Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eddie

Ajustando o som com osciloscopio

Recommended Posts

e aew galera auto som fmz??

montei meu som novo com falantes da bravox cs60d q achei legais e um 6x9 pentaxial da buster mais um E2K12D2 :rever1: empurrados por modulos da boog, um AB4000 em estereo e o AB2800 pro sub q eh de 650Wrms em 1Ohm...

entaum... montei esse topico pra falar oq achei de regular meu som inteirinho no osciloscopio....

eu sei q os modulos da boog sao booster mas eu usei no sub a saida RCA do player e um converssor de rca pra booster... deixei o converssor no full e no ganho maximo...

com o q eu li nos artigos da auto som em relacao a ajustar os ganhos do ampli em relacao ao player me deu a ideia de ajustar o som interinhu no osciloscopio e foi o seguinte....

ajustei as ondas de 60Hz e de 1Kz pq essas frequencia q possuem menos harmonicas e talz... consideradas as mais puras ( oq naum eh bem verdade, mas...)

fiz o seguinte:

- desliguei os falantes de todos os modulos

- aumentei o volume do player em 2/3 do total... isso deu 21

- no player puz um cd com faixas de 1kHz e observei a onda no osci percebi q a onda estava mto mas mto distorcida msm tive q jogar o mid e o treb pra -6 e -8 pra parar de distorcer... e fiz o corte de freq nos falantes de 100Hz

- depois fui pro modulo do sub e fiz o msm com 60Hz naum sabia se diminuia o ganho do RCA ou diminuia o bass fiquei com essa duvida na hora mas no final optei em aumentar um pouco o ganho e diminui o bass, por incrivel q pareca o bass foi pra -4 e o ganho esta em +5(vai de -15 ate +15). Com corte em 80Hz.

a primeira impressao do som foi o seguinte...

um som mais limpo

consigo agora aumentar o meu som bastante sem distorcer

o grave realmente me impressionou... achei q iria fikar mto fraco... mas naum

ficou otimo.. pq ficou bem clean, os graves ficaram bem estendidos sem distorcao nenhuma mas acho o seguinte....

sera oq oq eu fiz realmente esta certo????? :unsure:

naum sei ainda.... mas vou fazer mais testes e depois eu posto ai pra v6 oq eu achei.... :vts

Ps... se este topico naum for nesta secao me desculpe e podem move-la :legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na realidade vc deve deixar os ajustes do player (bass, trebble, loud, etc) todos em flat e aí sim ajustar a sensibilidade do amp. até que a senoide estabilize.

E aí deixo outra dúvida...Estou pra regular (novamente) meu sistema com osciloscópio, porém pra mim o volume do player PODE/DEVE estar em 100% durante a regulagem da sensibilidade. Certo?

Flw e Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

é a questão que ninguem hj soube responder.

Nas saídas RCA, a 100% de volume, tem clipping ou não do sinal ?!

mas deve-se lembrar também que com ajustes de eq, no volume máximo, pode dar ceifamento de onda. E nos momentos de pico, tem que ter o headroom, por isso que se recomenda 2/3 do volume máximo.

Compartilhar este post

Link para o post
Na realidade vc deve deixar os ajustes do player (bass, trebble, loud, etc) todos em flat e aí sim ajustar a sensibilidade do amp. até que a senoide estabilize.

E aí deixo outra dúvida...Estou pra regular (novamente) meu sistema com osciloscópio, porém pra mim o volume do player PODE/DEVE estar em 100% durante a regulagem da sensibilidade. Certo?

Flw e Vlw

Eu ate cheguei a fazer isso....

regulei o ganho certinho e talz....

soh q depois me passou algo pela cabeca.... sera q meu ouvido realmente eh bom???

entaum arrumei os bass, mid e treb todos como achei q deveria ser, mas depois resolvi medir novamente as ondas no osciloscopio e pra minha surpressa estava com mta distorcao... resolvi dai regular todinho ele assim....

o treb o mid e bass nas frequencias de 60Hz e 1KHz ...

Agora em relacao a vc configurar o ganho no volume maximo achu q ate pode mas vou te perguntar uma coisa.... vc vai usar o seu player no maximo???

pq eu sei q no meu player q vai ate 35 pra mim na faixa dos 20 jah eh extremamente insuportavel mto alto msm.... e como regulei meu som a 21 sei q ele naum vai distorcer nem f******...

flw abracos...

Compartilhar este post

Link para o post

mas deve-se lembrar também que com ajustes de eq, no volume máximo, pode dar ceifamento de onda. E nos momentos de pico, tem que ter o headroom, por isso que se recomenda 2/3 do volume máximo.

