Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ojaneri

Equivalencia de dutos

Recommended Posts

Alo pessoal,

Alguem sabe se é possivel um calculo para checar a equivalencia de dutos? Por exemplo, se é recomendado um duto de 3" com 20cm de comprimento, da pra eu converter isso para um duto de 4"?

Pelo meu (nao tao) bom senso, achei que o que interessa é o volume interno do duto (pi * raio ^ 2 * comprimento), mas nao achei nenhuma literatura na web que confirme minha tese.

Por exemplo, o Marcelo me indicou 2 dutos de 3" com 41 cm de comprimento cada, isso daria um volume interno de 1868,8 cm cubicos, e daria o equivalente a dois dutos de 4" e 23 cm de comprimento. Correto isso?

[]s dutados! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Editado por conter uma baita besteira... haahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Não é o volume.. até porque se tu tem 1 duto de 3" e quer migrar para um de 4".. o comprimento dele é maior no duto de 4"..

Deixa eu achar a formula que ja te ajudo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Cacius,

Foi exatamente o que disse no post, só queria confirmação! Valeu! :-)

NoOne,

Nesse artigo http://autosom.net/artigo.asp?cod=18, o autor menciona a troca de 2 dutos por um outro duto equivalente. La tem uma formulazinha, mas acho que nao se aplica ao nosso caso. É essa que voce se refere?

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Comprimento=(23562,5*BitolaDuto^2*NumDutos/(FreqSintonia^2*VolumeCaixa))-(Constante*BitolaDuto)

É isso ai..

Ai é só tu substituir os valores que tu tem..

Se o volume da caixa é constante..tu pode cortar os valores (usa o excel que é barbada)

Compartilhar este post

Link para o post

ojaneri, la eles falam apenas em relação bitola de dutos..

Mas pelo que as formulas que achei falam.. não é 100% correto essa relação, até porque existe um fator correção que é de 0,732... é o valor da constante naquela formula que te falei

Compartilhar este post

Link para o post
Comprimento=(23562,5*BitolaDuto^2*NumDutos/(FreqSintonia^2*VolumeCaixa))-(Constante*BitolaDuto)

É isso ai..

Ai é só tu substituir os valores que tu tem..

Se o volume da caixa é constante..tu pode cortar os valores (usa o excel que é barbada)

NoOne,

Valeu pela formula, o bitola duto é em o diametro do duto em cms, correto?

Usando aquela formula dada no artigo que eu postei ai em cima, vi que realmente o que vale é o volume interno. Calculei por exemplo o volume interno de dois dutos de 20cm de 4" que da (somados): 3241,28 cm cubicos e o volume interno de um unico duto de 5,56 " e 20cm dá 3230,00 cm cubicos, um empate técnico! :-)

Ou seja, dois dutos de 3" e 41 cm cada podem se substituidos por dois dutos de 4" e 23cms cada :-)

Valeu a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu usar o comprimento em centimetros.. usa centimetros para a bitola tambem..

"Ou seja, dois dutos de 3" e 41 cm cada podem se substituidos por dois dutos de 4" e 23cms cada :-)"

Isso não procede...

Se tu aumenta a bitola.. tu precisa AUMENTAR o comprimento.. para manter a mesma frequencia de ressonancia..

No caso.. seriam equivalente a 2 dutos de 4"x73cm

Ou.. se tu referiu-se a 1 duto de 4".. seria 4"x36cm

Abraços

NoOne

Compartilhar este post

Link para o post

Lembre-se.. é diretamente proporcional.. quanto MAIOR.. MAIOR..

Compartilhar este post

Link para o post
Lembre-se.. é diretamente proporcional.. quanto MAIOR.. MAIOR..

NeoOne,

Chegamos num impasse, se o que voce diz esta certo, entao o autor do artigo que esta na Autosom (link acima) esta errado.

O duto nao esta la apenas para se opor a passagem de ar? Se eu tenho um duto, o que vai fazer a resistencia ao ar é o seu volume interno, não é?

Fiquei com mais duvidas ainda... :-P

Compartilhar este post

Link para o post
No Winisd fica mais facil nao?!

Nao sei voces, mas eu tenho uma velha mania de tentar entender as coisas, mesmo que haja programas ou coisas equivalentes que calculem...primeiramente tento entender :-)

Compartilhar este post

Link para o post
Chegamos num impasse, se o que voce diz esta certo, entao o autor do artigo que esta na Autosom (link acima) esta errado.

O duto nao esta la apenas para se opor a passagem de ar? Se eu tenho um duto, o que vai fazer a resistencia ao ar é o seu volume interno, não é?

ojaneri,

NoOne está certo, assim como o artigo Autosom. No artigo é tratada apenas a equivalência do diametro dos dutos, tomando como premissa que todos tenham o mesmo comprimento. Tipo caso de substituir 1 por 2 ou vice-versa.

No caso de alteração de diametro e comprimento, procede a formula do NoOne.

Compartilhar este post

Link para o post

Entao, me tirem essa dúvida,

Quero diminuir o tamanho do comprimento do duto, mesmo que altere o diametro dele. O recomendado é um duto de 3" com 41 cm, se eu usar um de 2" ele fica menor no comprimento tambem?

Compartilhar este post

Link para o post
Quero diminuir o tamanho do comprimento do duto, mesmo que altere o diametro dele. O recomendado é um duto de 3" com 41 cm, se eu usar um de 2" ele fica menor no comprimento tambem?

ojaneri,

Esse calculo é dependente do volume da caixa... se você passasse o volume da sua caixa talvez posso te dar valores mais exatos.

De qualquer forma, supondo que sua caixa tenha 50L... poderia utilizar um duto de 2" x 17cm... mas tem que ver qual é teu subwoofer... pois quanto menor o diametro do duto maior probabilidade de sopro.

EDIT: corrigi o diametro do duto :ol

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Daniel,

Sao 3 Hinor Cruzader de 10" em uma caixa de 90 l.

O Marcelo me recomendou 2 dutos de 3" e 41cm de comprimento pra eu ter um ganho de 6dB em 80Hz, mas queria diminuir o tamanho do duto ao maximo, mesmo que sintonizasse em uma frequencia perto de 80Hz.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Ojaneri..

pra ti diminuir o comprimento dos dutos.. somente diminuindo a bitola..

em contrapartida por ocorrer sopro.

Se te indicaram 2x3"... usa 1x4" que o comprimento fica menor.. e o sompro eh menor que 1x3"...

Compartilhar este post

Link para o post
pra ti diminuir o comprimento dos dutos.. somente diminuindo a bitola..

em contrapartida por ocorrer sopro.

Se te indicaram 2x3"... usa 1x4" que o comprimento fica menor.. e o sompro eh menor que 1x3"...

Simulei aqui... pessoalmente, eu não mudava a sugestão do marcelo...

Mas caso insista, pode utilizar

- 2 dutos de 2" x 17cm;

- 3 dutos de 2" x 27cm;

- 1 duto de 4" x 34cm

dessas a terceira é a melhor...

Aproveitar para corrigir meu post anterior. Coloquei duto de 5" x 17cm :pirou:

Mancada, tava pensando em centimetro... mas já editei o post

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo que o daniel postou..

o WinISD mostra isso bem simples.. não tem muita frescura heeheh!

Compartilhar este post

Link para o post

Entao inves de usar 2 dutos de 3" e 41cm, uso um duto de 4" e 34 cm? Tem como dividir em dois dutos de 4"?

Valeu pela paciencia!

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu for colocar 2 dutos de 4".. eles serao mais compridos que os 2 dutos de 3".. ou seja.. maior que 41cm cada..

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...