Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Korgan

É ruim diminuir bitola em pequenos espaços?

Recommended Posts

Tipo, minha bateria fica a nao mais de 1 metro do amplificador. Irei usar cabo de 13,33 mm² para ligar o + e o - da bateria ao amplificador (Soundigital) q pede 90A. Essa bitola, segundo uma tabela da autosom.net, da que sobra.

Agora a duvida é: Eu uso conector, e a bitola do fio do conector é de nao mais q 6mm², sendo q a extensao desse fio nao passa de 20 cm...

Entao, eh muito prejudicial esse afunilamento do fio, mesmo q seja por uma extensao tao pequena? Ou o prejuízo será mínimo?

Vlw.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tipo, minha bateria fica a nao mais de 1 metro do amplificador. Irei usar cabo de 13,33 mm² para ligar o + e o - da bateria ao amplificador (Soundigital) q pede 90A. Essa bitola, segundo uma tabela da autosom.net, da que sobra.

Agora a duvida é: Eu uso conector, e a bitola do fio do conector é de nao mais q 6mm², sendo q a extensao desse fio nao passa de 20 cm...

Entao, eh muito prejudicial esse afunilamento do fio, mesmo q seja por uma extensao tao pequena? Ou o prejuízo será mínimo?

Vlw.

Blz Korgan ! não te recomendo usar fio de 6 mm nem que seja pequeno, com certeza ele vai aquecer e dar perda. Também não recomendo conectores na alimentação, o contato sempre gera perdas e aquecimento. Esse fio de 13mm só se for muito pequeno, porque se ele vier da bateria na frente a queda de tensão vai ser bem grande. Tenta comprar um fio 21mm ai para evitar futuras dores de cabeça. Não se esqueça do fusivel de 80 A de vidro perto da bateria. O aterramento também é muito importante, coloca no parafuso do cinto de segurança ou em outro, mas não esquece de lixar bem a lataria para dar um bom contato.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw.

Blz Korgan ! não te recomendo usar fio de 6 mm nem que seja pequeno, com certeza ele vai aquecer e dar perda. Também não recomendo conectores na alimentação, o contato sempre gera perdas e aquecimento. Esse fio de 13mm só se for muito pequeno, porque se ele vier da bateria na frente a queda de tensão vai ser bem grande. Tenta comprar um fio 21mm ai para evitar futuras dores de cabeça. Não se esqueça do fusivel de 80 A de vidro perto da bateria. O aterramento também é muito importante, coloca no parafuso do cinto de segurança ou em outro, mas não esquece de lixar bem a lataria para dar um bom contato.

Abs.

vixi cara...eu nuim recomendo não....aqui onde eu trampo, os caras da elétrica ligaram um fio de bitola mai fina de uns 5 cm....e esse fio alimenta um monte de computador.....resultado? na parte da bitola normal, tudo ok....na parte mais fina, aqueceu e deu curto....pq as capinhas derreteram e encostou um no outro...queimou vários equipamentos....

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria para 1 metro 16mm para naum ter dor de cabeça....

Sobre afunilar para 6mm..... pense dessa maneira:

Corrente = água

fio = cano

Que que acontece com pressão da água se vc reduzir a metado o diâmetro do cano? mesmo que por pouco.

Obs:Todas as leis e fórmulas da mecânica dos fluidos, fazem analogia com eletromagmetismo.

Compartilhar este post

Link para o post

como jah dito..usa fio de pelomenus 16mm pra nao ter problemas futuros

Compartilhar este post

Link para o post

Poiseh, mas entao vcs nao sabem uma forma pratica pra ficar tirando e pondo o amp nao? Pq eu tiro e ponho o som com muita frequencia, ae ficar desparafusando sempre eh um verdadeiro saco.. Ter q soltar remote, depois vai na bateria, solta + e -, eh um saco, por isso q uso conector...

Se alguem tiver uma dica... vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

já foi comentado inúmeras vezes aqui no forum, para distâncias menores de 5m a área do condutor diminui na mesma proporção, pois a resistencia do cabo aumenta proporcionalmente ao comprimento e é inversamente proporcional à seccao transversal do cabo (área).

Compartilhar este post

Link para o post
já foi comentado inúmeras vezes aqui no forum

Desculpe cara por nao ler todos os topicos do forum antes de postar um... mas eh q tem muitos topicos, ae demora um pouco para ler todos...

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Korgan,

Cara usei o meu com cabo de 10mm com menos de 1 metro da bateria e notei que ele esquentou bastante, se usar com bateria prox. use no minimo 16mm

se for bateria original ai de 21mm resolve.

Outra...seu porta fusivel ta comigo...desculpe-me acabei esquecendo de te entregar.

Sds,

Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post

Outra...seu porta fusivel ta comigo...

Como assim MEU porta fusível? Tu ia me dar um porta fusível, eh isso?

Se for, eu passo ae jaja :D

Edit: E outra marcelo, liguei pra kct pras lojas da pedro pereira todas, e so tem resistor de 20w... nao tem uma q venda de 50w ! A interior maldito.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra...seu porta fusivel ta comigo...

Como assim MEU porta fusível? Tu ia me dar um porta fusível, eh isso?

Se for, eu passo ae jaja :D

Edit: E outra marcelo, liguei pra kct pras lojas da pedro pereira todas, e so tem resistor de 20w... nao tem uma q venda de 50w ! A interior maldito.

Oi Daniel,

Isso o seu porta fusivel tá comigo, pode vir pegar...

Cara pode fazer o teste com essa de 20W...Qnto tá saido cada? posso vender

as q tenho aki.

Compartilhar este post

Link para o post

Os de 20w tao de 3,20 la na Moriá, por traz do Serpro da 13 de maio... na pedro pereira o povo so tem resistorzin pequeno mesmo...

Bixo, pega meu msn pra gente falar isso, quem sabe eu compre esses teus aqui, pq so ta faltando isso pra eu montar o som... queria deixar tudo montado antes da sem santa.

daniels@globo.com

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...