Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Biamplificação DE VERDADE agora com o 560mp

Recommended Posts

Turma,

Não sei se vocês se lembram, mas eu usava um player 4350 que tinha somente 2 pares de RCA. Então, eu fazia uma "biamplificação maluca", que era assim:

biampliold8pm.jpg

Ou seja, eu usava, no RCA FRONT do cdplayer, dois cabos Y para fazer a "biamplificação": nos canais FRONTAIS do Audiobank estavam os tweeters Selenium 1tw1 (sendo cortados pelos crossovers originais que o acompanham), e nos canais TRASEIROS estavam os midbasses Arlen ProCarbon 6" (livres de crossover, usando como corte o próprio High-Pass do Audiobank).

Acontece que recentemente eu adquiri um 560mp Pioneer, que tem 3 pares de RCA out: Front, Rear e Sub. Faz quase um mês que eu o comprei, mas na hora da instalação eu nem lembrei do audiobank, só fiz trocar os players. Continuei usando o FRONT com dois CABOS Y! Não lembrei que agora eu tinha 3 pares de RCA, e podia fazer a biamplificação de verdade, ou seja, tirar os cabos Y do FRONT e usar, realmente, FRONT do player no FRONT do ampli, REAR do player no REAR do ampli!

Minha dúvida é se tem algo que eu possa fazer pra melhorar a qualidade. Colocando o RCA REAR, ficaria...

biamplinew8vt.jpg

Minhas dúvidas:

1) Eu estou usando os CROSSOVERS ORIGINAIS do 1tw1 para eles. Se eu não me engano, é algo como um High-Pass 2.5KHz 18dB/oitava... não é?

2) Eu estou usando o HIGH-PASS DO AUDIOBANK para os midbasses. O corte é "manual", girando o botão.

Pois bem, eu vi que nesse 560mp existe uma função HPF, mas ainda não me inteirei bem sobre ela. Ela faz High-Pass nas amplificadas ou nos RCA? E você pode escolher, digamos, "HP XHz para o RCA FRONT, HP YHz para o RCA REAR"?

Não sei se vocês entenderam minha dúvida, mas é basicamente isso: apenas coloco o novo RCA no REAR, tirando os Y, ou há alguma alteração que eu possa fazer para melhorar o som, a nível de cortes ou FUNÇÕES do novo player? Tipo tirar o HP do Audiobank e usar um corte pelo player, o mesmo para os tweeters etc.

Espero que dêem uma ajuda! :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um 550MP que é bem parecido com o seu e li o manual muitas vezes. Pelo que eu entendi os cortes HPF e LPF são feitos tanto na saída amplificada quanto na RCA. Eu acho que você pode abandonar os cortes do amplificador e ficar com os cortes do player.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se eu entendi direito, mas o 560mp não deve ter uma função 3-way né...

Bom, vc pode ligar o tweeter no RCA Front e o midbass no RCA Rear. Eu não sei como são os cortes do player, mas você poderia ligar o xover passivo do player nos tweeters, aí não precisaria cortar eles pelo player ou amp. E para os canais do midbass, teria que fazer um lowpass. Mas provavelmente nem o amp e nem o player cortariam tão alto. O corte desse xover passivo deve ser por volta dos 3500hz... O negócio seria montar um outro passivo para os midbass. Como vc não quer SQ, não deve sair uma coisa cara, ainda mais cortando alto. Sacou?

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm.... espero que sim!

Ele é OU hpf OU lpf, não é? Não tem cortes 3 vias, ou seja, eu não tenho como usar os mids respondendo DE X Hz a Y Hz... correto?

___

Hummm....

O que eu tinha em mente seria deixar os crossovers originais nos tweeters, como já estão (visto que o audiobank corta HP ou LP variando entre 40 Hz ~ 240 Hz, ou seja, não chega aos 2.5 KHz, digamos, dos tweeters), e deixar os canais REAR do Audiobank em FULLPASS, fazendo, assim, o corte HP pelo PLAYER!

Ficaria mais "exato" cortar pelo player, digitalmente, do que girar um botão no amplificador e "chutar" estar sendo cortado em X Hertz.

Assim... deu pra entender? Ou ficou dúbio? :unsure:

LEMBRANDO:

FRONT: Tweeters Selenium 1tw1

REAR: Midbasses Arlen ProCarbon6" (em pezinhos selados de aprox. 8L)

Compartilhar este post

Link para o post
Hummm.... espero que sim!

Ele é OU hpf OU lpf, não é? Não tem cortes 3 vias, ou seja, eu não tenho como usar os mids respondendo DE X Hz a Y Hz... correto?

___

Hummm....

