Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Allanpk

Aonde comprar Bobinas com nucleo à ar??

Recommended Posts

E quantos metros dá um kg, super?

E que bitola é esta que vocês andam usando?

Abraço

fiz uns calculos aproximados

45m de bitola de 13awg pesa 1kg

putzzzz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

liguei para a Lider, o quilo do fio 13,17,18 awg custa 27 conto!!

acho que vou usar 17 awg pois vou mandar no maximo 50w pra cada falante de 6ohm

P = R . i . i

50 = 6 . i . i

i = 2,8a

de acordo com a tabela da autosom

http://www.autosom.net/artigos/awg.htm

vo precisar de uma bitola de 1,150mm

acertei as contas?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida:

para fazer uma bobina deve-se pegar um cano de pvc e começar a enrolar o fio no mesmo. Ao terminar a bobina, se deixar o cano no meio irá interferir em alguma coisa no som? Tem que tirar o cano e deixar realmente o núcleo de ar ou o nome núcleo de ar só que dizer que não tenha algo metálico como ferrite no núcleo?

Compartilhar este post

Link para o post
Uma dúvida:

para fazer uma bobina deve-se pegar um cano de pvc e começar a enrolar o fio no mesmo. Ao terminar a bobina, se deixar o cano no meio irá interferir em alguma coisa no som? Tem que tirar o cano e deixar realmente o núcleo de ar ou o nome núcleo de ar só que dizer que não tenha algo metálico como ferrite no núcleo?

olhando a bobina do gio acho que pode deixar o cano...

alias nao teria por que tirar, afinal pvc nao é condutor!

só atualizando os preços da LIDER

kg fio de cobre 17awg - 27 conto

kg fio de cobre 17awg ENROLADO (ou seja, eles fazem a sua bobina e depois pesam) - 35 conto

vo manda eles enrolarem o meu aheuaheua

Compartilhar este post

Link para o post

post2611152495446qh.jpg

Esse crossoverzinho ficou show..muito bonito.. Muitas vezes xover passivos feitos diy são tão feios que o povo esconde esse aí dá vontade de mostrar para todo mundo...

Compartilhar este post

Link para o post

tiba (CAMPER!!! hehe), 12 AWG dá uns 35m de fio, 18 dá entre 60 e 70. comprando no balcão e sem pedir nota fiscal eles deixam por 50 pila cada 2 kg, mas não conta que fui eu que falei ;) galera gosta de usar 14 AWG aqui, 12 já é muito pouco maleável e 16 já fica com resistência muito alta pras bobinas que se usam em corte de 250 Hz.

golo, dá sim pra deixar o formador da bobina (seja cano de PVC, seja bolacha de MDF cortada na serra-copo, que é o meu método preferido) sim, conquanto não seja metálico.

e allan, não é bem nesse esquema que se calcula calibre pra fio de áudio não... vc tem que tentar manter a resistência da bobina até no máximo 7% da impedância do falante. pro seu caso, a bobina poderia apresentar um Re de no máximo 0.42 ohms, senão as perdas nela já começariam a se mostrar mais sensíveis (vc perde SPL no falante); pra 8 ohms a Solen recomenda no máximo 0.6 ohms de bobina.

aliás, essa é uma boa, pra vc ver a Re das bobinas de acordo com a indutância e calibre do fio, entra no site da solen, vai em inductors, standard inductors, values&dimensions e olha ali em DCR.

