Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eddie

Ajustando o som com osciloscopio

Recommended Posts

Kleber, eu to usando o True RTA, ele tem o osciloscopio e umas opcoes pra escolher a sensibilidade.

Esse Virtins tem o q de bom? vale a pena eu trocar???

Além de mostrar a forma de onda, te dá tensão de pico positiva, negativa e também te dá a tensão RMS "on the fly".

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest lguzt4v0

pessoal,

para matar a curiosidade, liguei o line-out (das caixinhas) no line-in do PC, gerei as frequencias (60 e 1000 Hz) com o WinISD e com o software Virtins Sound Card Oscilloscope entendi como se formam os "ceifamento" das ondas....isso ocorre conforme vou aumentando o volume das caixinhas. deu para perceber tambem que para altas frequencias (1000 Hz) o ceifamento ocorre com menor volume....

porem continuo com duvidas mesmo depois de ler o artigo

http://www.autosom.net/artigos/controleganho.htm

1)

vamos supor que agora estou ajustando um amplificador com o PC sendo o meu "gerador de frequencias".....

no texto tem um trecho:

"Você também pode utilizar a placa de som no lugar do cd-player, ajuste a tensão de saída da placa de som na mesma tensão da saída RCA especificada no manual da unidade principal"

mas, como faço isso??? fiquei curioso

2)

qual é a real finalidade do "circuito atenuador"???

ele e necessario pela "limitacao" da voltagem da entrada da placa de som??? (depois que fiquei analisando esse circuito que pensei se nao poderia ter queimada a minha placa de som do PC.....)

alguem poderia me explicar alguma das duvidas???

grato pela atencao

[]'s

o Eddie, espero que vc nao fique bravo por ter postado minhas duvidas no seu topico....

Compartilhar este post

Link para o post
vamos supor que agora estou ajustando um amplificador com o PC sendo o meu "gerador de frequencias".....

no texto tem um trecho:

"Você também pode utilizar a placa de som no lugar do cd-player, ajuste a tensão de saída da placa de som na mesma tensão da saída RCA especificada no manual da unidade principal"

mas, como faço isso??? fiquei curioso

lguzt4v0

sua resposta eh simples.... vc esta perguntando como utilizar a saida do gerador de sinaisdo pc na placa de som neh??? eh o seguinte... vou te dar um exemplo... mas antes de tudo vc vai prescisar de um multimetro, mas prescisamente de um voltimetro em AC(corrente alternada...)

Por exemplo, vc tem um player com a saida RCA em 0,5V, ajuste a saida q vai pro ampli a ser ajustado em 0,5V tb se for de 4 tb.... se naum me engano nesses programas tem o eskema eletrico de como montar esses perifericos de ajustes... se naum conseguir eu dou uma analisada aki e te mando depois...

qual é a real finalidade do "circuito atenuador"???

ele e necessario pela "limitacao" da voltagem da entrada da placa de som??? (depois que fiquei analisando esse circuito que pensei se nao poderia ter queimada a minha placa de som do PC.....)

alguem poderia me explicar alguma das duvidas???

O circuito atenuador serve nada mais do q vc casar a voltagem de entrada da placa de som..., isto eh,as placas de som trabalham com entrada na faixa de 2V AC e na saida dos amplis se vc medir sera maior q 20V AC , esse ciruito tem por finalidade atenuar a voltagem sem interferir na frequencia, podendo assim vc trabalhar sussegado sem medo de queimar a sua placa...

em relacao a sua placa de som garanto q naum queimou pq se tivesse queimado vc iria perceber na hora q vc fez os testes... vlw....

qualquer coisa eh soh perguntar :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Isso depende de layer pra player se naum me engano o seu player eh mosfet neh???

os aparelhos mosfet tem um consumo menor e uma taxa de distorcao menor mas com certeza naum posso te garantir nada pq depende de como vcequalizou o som... naum adinata vc me falar q esta usando volume 20 e esta distorcendo os agudos se seu trebble se naum me engano nos aparelhos da sony high esta no full ou +20dB isto depende mto... :legal:

Cara, pelo q percebi, o amp interno distorce mais um menos de 22 a 24, pra mim o eq nao serve pra nada, uso tudo em flat, soh digo isso pq uso o amp interno do player pra tocar os originais de tras, soh pra ter um rear fill bem suave, nada q afete o palco...

o problema, eh q nao sei se eh o player q ta distorcendo ou sao os originais q tao batendo... por isso pergunto.

qro saber se trocar esses originais por algo um poquinho melhor abaixa essa distorcao.

paumdequeijo naum sei mto ao ceto naum kra mas jah q vc esta afim de mecher nesses programas com osciloscopio te apoio totalmente e dah uma olhadinha lah sim ai vc ve se o player q esta distorcendo antes de vc sair por ai comprando as coisas.... mas posso te garantir q uns falantes bons ajudam e mto :legal:

agora de estar usando o sistema em flat naum sei se ajuda pq o equalizador do player pode te ajusdar com isso.... se quiser depois anota meu msn e talz q posso te ajuda....

msn eddieuptheirons@hotmail.com :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...