O que eu tinha em mente seria deixar os crossovers originais nos tweeters, como já estão (visto que o audiobank corta HP ou LP variando entre 40 Hz ~ 240 Hz, ou seja, não chega aos 2.5 KHz, digamos, dos tweeters), e deixar os canais REAR do Audiobank em FULLPASS, fazendo, assim, o corte HP pelo PLAYER!

Ficaria mais "exato" cortar pelo player, digitalmente, do que girar um botão no amplificador e "chutar" estar sendo cortado em X Hertz.

Assim... deu pra entender? Ou ficou dúbio? :unsure:

LEMBRANDO:

FRONT: Tweeters Selenium 1tw1

REAR: Midbasses Arlen ProCarbon6" (em pezinhos selados de aprox. 8L)

Lucas já tive 5550MP e atualmente 670MP os dois possuem o HPF frontal não me engano os cortes são 50Hz, 80 e 120Hz atuam tanto nas amplificadas como nas RCA Front, já o LPF atua somente nas RCA SUB :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

é, vc pode usar o xover passivo no tweeter, e no canal do midbass fazer o hi-pass para o midbass não descer tanto. Só que para fazer o lowpass em 2500khz vai precisar de um outro xover externo, passivo ou ativo.

Compartilhar este post

Link para o post

É, eu preciso de um cross pro LP do midbass... por isso eu ia comprar o 860mp, e não o 560mp: pra ter 3-way!...

Mas a oportunidade foi boa e eu peguei o 560, e ele vai me servir por um bommmmm tempo, até eu poder pegar um player feito Jack, O Estripador: que corte tudo! :P

Compartilhar este post

Link para o post
É, eu preciso de um cross pro LP do midbass... por isso eu ia comprar o 860mp, e não o 560mp: pra ter 3-way!...

Mas a oportunidade foi boa e eu peguei o 560, e ele vai me servir por um bommmmm tempo, até eu poder pegar um player feito Jack, O Estripador: que corte tudo! :P

Para o que vc quer, um xover LP em +-3khz deve sair barato! Se essa for a única vantagem do 860mp para vc, acho que vc ainda sai ganhando. Mas acho que pra ter o máximo de qualidade tem q fazer nesse esquema que eu falei.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra melhorar mesmo, só trocando os equipamentos, né... não tem como extrair mais qualidade desse conjunto..

Compartilhar este post

Link para o post

Vê com o William da Alchemy um cross "2 vias" pra você usar no seu sistema, afim de melhorar BASTANTE a resposta do seu tweeter, limitada pelo seu xover original bem fraquinho.

Aí você usaria LP do player pro sub e HP do player pro conjunto MB e TW (se não me engano é o mesmo corte nas 2 saídas, front e rear, em 50, 80 ou 120hz). Entre o player e os falantes da frente viriam os cross com LP pro midbass (acho que 3500hz seria um bom corte) e HP (3500hz também) pro tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas,

Mas tem uma coisa. Fazendo bi-amp, você não está mandando mais potência para os falantes! Pq quando vc manda 100rms para um kit com xover, essa potência não é dividida pois o xover separa a faixa de frequencia, então continua indo 100rms para tw e 100rms para o mid! Se esses 100rms fossem mandados para 2 full range tocando a mesma faixa de frequencia aí sim seria diferente... Então, a vantagem de usar bi-amp é fazer corte diferente para o mid e tweeter, e acertar o delay individual para cada um (o que não é seu caso pq seu player não tem delay). Então, se vc en comendar um xover caseiro passivo bem feito para o seu kit, como o tiba recomendou, a qualidade vai melhorar. Mas nem precisa fazer bi-amp!

Compartilhar este post

Link para o post
Lucas,

Mas tem uma coisa. Fazendo bi-amp, você não está mandando mais potência para os falantes!  Pq quando vc manda 100rms para um kit com xover, essa potência não é dividida pois o xover separa a faixa de frequencia, então continua indo 100rms para tw e 100rms para o mid!  Se esses 100rms fossem mandados para 2 full range tocando a mesma faixa de frequencia aí sim seria diferente...  Então, a vantagem de usar bi-amp é fazer corte diferente para o mid e tweeter, e acertar o delay individual para cada um (o que não é seu caso pq seu player não tem delay).  Então, se vc en comendar um xover caseiro passivo bem feito para o seu kit, como o tiba recomendou, a qualidade vai melhorar. Mas nem precisa fazer bi-amp!

