Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MAIA

[Qualidade] Resposta do kit duas vias em pezinho

Recommended Posts

Pessoal,

 

fiz uma comparação entre os midbass do kit kevlar e do pro carbon.

 

Aparentemente não tem toda aquela diferença que comentaram antes sobre os 4 litros do pezinho pro kevlar vs. 2,7 litros do carbon.

 

Vejam a comparação (em caixas seladas de 2,5 litros)

 

Amarelo = Bravox CS 60

Verde = Arlen Pro Carbon

post-5-1068862768.gif

Editado por MAIA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é, o "arlem desce" pruns 70-80 hertz e apresenta uma maior uniformidade nos medios graves e o Btavox desce 80-90 hertz com pico nos 200

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é, o "arlem desce" pruns 70-80 hertz e apresenta uma maior uniformidade nos medios graves e o Btavox desce 80-90 hertz com pico nos 200

70Hz???????

O corte passa-baixa do subwoofer deverá ser feito no ponto de -3dB do Mid Bass, então nesse caso você deverá fazer o corte em uns 120Hz - 140Hz.

Cá entre nós... ninguém irá projetar um sistema de "qualidade" com o subwoofer reproduzindo acima de 60Hz ou no máximo 80Hz, portanto o F3 do Mid Bass deve ser nessa frequencia (60Hz - 80Hz).

A qualidade de um alto falante não deve ser analisada somente pela resposta de frequencia, mas no caso de um sistema de qualidade não deveremos deixar esse "buraco" entre onde o subwoofer acaba de reproduzir e onde o mid bass começa reproduzir (pontos de -3dB).

 

Porque -3dB?? Pois ao sobrepor o ponto de -3dB do subwoofer com o ponto de -3dB do Mid Bass a resposta terá um ganho de 3dB, portanto ela ficará plana já que -3dB + 3dB = 0dB

 

Para os que gostam de simular, tentem com o Mid Bass Bomber Destroyer de 6½" e comparem com os demais modelos para ver qual terá o menor F3 em caixas de mesmo volume, ou seja, simulem uma caixa selada de uns 4 litros e vejam qual Mid Bass reproduzirá mais subgraves. Se for possível, diminuam a escala do eixo das ordenadas (dB), ao invés de 2dB coloquem 1dB em cada "traço".

 

MBD6½:

Fs = 50,4 Hz

Vas = 15,7 litros

Qts = 0,599

Qms = 4,676

Qes = 0,687

Xmax = 4,13 mm

Sd = 133cm²

Re = 3,29 ohms

Z = 4 ohms

BL = 4,92 Tm

Pe = 80 watts RMS

no = 0,275 %

Sensibilidade = 86,54 dB/w/m

 

Um abraço,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por sugestão do Yamane, aí vai:

 

Kevlar (amarelo) vs Pro Carbon (verde) vs Destroyer (azul)

 

Todos de 6" (6,5)" e em selada de 4 litros.

post-5-1068905708.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu queria saber mexern esse programa :(

 

 

abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na minha humilde interpretação, em qualquer dos 3 casos o camarada tem que manejar um corte mais ou menos alto, de modo a tirar aquele pico, responsável por deixar vocais masculinos fanhosos. pico este que, no caso do pro carbon, é menor.

 

isso pq nem entramos em questão de coloração tonal, induzida por materiais de cone e construção do falante...

 

MAIA, tem as manha de simular os bixo em pezinho de 2 e meio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MAIA, tem as manha de simular os bixo em pezinho de 2 e meio?

Aí vai:

post-5-1068909646.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Show :)

 

vou tentar montar uma caixa com ele pro meus e2k :D

 

 

abracos

Goham,

 

quando tu for projetar uma dutada, toma cuidado com a velocidade do ar nos dutos (coisa que tu só vai se preocupar se não seguir o tamanho recomendado pelo fabricante). Eu inventei de trocar um duto de 4" por dois de 2" e ficou soprando :(

 

Vou ter que tentar alterar a caixa ou então é grana jogada fora :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
na minha humilde interpretação, em qualquer dos 3 casos o camarada tem que manejar um corte mais ou menos alto, de modo a tirar aquele pico, responsável por deixar vocais masculinos fanhosos. pico este que, no caso do pro carbon, é menor.

 

isso pq nem entramos em questão de coloração tonal, induzida por materiais de cone e construção do falante...

 

MAIA, tem as manha de simular os bixo em pezinho de 2 e meio?

Aí não é questão da frequencia de corte, mas sim de um equalizador :D

Se você deixar o subwoofer reproduzir os 120Hz - 150Hz, aí sim você terá um som longe de ser chamado de hi-fi.

Um abraço,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Show :)

 

vou tentar montar uma caixa com ele pro meus e2k :D

 

 

abracos

Goham,

 

quando tu for projetar uma dutada, toma cuidado com a velocidade do ar nos dutos (coisa que tu só vai se preocupar se não seguir o tamanho recomendado pelo fabricante). Eu inventei de trocar um duto de 4" por dois de 2" e ficou soprando :(

 

Vou ter que tentar alterar a caixa ou então é grana jogada fora :(

blz maia, vou tentar fazer, depois eu posto como ficou, ai vcs me dao uns toque :D

 

 

abracos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já postei aí em cima também, juntamente com o bomber

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal o tópico, agora, entao p/ interpretar melhor, dependerá da resposta do subwoofer e cortes aplicados certo?