Sim...vc tem distoção mesmo nas saidas nao amplificadas do radio...

eu faço a regulagem por ele (player) ...pq o ampl. tem 0.003% de distorção, ou seje quase nao existe distorção introduzida pelo ampl....

agora quanto ao radio vai depender do modelo e tal...alem dos ganhos q vc pode acrescentar...

..mas assim descubra os limites de seu player...já incluindo os ganhos extras

tipo vc gosta de por o grave de 0 à 10 vc gosta de deixar no 5...dai analize no osciloscopio o maximo q vc pode elevar no volume até entrar distorção....

...ai é só vc ficar brincando com as regulagens (sobe um tipo de ganho desce outro e assim por diante)...é até um pouco chato

e quanto ao ampl. ele tem o ganho, q serve apenas e exclusivamente pra ajustar a entrada de sinal nele com a saida do player...

...assim sendo, sem distorção no player, dificilmente vc terá distorção na saida do ampl.

se alguem quiser saber um pouco mais sobre o "ganho"

...aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

eh o seguinte....

naum sei se oq eu fiz esta certo naum....

mas posso garantir uma coisa....

realmente o som ficou mto mais agradavel agora.....

pq o CS60D tem uns te mto berrantes... tava ate meio insuportavel msm assim estou pensando em montar um l-pad ou uma rede zobel.. ainda naum sei... pelo q li sobre as das materias achu q vou dezobel mas naum tenhu certeza....

pos

- o som esta agora mto mais limpo...

- melhorou consideravelmente o palco...

- naum escuto distorcao nenhuma...

- sub msm com a caixa totalmente errada (do som antigo) esta limpissimo conseguindo ouvir todas as frequencias baixas...

contras

- o meu player q trabalhava em media no volume de 13 a 14 agora trabalha na media de 15 a 18...

- o E2K pede mta potencia... isto eh, soh fika agradavel o sub no vol de 13 pra cima, abaixo disso fica mtobaixo, quase imperceptivel...

tava pensando nesse fim de samana, na verdade no feriado, coo naum vou viajar em mudar algumas coisas... por exemplo, arrumar as ondas ate distorcerem um pouco mais pq no ajuste fino, logo q distorce fica imperceptivel aos ouvidos...

flw

abracos depois posto mais conclusoes

Compartilhar este post

Link para o post

Agora em relacao a vc configurar o ganho no volume maximo achu q ate pode mas vou te perguntar uma coisa.... vc vai usar o seu player no maximo???

pq eu sei q no meu player q vai ate 35 pra mim na faixa dos 20 jah eh extremamente insuportavel mto alto msm.... e como regulei meu som a 21 sei q ele naum vai distorcer nem f******...

flw abracos...

Se vc encontrou sinal puro e equilibrado no volume 21 do seu player...esse é o máximo que ele vai chegar sem que chegue a distorcer. Esse É o máximo (100%)que vc passou a estipular; após o 21 a distorção inicia. Então, se vc regulasse o amp. com o volume máximo do player o resultado do 21 seria igual ao 30 (exemplo). Ahh, só reconsidere pq caso prefira regular com base nos 2/3 de volume...seu player vai até vol. 35...

Realmente a questão de regular a sensibilidade do amp. com certa configuração no player (+1 no sub, -2 trebble, etc) pode ser uma boa pedida quando o sistema requer uma ajudinha na falta ou excesso de determinadas freqüências onde o corte do amp. não é eficiente (tipo booster).

Flw

Compartilhar este post

Link para o post

Com os controles de equalização / tonais em 0, não há clipping nenhum em 100% do volume, a não ser que o sinal do CD esteja clipado (picos acima de 0dB).

Agora, se vc deixar em 100% uma gravação normalizada com picos em 0dB, e mexer em um dos controles, vai clipar, sem dúvida nenhuma. Porém o ponto é: Ninguém em estado normal põe o volume em 100%, portanto sou a favor do 100% de volume, pois em qualquer aparelho, internamente, seus componentes são ajustados pra não ter esta margem, e sim 100% = 100%.

Compartilhar este post

Link para o post
eh o seguinte....

naum sei se oq eu fiz esta certo naum....

mas posso garantir uma coisa....

realmente o som ficou mto mais agradavel agora.....

pq o CS60D tem uns te mto berrantes... tava ate meio insuportavel msm assim estou pensando em montar um l-pad ou uma rede zobel.. ainda naum sei... pelo q li sobre as das materias achu q vou dezobel mas naum tenhu certeza....

pos

- o som esta agora mto mais limpo...

- melhorou consideravelmente o palco...

- naum escuto distorcao nenhuma...