Bilau,,, o 560 não tem 3 Way... ou seja não dá pra dispensar os cross passivos.. na verdade o sinal dos RCA traseiros é copia dos dianteiros, e pode ser balanceado entre as saidas pelo fader.. só isso :(

No Apollo uso biamplificação com um player de 4 RCA, duas são do sub (Canais traseiros do 2.4) e duas tocam 2 tweeters (canaisdianteiros do banda 1.4) dois Mid Bass (canais dianteiros do 2.4) e mais dois mid traseiros (Canais traseiros do 1.4)

Assim consigo regular o volume de cada falante individualmente, o que me permite um equilibrio maior e um melhor posicionamento de pressão (não de tempo). mas ainda tenho os crossovers passivos...

O Primeiro player da Pioneer que tem 3 Way é o 860MP e antes existia nos premier linha 9, DEX P1, e no 946

Eu colocaria cada mid bass numa bridge e aos tweeters nos canais dianteiros.. teste assim :)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Lucas,

Mas tem uma coisa. Fazendo bi-amp, você não está mandando mais potência para os falantes! Pq quando vc manda 100rms para um kit com xover, essa potência não é dividida pois o xover separa a faixa de frequencia, então continua indo 100rms para tw e 100rms para o mid! Se esses 100rms fossem mandados para 2 full range tocando a mesma faixa de frequencia aí sim seria diferente... Então, a vantagem de usar bi-amp é fazer corte diferente para o mid e tweeter, e acertar o delay individual para cada um (o que não é seu caso pq seu player não tem delay). Então, se vc en comendar um xover caseiro passivo bem feito para o seu kit, como o tiba recomendou, a qualidade vai melhorar. Mas nem precisa fazer bi-amp!

Putz, é... estou gastando 4 canais do amplificador à tôa, então. Basta fazer um par de cross com 60 Hz < MID < 3.5KHz e TWEETER > 3.5KHz, e usar somente 2 canais do amplificador... sobrando 2 para, sei lá, um subzinho de ~ 200Wrms em bridge.

Resumindo, no meu caso (560mp), não tem a MÍNIMA explicação fazer biamplificação... é isso? Já que ele não tem time alignment nem cortes 3 vias.

Confere?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu colocaria cada mid bass numa bridge e aos tweeters nos canais dianteiros.. teste assim :)

Opa, Sepa! Como assim? Um trimode?

Compartilhar este post

Link para o post
Lucas,

Mas tem uma coisa. Fazendo bi-amp, você não está mandando mais potência para os falantes!  Pq quando vc manda 100rms para um kit com xover, essa potência não é dividida pois o xover separa a faixa de frequencia, então continua indo 100rms para tw e 100rms para o mid!  Se esses 100rms fossem mandados para 2 full range tocando a mesma faixa de frequencia aí sim seria diferente...  Então, a vantagem de usar bi-amp é fazer corte diferente para o mid e tweeter, e acertar o delay individual para cada um (o que não é seu caso pq seu player não tem delay).  Então, se vc en comendar um xover caseiro passivo bem feito para o seu kit, como o tiba recomendou, a qualidade vai melhorar. Mas nem precisa fazer bi-amp!

Putz, é... estou gastando 4 canais do amplificador à tôa, então. Basta fazer um par de cross com 60 Hz < MID < 3.5KHz e TWEETER > 3.5KHz, e usar somente 2 canais do amplificador... sobrando 2 para, sei lá, um subzinho de ~ 200Wrms em bridge.

Resumindo, no meu caso (560mp), não tem a MÍNIMA explicação fazer biamplificação... é isso? Já que ele não tem time alignment nem cortes 3 vias.

Confere?

A unica explicação é poder contralar os mid-bass e os tweeters separadamente.

Ou seja, vc pode atenuar o tweeter sem atenuar o mid-bass junto... (o que as vezes não é possivel apenas com a equalização).

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Lucas,

Confere?

A unica explicação é poder contralar os mid-bass e os tweeters separadamente.

Ou seja, vc pode atenuar o tweeter sem atenuar o mid-bass junto... (o que as vezes não é possivel apenas com a equalização).

Abraços.

Hehehehehe....

Tem muito que me matarão aqui...mas eu troquei meu Bilau em um Clean justamente por isso..."controle"....

Eita lele... :P

Ahhhh....mas eh legal ter tudo ali no player...ficar trocando o corte dos mids dependendo do som que esta rolando (tem fez q ponho o hp em 50 hz para ver os bixinho sofrendo qdo escuto um hip hop por exemplo...hehehehehe)

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, Sepa! Como assim? Um trimode?

exato :) vai ver os mid bass ganhar vida... no carro do tipa o 4.6 só toca os mid bass, o 904 toca um sub na bridge e os tweeters em cada canal dianteiro..

Fazendo o Bi Amp como quer vai somente ganhar a possibilidade de atenuar ou reforçar livremente um dos componentes do kit.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm... cada mid suporta, nominalmente, 95Wrms. No bridge ele fica recebendo ~ 180Wrms.

