Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

hunkboy

direcionamento dos pezinhos

Recommended Posts

sei q issu deve ter passado aqui umas 384728934 vezes, mas la vou eu

to fazendo uns pezinhos aki e queria saber como é o melhor jeito pra por os falantes?

mirando pros meus ouvidos? e qnto ao atraso devido a diferença de distancia, chega a ser perceptivel?

pras janelas opostas?(como nos artigos da autosom)

pro meio do carro?(onde as distancias sao iguais)

quero som pra mim, e nao pro passageiro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa

... e 384728934 vezes já foi dito que não existe receita. O lance é ouvir, direcionar, ouvir de novo... isso pq depende da altura do acento de cada carro, da sua altura... não há fórmula mágica. Isso de direcionar pra um ou outro ponto, é mero referencial para começar o trabalho.

O atraso entre um lado e outro é perceptível sim, principalmente se vc tiver ouvidos apurados (não é meu caso) e ficar prestando atenção, e se vc não tiver um aparelho com delay time isso pode lhe incomodar. Uma maneira de amenizar o problema é justamente o uso do pezinho, equalizando a distância física entre os falantes da direita e da esquerda. Entre mid e tweeter, uma maneira rápida de equalizar o atraso é alinhando o domo do tweeter com o fundo do cone do médio, na altura da aranha. Tem uma foto disso na minha page.

Compartilhar este post

Link para o post

se bem alinhados e direcionados, o mid+tw no mesmo plano, o palco consegue ficar na altura dos ouvidos ???

ou invariavelmente ele vai ficar baixo ?!

Compartilhar este post

Link para o post
se bem alinhados e direcionados, o mid+tw no mesmo plano, o palco consegue ficar na altura dos ouvidos ???

o palco com mid e tw no pezinho geralmente fica na altura do painel. no meu carro, ficava em torno da altura dos difusores de ar.... nao tem muito jeito nao, mas com tw e mid no pezinho vc ganha em foco de imagem E precisao tonal, pq vc evita rotacoes de fase por conta de diferentes distancias entre mid e tw que podem causar cancelamento de frequencias.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas olha, o Delay não vai consertar o problema da distância do Tweeter no painel e mid no pezinho... Mesmo se o tweeter estiver na coluna, um bom direcionamento do midbass já ajuda bastante sem precisar do Delay. Eu aconselho deixar a mesma regulagem de delay para mid e tweeter, pois se você medir a distância do seu ouvido para o tweeter na coluna, e do seu ouvido para o midbass, vai ver que a diferença é pequena...

Compartilhar este post

Link para o post

mas qnto ao delay devido a diferencia de distancias entre os mids direito e esquerdo? o meu player num tem delay, é o 5707 eae o q faço?

Compartilhar este post

Link para o post
o meu player num tem delay, é o 5707 eae o q faço?

Aí vc não tem o que fazer.. se notar muito, puxa com o balanço do rádio....

Compartilhar este post

Link para o post

Posicionamento do mid e do tweeter em door pods pode ser uma melhor solução do que pesinhos? Ou fica próximo demais do motorista?

Compartilhar este post

Link para o post

eu até pensei nisso mas chama mta atenção

pezinho fica mais discreto. principalmente qnto o vidro é filmado

Compartilhar este post

Link para o post

o palco com mid e tw no pezinho geralmente fica na altura do painel. no meu carro, ficava em torno da altura dos difusores de ar.... nao tem muito jeito nao, mas com tw e mid no pezinho vc ganha em foco de imagem E precisao tonal, pq vc evita rotacoes de fase por conta de diferentes distancias entre mid e tw que podem causar cancelamento de frequencias.

Issu quer dizer que pra ter um palco na altura dos olhos só com Peitinhus???:(

Eu queria ouvir algum carro que tenha o kit inteiro no pézinho....nunca ouvi...não sei como fica...nem se fica satisfatório.... :(

Pq eu sei que a sensação de se ter o palco na altura dos olhos é animal...