- sub msm com a caixa totalmente errada (do som antigo) esta limpissimo conseguindo ouvir todas as frequencias baixas...

contras

- o meu player q trabalhava em media no volume de 13 a 14 agora trabalha na media de 15 a 18...

- o E2K pede mta potencia... isto eh, soh fika agradavel o sub no vol de 13 pra cima, abaixo disso fica mtobaixo, quase imperceptivel...

tava pensando nesse fim de samana, na verdade no feriado, coo naum vou viajar em mudar algumas coisas... por exemplo, arrumar as ondas ate distorcerem um pouco mais pq no ajuste fino, logo q distorce fica imperceptivel aos ouvidos...

flw

abracos depois posto mais conclusoes

E2K é um sub de conjunto móvel muito pesado. Exige potência e não trabalha bem em baixos volumes. Por isto é que vc está sentindo esta "ausência" dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Com os controles de equalização / tonais em 0, não há clipping nenhum em 100% do volume, a não ser que o sinal do CD esteja clipado (picos acima de 0dB).

Agora, se vc deixar em 100% uma gravação normalizada com picos em 0dB, e mexer em um dos controles, vai clipar, sem dúvida nenhuma. Porém o ponto é: Ninguém em estado normal põe o volume em 100%, portanto sou a favor do 100% de volume, pois em qualquer aparelho, internamente, seus componentes são ajustados pra não ter esta margem, e sim 100% = 100%.

finalmente

fiz o teste das saidas pre-amplificadas

e nao pude constatar nenhuma distorção mesmo no volume máximo

portanto, imagine a diferença de um player alimentando um booster com saida amplificada e um amp alimentado pelos cabos RCA

esse post foi marcelomoti se referindo aos testes em questão (testes aqui)

acho que vou ter que tirar a BB da caixa otra vez hehe :P

Compartilhar este post

Link para o post

100% de volume acaba com o seu som.

Ainda não encontrei um player que em ''WOT'' não tocasse pior.

Já tentei trocentas regulagens no meu sistema. E eu ainda tenho um problema adicional a lista dos já inumeros problemas a se levar em consideração qdo se regula ganho. Meu amp tem sistema anti clipping, e segundo o fabricante, dependendo de como em mexer o ganho, posso ''descalibrar'' a parada.

Os melhores resultados se deram quando eu encontrei o volume limite do player(onde dps disso ele começa a dar uma sujada), e consegui conciliar isso com o ajuste de ganho do amp e consequentemente c/ o anti clipping tb, conseguindo assim liberar toda potência que o amp oferece de forma a casar com o novo teto de volume que estabeleci p/ o player.

Se eu simplesmente zerar os ganhos(4V amp, 4V player) e mandar ver 100% do volume, enterra o sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

100% de volume acaba com o seu som.

Ainda não encontrei um player que em ''WOT'' não tocasse pior.

Já tentei trocentas regulagens no meu sistema. E eu ainda tenho um problema adicional a lista dos já inumeros problemas a se levar em consideração qdo se regula ganho. Meu amp tem sistema anti clipping, e segundo o fabricante, dependendo de como em mexer o ganho, posso ''descalibrar'' a parada.

Os melhores resultados se deram quando eu encontrei o volume limite do player(onde dps disso ele começa a dar uma sujada), e consegui conciliar isso com o ajuste de ganho do amp e consequentemente c/ o anti clipping tb, conseguindo assim liberar toda potência que o amp oferece de forma a casar com o novo teto de volume que estabeleci p/ o player.

Se eu simplesmente zerar os ganhos(4V amp, 4V player) e mandar ver 100% do volume, enterra o sistema.

Crasher, o controle de volume, ao contrário dos controles tonais, não é um controle que adiciona ganho ao sistema... ele é apenas de atenuação. Logo, se internamente os estágios do player não casam, o sinal distorce antes do controle de volume (depois dele só há um pré amplificador). Já os controles tonais provêem ganho, o que significa que um controle em 6dB dobre a tensão aplicada ao pré amplificador da saída. Sendo assim, ele vai clipar mesmo se o volume estiver em 100%.

A idéia é manter a constância, os 100% = 100%, pois o problema do controle tonal não está no ganho do amplificador, e sim no próprio Head. Quem vai distorcer é a HU. Abaixo disto, seria uma forma de mascarar o problema. Assumindo que vc tem o volume em 75% e teus controles tonais já estão levando o sinal próximo ao seu limite, vc vai ter o amp trabalhando próximo ao seu limite sem distorcer, porém é apenas uma máscara. Se vc sobe mais o volume, tudo desanda da mesma forma.

