mesmo e fica a seu criterio tratar ou nao essas portas traseiras... acho que o tratamento daria uma melhorada, mas obviamente nao será nada: "OHH MEU DEUS!! CHAMEM A NASA!"

 

9 horas atrás, DandareBR disse:

OPCAO 2

Foi como te disse anteriormente, essa ligacao de separar cada via em um canal so eh vantagem caso voce va levar esse som a ser regulado por um bom profissional, caso nao, é muito mais interessante voce manter o kit 2 vias com o cross over original do kit.

 

Nao sei se voce sabe, mas o cross over do kit ja faz os cortes para as vias do 2 vias, ou seja, ele corta o tweeter em corte HPF, pra que ele toque por exemplo de 4.000hz - 20.000hz com uma atenuacao de 6db/8 e faz a mesma coisa com o mid-bass, estabelecendo ate que frequencia esse mid bass ira tocar, por exemplo, LPF de 4.000hz a 6db/8, sendo necessario para o mid bass somente o corte HPF a ser feito no proprio amplificador ou no processador.

Ou seja, esse modo de ligacao, ao meu ver, eh o mais acertivo e o que garante mais naturalidade comparado a um ajuste ATIVO - mas essa eh a minha opiniao.

 

9 horas atrás, DandareBR disse:

2) Usar um Processador de 6 ou 8 canais para separar as frequencias dos falantes dianteiros;

Processador eu compraria de todo jeito, ligando em ativo ou passivo, sua utilidade eh muito grande.

 

9 horas atrás, DandareBR disse:

a) Voce acha que vale a pena usar o Hertz apenas nos falantes dianteiros e deixar o kit original na porta traseira para uma ligação em passivo? Eu também tenho um Kit 2 Vias Nar Audio 650-cs-3 que eu posso utilizar nas portas dianteiras,. Lembrando que vou manter o multimidia original, com ou sem processador?

sim. se nao for amplificar, melhor usar os OEM mesmo. processador use de todo e qualquer jeito.

 

9 horas atrás, DandareBR disse:

b) Qual processador voce recomendaria? Pensei no X8 Air pois é compacto, e pode funcionar para minha ideia de colocar tudo abaixo do painel do carro. Por outro lado, o PX-8.2Hi ja tem as entradas de alta, dispensando um conversor. Qual voce acha que teria melhor qualidade de som: o X8 + Conversor, PX8.2Hi ou independente?

eu acho que nao tenho bagagem suficiente para recomendar processadores de audio pois nunca usei nenhum, unica coisa que posso te dizer eh que ja vi colegas usando ambos estes que voce citou e dizendo ter bons resultados. no final, caso voce ligue em passivo que eu julgo ser a melhor opcao, o processador vai ficar unicamente com funcao de ajuste de nivel, equalizacao e talvez alinhamento de tempo - mas esta eu nao curto, prefiro o som o mais natural possivel.

 

9 horas atrás, DandareBR disse:

c) Como deveria, neste caso, fazer conexão para o Subwoofer? Vou utilizar os 4 pares RCA, separando grave medio e alto dos falantes dianteiros esquerdos e direitos certo? Para conetcar a saida do Sub eu puxaria uma derivação das saidas de alta dos falantes traseiros?

Voce vai puxar o sinal de audio para o processador, dele é que vao sair os RCA, que em passivo serao 4 vias de rca ou em ativo que serao 6 vias de rca e do processador voce liga no amplificador. Podendo ainda voce eliminar os rca e fazer toda a ligacao via entrada alta a depender do processador e se o amp tiver essa funcao de entrada alta.

 

9 horas atrás, DandareBR disse:

d) Nessas instalações (acho que em todos os casos acima) terei que deixar o player em full range para que o processador faça a separação das frequencias. Porém o kit traseiro estará conectado diretamente no player, sem passar pelo processador e receberá o sinal full range. Devo utilizar algum tipo de filtro ou crossover também para esses falantes? Um PX1?

esse falante oem ai foi feito pra sofrer. mas provavelmente o fabricante do carro ja teve ter colado algum filtro nesse falante. algum filtro hpf de uns 120hz/150hz;

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso não tenha trocados os falantes ainda, sugiro que procure por falantes com maior sensibilidade possível, problema é o preço que tbm é maior.

Maior sensibilidade produz entre outros fatores, um menor esforço e mais durabilidade de equipamentos.

Editado por betodacaravan
edit

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...