E, deixa eu ver se eu entendi... o tri-mode seria possível devido ao uso do crossover do tweeter, que vai fazê-lo começar a responder lá pros 2.5KHz, confere?

MAS não tem lowpass pro midbass... ou seja, ele começa a responder, digamos, em 60Hz e não pára.... ele vai chegar nos 2.5KHz e se chocar com os tweeters, e a impedância vai se alterar! Não vai bronquear?!

Compartilhar este post

Link para o post

Fui lá no carro e pus os Mids nos dois bridges. Diferença ZERO! Como pode? :o

Zero zero zero mesmo, nenhum sinal de aumento de potência...! Que estranho!

Compartilhar este post

Link para o post

é ouvido Bilau..

o meu quando taco no bridge, percebo que ganhei ataque.. naum volume mais alto naum!!

o seu player.. tanto o canal frontal, como o traseiro deveriam ter HPF independentes.. pelo menos o meu antigo 750mp era assim...

Bilau... tenta fazer como eu.. jogar os TW na amplificada do player.. no meu caso, ficou a mesma coisa de quando eu coloquei no meu módulo... e ainda deixo ele atenuado!! dai vc controla atenuação pelo fader... e deixa o mid com hpf em 80 hz cortado pelo player....

Compartilhar este post

Link para o post
Hmmm... cada mid suporta, nominalmente, 95Wrms. No bridge ele fica recebendo ~ 180Wrms.

E, deixa eu ver se eu entendi... o tri-mode seria possível devido ao uso do crossover do tweeter, que vai fazê-lo começar a responder lá pros 2.5KHz, confere?

MAS não tem lowpass pro midbass... ou seja, ele começa a responder, digamos, em 60Hz e não pára.... ele vai chegar nos 2.5KHz e se chocar com os tweeters, e a impedância vai se alterar! Não vai bronquear?!

Todo alto falante tem a impedancia crescente acima da faixa dele, logo já tem um cross natural.. não é eficiente como cross de verdade mas funfa.. pode por sem erro, e realmente o maior ganho vai ser de atack.,

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Todo alto falante tem a impedancia crescente acima da faixa dele, logo já tem um cross natural.. não é eficiente como cross de verdade mas funfa.. pode por sem erro, e realmente o maior ganho vai ser de atack.,

[]

Sandro

Mesmo colocando kits prontos como os Cs da Bravox. Visteon e afins que já possuem o cross para ambos os falantes, ligando em bridge o sinal de entrada do cross o ganho tb será maior em atack do que em spl?

Compartilhar este post

Link para o post

:oEFEITO POLTERGEIST! :o

Fiz a alteração, turma. Coloquei o RCA REAR do player nos RCA REAR do amplificador Audiobank KA-4070. Agora está assim:

biamplinew28nq.jpg

Acontece que apareceu interferência (chiado constante) nos tweeters quando o carro está ligado! :o Que estranho!

O RCA FRONT está ligando os canais FRONT do Audiobank, que estão amplificando os tweeters;

O RCA REAR está ligando os canais REAR do Audiobank, que estão amplificando os midbasses.

Observações:

1. Os dois cabos RCA estão passando exatamente pelo mesmo local, lado a lado, longe, beeeem longe dos cabos de força e áudio. Sempre estiveram assim e nunca teve interferência nos tweeters!

2. Fiz uns testes:

--2.1) Se eu TIRO o RCA REAR (dos mids), deixando só plugado no Audiobank o RCA FRONT (dos tweeters), os tweeters param de chiar! Assim que eu coloco de volta o rca rear, começa a interferência!

--2.2) Troquei os RCA's de posição no Audiobank (ou seja, pluguei REAR nos FRONT, e o FRONT nos REAR). Não houve diferença, continua a interferência.

--2.3) Quando eu usava somente o RCA front com um cabo Y em cada ponta, para ligar os 4 canais do audiobank (ver figura abaixo), não tinha interferência nos tweeters.

Figura:

biamplinew2cabosy4vg.jpg

O que diabos está acontecendo?! :angry:

Era EXATAMENTE ESSA INTERFERÊNCIA que dava no meu primeiro player, o Kenwood KDC-MP8017, onde eu tambem usava RCA's FRONT e REAR do player para o Audiobank. Sendo que nos FRONT eu usava o kit 2 vias com o crossover original da Arlen, e nos REAR eu usava um subwoofer no bridge. E a interferência também aparecia nos tweeters!

Compartilhar este post

Link para o post
:angry:

Terra quebrado ou cabo ruim, ou cabo passando perto de fonte de interferencia..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...