O anticlipping, apesar de ninguém falar sobre isto, também mascara o sinal. Pra quem regula de ouvido, não vai saber quando a relação ideal foi atingida. Como o anticlipping comprime o sinal, vc fica com uma média maior (logo, mais volume), mas vai perdendo a dinâmica nas passagens mais altas, o que não é facilmente identificável de ouvido.

Compartilhar este post

Link para o post
Crasher, o controle de volume, ao contrário dos controles tonais, não é um controle que adiciona ganho ao sistema... ele é apenas de atenuação. Logo, se internamente os estágios do player não casam, o sinal distorce antes do controle de volume (depois dele só há um pré amplificador). Já os controles tonais provêem ganho, o que significa que um controle em 6dB dobre a tensão aplicada ao pré amplificador da saída. Sendo assim, ele vai clipar mesmo se o volume estiver em 100%.

A idéia é manter a constância, os 100% = 100%, pois o problema do controle tonal não está no ganho do amplificador, e sim no próprio Head. Quem vai distorcer é a HU. Abaixo disto, seria uma forma de mascarar o problema. Assumindo que vc tem o volume em 75% e teus controles tonais já estão levando o sinal próximo ao seu limite, vc vai ter o amp trabalhando próximo ao seu limite sem distorcer, porém é apenas uma máscara. Se vc sobe mais o volume, tudo desanda da mesma forma.

O anticlipping, apesar de ninguém falar sobre isto, também mascara o sinal. Pra quem regula de ouvido, não vai saber quando a relação ideal foi atingida. Como o anticlipping comprime o sinal, vc fica com uma média maior (logo, mais volume), mas vai perdendo a dinâmica nas passagens mais altas, o que não é facilmente identificável de ouvido.

Como te disse, foram testes e regulagens feitas de ouvido.

Eu me preocupei apenas em obter o melhor resultado, auditivo.

Já a questão do Anti Clipping é meio delicada, e já foi discutida aqui.

Pela forma como o Anti Clipping, do meu amp em especial, trabalha, não haveria porque perdermos dinamica, independete de qual fosse a passagem.

Porém eu mesmo, com base no meu sistema, tenho minhas duvidas(que pretendo esclarecer bem em breve).

Os outros sistemas Anti Clipping eu não sei como funcionam, logo, não sei o quanto eles podem vir a prejudicar o desempenho do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Como te disse, foram testes e regulagens feitas de ouvido.

Eu me preocupei apenas em obter o melhor resultado, auditivo.

Já a questão do Anti Clipping é meio delicada, e já foi discutida aqui.

Pela forma como o Anti Clipping, do meu amp em especial, trabalha, não haveria porque perdermos dinamica, independete de qual fosse a passagem.

Porém eu mesmo, com base no meu sistema, tenho minhas duvidas(que pretendo esclarecer bem em breve).

Os outros sistemas Anti Clipping eu não sei como funcionam, logo, não sei o quanto eles podem vir a prejudicar o desempenho do sistema.

Basicamente o anticlipping é um atenuador de atuação variável. Depois de determinado ponto (próximo ao ponto de saturação) começa a haver uma redução de ganho, que aumenta à medida que o sinal na entrada sobe. Assim, vc pode estar comprimindo passagens mais altas sem perceber, já que o resultado disto não chega a ser audível... apenas a perda da din6amica pode começar a ser sentida.

Compartilhar este post

Link para o post
Basicamente o anticlipping é um atenuador de atuação variável. Depois de determinado ponto (próximo ao ponto de saturação) começa a haver uma redução de ganho, que aumenta à medida que o sinal na entrada sobe. Assim, vc pode estar comprimindo passagens mais altas sem perceber, já que o resultado disto não chega a ser audível... apenas a perda da din6amica pode começar a ser sentida.

Como já disse no outro reply, o problema não é ele ser um atenuador variável.

A grande questão, que vai decidir se ele influencia ou não no resultado auditivo, é de que forma ele lida com essa variação.

Compartilhar este post

Link para o post
Como já disse no outro reply, o problema não é ele ser um atenuador variável.

A grande questão, que vai decidir se ele influencia ou não no resultado auditivo, é de que forma ele lida com essa variação.

Bom, ele é invisível desde que você mantenha tudo dentro das especificações.

A partir do ponto de atuação, sim, ele vai trazer resultados auditivos... tente pensar de forma gráfica nas consequências... abstraia, que fica fácil imaginar o resultado final.

Apesar do que os fabricantes falam, a forma de atuação é sempre a mesma, o que muda é a forma de detecção.