Compartilhar este post

Link para o post
tiba (CAMPER!!! hehe), 12 AWG dá uns 35m de fio, 18 dá entre 60 e 70. comprando no balcão e sem pedir nota fiscal eles deixam por 50 pila cada 2 kg, mas não conta que fui eu que falei ;) galera gosta de usar 14 AWG aqui, 12 já é muito pouco maleável e 16 já fica com resistência muito alta pras bobinas que se usam em corte de 250 Hz.

golo, dá sim pra deixar o formador da bobina (seja cano de PVC, seja bolacha de MDF cortada na serra-copo, que é o meu método preferido) sim, conquanto não seja metálico.

e allan, não é bem nesse esquema que se calcula calibre pra fio de áudio não... vc tem que tentar manter a resistência da bobina até no máximo 7% da impedância do falante. pro seu caso, a bobina poderia apresentar um Re de no máximo 0.42 ohms, senão as perdas nela já começariam a se mostrar mais sensíveis (vc perde SPL no falante); pra 8 ohms a Solen recomenda no máximo 0.6 ohms de bobina.

aliás, essa é uma boa, pra vc ver a Re das bobinas de acordo com a indutância e calibre do fio, entra no site da solen, vai em inductors, standard inductors, values&dimensions e olha ali em DCR.

ae super!!

valeu as dicas cara!!!!

já ia fazer bosta ahahha!

Compartilhar este post

Link para o post

Aí galera... fui hoje com o Tiba! desbravar o SIA (Setor de Indústria e Abastecimento de Brasília) atrás do tal lugar que vende o fio. Pagamos 24 reais no kg do 14. Segundo o cara, deve dar perto de 100m (o cara é macaco velho nisto)... comprei um kg e ele outro. Amanhã é dia de acabar com os dedos...

Compartilhar este post

Link para o post
.............vc tem que tentar manter a resistência da bobina até no máximo 7% da impedância do falante. pro seu caso, a bobina poderia apresentar um Re de no máximo 0.42 ohms, senão as perdas nela já começariam a se mostrar mais sensíveis (vc perde SPL no falante); pra 8 ohms a Solen recomenda no máximo 0.6 ohms de bobina.................

A relação entre a bitola do fio a potência, não eh tão importante assim !!! Pois pode ter certeza que um fio 18 ou 16 AWG tem capacidade para SUPORTAR bastante potência !!!

Mas o que mais prejudica uma bitola de fio fino na bobina, não eh apenas a perda em SPL, mas a perda do fator de amortecimento do sistema ! Pois quando vc tem uma resistencia em série com o falante, diminui-se o QTS total do sistema e o amplificador começa a perder o controle sobre o falante ! .

Na prática, veja o que acontece: vamos supor que o vc tenha um amplificador com alto fator de amortecimento com uma impedância de saída bem baixa, na casa dos 0,1 Ohms. Quando vc coloca uma bobina em série (passa baixa) vamos supor com o valor RE de 0,3 Ohms , então, a impedância total que controla o falante passa a ser 0,4 Ohms, isto significa 4 vezes menos amortecimento !!!!

Amortecimento,neste caso, nada mais eh, do que a capacidade que o amplificador tem de controlar a excurção do cone. !!!

Eh comum vc verificar sistemas onde o cone do falante excursiona em demasia, aí vc pensa que está mandando muita potência..... mas normalmente NAO ! Isto eh apenas a falta de controle !!!!

Veja que normalmente em sistemas Hi-End, vc praticamente não "encherga" a excursão do cone.... ISTO SIM EH CONTROLE !!!!!

Então, sempre que possivel, para cortes passa baixa independentemente da potência tente utilizar a bobina com fio mais grosso possivel !!

A única desvantagem quanto a utilização de fios muito grossos (acima de 12 AWG) eh para cortes em frequencias muito altas (acima de 5KHz) onde um fenõmeno chamado Skin Efect (efeito de pele) começa a aparecer ! Neste caso existe a solução de ao inves de utilizar 1 fio grosso, utilizar vários fios finos (Conceito Litz), ou mesmo, utilizar bobinas de fio chato, onde o Skin efect só irá aparecer acima de 100 KHz !!!

Já........ falei demais....o assunto tá ficando Chato !!!!!

