Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Kustella

refrigeração

Recommended Posts

Como os amplificadores no trio eletrico são expostos a uma longa jornada de uso,fazer um sistema de ventilação forçada para ele...um tmp 2080turbinado que esquenta muito..... procedi da seguinte forma:abri ele e coloquei 4 coolers direto sobre os transistores de entrada e de saida.mesmo assim ele esquentava.... :banghead Depois fiquei sabendo q o melhor lugar e direto no dissipador de calor, na carcaça do bixo....Qual o melhor lugar? :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente a melhor maneira de refrigerar o amplificador é mante-lo fechado e mandar ar gelado pra cima da carcaça. A carcaça funciona como um grande dissipador de calor, não é atoa que os transistores são muito bem aparafusados nela. Tente fazer uma comparação com o processador do computador, pq os novos (principalmente os P4s que esquentam bagaraio) possuem aqueles enormes dissipadores? Para aumentar a area de contato com o ar e assim maximizar a troca térmica com o ar. Não esta da maneira que eu queria explicar mas acho que deu para entender, né?

Compartilhar este post

Link para o post

Na carcaça vc tem uma grande área de contato, portanto é um local muito mais eficiente pra se tirar calor do amplificador. Coloque 2 ou 3 ventoinhas sobre o dissipador, mantendo uma distância de 1 cm do amp, empurrando ar em direção à carcaça. Lembre-se que é obrigatório o uso de relê pra acionar as ventoinhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Falou bem kleber!! A área de contato é muito importante nesse caso.. já que as aletas do dissipador vão receber ar frio e repasssar para o transistor ou ci com maior eficiencia!!

Compartilhar este post

Link para o post

explica ae pra mim pra que que tem que colocar o rele , eu sei que deve ser uma perguntinha meio besta , mais queria saber pra que , e como ligar ... !

pleace !

Compartilhar este post

Link para o post
explica ae pra mim pra que que tem que colocar o rele , eu sei que deve ser uma perguntinha meio besta , mais queria saber pra que , e como ligar ... !

pleace !

aqui

Compartilhar este post

Link para o post

pleace !

aqui

Mais um tópico redirecionado com sucesso!!!

By Andreson...

:P

Compartilhar este post

Link para o post

pleace !

aqui

Mais um tópico redirecionado com sucesso!!!

By Andreson...

:P

HAHAHAHAHAHAHAAHA :vts:vts :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Num teria que fazer aquele esqueminha, de que 2 coolers mandava ar frio e outro retira o ar quente?

Pra isso tem que ser num local fechado, para criar um túnel de ar. Se os coolers forem ficar em local aberto, não adianta nada dois enviando e dois retirando, pois o ar será perdido de qualquer jeito.

Se fizer um envólucro, uma caixa fechada e bem vedada, aí tudo bem. Se for ao ar livre, dois coolers "pendurados" e apontados pro ampli... melhor nem colocar cooler nenhum, vai perder todo o ar.

Alguém sabe fazer sensor de temperatura p/ acionamento de coolers? Queria colocar dois de 120mm ignorantemente fortes (Vantec), mas o barulho dos monstrengos é da casa dos 60dB. Aí queria colocar um sensor pra ele ativar em X temperatura (alguma limite), pois aí eles entrariam só em caso extremo!

Compartilhar este post

Link para o post
Pra isso tem que ser num local fechado, para criar um túnel de ar. Se os coolers forem ficar em local aberto, não adianta nada dois enviando e dois retirando, pois o ar será perdido de qualquer jeito.

Se fizer um envólucro, uma caixa fechada e bem vedada, aí tudo bem. Se for ao ar livre, dois coolers "pendurados" e apontados pro ampli... melhor nem colocar cooler nenhum, vai perder todo o ar.

Alguém sabe fazer sensor de temperatura p/ acionamento de coolers? Queria colocar dois de 120mm ignorantemente fortes (Vantec), mas o barulho dos monstrengos é da casa dos 60dB. Aí queria colocar um sensor pra ele ativar em X temperatura (alguma limite), pois aí eles entrariam só em caso extremo!

Manda dedé dá uma vasculhada em revistas tipo eletronica total e saber eletronica, acho que já vi um projetinho desse em uma revista da biblioteca do cefet, acho que vai precisar basicamente de um PTC :blink: acho que é esse o nome é um resistor que varia de acordo a temperatura :ol :ol

Compartilhar este post

Link para o post

Ta na mão! Só não esquece de colocar o IRF 9540 em algum dissipador pois ele gera muito calor. Tome cuidado para não encostar esse componente na carcaça do amplificador pois o corpo dele tem saida de 12V, ai já viu o curto! O NTC faz o papel de sensor ai, coloque ele em algum lugar do amplificador que vc ache que tenha uma boa referencia de temperatura.

post-27-1111945862.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

como o andreson falou esse resistor é usado em sensor de temperatura de agua/ar dos carros, seria um esquema interresante, eu particularmente usaria uma chavinha de liga/desliga com dois de 80mm que tem no max 25db

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...