 

dependendo de onde estiver o corte Hp e Lp pode-se escolher o melhor p/ cada sistema. o grafico p/ comparaçao é esse (tranfer function ou o spl?).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
legal o tópico, agora, entao p/ interpretar melhor, dependerá da resposta do subwoofer e cortes aplicados certo?

 

dependendo de onde estiver o corte Hp e Lp pode-se escolher o melhor p/ cada sistema. o grafico p/ comparaçao é esse (tranfer function ou o spl?).

Grande Papillon!!! Saudações!!

 

Eu fiz esse gráfico pq todo mês rola um tópico sobre qual o melhor kit nacional e sempre é aquele velho blábláblá. Quanto ao gráfico que melhor define o sistema, se o Transfer function ou o SPL eu não sei (jajá os mestres respondem aí pra ajudar agente). Mas sei que o SPL é em função da potência aplicada.

 

PS: cadê o projeto novo rapá??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala maia! o projeto ainda ta no forno, ainda nao aprendi a fazer $$ pras minhas vontades hehehe, meas em todo caso, vou dar acabamento no que tenho hj p/ nao passar o natal sem som...

 

tenho a impressao que o melhor kit nao seja o melhor conjunto, creio que um mid e um tw1 com um bom divisor, funcionem melhor, apenas acho.

 

gostaria de ouvir um kevlar num pezinho bem trabalhado.

 

o que o Yamane falo sobre o eq é interessante, para ter a resposta mais plana, pode-se corrigir num eq, se vc tiver um pesinho pequeno (Ronie e seus 2,4L) pode simular a caixa, e no eq tirar a deficiencia (diminuindo no caso), é corrigir os efeitos de campo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pow Maia, se não for pedir demais, vc poderia fazer um gráfico de uma comparação desses mids que vc fez com o selenium bass que eu uso???

 

seguem os parâmetros dele...

 

 

 

valew abraço

post-5-1069031345.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
legal o tópico, agora, entao p/ interpretar melhor, dependerá da resposta do subwoofer e cortes aplicados certo?

 

dependendo de onde estiver o corte Hp e Lp pode-se escolher o melhor p/ cada sistema. o grafico p/ comparaçao é esse (tranfer function ou o spl?).

Para os projetos de qualidade, um corte acima de 80Hz (no subwoofer) já é demais... assim parece que o som está sendo reproduzido lá no porta malas.

Geralmente o pessoal fica entre 60Hz a no MÁXIMO 80Hz, com isso o Mid Bass precisa responder (-3dB) a partir dessa frequencia, caso contrário ficará um "buraco" entre o subwoofer e o mid bass.

Um abraço,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ainda prefiro um bom teste de ouvido, como já foi falado estes graficos representam condições perfeitas o qual nem sempre é possivel, dentro de um pezinho em um veiculo.

 

 

Mas achei muito legal o topico realmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

topico nota 10....

 

... acho q soh faltou a litragem "ideal" da caixa para uma boa resposta dentro do que o yamane colocou.... :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
legal o tópico, agora, entao p/ interpretar melhor, dependerá da resposta do subwoofer e cortes aplicados certo?

 

dependendo de onde estiver o corte Hp e Lp pode-se escolher o melhor p/ cada sistema. o grafico p/ comparaçao é esse (tranfer function ou o spl?).

Para os projetos de qualidade, um corte acima de 80Hz (no subwoofer) já é demais... assim parece que o som está sendo reproduzido lá no porta malas.

Geralmente o pessoal fica entre 60Hz a no MÁXIMO 80Hz, com isso o Mid Bass precisa responder (-3dB) a partir dessa frequencia, caso contrário ficará um "buraco" entre o subwoofer e o mid bass.

Um abraço,

Eu ainda não entendi esse corte -3db... é q estou tentando montar um som com qualidade... e preciso saber esse tipo de corte ai...

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
legal o tópico, agora, entao p/ interpretar melhor, dependerá da resposta do subwoofer e cortes aplicados certo?

 

dependendo de onde estiver o corte Hp e Lp pode-se escolher o melhor p/ cada sistema. o grafico p/ comparaçao é esse (tranfer function ou o spl?).

Para os projetos de qualidade, um corte acima de 80Hz (no subwoofer) já é demais... assim parece que o som está sendo reproduzido lá no porta malas.

Geralmente o pessoal fica entre 60Hz a no MÁXIMO 80Hz, com isso o Mid Bass precisa responder (-3dB) a partir dessa frequencia, caso contrário ficará um "buraco" entre o subwoofer e o mid bass.

Um abraço,

Eu ainda não entendi esse corte -3db... é q estou tentando montar um som com qualidade... e preciso saber esse tipo de corte ai...

valeu

Boa pergunta rafael...eu tb tive esta dúvida..como eu tb estou pra montar um projetinho básico de qualidade...é legal saber esse tipo de coisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu ainda prefiro um bom teste de ouvido, como já foi falado estes graficos representam condições perfeitas o qual nem sempre é possivel, dentro de um pezinho em um veiculo.

 

 

Mas achei muito legal o topico realmente.

Grande Ronie,

 

sem dúvida nada substitui a prática. Não tem como dizer se o sistema vai ficar bom porque tem todos aqueles fatores como acústica do carro, qualidade das caixas onde os falantes serão instalados, qualidade da instalação e da fiação, posicionamento dos componentes e claro, a equalização.

 

Mas acho interessante esse tipo de comparação por meio de simulação em software porque dá uma idéia de como o falante tenderá a responder.

 

Eu por exemplo, vou fazer de tudo pra ter um pezinho maior no meu próximo carro!

 

E um sub com qualidade maior. HEEhehEHEhHEh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...