Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

golo

Caixa

Recommended Posts

Postado em

Alguém faz idéia como funciona uma caixa com radiador passivo?

É possível por exemplo fazer uma dutada com radiador passivo?

E uma band pass com radiador passivo?

Postado em
Up

Golo

Uma caixa do tipo radiador passivo lá é uma "dutada"

Ao inves de usarmos um duto, que faz a FB mediante alteração de comprimento e área, osamos a compilância do radiador para tal serviço.

[]

Sandro

Postado em
Golo

Ao inves de usarmos um duto, que faz a FB mediante alteração de comprimento e área, osamos a compilância do radiador para tal serviço.

[]

Sandro

Valew pela resposta sepa. Tem como juntar um radiador passivo com uma dutada ou Bandpass?

O radiador não necessita de bobina não né?

É ruim para qualidade pelo fato de haver dois falantes diferentes resultando em dois timbres?

Postado em
Golo

Ao inves de usarmos um duto, que faz a FB mediante alteração de comprimento e área, osamos  a compilância do radiador para tal serviço.

[]

Sandro

Valew pela resposta sepa. Tem como juntar um radiador passivo com uma dutada ou Bandpass?

É ruim para qualidade pelo fato de haver dois falantes diferentes resultando em dois timbres?

O radiador passivo só precisa ter cone, borda e aranha.

Eu, particularmente, não vejo nenhuma vantagem em utiliza-lo.

Conhece a resposta de frequencia desse tipo de caixa? Abaixo de Fb a resposta cai com uma atenuação absurda. Se não me falha a memória é algo em torno de uns 30dB/8a.

Um abraço,

Renato

Postado em
Golo

Ao inves de usarmos um duto, que faz a FB mediante alteração de comprimento e área, osamos  a compilância do radiador para tal serviço.

[]

Sandro

O radiador passivo só precisa ter cone, borda e aranha.

Eu, particularmente, não vejo nenhuma vantagem em utiliza-lo.

Conhece a resposta de frequencia desse tipo de caixa? Abaixo de Fb a resposta cai com uma atenuação absurda. Se não me falha a memória é algo em torno de uns 30dB/8a.

Um abraço,

Renato

Realmente o Roll off é altissimo nesse tipo de caixa

Golo.. NÂO A caixa radiador passivo não funciona com dutos.. se for dutar ou fazer band pass, pra que um radiador passivo ? como a cmpilância do ar é mais baixa dque do radiador.. ele vai ajudar nada se não atrapalhar...

Um bom uso pra radiador passivo é em caixas pequenas com FB não muito baixa... Estou bolando uns pexzinhos em radiador passivo, usando uma pele hidráulica de bateria como radiador.. assim posso alterar a compilância esticando a pele...

[]

Sandro

Postado em

Minha dúvida com relação a usar radiador passivo + duto vem de um revista de som e um mini-system.

Tem uma revista que fala de um tal de leonardo que participou de 65 campeonatos SPL e ganhou 63 e ficou em segundo em 2 participações. Ele estava usando uma caixa com 2 falantes + dutos + sub desligado com radiador passivo.

Sobre o mini-system ví um que tem um radiador passivo. Está escrito Woox tecnology. É um radiador passivo que são várias bordas (não tem cone), e atrás da caixa de som tem um duto.

Agora não sei se o que ví era realmente radiador passivo.

Usar isto em campeonato SPL vale a pena? Ou uma bandpass seria melhor?

Postado em
a liinha Woox da Philips pra som residencial usa radiador passivo...

Isso mesmo é da Philips!

Só que tem um duto na caixa.

Isso que não estou entendendo.

Postado em
Isso mesmo é da Philips!

Só que tem um duto na caixa.

Isso que não estou entendendo.

+ 1 up

+ 1 UP então!

Qual a vantagem de usar radiador passivo ou invés da dutada normal? Seria justamente essa queda abrupta de resposta, dispensando assim um filtro subsônico?

Postado em

Bom, todo tipo de caixa tem seus pros e contras... usar radiador passivo tras coisas boas e ruins... qto mais proximo da frequencia d ressonancia do radiador passivo, menor a excursao do cone do falante ativo. Entao falantes com problema de excursao excessiva em baixas frequencias numa dutada se usados em conjunto com um radiador passivo podem dispensar o filtro subsonico, mas pra isso vc tem que sintonizar adequadamente o radiador passivo, o que é bem dificil, ja que é sintonizado mudando a massa do cone....

as desvantagens são o roll off bizarro abaixo da faixa de atuaçao do radiador passivo, que chega a 18dB/8ª e que o radiador passivo tem defasagem de até 180º em relaçao ao ativo, o que pode gerar algum cancelamento se a caixa for mal projetada, entre outros problemas menores...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...