Abraços,

Giovanni

Compartilhar este post

Link para o post
Aí galera... fui hoje com o Tiba! desbravar o SIA (Setor de Indústria e Abastecimento de Brasília) atrás do tal lugar que vende o fio. Pagamos 24 reais no kg do 14. Segundo o cara, deve dar perto de 100m (o cara é macaco velho nisto)... comprei um kg e ele outro. Amanhã é dia de acabar com os dedos...

Pois é...

Ó o programão de amanhã cedo...

bob13ya.jpg

Haja fita crepe hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é...

Haja fita crepe hehehe

BOA SORTE !!!!!!!!!!!!!! hehe

[]´s

Giovanni

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é...

Haja fita crepe hehehe

Sim... dá-lhe fita no dedo amanhã...

Tiba, demos mole... já devíamos ter calculado a bobina com núcleo do tamanho deste carretel aí... aí era só contar as voltas lá na hora... :lol:

o problema é q vc precisaria de 4... :P

PS: E essa velha foto com cara de vi*** aí... ainda faz questão que apareça na foto... depois reclama pq o cara te mandou um beijo pelo msn.

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é...

Haja fita crepe hehehe

Sim... dá-lhe fita no dedo amanhã...

Tiba, demos mole... já devíamos ter calculado a bobina com núcleo do tamanho deste carretel aí... aí era só contar as voltas lá na hora... :lol:

o problema é q vc precisaria de 4... :P

PS: E essa velha foto com cara de vi*** aí... ainda faz questão que apareça na foto... depois reclama pq o cara te mandou um beijo pelo msn.

Pô mas eu acho que a gente marcou mesmo... podíamos já ter levado o pvc hehe ia ficar uma zorra :D

e hehehe vá t**** ** ** :D inveja aqui não!!

Compartilhar este post

Link para o post
Haja fita crepe hehehe

Nunca, repito, nunca duvide do poder da fita crepe.

Compartilhar este post

Link para o post
Haja fita crepe hehehe

Nunca, repito, nunca duvide do poder da fita crepe.

The Powerful Tape! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Fim de semana vai ser tenso... ehehehehehe. Enquanto o tiba tem só quatro bobininhas pra enrolar, eu tenho dois bobinões, mais a instalação das tranqueiras todas no carro...

Acho que amanhã vocês vão ver os primeiros peitinhos de PVC de 4" da história...

Fiz uns cálculos aí... pelo tamanho do carretel (16 cm), dá 106 espiras... como o raio é de 50cm, por camada tem 53 metros... eu contei 2 camadas... realmente, tem 100 metros ali... :rolleyes:

post-26-1115421142.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu fosse vc nem relava nesse carretel.

Já fazia os calculos e lançava ela inteira p/ fazer lowpass passivo no JL... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Já fazia os calculos e lançava ela inteira p/ fazer lowpass passivo no JL... :P

Do jeito que ela tá, tem mais ou menos 5,5mH... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Já fazia os calculos e lançava ela inteira p/ fazer lowpass passivo no JL...  :P

heheh parfait!

Com os mids na porta o corte gira em torno desses 130Hz mesmo hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Já fazia os calculos e lançava ela inteira p/ fazer lowpass passivo no JL...  :P

Se é 5,5mH, dá corte de ~ 125hz @ 4ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

A relação entre a bitola do fio a potência, não eh tão importante assim !!! Pois pode ter certeza que um fio 18 ou 16 AWG tem capacidade para SUPORTAR bastante potência !!!

Mas o que mais prejudica uma bitola de fio fino na bobina, não eh apenas a perda em SPL, mas a perda do fator de amortecimento do sistema ! Pois quando vc tem uma resistencia em série com o falante, diminui-se o QTS total do sistema e o amplificador começa a perder o controle sobre o falante ! .

Na prática, veja o que acontece: vamos supor que o vc tenha um amplificador com alto fator de amortecimento com uma impedância de saída bem baixa, na casa dos 0,1 Ohms. Quando vc coloca uma bobina em série (passa baixa) vamos supor com o valor RE de 0,3 Ohms , então, a impedância total que controla o falante passa a ser 0,4 Ohms, isto significa 4 vezes menos amortecimento !!!!