Compartilhar este post

Link para o post

entaum galera voltei agora pouko da balada... :ol hehehe

sabe neh

namorada e talz..... :P

tomei coragem com essa chuvinha chata aki em sp e resolvi tentar mecher novamente com o osciloscopio... mas jah tenho algumas coisas na kbeca..... desligar a p**** do loud.. q sem querer deixei ligado (nem tinha percebido) ajustar ate comecara distorcao... pq o nosso ouvido eh burro e naum consegue perceber distorcoes baixas.. heheh blz intaum depois eu posto mais coisas quando terminar.. flw :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

realmente.... os ajustes q fiz agora estao bem melhores....

ajustei certinho o ganho do ampli e do player....

ficaram otimas.... :vts:vts

depois disso liguei os falantes e aumentei o volume ate 2/3 ajustei tudo certinho, desde as frequencias altal (1kHz) ate as baixas (60Hz) com o osciloscopio naum tem distorcao nenhuma ficou mto bom e agradavelo som antes meu som estava com o loud ligado mas agora esta certinho... adorei.. se quiserem fazer o msm ate posso dar dicas e talz... e pra quem naum tem osciloscopio.. tava dando uma olhada tem um programa q faz isso se naum me engano se chama osci ou audio tester algo do tipo... aconselho quem quer montar um som limpo sem distorcao e agradavel.... assim vc acaba conhecendo melhor o seu player e seu modulo... flw ae galera!!! :legal::legal::legal:

Compartilhar este post

Link para o post
"... e pra quem naum tem osciloscopio.. tava dando uma olhada tem um programa q faz isso se naum me engano se chama osci ou audio tester algo do tipo... aconselho quem quer montar um som limpo sem distorcao e agradavel.... assim vc acaba conhecendo melhor o seu player e seu modulo.."

alguem conhece esses programas ?? bota ae o endereço pra pega

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

ok, duvida rapida, as saidas amplificadas do radio distorcem em mais ou menos quantos % do volume total??? no meu caso seria o sony 5500 (ate 34 se nao me engano).

Compartilhar este post

Link para o post
alguem conhece esses programas ??  bota ae o endereço pra pega

valeu

opa o endereco pra puxar o programa esta no softwares do site autosom msm mas jah te economizo tempo... tah ai....

eh soh montar o atenuador mas eh necessario q vc tenha um multimetro.. mas prescisamente um voltimetro pra vc casar a saida do som com a entrada da placa de som q deve estar na faixa de 1 a 2Volts se naum me engano...

tah ai o site....

Audio Test System :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
ok, duvida rapida, as saidas amplificadas do radio distorcem em mais ou menos quantos % do volume total??? no meu caso seria o sony 5500 (ate 34 se nao me engano).

Isso depende de layer pra player se naum me engano o seu player eh mosfet neh???

os aparelhos mosfet tem um consumo menor e uma taxa de distorcao menor mas com certeza naum posso te garantir nada pq depende de como vcequalizou o som... naum adinata vc me falar q esta usando volume 20 e esta distorcendo os agudos se seu trebble se naum me engano nos aparelhos da sony high esta no full ou +20dB isto depende mto... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
alguem conhece esses programas ?? bota ae o endereço pra pega

valeu

Na minha assinatura tem um link aê... na primeira página eu botei um link pra download do Virtins Sound Card Oscilloscope, e tb do crack. É só instalar e ser feliz. O programa é dos bão.

Compartilhar este post

Link para o post
Isso depende de layer pra player se naum me engano o seu player eh mosfet neh???

os aparelhos mosfet tem um consumo menor e uma taxa de distorcao menor mas com certeza naum posso te garantir nada pq depende de como vcequalizou o som... naum adinata vc me falar q esta usando volume 20 e esta distorcendo os agudos se seu trebble se naum me engano nos aparelhos da sony high esta no full ou +20dB isto depende mto... :legal:

Cara, pelo q percebi, o amp interno distorce mais um menos de 22 a 24, pra mim o eq nao serve pra nada, uso tudo em flat, soh digo isso pq uso o amp interno do player pra tocar os originais de tras, soh pra ter um rear fill bem suave, nada q afete o palco...

o problema, eh q nao sei se eh o player q ta distorcendo ou sao os originais q tao batendo... por isso pergunto.

qro saber se trocar esses originais por algo um poquinho melhor abaixa essa distorcao.

Compartilhar este post

Link para o post
Na minha assinatura tem um link aê... na primeira página eu botei um link pra download do Virtins Sound Card Oscilloscope, e tb do crack. É só instalar e ser feliz. O programa é dos bão.

Kleber, eu to usando o True RTA, ele tem o osciloscopio e umas opcoes pra escolher a sensibilidade.

Esse Virtins tem o q de bom? vale a pena eu trocar???

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...