Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

felipesom

Controle de Ganho

Recommended Posts

Senhores,

vira que mexe me pergunto se entendo como o controle de ganho funciona.

Nao sei se estou certo, por isso gostaria da ajuda dos mais experientes.

Exemplo: tenho um modulo de 1.000 rms e um sub de 500rms.

Eu regulo ganho para que o som nao queime o sub e nem distorca.

Ai vem minha pergunta: regulando o ganho, o modulo continua mandando 1000rms pro sub? Se sim, pq nao queima? Qual a funca da regulagem do ganho? Ele controla a potencia enviada?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O controle de sensibilidade de entrada (o famigerado 'ganho') na verdade só diz pro amp QUANDO ele liberará a potência máxima, ou seja, que tensão de entrada é necessária pra ele liberar a potência máxima. Mesmo com o controle no mínimo, se sua fonte de programa conseguir gerar uma tensão no RCA igual à máxima do amp, este vai liberar potência máxima.

Independente da posição do controle de sensibilidade de entrada, o amp tem condições de liberar a potência máxima, dependendo só da tensão que entrar nele!

Tomamos por exemplo um amp que tenha entrada variável (ajuste de ganho) entre 0,5v e 4v. Com o controle no mínimo (sensibilidade mínima), só quando a tensão na entrada (ou seja, a gerada pela fonte) chegar a 4v ele vai liberar potência máxima. Com o controle no máximo (sensibilidade máxima), quando a tensão do player chegar em 0,5v o amp libera potência máxima.

Se sua fonte (CD, tape, MD) tiver saída de 2v (players básicos), ligando neste mesmo amp o ajuste do 'ganho' vai ficar pela metade, mais ou menos. Se vc deixar no máximo, vai ter distorção (pq vai ter mais tensão do que o amp espera). Se deixar no mínimo, o amp nunca vai 'entender' que vc quer potência máxima, pq ele espera 4v pra liberar tudo, mas vc só entra com 2v.

A JL tem um arquivo em flash bem didático pra regulagem.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo que o cacius falou. Apaguei meu post pra não gerar confusão.. a liguagem do post do cacius ficou mais clara ;)

Abraços

NoOne

Compartilhar este post

Link para o post
O controle de sensibilidade de entrada (o famigerado 'ganho') na verdade só diz pro amp QUANDO ele liberará a potência máxima, ou seja, que tensão de entrada é necessária pra ele liberar a potência máxima. Mesmo com o controle no mínimo, se sua fonte de programa conseguir gerar uma tensão no RCA igual à máxima do amp, este vai liberar potência máxima.

Independente da posição do controle de sensibilidade de entrada, o amp tem condições de liberar a potência máxima, dependendo só da tensão que entrar nele!

Tomamos por exemplo um amp que tenha entrada variável (ajuste de ganho) entre 0,5v e 4v. Com o controle no mínimo (sensibilidade mínima), só quando a tensão na entrada (ou seja, a gerada pela fonte) chegar a 4v ele vai liberar potência máxima. Com o controle no máximo (sensibilidade máxima), quando a tensão do player chegar em 0,5v o amp libera potência máxima.

Se sua fonte (CD, tape, MD) tiver saída de 2v (players básicos), ligando neste mesmo amp o ajuste do 'ganho' vai ficar pela metade, mais ou menos. Se vc deixar no máximo, vai ter distorção (pq vai ter mais tensão do que o amp espera). Se deixar no mínimo, o amp nunca vai 'entender' que vc quer potência máxima, pq ele espera 4v pra liberar tudo, mas vc só entra com 2v.

A JL tem um arquivo em flash bem didático pra regulagem.

agora entendi. Entao o ajuste de ganho vai indicar qd libera a potencia maxima.

O que me falaram, que idependente do ganho o amp liberar a potencia maxima dele.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

É como usar o computador ligado ao som do quarto: se botar o volume do windows no MAXIMO, o som do quarto não pode chegar tambem no máximo, senão distorce tudo. Tem que haver um equilibrio!...

Compartilhar este post

Link para o post

pegando o embalo como fica então o meu 4510 sendo que tenho um player que libera 2v?? :legal:

desculpe usar o topico

Compartilhar este post

Link para o post
como fica então o meu 4510 sendo que tenho um player que libera 2v??

Vc precisa descobrir qual a variação da entrada do seu amp. Deve ser algo como descrito acima, 0,5v até 4v. Daí à saber onde está o ponto de 2v do controle é outros 500.. então o lance é regular de uma maneira objetiva, como tem nos artigos da autosom.net

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa que faltou ressaltar.

Como a música é dinamica, a potencia que o amplificador manda varia de acordo com o som produzido. Lembra daqueles graves que da e a luz da uma piscada !? poisé.. alto consumo!

Então o que tu tem que regultar é pra ele atingir a potencia maxima durante esses picos.. sem que haja distorção.

Uma coisa que eu tenho dúvida.. quando regular o som com um osciloscopio devemos utilizar uma frequencia de 60Hz (por exemplo) mas nãod eve haver atenuação certo ?! porque se colocarmos no Adobe Audition por exemplo, tu pode gerar uma onde de 60Hz com -12dB ou com 0dB.. e isso muda MUITO na hora de regular...

Compartilhar este post

Link para o post

acerta com senoide de funcao de transferencia de 0 dB sim, NoOne... aih eh torcer pro filho da mae do engenheiro da gravacao da musica que vc vai ouvir costumeiramente nao ter saturado nada na entrada ;) musica via de regra eh normalizada em -9 a -6 dB, orquestrada com bastante dinamica chega em -3, -2, 0 dB jah seria fator de seguranca pra alguma passagem especialmente forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Aham, porque notei que em musicas de Bass, é tudo perto do 0dB.. mas musicas normais fica com -6dB em maioria..

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...