Amortecimento,neste caso, nada mais eh, do que a capacidade que o amplificador tem de controlar a excurção do cone. !!!

Eh comum vc verificar sistemas onde o cone do falante excursiona em demasia, aí vc pensa que está mandando muita potência..... mas normalmente NAO ! Isto eh apenas a falta de controle !!!!

Veja que normalmente em sistemas Hi-End, vc praticamente não "encherga" a excursão do cone.... ISTO SIM EH CONTROLE !!!!!

Então, sempre que possivel, para cortes passa baixa independentemente da potência tente utilizar a bobina com fio mais grosso possivel !!

A única desvantagem quanto a utilização de fios muito grossos (acima de 12 AWG) eh para cortes em frequencias muito altas (acima de 5KHz) onde um fenõmeno chamado Skin Efect (efeito de pele) começa a aparecer ! Neste caso existe a solução de ao inves de utilizar 1 fio grosso, utilizar vários fios finos (Conceito Litz), ou mesmo, utilizar bobinas de fio chato, onde o Skin efect só irá aparecer acima de 100 KHz !!!

Já........ falei demais....o assunto tá ficando Chato !!!!!

Abraços,

Giovanni

Ae Gio, mais uma vez valeu pela AULA!!!

vou recalcular as bitolas de fio do meu cross!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, usando as novas informações projetei a nova bobina.

Bitola 16 AWG = 1,29mm

Bobina de diametro 2cm por 5cm de comprimento

Resistencia = 445 miliOhm

Indutância 1,5mH

Num falante de 6ohm

7% de 6ohm = 0,42ohm

em cima!!

só vou confirmar o corte que vou fazer, mas com esse indutancia o corte é de 800hz

Compartilhar este post

Link para o post

Bitola 16 AWG = 1,29mm

Indutância 1,5mH

Num falante de 6ohm

7% de 6ohm = 0,42ohm

em cima!!

só vou confirmar o corte que vou fazer, mas com esse indutancia o corte é de 800hz

Como você chegou nesse valor de indutância, rapaz?

Filtro para 800hz em 6 ohms:

De 1a. ordem, fazendo uns cálculos de cabeça aqui cheguei a 1,2mH.

De 2a. ordem, L = 2,07mH C = 19uF

Compartilhar este post

Link para o post

Bitola 16 AWG = 1,29mm

Indutância 1,5mH

Num falante de 6ohm

7% de 6ohm = 0,42ohm

em cima!!

Como você chegou nesse valor de indutância, rapaz?

Filtro para 800hz em 6 ohms:

De 1a. ordem, fazendo uns cálculos de cabeça aqui cheguei a 1,2mH.

De 2a. ordem, L = 2,07mH C = 19uF

olhando a tabela da autosom!!

http://www.autosom.net/artigos/crossovers.htm

no corte 800hz 2a ordem temos

4ohms 1.0mH 33uF

2ohms 0.56mH 68uF

8ohms 2.0mH 15uF

Como aparentemente, as bobinas são diretamente proporcionais à impedancia, deduzi que para um falante de 6ohms a indutancia deve ser 1,5mH

Compartilhar este post

Link para o post

Giovanni, pena que tá tarde, queria substituir aquela parte que vc deu quote pelo que vc escreveu ;) molecada, lê a brincadeira lá com toda a atenção, é ali que reside o perigo.

Kleber, a bobina pro JL tem que ser mais estreita e com núcleo de menor diâmetro do que esse carretel aí... tem um fator de forma do carretel definido e determinado pra melhor relação entre indutância e comprimento do fio, o qual já é usado nas bobinas da Solen. eu tento sempre fazer bobina com base nas medidas de diâmetro de núcleo e largura do enrolamento dadas lá na lista de bobinas deles, se vcs tentarem no calcbob vão perceber que é séria a brincadeira, funciona mesmo. (outra dica!)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...