Quanto ao delay...dá sim pra dar uma boa tapeada a ponto de praticamente não se perceber essa falha...no meu gol era assim...a imagem não era tão focada, mas isso pq o mid tava na porta...acredito que com o mid no pézinho e o tw bem direcionado (e como o Cacius disse...não existe receita...tem que testar) dá pra se ter um palco legal mesmo sem delay time...mas já aviso..haja paciência...e não gaste dinheiro pra fazer a coluna antes de ter certeza do posicionamento...eu devo ter mudado o posicionamento uma dezena de vezes até encontrar uma posição legal... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

para não abrir outro tópico....

to com um CSK6 aqui e gostaria de saber se vale mais a pena colocar ele em peitinhos do que num pezinho pois pelo que vi nos outros tópicos para ele tocar legal é necessário uma bota...meu carro é um 206 que já é pequeno o espaço para o pé se for colocar o pezinnho ali embaixo eu to frito...

a litragem para o peitinho e para o pezinho é a mesma!?

to meio assim <_< porque to vendo que vou ter que vender o de 6" para pegar um de 5"...

que acham povo? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

quanto a palco na altura dos olhos, eh legal, porem no dia a dia no transito, vc nao vai prestar muita atencao no palco, mas sim vai prestar muito mais atencao no timbre. eu coloco timbre e equilibrio espectral sempre como prioridade absoluta, palco eh algo que acho legal, mas nao faco questao de ter.

Compartilhar este post

Link para o post
para não abrir outro tópico....

to com um CSK6 aqui e gostaria de saber se vale mais a pena colocar ele em peitinhos do que num pezinho pois pelo que vi nos outros tópicos para ele tocar legal é necessário uma bota...meu carro é um 206 que já é pequeno o espaço para o pé se for colocar o pezinnho ali embaixo eu to frito...

to meio assim <_< porque to vendo que vou ter que vender o de 6" para pegar um de 5"...

que acham povo? :legal:

:rolleyes: ninguém :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

ae pessual tu e o Shark tamos fazendo os pezinhos e qndo der postamos fotos

ta bem no começo ainda

Compartilhar este post

Link para o post

sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Tw + mid no pezinho + instalação PRO = imagem excelente c/ delay dispensado, palco baixo(alguns +(láááá embaixo), outros -(altura do porta-luvas, por ai...).

Tw na coluna + mid na porta/pezinho + delay = imagem e palco razoável dependendo da frequencia. Falou grosso, tchau imagem, tchau palco alto.

Fora alguns fenomenos de rotação de fase que podem atrapalhar sua vida...

Tw na coluna + mid na porta/pezinho sem delay: esquece... Pode brincar com balanço o tanto que for, e passar a noite direcionando, a imagem vai ser de dar dó, se comparado a um carro com delay e/ou kit no pezinho direcionado.

Eu particularmente não consigo mais abrir mão de imagem consistente(imagem de verdade, não ''olha, acho que tá +/- aki as vezes....'') e palco alto.

Se o som não tiver delay então fica mais complicado ainda...

É dificial até avaliar um sistema com o som com todo amontoado e embolado do lado esquerdo...

Mesmo no transito e de janela aberta, a cantora está ali no meio, ao lado do pianista e a direita do cara da percursão, e é ali que eles devem permanecer.

Quer palco alto? Peitinho, só assim.

Pode atacar de fullrange, kit 3-vias(com 2-vias fazendo papel do full) ou lançar logo o 2 ou 3 vias todo em cima do painel(extremo e animal).

De resto, esquece.

Tudo isso é facilmente comprovável.

Só escutar uns sistemas diferentes que vc rapidinho já ve o que dá e o que não dá p/ fazer em cada caso.

Compartilhar este post

Link para o post

e se eu por o tweeter na altura da manivela do vidro mas mais perto do painel, ai o palco sobe um pouco e num tem tanta diferença de palco qndo o timbre da voz muda mto

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...